PDA

Ver Versão Completa : Qual é a melhor bigtrail para o meu uso?

Herbert
17/10/2011, 09:49 AM
Senhores

Muitos perguntam qual é a melhor bigtrail, pergunta esta que não tem uma resposta exata, pois muito depende da sua proposta de uso. Portanto, a pergunta correta é: qual é a melhor bigtrail para o meu uso?

Isso vai depender de vários fatores, principalmente o tipo de uso que vc pretende ter com a sua moto. Para uns pode ser a XT660R, para outros a XT660Z seria melhor. Tem quem prefira a BMW G650GS. Uns podem preferir a Transalp, ou a V-Strom DL-650, ou até mesmo a Versys. Dependendo da sua di$sponibilidade financeira vc pode considerar também as BMWs F650GS, a F800GS e 1200 GS. Não podemos esquecer também das outras irmãs maiores, a KTM 990 Adventure a XT 1200 Super Ténéré. Existem também algumas outras que já sairam de linha e ainda podem ser encontradas em bom estado de conservação e uso, sendo uma delas a V-Strom DL 1000.

Temos aqui neste fórum muitos membros que já sabem o que cada uma delas proporciona e oferece ao usuário, de forma que muitos escolherem conscientemente a sua bigtrail de acordo com a sua proposta de uso e com disponibilidade financeira, é claro.

Não quero fazer chover no molhado com este tópico para quem já sabe do que é melhor para si, mas a idéia aqui é, além de proporcinar discussão sobre o assunto que nos enriqueça com mais informações, ajudar e orientar aqueles que estão entrando neste novo e maravilhoso mundo das bigtrails. Mutos deles vem de uma trail de pequena ou média cilindrada como, por exemplo, a XRE 300 e a Falcon. São principalmente estes, que estão em busca de informações para decidirem pela sua nova aquisição, que eu pretendo ajudar com este tópico.

Então, declaro oficialmente aberta a discussão sobre o assunto.

Em tempo: em breve atualizaremos a ficha técnica das Bigtrails na primeira página do Portal (http://portalbigtrails.com.br/site/), o que servirá como consulta para tópicos como este. Aguardem.

Luk
18/10/2011, 07:48 PM
Tenho uma Falcon e pretendo em breve comprar uma nova moto,pois quero uma com mais motor para pegar a estrada em viagens curtas à principio e depois mais longas.
Minha dúvida é a seguinte qual seria a mais adequada a Kawasaki Versys ou a Honda Transalp,pois nas revistas especializadas que li falam muito bem da Versys e criticam a antiguidade do modelo Honda, contudo elogiam a confiabilidade da Transalp.
Uso diariamente para ir ao trabalho e em feriados gosto de viajar para áreas próximas como Pirenópolis, Goiás Velho e Chapada. A Falcon vai bem,mas sinto falta de um motor mais potente na estrada.
Já ouvi criticas a Versys em relação ao seu pneu que é só para asfalto e que a mesma é " alérgica" à terra.
A Transalp seria mais "versátil "que a Versys,pois apesar de concepção antiga anda bem nos dois terrenos.
Lembro que uso a moto 90% do tempo no asfalto,mas será que a Versys é assim tão ruim na terra?
Gostaria de opiniões que ajudassem a sanar minhas dúvidas.
Obrigado.
Luk.

wgripa
18/10/2011, 11:41 PM
Luk, com aqueles pneus, com certeza a VERSYS num vai bem...
No quesito TERRA, com certeza a Transalp vai se sair mjuito melhor...

Mas hj, temos várias outras opções...

Boa escolha...

piraju
18/10/2011, 11:44 PM
Luk, não sei se já viu, a Versys tem uma versão mais Off road, porem acho que voce não pode esquecer da V-Strom...........

Leon
19/10/2011, 01:55 AM
É isso ai Luk. Acho que todas são belas motos, particularmente estou adorando a Transalp e a fama dela é de não quebrar, o que anima. A Versys está bem nos comparativos que tenho visto por ai, mas o que acho mais importante é o gosto pessoal aliado ao uso que vai dar a ela.

Se não usa muito ela no offroad não se prenda a pequenos detalhes, basta ver o que o Piraju faz com a V-Strom dele. Se for mais pra off que pra on lhe indicaria a nova Ténéré 660, mas como disse que na maioria vai de on road mesmo, acho que tem boas opções entre a Transalp, Versys e V-Strom...

Uma mais pesada, outra mais calibrada, ai vai de cada um....

VitãoRJ
19/10/2011, 10:45 AM
Eis a minha contribuição senhores....

Vamos tirar o apelo por Fabricante e focar nos pontos importantes de uma motocicleta na hora de definir o uso e tipo de terreno.

- Uso On/Off Road leve:

Para o uso em terrenos sem muita aderência é imprescindível o uso de Pneus com características para uso dentro e fora de estrada. Os fabricantes gostam de chamar estes pneus de 50%/50% pois atendem bem em condições de off road leve e asfalto.
É importante prestar a atenção no peso da motocicleta, lembre-se sempre que terá de ser capaz de levantar ela sozinho e em condições de inclinação não muito boas, então reflita bem antes de pegar uma gorda e pensar em encarar uma "estradinha" com seus amigos trilheiros. Atente para as dimensões de aro da moto, quanto menor o aro mais percebidas serão as imperfeições do piso. Pistas muito irregulares ou terrenos arenosos pedem aros grandes na dianteira ( 21" ) isto porque as chances de queda por pneu travado em valeta ou por rolagem por cima de pedra serão bem menores. Aros grandes ajudam muito na cidade em manobras curtas e principalmente quando encarar uma buraqueira é inevitável.
O tipo de roda é pra se preocupar. Se você é daqueles que sempre prefere viajar pelo trajeto mais rápido sem se preocupar muito com as condições da estrada, vale pensar o uso de rodas raiadas isto porque estas são mais eficientes em receber e absorver imperfeições do solo sem deformar, de preferência folha(aro) de alumínio , o que diminui o muito o risco de dano no aro quando usarmos pressão baixa nos pneus no off. Rodas raiadas também são de manutenção mais barata pela facilidade de alinhamento em caso de avaria; então se encarar aquele buraco, provavelmente o prejuízo será mínimo.

- Uso em longas viagens com pisos variados

Se um dia der a louca e, como o amigo Dimitry, você quiser encarar retas intermináveis, rípio ou até mesmo as estradas brasileiras vale lembrar de aspectos da estrutura da moto. Pesquise sobre a resistência de quadro do modelo, capacidade de carga máxima ( lembre da bagagem e da patroa ) e o curso e qualidade das suspensões. Recomenda-se o uso de motos com curso de suspensão longo ( próximo aos 200mm ou maior ) na dianteira e médio na traseira ( próximo aos 170mm ou mais ) para assim você se despreocupar em ter problemas no amortecedor. Busque informações de ângulo de esterço da moto ( o mais perto de 120° é excelente ), altura do solo ( ideal é acima de 200mm ), altura do guidão em relação a mesa ( aí vai muito da altura do piloto, se você é alto, vai preferir um guidão mais alto, resolve-se com o uso de alongadores ). E é claro, tudo que foi citado no item acima vale a atenção.

- Uso 100% em estrada asfaltada

Motos Grand Touring com motores bicilíndricos atendem bem neste aspecto ( V-strom 1000/650, TDM 900 e etc ) isso porque possuem rodas de liga leve e possibilitam um ganho de estabilidade, bom para quem gosta de curtir mais a pista do que a paisagem. Motor é necessário, mas se tiver uns 40cv e uns 4kgfm de torque no pico já ajuda muito nas ultrapassagens ( tenha isso como mínimo para uma condução confortável e segura - lembrando que estamos falando de BIGTRAIL ). Um bom parabrisa, pneus de qualidade, consumo razoável e suspensão estável completam as necessidades básicas para este tipo de proposta.

Meus camaradas, certo de que muitos itens não foram citados acima, peço humildemente que complementem ou corrijam o que foi comentado. Não entrei no aspecto fabricante/modelo pois não saberei ser imparcial neste aspecto, aconselharia sempre uma boa Yamaha ^^.

Espero que isto sirva de base para muitos,

Abraço!

Luk
19/10/2011, 11:00 AM
Pelas postagens acima já começo a ter mais certeza na moto que devo comprar. Obrigado à todos.

Herbert
19/10/2011, 11:10 AM
Luk

Na pergunta de seu post e nas suas próprias declarações já tem muita verdade e respostas ali mesmo! É mais ou menos isso que vc comentou, mas com um detalhe, a Transalp, apesar de ser "antiga", ainda assim é muito moderna e lhe atenderia nuito bem, bem como a V-Strom e a Versys. Temos aqui no Fórum alguns proprietários de Versys e eu espero que eles postem os seus comentários aqui tb (já estão convocados, rsrsr.). Mas eu acho que a opção da Kawasaki tem sim as suas restrições na terra. Eles lançaram a versão Tourer, mas ainda é um opção mais on do que off. Eles tinham que lançar aqui no Brasil uma versão bem off mesmo, aí fariam uma grande diferença.

É aquilo de sempre, muito vai depender do seu uso e preferências. Eu, por exemplo, estou para mudar para a Teneré 660 pela minha proposta de uso, tanto no asfalto como em terra, pois adoro fazer passeios na terra. Vou dar um exemplo. Uns tempos atrás eu fiz um passeio com o Atobá. Fui com a minha XT600E. Como ninguém ainda tinha feito aquele caminho, ele seria uma surpresa para todos, pois o trajeto havia sido feito no GPS. O Leon (Transalp), Mandarino (BMW 1200 HP2) e o Delocco (XT660) quase foram tb, mas por motivos pessoais não foram. Olha rapaz... pegamos uns caminhos difíceis que a Transalp e a BMW não passariam facilmente, ficando em sérios sufocos e xigindo demais dos piloto, e sem contar que um provável tombo ali custaria caro para uma moto deste porte. Se o Delocco tivesse ido com a sua XT660 ele passaria assim como eu passei, num certo sufuco, mas deu para passar.

Entende? Que motos fazem isso e te proporcionam tudo de bom no asfalto e na terra tb? As bigtrails puro-sangue, como a XT660R, XT660Z Teneré, BMW F 800Gs. Temos tb a KTM 990 e BMW 1200 GS, mas são bem mais pesadas e, para estes passeios (não estou falando de trilha não... absolutamente), elas não iriam tão bem quanto estas "mais leves". Elas são para viagens mais longas e andam bem no off, com certeza, mas para pequenos passeios e se meter no meio da natureza, as irmãs maiores tem as suas limitações.

Entretanto, se vc só vai fazer passeios de leve no off, então a primeira e melhor proposta, depois das opções "bigtrails puro-sangue", seria a Transalp. Quanto menos vc considerar de uso na terra ou quanto mais leves forem estes passeios, mais você deve considerar perto do seu ideal a V-Strom DL 650 e a Versys. Particularmente, neste caso, eu iria de DL 650. Veja só até onde o Policarpo já foi com a sua V-Strom DL 650 (http://portalbigtrails.com.br/site/entrevista/item/65-policarpo-jr-conta-detalhes-de-sua-viagem-ao-alaska.html). Veja tb as fotos do Pirajú por onde ele já passou. Estes dois pilotos já provaram o que se pode fazer com uma DL-650, mas aí tem tb muita experiência e intimidade em cima da DL, não é Pirajú? Isso sem contar com a presença do Atobá, que diga-se de passagem, é um professor e tanto, não é?

Bem, eu acho que é isso. Na minha opinião, para a sua proposta, eu iria mesmo de XT660Z Teneré, pois quanto mais vc viajar e ficar em contato com a natureza através destes passeios no off, mais vc vai querer passear no off-road. E isso aí mermão! As XTs são as melhores, tanto a R como a Z. Lembre-se do exemplo do meu passeio com o Atobá. É isso, espero ter ajudado no seu caso. Forte abraço e boa escolha!

Leon
19/10/2011, 11:11 AM
Então nos conte, Luk. Agora queremos saber, né...rs

Herbert
19/10/2011, 11:12 AM
É mesmo Luk? Então não nos deixe curiosos. Conte a sua escolha. Seja ela qual for, desejamos que vc seja feliz em cima da nova motoca. e tenho certeza de que será, pois todas estas bigtrails, independentemente do seu estilo e proposta, são fascinantes.

Herbert
19/10/2011, 11:40 AM
Ih... esquecemos de falar da BMW G650GS! É algo a se considerar tb, principalmente a nova versão Sertões! Esta moto tb tem, assim como as demais, as suas vantagens e desvantagens! Alguém aí se habilita a falar delas?

Veja matéria que publicamos em nosso portal (http://portalbigtrails.com.br/site/noticias/itemlist/tag/BMW.html) sobre esta máquina. Veja tb alguns comentários que foram postados em nosso fórum referente a esta matéria neste link (http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/126-BMW-apresenta-no-Sal%C3%A3o-Duas-Rodas-a-sua-G-650-GS-Sert%C3%A3o?highlight=sert%F5es).

Leon
19/10/2011, 12:11 PM
Verdade, Herbert! Ela é bem mais off até por conta do aro 21 na frente, detalhe importante também citado pelo Vitão.

Só que é BMW Sertão e não Sertões...

Herbert
19/10/2011, 12:29 PM
Ops... falha minha. :ambivalence:

gervasio.castro
19/10/2011, 01:24 PM
Luk,

tô vigiando este assunto faz um tempão (rsss...)

Sabe o que conta no final ? Qdo. vc. ver a moto e ela mexer com vc (pode ser uma transalp, v-strom, XT´s, versys, gs-...., teneré...) ai vc. achou a melhor prá vc. O importante é saber o estilo (isto vc. já sabe).

Vou te contar uma historia rapidinha....

Sempre fui louco por motos, e a minha primeira moto foi uma Java 1957 que meu pai usava e que depois largou pra lá e eu me apossei. Depois tive uma tt-125 (kkk, verdade mesmo), xr-250 (aquela importada), Xl´s, DT´s , agrales, e por ai vai.. foi uma infinidade de motos... já andei de 4 cilindros, RD 350.... mas o meu estilo sempre foi as big trails. E por incrivel que pareça, a minha primeira foi uma v-strom que estou simplesmente apaixonado por ela. Um dia, ao viajar com um amigo, pedi a ele pra trocar de moto pra eu ver como era a V-strom..... pronto, paixão, casamento e pronto..... vendi a naked e continuo descobrindo as maravilhas que uma bigtrail proporciona. Viajar 1000 km num dia e sair dela interinho.. todas estas coisas contam.

O importante é que independente da escolha, vc. seja muito feliz com a sua nova PARCEIRA.

Abs.,

Leon
19/10/2011, 01:30 PM
Como bem disse o Gervásio, pra quem gosta de viajar de moto, o conforto é muito importante. Sinta-se confortável na moto, tente dar umas voltas antes de comprar...verifique posição de pilotagem, altura do assento, conforto...enfim, vai em frente ser feliz...rs

Herbert
19/10/2011, 02:13 PM
Gervásio

Eu fiz isso que vc fez com o seu amigo. Viajando com o Leon eu peguei a sua Transalp por uns 30 ou 50 Km na estrada. Paixão na certa, ainda mais sendo uma moto com dois canecos. Se eu fosse só rodar em estrada asfaltada esta seria a minha moto, ou então a DL Strom 650 (ainda não andei nessa). Mas como eu tenho uma paixão pelo off mais pesado, eu tenho que ir mesmo de Té 660.

Luk

Faz isso com algum amigo que já tenha uma desta motos. Pede emprestado para andar e ver como vc se sente. Isso ajuda horrores na hora de escolher a moto certa.

piraju
19/10/2011, 02:18 PM
Realmente Luk não deixe de tentar fazer um teste drive entes de adquirir para ter a certeza de que é exatamente o que esta esperando.

Rici
19/10/2011, 02:29 PM
Acho que praticamente tudo foi dito acima.A escolha é definida pelo tipo de uso de cada um.Nem sempre a "mais bonitinha" é a ideal para meu uso.Só ando com garupa e bauletos e isso me levou a escolher uma moto em que eu possa rodar se preciso for 1000 km por dia sem desgaste físico,tanto para mim como para minha esposa,com suporte para carga, com motor sobrando caso precise e em estradas 90% on.Achei a DL1000, que depois da primeira voltinha foi paixão a primeira tocada.Gosto muito da Versys,excelente pilotagem, ágil mas serviria no meu caso se andasse solo e 100% asfalto e em pequenas viagens.XT, amo essa moto, mas se andasse solo e fizesse um off serviria demais.DL650, maravilha de moto também, mas depois que sente o motor da DL1000...é difícil.BMW G650, muita moto,maravilha também,mas mesmo caso da XT,só que com pontos a favor dela como conforto e equipamentos, mas perde pra XT quando o assunto é manutenção.Só a BMW tem equipamento para manutenção,ainda não conheço oficinas não autorizadas que consigam fazer um simples ajuste na injeção...Transalp nunca andei,mas poderia ser uma escolha se andasse solo sem peso e com escapadas para um off leve.Claro que isso tudo não considerando os $$ disponíveis.
Minha opinião.
Mas diz aí, qual decidiu?
Abraço.

Herbert
19/10/2011, 02:48 PM
Rsrsrs... Acho que agora o Luk vai ficar quieto um tempão e não vai falar a sua escolha só para nos deixar curiosos, hahahah... Quem sabe só saberemos quando ele fizer a apresentação de sua nova moto com as fotos em uma das nossas "tribos". E digo mais, ele não é o único, pois tem outro membro no Portal que até hj não quis dizer qual é a sua moto. Esta galera gosta de fazer uma brincadeira e causar suspense, rsrsrs...

piraju
19/10/2011, 02:53 PM
É isso mesmo, vamos ficar no suspence.

Luk
19/10/2011, 03:23 PM
Pois então galera as opiniões tem sido muito úteis para minha decisão de qual moto irá substituir minha Falcon,mas alguns esclarerecimentos foram mais úteis como o do Vitão e Herbert, contudo em função da facilidade de negociar a Falcon na aquisição da Transalp essa tem tudo para ser a minha escolha,mas vou aguardar a postagem dos proprietários das Versys para o veredito final, uma vez que só comprarei a moto em Jan/Fev.
Obrigado a todos.
Luk.

Leon
19/10/2011, 03:29 PM
vai adorar a Transalp, Luk. Pode apostar!

Herbert
19/10/2011, 04:31 PM
Beleza. Excelente escolha! Não vai se arrepender.

Mauro BH
19/10/2011, 06:02 PM
Amigos, bastante esclarecedor o papo a respeio de qual moto comprar nesta categoria e muito bem colocados os comentários. Porém, não vi ninguém falar da BMW GS800. Esta moto anda muito, final beitrando os 205KM/H. Bebe pouco, cerca de 22 KM/L a 120. Tem o melhor pós venda do mercado e a menor desvalorização. Ainda por cima tem muitas sendo vendidas usadas pelo preço das TRANSALP e VERSYS zero, que são boas motos mas nem de longe tão versáteis. Eu não compraria outra. Abraços.

Herbert
19/10/2011, 06:35 PM
Mauro

Esta seria a minha próxima moto, mas por questões pe$$oais, eu vou adiar este up no momento. Mas com certeza, se não fo$$e por este pequeno detalhe, com certeza ela seria a minha próxima moto. Mas a XTZ660Z Teneré vai dar pro gasto, rsrsr... Muito bem lembrado e colocado sobre a BMW F800GS. Valeu!

Ah! Quando puder aproveite para completar o seu avatar com a foto. Não se esqueça de apresentar a sua Varadero neste link (http://portalbigtrails.com.br/forum/forumdisplay.php/171-Apresente-a-sua-moto)! Forte abraço!

Mauro BH
19/10/2011, 06:55 PM
Herbert, quando acabei de colocar a foto e entrei de novo no forum, vi a sua postagem. Espero que saia de acordo. Quanto a Varadero, nem me fale:ambivalence:. Acabei de comprar uma casa e vou vendê-la para não precisar financiar muito. Ela tá novinha e muito equipada e vai sair barato. Assim sendo, vou pular para uma DR650 até poder comprar outra, o que espero aconteça ano que vem e, se tudo correr bem, será uma GS800. Abraços.:D

Fabiano Mosqueira
19/10/2011, 09:00 PM
Luk, independente da moto, bem vindo ao time.
Todas são boas opções. Deixe-me por uma pequena dúvida na sua cuca. Por que não um V-Strom 1000, como mencionou o Herbert?
Com o valor das motos zero acima, você pode pegar uma boa V-Strom 1000 ano 2009, com baixo km. Digo isto pois estou na segunda DL 1000, rodei bastante com ela em percursos rodoviários, transmitindo bastante conforto e tranquilidade, aliado a robustez.
O grande diferencial é o motor, com respostas muito mais rápidas e vigorosas (10.3 kgf.m de torque e 98 cv declarados). Faz diferença na hora de uma viagem.
A falta de um ABS é algo que desabona para alguns. Para mim, levo numa boa. Coloquei aeroquip e filtro K&N. Melhorou bastante.
Boa escolha. É uma fase muito gostosa.

piraju
19/10/2011, 09:02 PM
Luk parabens pela escolha e tomara que tudo ocorra conforme sonhado, esperamos para ver as primeiras fotos e impressões.

gervasio.castro
19/10/2011, 09:05 PM
Herbert,

Tem um amigo que roda comigo numa XT 600 95. Cara, dá um trabalhão acompanhar o cara. A moto anda muito e faz curva brincando. Num tem piso pra ela. É show

gervasio.castro
19/10/2011, 09:08 PM
Mauro,

bom ter mais um mineiro pr aqui...
Tive uma DR650 e ela também é show de moto.

gervasio.castro
19/10/2011, 09:10 PM
Fabiano,

cara, concordo com vc.

A moto é tudo o que falam dela....

Luk
19/10/2011, 10:24 PM
Galera as opiniões postadas foram muito proveitosas,mas a princípio descartei as motos de grande porte não só em função do aspecto financeiro,mas também pela minha estatura que não é avantajada,pois tenho 1,67m e penso que essas motos são muito pesadas e o banco geralmente alto e acho necessário colocar o pé no chão que me dá mais segurança quando paro a moto. Na Versys e Transalp fiz o teste e consigo colocar o pé no chão.
Agradeço a opinião de todos.
Obrigado.

piraju
19/10/2011, 10:26 PM
valeu Luk, estamos aqui sempre para palpitar não emposrta o assunto.

VitãoRJ
19/10/2011, 11:11 PM
Faço das palavras do piraju as minhas.

À disposição!

Herbert
19/10/2011, 11:13 PM
Ok galera. Missão cumprida! Com menos de 90 membros registrados até o momento deste post, e em menos de 24 horas tivemos mais de 30 posts sobre o assunto e pudemos ajudar o Luk com estas informações que contribuiram para a sua escolha. Agora ficaremos na espera pelas fotos de sua nova aquisição no início do próximo ano. Parabéns ao Luk e a todos os participantes deste tópico até aqui.

Entretanto, o tópico continua valendo e vale dar uma lida novamente no primeiro post (http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/203-Qual-é-a-melhor-bigtrail-para-o-meu-uso?p=1937&viewfull=1#post1937), pois este espaço aqui foi criado justamente para discutirmos sobre "Qual é a melhor bigtrail para o meu uso?". Ainda virão muitos outros em busca da mesma informação que o Luk encontrou aqui com a opinião de todos vocês. Mas nada impede que nós continuemos discutindo sobre os prós e contras de cada uma desta motos.

Portanto, apesar de alguns poderem dizer que depois de tantas informações já podemos "fechar o tópico", fiquem a vontade para cotinuar debatendo sobre o assunto e orientando novos membros que vierem até nós em busca destas informações, dizendo-lhes que já temos um tópico só para tratar deste tema.

E vamos que vamos!

Leon
20/10/2011, 12:13 AM
Beleza mesmo, muitas opiniões esclarecedoras sobre diversas motos e seus estilos tão diferentes.

Rici
20/10/2011, 02:32 PM
É...quem diria que a 4 ou 5 anos atráz teríamos tantas opções de marcas e modelos.Só falta o mercado ditar o preço correto,abaixando para valores justos.XT660 zero por R$25.800,00... já é um começo!!!

Leon
20/10/2011, 02:45 PM
Verdade, Rici. De qualquer forma, mesmo os 25 mil que estão sendo cobrados hoje pela XT660 na Europa ou EUA são de rir, lá ainda assim é muuuuito mais barato!

piraju
20/10/2011, 03:18 PM
Realmente Rici já é um começo, outra coisa sensata seria as fabricas virem direto e deixarem de usar representações....

Mauro BH
20/10/2011, 04:07 PM
Valeu a força, Gervásio. Mineiros botando pra quebrar. Abraços.

Mauro BH
20/10/2011, 04:22 PM
Amigos, voltando então ao que interessa que são as BIG TRAILS, eu sou um feliz proprietário de uma Varadero. Esta moto, além de bonita, coisa que chama muito a atenção por onde passo, é uma moto muito confortável. Tem banco de gel muito largo, uma bolha que realmente faz a diferença e comparando com a sua rival direta, a V-Strom, anda igual, porém com uma tocada mais suave, é mais econômica, vibra infinitamente menos e tem a seu favor o nosso grande aliado que é o freio C-ABS. Trata-se uma moto com vocação para estrada, sendo desconfortável no trânsito por ser uma moto pesada, porém, depois de coloca-la em movimento, parece ser uma moto bem menor, já que é fácil de pilotar. Para que anda com a patroa na garupa, não tem no mercado nada melhor, além de uma grande capacidade de carga. Quem puder e quizer, deve adquirir uma. Abraços.

Luk
20/10/2011, 04:26 PM
Olá galera. Gostaria de ler a opinião dos proprietários de Versys sobre o assunto. Quem for proprietário de uma poderia postar algumas informações a mais sobre o comportamento de sua moto.
Obrigado.

Leon
20/10/2011, 05:13 PM
Bacana, mauro. Nunca pilotei uma Varadero, mas ela parece ser muito confortável mesmo e enorme..rs
Na V-Strom 1000 já andei e só tenho elogios, com certeza são duas motos muito boas!

Claudio Weiss
20/10/2011, 05:25 PM
Boa tarde a todos... Já tive umas motos na vida, gostei muito da XT660R moto que fiz algumas viagens, com essa moto a diversão é certa, valente, forte, com uma boa velocidade de cruzeiro, mas se vc for pegar uma viagem longa com garupa ela fica um pouco limitada, foi o que senti na viagem em janeiro para o Chile com a Mônica na garupa, então a moto pessou e senti a falta de motor, agora parti para uma DL 1000 VStrom, a moto é muito legal, parece grande, mas no asfalto é excelente e sobram cavalos para as viagens ( são 98 cv contra os 48 cv da XT660) estou muito satisfeito e assim vou pensando na próxima, que pode ser novamente uma mais of road, como a bmw 800 quem sabe... No Salão Duas Rodas vi a nova Teneré 660, achei boa a moto, mas ela não é tão of road como a XT660, mas com certeza é uma boa pedida!

Herbert
20/10/2011, 11:32 PM
Luk

Eu já solicitei a opinião e participação dos proprietários da Versys que temos no Portal. Estamos aguardando os seus comentários. Acho que no máximo neste fds eles devem responder. Vamos aguardar mais um pouquinho.

Paulo Pinheiro
21/10/2011, 08:50 AM
Herbert...bom dia!
Depois das suas palavras acredito que não há mais nada a acrescentar...Vamos ficar torçendo que o Luk faça uma boa escolha, dentro do contexto no qual ele pretende utilizar a moto.
Não posso e nem vou puxar a "farinha para o meu saco", falando aqui das qualidades da Versys, pq eu a utilizo em mais de 90% em estradas asfaltadas, seja elas boas ou ruins (e a Versys se vai muito bem!). Quando utilizo em estradas de terra, são trechos muito pequenos e "leves", pois sei das limitações da máquina para tal...e também não curto estrada de terra!
Então é cada um no seu quadrado...e todos juntos torcendo por uma escolha acertada do Luc.
E por falar nisso, caso vc deseje Luc, entre em contato comigo (moro em Brasília), e participo de dois MotoClubes que adoram estrada...mais já fiz muito "vôo solo" por ai (Pirenópolis, Alto Paraíso, Cavalcante, Chapada Diamantina, Palmas-TO, Rio de Janeiro, etc).
Vida longa...e próspera!!!

Luk
21/10/2011, 10:29 AM
Paulo, tudo bem?
Vc poderia passar o endereço do Motoclub aqui em Bsb?
Como posso entrar em contato com vc?
Obrigado.

dercilio
21/10/2011, 01:36 PM
Prezados

Não sei ao certo se a Kawasaki Versys é uma BigTrail, FunBike, Sport Touring ... etc... o que posso afirmar é que tenho uma e estou muito feliz (a melhor moto que tive até agora).

Por certo não sou a pessoa mais apropriada para falar desse modelo. A Kawasaki Versys é meu Canto da Sereia.

Seis meses de parceria (ainda estamos em lua de mel) = 10.000km. Enfrentei alguns contratempos, tais como: instalação do GPS (precisei comprar uma barra para o guidão, assim posso continuar usando o suporte touratech); não consigo usar o cavalete (a balança assimétrica não apresenta lugar para encaixe ... há um cabo preso por baixo da balança direita que tb impossibilita apoiar o cavalete ali .... precisei comprar sliders de balança); tem uma mangueira que fica pingando o "suor" do liquido refrigerante (não tô gostando, mancha - ainda mais - o chão da garagem); o painel, na parte do visor, fazia um barulho (chiado), mas criei coragem e desmontei a carenagem e calcei a máscara do farol e coloquei arruela extra no suporte do painel.

Levei 40 dias para ajustar as suspensões (elas têm ajuste de pré-carga e retorno; tanto na frente quanto atrás ... imagina as possibilidades de combinação). São 15 "cliques" para o retorno e sete para a pré-carga ... para meu uso ficou com "11" e "4" para direita !

Só agora acostumei a voltar todas as marchas quando paro nos semáforos, são 6 !!!

Muita coisa pra falar ... melhor fazer as críticas, pois elogios serão páginas e páginas .... estou adorando a moto. Muito torque em baixa rotação e dá para beliscar 200km/h na final.

Já tive XT660R (2008) e BMW650G (2010), mas foi na Versys que adaptei-me melhor na posição de pilotagem (não está perfeito pois meus 1,88m não ajudam na maioria das motos); o ronco do motor é uma melodia graciosa; as médias de consumo estão entre 16 e 17km/L na cidade e sobem para 19 e 20km/L nas viagens. Nas rodovias, se o ritmo oscilar na casa dos 140/150km/h a média volta para 16,5km/L.

Chama muito a atenção ... por onde passa e pára, todo mundo quer saber $$ e se é boa.

O ABS é pouca coisa mais suave que o da 650G - mas na KAWA não desliga (não dá um estalo tão alto ao ser acionado e os comandos vibram menos); o guidão esterça pouco (ela é boa para andar dentro dos corredores, mas fica difícil mudar de corredor). Pilotar na chuva com o ABS é uma paz indescritível.

Maravilhosa nas curvas, dá para gastar pneu até a beirada.

A minha já tem 10.000 km .... tenho pneus para até uns 12k, depois vou colocar Pirelli Scorpion Trail para andar mais tranquilo em pequenos trechos fora do asfalto (o aro 17" na frente não ajuda muito, mas o problema maior está nos pneus que escorregam bastante no OFF).

Seguro ... R$1,400,00 SulAmérica, franquia R$1.900,00 !

Ela é mais baixa que a XT66 e mais alta que a G650 ... ela é mais "gordinha", o que deixa meus pés a mesma situação de quando montava na XT com pré-carga 5.

A melhor iluminação dentre as 3 motos !

19 litros no tanque, suspensão dianteira invertida, dois cilindros, banco dois níveis, ABS, manetes reguláveis, duplo disco de freio ... etc etc etc ... na faixa dos R$30mil ... para mim, não tem melhor moto!!

A garupa adorou !! Perde para a BMW mas ganha disparado, em conforto do passageiro, da XT.

É possível viajar 800km numa tocada contínua sem desconforto. Adeus vibração !!!!!!!!!!!!

Troquei pois viajo 90% no asfalto e levo garupa. Estou mais que feliz.

Moto, assim como as mulheres, cada qual com seus encantos .... mas sempre existe aquela que rouba seu coração !!! Boa sorte na escolha !!

É tudo questão de gosto.

Aconselho fortemente que faça um teste drive nas pretendidas ... de cara você já notará as diferenças marcantes de cada uma e fará a decisão mais acertada.

ABS é extraordinário !! Na BMW 650GS ele é de uma geração mais antiga (quando acionado faz um barulho alto e vibra o manete e pedal) ... tanto no asfalto quanto na terra ele age da mesma forma (evita que a roda trave - isso é ruim para pilotagem Off-esportiva, pois vc não consegue fazer a moto derrapar nas curvas) ... nunca fui trilheiro e derrapagem controlada com motos de 200kg (bagagem) e que custam 30mil reais ... risos ... tô fora! Resumindo: BMW leva vantagem, pois dá para desligar o ABS e andar "forte" na terra (sem contar que ela tem roda 19" na frente).

ABS uso pouco ... mas na chuva esse sistema é a tranquilidade da viagem !!!

Para mim a Versys tem a melhor suspensão das 3 motos .... ela é amplamente regulável ... ajuste conforme o teu peso e lugar por onde vai passar e seja feliz !!

Autonomia é a praia da 650G .... já fiz 34km/L (pilotando Blumenau/Floripa/Blumenau a 110km/h sem abastecer) ... na BMW nunca consegui fazer menos de 20km/L (nunca!!), com tanque de 17 litros dá para rodar 300km sem a menor preocupação.
Na Versys (tanque de 19L) quando chego nos 300km no odômetro parcial, o painel começará a piscar a qualquer momento (se já não estiver anunciando a falta de gas - depende muito da "tocada").

Revisão: 1.000km - 6.000km - 12.000km - 18.000km e assim sucessivamente ... paguei R$180,00 na primeira e na segunda revisões.

Talvez troque quando chegar a Nova Vstrom - por ter escapamento mais alto e roda 19" - mas vou sentir falta da suspensão invertida e da facilidade de encontrar peças e acessórios no e-bay.

Taí a minha Japonesa Preta:
https://lh5.googleusercontent.com/-8zeuFz2nfbw/TqFeAo0p-BI/AAAAAAAAn50/bzOi3E7Vvs8/s912/P1110749.JPG

Avante avante

Herbert
21/10/2011, 02:22 PM
Nossa... depois dessa acho que podemos fechar o tópico, rs. Dercílio, muito obrigado por suas orientações! Show de bola e muito esclarecedoras. Eu sempre escuto falar muito bem da Versys, mas nunca andei com uma máquina destas. Acho que agora eu tenho mais um motivo para ir no encontro dos Mototuristas lá em Curitiba, hehehe... (cheio de terceiras intenções...).

Luk, agora com as palvras do Paulo Pinheiro e do Dercílio as coisas devem estar bem mais claras para vc, não é? Na verdade estão mais claras para todos nós! Só faltou a opinião do Humberto Rocha que tb tem Versys, mas ele ainda vai aparecer. Ah! E agora vc tb já está encontrando parceiros aí mesmo em BSA para rodar de moto. Maravilha!

Dercílio, valeu mesmo! Luk, fui buscar o Dercílio lá em Blumenau para lhe solicitar a sua ajuda neste tópico, rsrsrs. Ele entrou e fez o registro aqui no Portal só para dar estas palavras aí acima e deve ter gasto um bom tempo para escrever tudo isso. Brigadão Dercílio. Isso que é o verdadeiro espírito motociclista! Ah! A sua máquina tá linda aí nesta foto. Bem, falar de suas fotos então... todas profissionais! Show. Grande abraço!

Leon
21/10/2011, 02:23 PM
Ta linda Dercílio!!!! Luk, se querias um depoimento sobre a Versys está ai...mais completo que esse só lendo o manual todo.

Humberto Rocha
21/10/2011, 11:32 PM
Olá Senhores, demorei mas cheguei!!!

Como o Leon mesmo ja antecipou, sou um novo proprietario de uma Versys Tourer, calibrada e equipada para Sport Turismo, isto quer dizer, uma Touring de médio porte, 64 CV em motor bicilindrico paralelo. Nos comparativos ja divulgados em revistas como Moto Adventure, a Versys apresenta numeros vantajosos com relação a amiga V-strom.
Venho de uma Big Trail de médio porte tambem, a ja bem conhecida BMW G650 GS, uma legendária e tradicional das mais diversas aventuras pelo mundo, um projeto famoso de uma geração austriaca rotax.
Os amigos devem se perguntar: O porque da troca de uma verdadeira Big trail para uma Sport Touring?
A Versys não somente exibe um visual mais esportivo, mas tambem possui apetrechos sportivos, como escapamento, rodas e pneus, carenagens e até mesmo uma postura ligeiramente esportiva. Mediante ao perfil que atualmente desenvolvo e o pacote de acessórios a qual contempla a versão Tourer, os Guardhands (protetores de mãos), bolha degrade com altura elevada e ajustavel em 3 niveis e malas laterais de 35 litros, acessórios adqueridos no mercado custariam no minimo R$ 4000.00, sem contar o motor Bicilindrico.
Antes da decisão, tomei a iniciativa de fazer uma pesquisa mundial, visitando sites americanos e europeus da categoria, o que me mostraram uma nova e crescente tendencia de motos, as que encaram longas viagens por estradas pavimentadas e centros urbanos as chamadas Multiestradas, tais como: Versys, V4 1200, Ducati multiestrada 1200 entre outras, com perfil de roda dianteira 17 e pneus para rodovias pavimentadas. Quem espera nestes modelos um apelo mais Off road, vão se deparar com limitações fundamentais que definem bem uma Off road. Rodas, Bancos, Postura de pilotagem, Altura, posição de escapamentos entre outras caracteristicas.
Mas é como os amigos anteriormente ja disseram, tudo depende do perfil do motociclista. Gosto e sentimento, não se discuti. Estou muito feliz como a escolha que fiz, e espero realizar tantos outros objetivos, pilotando a minha Versys Tourer, que não paro de equipar.
Um grande abraço.

Herbert
21/10/2011, 11:52 PM
Valeu Humberto. Eu sabia que vc iria aparecer por aqui no fds para dar a sua opinião. Show de bola e muito obrigado por contribuir neste tópico. Agora o tópico ficou completo no que diz respeito a participação dos proprietários das diferentes motos que o Luk poderia considerar neste momento. Não apenas o Luk, mas todos nós fomos beneficiados com as opiniões de diversos proprietários das mais diferentes bigtrails e tivemos preciosas orientações, dicas, sugestões e percepções. Valeu! Foi show de bola, ou melhor, de moto!E vamos que vamos!

Leon
21/10/2011, 11:52 PM
É isso ai Humberto! Cada uma tem seu propósito e acho a Versys excelente no que se propõe. Aliás, não só eu, mas as revistas especializadas já deram o veredito.

Dercílio, como o Herbert disse suas fotos já ficaram famosas...rs

Compartilhe conosco!

Paulo Pinheiro
22/10/2011, 01:20 PM
Luc...conversaremos mais, aonde te passarei para uma galera super maneira de um MotoGrupo que frequento aki em Bsa.

Luk
22/10/2011, 03:58 PM
Dercílio, boa tarde.
Agradeço desde já sua completíssima explanação sobre a Versys. Obrigado
Essa moto sempre me pareceu tudo que vc disse sobre ela, pois quando fiz o teste drive nela mesmo sendo pouco tempo adorei a moto. O que me deixa ainda com um pé atras é o fato do pneu só para asfalto dela,não que eu ache isto ruim ,mas é um fator limitante caso haja necessidade de pegar um trecho de terra principalmente molhado, uma vez que, aqui em Brasília é 8 ou 80, pois temos de 5 a 6 meses de seca e o mesmo período que chove quase todo dia e para andar em trechos de terra molhada com esse pneu deve ser crítico ou quase impossível. Mesmo que meu uso seja como o seu de 80% a 90% no asfalto diariamente. Contudo, nos finais de semana gosto de ir para pequenas cidades próximas como Pirenópolis, Goiás Velho etc que possuem cachoeiras belíssimas que fica difícil resistir em um passeio com a esposa, mas o acesso são trechos de curtos a médios de terra. Fiquei animado quando vc disse que vai comprar um pneu Pirelli Scorpion Trail, porém ao que me parece esse pneu é importado. Onde vc encontrou para comprar? Ele possui as mesmas especificações de dimensão dos originais? Será que compensa comprar e só mandar colocar quando for andar na terra? Seria um exagero pensar assim? Ou uma Transalp que já vem pronta para ambas as situações? E no meu caso que terei mais facilidade de adquiri a Transalp seria mais viável mesmo sendo uma moto mais cara e com seguro quase o dobro da Versys.
São dúvidas que com sua explanação voltei a ter, pois não sabia da existência de um pneu para terra para a Versys.
Não sei se alguém do portal saberia me informar se em uma viagem para Argentina,Uruguai e Chile existe facilidade de encontrar assistência técnica para Versys, pois sei que para Honda existe.
Enfim agradeço a todos as informações até aqui postadas e aguardo essas informações complementares para minha decisão final.
Obrigado.
P.S.: Fiz o teste drive na Transalp e também gostei bastante,mas gostei mais da Versys.

Herbert
22/10/2011, 09:57 PM
Rsrsrs... As vezes é difícil ter tudo o que queremos numa moto só. Acho que em nosso caso, a que mais se aproxima disso é a BMW F 800GS, mas aí vc tem que desembolsar de 10 a 15.000 Dilmas a mais em compração com as demais bigtrails na casa das 650/700cc. As vezes algo tem que ir para as cinzas, infelizmente. Para mim a moto mais completa seria esta mesmo, a BMW F800GS.

dercilio
22/10/2011, 10:46 PM
Boa Noite Camaradas

Luk

Realmente, para terra solta os pneus da Versys dão vários sustos ... mas, na terra molhada/lama acaba ficando tudo a mesma coisa (nos trechos que passei com o famoso anakee - montados na XT - o barro entrou e fechou os sulcos e ficaram tão lisos quanto os dunlops da Versys) ... obviamente não sou um piloto tão destro quanto a maioria dos amigos daqui, mas tenho alguma sensibilidade e posso assegurar que não encontrei maior sensação de segurança no asfalto seco do que a que os originais da Versys transmitem (pode sair da curva "enfiando a mão" que a moto não vai pro lado)!!

Por partes:

Pirelli Scorpion Sync são pneus recomendados pela montadora (NO MANUAL) como opção de substituição aos originais.

Encontrei numa loja chamada SBS a um preço de R$1.100,00 o par (nas medidas correspondentes).

Na minha opinião vale a pena rodar alguns quilômetros com os originais (principalmente aonde vc acha que eles não vão dar conta), se sentir que precisa, mude para os Scorpion Sync ou Scorpion Trail (penso que são ainda melhores) e guarde os originais ainda novos para montar nela antes de vendê-la.

Camarada, não tenho intenção de convencê-lo em comprar uma Versys ... nada ganho da Kawasaki (infelizmente ... rs) ... e tenho até receio de que vc, ou outro amigo, compre e veja que adquiriu uma bomba ! Ontem mesmo falei com um amigo que disse não querer ver a amada e idolatrada XT660 nem pintada de ouro (falou horrores; segundo ele a moto "desmanchou" durante algumas viagens ....). Ou seja, o fator SORTE tem um peso considerável nessa escolha !

Concessionários no exterior: (por ex. Argentina) : http://www.kawasakiargentina.com/concesionarios/concesionario.html (dá uma "googleada" que vai achar bem mais).

Sei que tem muita grana envolvida ... mas não tem muito como escapar, é preciso se apaixonar pela moto. Poderá até comprar uma moto que não lhe atenda como vc imaginava (perderá uma grana na revenda e precisará partir pra outra)... Vá até onde teu dinheiro te autorize !

Sucesso na escolha ! E, claro, boa sorte!

Herbert e Leon, obrigado pelos comments ... eis uma das minhas favoritas (essa fotografia tem até nome, eu a chamo de "A TODO VAPOR") :

http://i832.photobucket.com/albums/zz246/dercilio/P1110050.jpg

Avante avante

Leon
22/10/2011, 11:14 PM
Lindíssima foto, agora tem que contar aonde foi....rs
Antiga ferrovia?

Herbert
22/10/2011, 11:46 PM
Dercílio, eu já te disse que vc está no ramo errado! Vc deveria ser fotógrafo profissiona, rsrsr... Grande abraço meu amigo!

Fconery
23/10/2011, 01:37 AM
Srs. sou novo no site, estou prestes a comprar uma nova moto, sou proprietário de uma XT660R que deve ser dado PT, pois, sofri um acidente, onde a mesma espatifou a dianteira completa, porém, graças a meu bom Deus, estou bem, só tive alguns arranhões. Gostaria de saber se alguns de vocês já andou na XT660Z Ténéré, pois, já ouvi falar que ela não arranca igual a XT660, os freios, apesar de ter dois discos na dianteira, freia igual a XT660, em resumo, será que vale a pena sair da XT660 para a 660 Ténéré???

Leon
23/10/2011, 02:12 PM
Bem vindo Fconery! Acho que ninguém aqui testou a Ténéré 660, mas não acredito que ela arranque menos que a XT660. Temos esse teste aqui, da uma olhada!

http://portalbigtrails.com.br/site/noticias/item/71-teste-completo-com-a-nov%C3%ADssima-yamaha-xt-660z-t%C3%A9n%C3%A9r%C3%A9.html

Herbert
23/10/2011, 06:57 PM
Fconery

Concordo com o Leon. Pelo que já pudemos ler nas revistas especializadas, nada foi comentado dizendo que ela arranca menos do que a XT660R.

Quantos aos freios dianteiros, tudo nos leva a crer que, pelo fato de serem dois discos, eles são na verdade mais eficientes do que na XT 660R.

E quanto a sua pergunta se vale a pena sair da R da ir para Z, tudo depende da sua proposta de uso. A XT 660R já é pau pra toda obra e com ela vc já pode ser mais do que feliz. Bem, isso vc já sabe, mas se vc gosta de viajar e quer mais autonomia nas estradas, bem como mais conforto na condução da moto, a Z é a mais indicada devido ao tande de 23 litros, banco mais macio e bolha alta, que proporciona maior proteção contra o vento. Além disso ela tem outras modificações que lhe conferem melhor rendimento nas estradas. Com as pedaleiras mais largas ela tb proporciona maior facilidade na condução na terra.

Pode ser, mas nada leva a ter certeza e ainda é cedo para sabermos a resposta exata, de que por ela ser maior e mais pesada do que a XT 660R, ela pode não ser tão interessante aos bandidos quanto é a R, a qual é muito ágil dentro das cidades e pronta para enfrentar vários obstáculos e servir de moto de fuga para a bandidagem. Quem compra um Z provavelmetne irá colocar baús laterais, bolha mais alta do que a original e outros acessórios para moto-aventura/turismo, tais como proteção do motor e etc, o que a deixará mais pesada ainda do que a R. Tudo isso pode favorecer para que ela não tome da R o posto de moto preferida dos bandidos. Isto é só uma suposição e, se for confirmada, será um ponto a favor da Z em relação a R. Vamos aguardar para ver como isso será na realidade após um ano de existência no mercado nacional. Mas se vc usa a moto mais em cidade do que estrada, a R ainda leva algumas vantagens, com exceção do que fator "roubo".

Provavelmetne em breve teremos comparações entre a R e a Z. Mas as novas matérias que já estão nas revistas especializadas que estão falando da nova Té 660, já trazem algumas comparações. Para a minha proposta de uso, eu ira mesmo para a Té 660, pois adoro viajar e pegar estradas de terra. Acho que se eu a fosse usar mais na ciadade e se não morasse numa cidade como Rio ou Sampa, até compraria a R. Já tive oportunidade de comprar a R, mas morando aqui no Rio preferi ficar com a XT600 mesmo.

Há duas semanas atrás fui assaltado, colocaram a arma na minha cabeça. Entreguei a chave do meu carro, que vale mais de 40.000 Dilmas, mas preferiram levar só a XT660 do meu genro que estava parado do lado do carro, a qual não vale mais do que uns 17.000. Foi um terror que eu vivi com a minha mulher, filha e genro. Tudo isso pesa contra a escolha da XT 660R. No caso da Z ainda não sabemos como isso será.

No mais, a R é a ideal para uso na cidade e terra, apesar de que tb vai muito bem nas estradas. Entretanto, a Z vai melhor ainda nas estradas, e tb vai muito bem na cidade e terra. É mesmo uma escolha difícil, mas eu já decidi, eu vou mesmo de Z. E vc? Já decidiu? Qual é a sua proposta de uso? Responda isso para vc mesmo e vc encontrará a respsota.

Quer ver um exemplo disso? Eu tenho o "fora de estrada" no meu sangue. Sou muito off mesmo! Estou até comprando uma CRF 230 só para trilhas (veja mais detalhes aqui (http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/185-Apresentação-da-minha-futura-CRF-230)). Mas se um dia a minha proposta, por algum motivo, for pegar mais estradas pavimentadas e deixar de lado os passeios no off, com certeza eu iria para a uma moto de dois cilindros e com uma proposta mais on, como a V-Strom ou a Transalp. Quem sabe a Versys tb seria uma boa opção.

Hj temos muitas ofertas no mercado e podemos até ficar meio perdidos na hora da escolha, e eu agradeço a Deus por este momento que vivemos no Brasil, rsrs. Mas ao me perguntar qual é a minha proposta, eu vejo que a Té a melhor moto para mim no momento. Eu já sentei na DL-650 e fiquei apoixonado pela moto, e olha que eu nem rodei com ela. Quase peguei uma V-Strom no ano passado. Ela até foi fundo de tela do meu notebook por um tempão, rsrsr. Mas ao ser sincero comigo mesmo em relação a minha proposta de uso, eu vi que a Té 660 é mesmo a melhor opção para mim. Esta é a pergunta-chave e não falha mesmo: "qual é a minha proposta de uso?" Espero que estas palavras possam lhe ajudar na sua escolha. Depois no conta o que vc decidiu, certo?

Fconery
24/10/2011, 10:31 AM
Ok Herbert, assim que tiver resposta do seguro e estiver de possi do dindim, dependendo de quanto terei para completar o valor da próxima moto, informo minha decisão,

Abraços,
Fconery.

Luk
24/10/2011, 11:39 AM
Paulo Pinheiro, tudo bem? Peguei seu tel e vou te ligar para conhecer o Motoclube na sexta ou sábado se não for incômodo. Valeu.
Dercílio, tudo bem? Valeu pelas explicações sobre a Versys foram esclarecedoras e já tenho uma "quase" decisão só vai depender das condições de negócio que farei com a Falcon,mas como só poderei comprar em Jan/Fev até lá a decisão estará sedimentada em todos os aspectos. Valeu.
Bela foto essa que vc tirou.

Herbert
07/11/2011, 07:50 PM
Posso jogar um pouco mais de lenha nessa fogueira que já estava se apagando e há duas semanas sem nenhum post? É isso mesmo! Parece que ela já estava quase morrendo de vez, sobrando só cinzas, mas ainda estava quentinha e com algumas brasas aqui e ali. Então aí vai um pouquinho mais de lenha!

Deixando a XT660 eu pego a DL-650 ou a Transalp?

Tenho um amigo que sabia que desde o início deste ano eu já considerava dar um up de motoca, algo que ainda não aconteceu, r$r$r$r$.... :adoration: Mas como ele se lembrou que eu já estava pesquisando algumas possibilidades ele, que é proprietário de uma XT660, me escreveu fazendo a seguinte pergunta:

"Sem querer ser traidor, estou pensando em fazer um up para Transalp ou V Strom 650. Vi que estava avaliando um up no início do ano. Já tens alguma idéia?? O que escolherias uma Transalp ou V Strom?"

Como temos aqui neste fórum proprietários de diferentes tipos de bigtrails, entre eles donos de V-Strom DL 650 e Transalp XL 700, concluí que nada melhor do que deixar que vocês mesmos respondam a esta pergunta e dêem as vossas opiniões sobre a V-Strom e Transalp. Além disso, este amigo que se chama André, está desde já convidado a ler tudo o que já foi falado até o post anterior deste tópico, de forma que ele poderá ter muitas impressões sobre estas e outras bigtrails.

Desde já agradeço as vossas contribuições para que André conheça mais sobre as vantagens e desvantagens em cada uma destas duas opções. Conto com o apoio de todos, principalmente dos proprietários de DL-650 e XL 700. Ah! E conto tb com a participação dos proprietários das XT660, pois vai que ele acabe percebendo que, de acordo com o seu propósito, ele deve mesmo ficar com a XT660? Nunca se sabe. Um tópico como este é justamente para isso: discutir os prós e contras de cada brigtrail e ajudar os amigos a decidirem pelas suas mudanaças entre uma moto e outra.

Rici
07/11/2011, 08:51 PM
Vai com garupa, malas e bauleto??? DL1000!!!!
Vai solo,com malas e bauleto???DL650 ou Transalp XL 700!!!
Vai solo pra qualquer lugar de qualquer maneira??XT660!!
Minha opinião...

Herbert
07/11/2011, 09:10 PM
Karaka Rici! Acho que já posso fechar o tópico! Disse tudo! Que cara egoísta!!! Nem deu tempo dos outros responderem!!! Rsrsrsr... Brincadeira, com certeza teremos outras opiniões que complementem a sua mensagem! Mas gostei mesmo da sua opinião! Show de bola! Valeu!

piraju
07/11/2011, 11:35 PM
rici uma hora que esperimentar uma dl 1000,

Rici
08/11/2011, 07:31 AM
Piraju, esteja à vontade.Quem sabe em Poços de Caldas?
Abraço.

Herbert
08/11/2011, 08:10 AM
Demais Senhores proprietários das Transalps e V-Strom DL-650! Cont com a vossa colaboração aqui neste tópico respondendo a pergunta do post# 65 (http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/203-Qual-é-a-melhor-bigtrail-para-o-meu-uso?p=3843&viewfull=1#post3843).

piraju
08/11/2011, 12:00 PM
Herbert,

Como um satisfeito proprietaria de V-strom tenho que puxar a sardinha para o meu lado, é uma exelente moto me leva onde desejo não importando o tipo de terreno, tem uma manutenção relativamente barata, ´tem um visual mais moderno que a transalp no meu ver. Estes são meus pontos de vista,

Fconery
19/11/2011, 09:05 PM
Pessoal!, como a XT660Z TÉNÉRÉ está demorando muito a chegar nas concessionárias, já de posse da indenização do seguro, não deu para esperar, comprei uma AZULONA XT660R ZERADA, que chegará em 2/12/2011, (R$26.000,00 + emplacamento):D

Dr. Cristiano BSB
19/11/2011, 11:56 PM
Vai com garupa, malas e bauleto??? DL1000!!!!
Vai solo,com malas e bauleto???DL650 ou Transalp XL 700!!!
Vai solo pra qualquer lugar de qualquer maneira??XT660!!
Minha opinião...
Bom, vou escrever com base na minha experiência pessoal e tentar ajudar o colega Luk na sua busca frenética por uma moto maior e mais moderna que a sua Falcon.
Tenho uma DL 1000, é a minha primeira BigTrail. Antes disso, DT 200, motos 125 incluindo uma da Kasinski, Custons como a Shadow e DragStar. Sou um cara 100% asfalto, como disse um colega também de Brasília, aqui é 8 ou 80: ou a gente se enche de pó na seca, ou se enlameia todo na lama. E como isso dá uma trabalheira do cão pra limpar depois, prefiro ir limpinho pelo asfalto mesmo. Mas acho que vale o que está escrito pelo colega Rici, no meu caso escolhi a DL 1000 por causa do meu tamanho. tenho 1,83 e peso 120kg, então tenho sempre um garupa junto, né? Mas ela se comporta bem demais na estrada, com ou sem bauletos, e tem sempre um pouquinho mais de acelerador pra girar. Se os colegas Paulo e Luk quiserem, podemos fazer um "mini-encontro" e daí o Luk dá uma volta na Versys e na Suzete (vou ficar com um pouco de ciumes, é lógico, mas deixo) e pode melhorar o seu background pra escolher. Acho a Transalp, apesar de estar vendendo como água no deserto, a opção mais conservadora, naquela do brasileiro que está acostumado a ir atrás da multidão, só compra ou vota naquele que vai ganhar, que tá na frente. Além disso, colega Rici, devemos lembrar que não há moto no mundo melhor que as DLs quando se pega trechos sem iluminação à noite, que ainda não foi aventado nesse fórum: As V-Strom tem farol de carro!!! É um espetáculo à noite!

Rikardo&Rosangela
20/11/2011, 09:52 AM
Galera,
Tenho uma DL 1000, acho a moto excelente para rodar no asfalto, ainda não troquei porque a minha esposa acha que não tem outra tão boa para ela, pois ela se sente muito bem naquele sofá, rsrsrs...
Fui até a Serra do Cipó semana passada, tive a experiência de andar em estrada de terra, não achei legal, achei a moto um tanto pesada para este tipo de terreno e as carenagens acabam fazendo muito barulho.
Rikardo&Rosangela

Luk
20/11/2011, 10:42 PM
Galera não é do tópico,mas achei linda. Talvez seja um sonho que só poderei concretizar daqui há uns 5 ou 6 anos quem sabe.

http://youtu.be/BC123h2Fwek

VitãoRJ
20/11/2011, 11:01 PM
A Crosstourer é uma boa pra quem vai encarar trechos longos. Este câmbio automático ainda vai dar o que falar ( O V4 então... ), quando resolverem trazer ao Brasil é claro...

Herbert
21/11/2011, 12:06 PM
Galera,
Tenho uma DL 1000, acho a moto excelente para rodar no asfalto, ainda não troquei porque a minha esposa acha que não tem outra tão boa para ela, pois ela se sente muito bem naquele sofá, rsrsrs...
Fui até a Serra do Cipó semana passada, tive a experiência de andar em estrada de terra, não achei legal, achei a moto um tanto pesada para este tipo de terreno e as carenagens acabam fazendo muito barulho.
Rikardo&Rosangela

Rikardo

Quando a minha Rosangela voltar a andar de moto comigo (ela está com problema de coluna), aí sim vai ser bem possível que eu tenha que migar para um DL, tendo em vista o conforto para a garupa. Mas como eu tenho paixão pelo off-road, é justamente por isso que eu fico oscilando entre as bigtrails mais "puro-sangue" do mercado, como as XTs 660 R e Z, BMW F 800 GS e KTM 990. É claro que eu tenho algun$ probleminha$ técnico$ que me impedem de fazer este up no momento, ma$ eu acho que nem preciso falar di$$o no momento, não é? R$r$r$... Por enquanto a XT600 vai dando conta muito bem do recado. É por isso que eu aprendi como é verdade aquela frase que diz que "a melhor moto que existe no momento é aquela que vc tem", pois é ela que te leva para cima e para baixo, não é verdade?

Nívea e Rosangela (do Rikardo)! Por onde vcs andam? Por falar na questão de conforto para as garupas e sobre as mulheres de forma geral no mundo do motociclismo, vamos agitar a presença femina por aqui e colocar as esposas e namoradas para particparem, principalmente aquleas que tb pilotam como a Nívea. Ontem a "minha Rosangela" me deixou fora do computador por horas para ficar vendo vários tópicos do Portal. Ela achou que o Fórum está muito bom e riu muito com alguns posts. Acho que na hora de escolher a melhor bigtrail para o uso de cada um de nós devemos tb levar em consideração este fator: garupa e conforto. Acho que vai ser muito legal quando tivermos um encontro, as mulhores se conhecererm e poderem das as suas opiniões tb, se bem que neste assunto eu duvido que terá outra moto que seja tão elogiada quanto as DLs. Mas é importante tb ouvir as opiniões das mulheres.

E vamos que vamos!

Herbert
21/11/2011, 12:09 PM
Luk

Que vídeo, hein? Que moto? Fala sério?! E o pior de tudo isso, depois de vermos e ouvirmos tanto sobre a Cross Tourer, é saber que a Honda leverá anos para trazê-la ao Brasil. Portanto, neste tópico, este vídeo contribui somente par escolhas futuras, beeeem futuras mesmo, tendo em vista a política da Honda, rs. Mas que valeu por ter postado este vídeo aqui, isso valeu sim, pois não deixa de ser uma opção dependendo do seu tipo de uso e, neste caso, do seu bolso tb! um dia a gente chega lá...

Dr. Cristiano BSB
21/11/2011, 12:13 PM
A Honda vai fazer com a Crosstourer o mesmo que fez com a Transalp: quando ela estiver ficando velha e obsoleta, e não estiver mais vendendo bem na Europa, EUA e Japão, eles começam a desaguar ela por aqui.... Mas daí já teremos ouuuuuutras motos muito melhores...

Fconery
21/11/2011, 05:14 PM
Cristiano, tens razão, pois, é o que está acontecendo com a yamaha XT660Z TÉNÉRÉ, que já foi lançada a alguns anos atrás na europa e só está chegando aqui agora, sem ABS, somente na cor azul, e muito cara, por isso que resolvi comprar a velha e confiável XT660R.

Herbert
21/11/2011, 10:19 PM
É... se bem que tem uma diferença aí Fconery. A Honda levou 20 anos para lançar a Transalp aqui. A Yamaha está lançando a XT 660Z depois de 3 ou 4 anos de lançamento lá fora. Não que a Yamaha seja um exemplo, mas não demorou tanto quanto a Honda. Exemplo mesmo é a BMW. Essa está dando uma aula na concorrência.

Leon
22/11/2011, 11:15 AM
Pois é, porque não se espelha no que faz a BMW? Não que seja o melhor dos atendimentos, mas deixa as outras pra trás....

piraju
22/11/2011, 11:17 AM
O proplema da Honda no Brasil e que ela esta focada em motos de baixa cilindrada, ela teria que começar a mudar esta mentalidade......

Leon
22/11/2011, 11:46 AM
Isso também é uma verdade, até porque são as que mais vendem. De qualquer forma o mercado de média e alta cilindrada está crescendo muito e quem conseguir trabalhar melhor neste momento levará vantagem.

Fconery
22/11/2011, 12:01 PM
É... se bem que tem uma diferença aí Fconery. A Honda levou 20 anos para lançar a Transalp aqui. A Yamaha está lançando a XT 660Z depois de 3 ou 4 anos de lançamento lá fora. Não que a Yamaha seja um exemplo, mas não demorou tanto quanto a Honda. Exemplo mesmo é a BMW. Essa está dando uma aula na concorrência.

Concordo com voce Herbert, mas, porque não começou logo com a Ténéré 660Z atualizada, com ABS e outras cores? é lógico que estão querendo desovar o estoque dos modelos que sobraram por lá. Em relação a BMW, a principio, acredito que tiveram o mesmo pensamento(com a 650GS,desatualizada), porém, reagiram rápido, pois, a resposta do mercado brasileiro foi imediata, e perceberam que aqui seria o local de melhor investimento, este é meu pensamento.

Pedrao_rc
29/11/2011, 07:51 PM
Sou suspeito mas por enquanto estou curtindo de montão minha TDM 850, ela não muito off, mas como a maior parte das minhas viagens são por estradas, ela está indo muito bem.
O detalhe é que ela é 2001, então não pode ter medo de manutenções, que no meu caso eu mesmo as faço,mas por rnquanto é so alegria.
TDM = conforto + motor + economia + automonia=> em torno de R$ 18.000 a R$21.000
Abraços

Herbert
05/12/2011, 08:53 AM
Só para alimentar este fórum com mais informações sobre a XT 660Z e "suas concorrentes", vejam esta comparação:

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/12/02/conc1.jpg

Trata-se de uma matéria publicada no site do Auto Esporte. Quem quiser ler a matéria completa basta clicar neste link (http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/12/primeiras-impressoes-yamaha-xt-660z-tenere.html).

sabiah
09/12/2011, 09:30 AM
Pessoal, isso é apenas uma opinião. Por favor, não precisa concordar nem discordar, ok?
Para mim, bigTrail surgiu das motos trails, aquelas que entram na trilha, mato a dentro. DT180, Agralle, XL.
Assim que as cilindradas foram aumentando, veio este nome "BigTrail", o que diz tudo!

Assim que passou para bí cilindrica, e ainda com Roda 17, aro de liga e paralama colado na frente, cada vez mais vai se afastando de ser uma bigTrail.

Para mim, para o meu uso, a XT600e é ideal. Com ela eu já entrei em trilha, peguei estrada longa(deversas), vou trabalhar e acreditem, já entrei até em pista de motocross, tudo isso sem ser um piloto profissional... mais perfeito que isso?

Agora, vamos se combinar... não vejo a hora de por as mãos e o traseiro em uma moto bicilindrica.
Dizem os amigos que depois disso, vc não vai mais querer saber de monocilindrica, afinal, já estaremos velhos e não aguentamos mais aquela tripidação e aquela chaqualhada acima de 140km/h, eheh.

VitãoRJ
09/12/2011, 09:47 AM
Sou suspeito pra falar pois sou fã das monocilíndricas devido à maior resistência do motor em geral e ao menor custo de manutenção.

dexpert
12/12/2011, 02:41 AM
Até 1988 eu tinha uma XLX250R. Penava com o arranque no pé e a vibração, mas ela era minha companheira e me levava para qualquer lugar por qualquer terreno. Minha prioridade era o "todo terreno" e eu sempre usei Pneu "biscoito" nela.

Um dia, num cruzamento em Copacabana, o sinal estava abero para mim mas um onibus discordou e passou direto no sinal vermelho. A XL não teve pique para acelerar nem aderencia para frear e eu fui jogado a dez metros enquanto ela ficou embaixo do onibus. Fiquei deitado no asfalto vendo a valente soltando fagulha enquanto era arrastada pelo pneu dianteiro esquerdo do onibus.

Ela não se recuperou. Eu fiquei imobilizado por quatro meses. Quando saí do hospital, ainda de muletas, fui direto a uma concessionária Yamaha e comprei uma RD. A familia quis me internar, mas hoje em dia todos concordam que foi uma decisão acertada. Se eu não andasse de moto logo, não andaria mais.

A RD era valente também. Eu aproveitei que tinha aprendido alguma coisa com o transito com a XL e não tive proplemas de lá para cá. Troquei a RD porque minha atual mulher cismava de dormir deitada nas minhas costas. Os braços doiam depois de algum tempo e ela reclamava do "perfume 2T" que grudava nas roupas dela.

Depois veio a sequencia de Custons e Nakeds. uso urbano e as motos foram diminuindo por praticidade. Ultimamente, devido a uma crise financeir, fiquei com uma Burguinha amarela. Desde 2005 ela me acompanhou ao trabalho, passeios curtos e compras de supermercado. A pequenina leva muuuuita carga. No bauleto, embaixo do banco e no utilissimo assoalho. Como o valor de revenda dela é o preço de um bom capacete, vai ser minha primeira clássica. Vou mantê-la para passeios pela praia, e idas ao supermercado. É muito prazeiroso andar com ela. Costumava ir ao trabalho passando pelo aterro. Ela no limite, batendo nos 100Km/h e eu me sentinho piloto de GP.

Como pretendo viajar com mais frequência e enfrentar terrenos menos regulares, comprei minha primeira Big Trail. Ainda estou "conversando" com ela, mas vamos nos entender... A F800GS é tecnicamente a melhor moto que já tive. Robuzres da XL, emoção da RD, suavidade da Bandidinha e conforto (em bom terreno) da Vulcan. Tem qualidades de cada uma e suas próprias qualidades. Afinal, cada uma é um animal diferente.

A tecnologia da GS é incrivel (pelo menos para mim). É uma moto monocilindrica com dois cilindros, pois os dois sobem e descem juntos, porém trepida como um de quatro cilindros. Tem balanceamento, uma curva de torque muito plana e velocidade final boa (superior à que me permito). Ela nunca está no limite (ou será que fiquei velho ???). Ela roda tranquila como uma Custom, faz curva como uma Sport (menos, dexpert, menos), tem uma mobilidade como uma naked urbana... Tem computador de bordo.

A melhor Big TRail Para o meu uso??? Acho que sim. Vou usá-la em distancias grandes em predominancia de asfalto. Velocidade de cruzeiro máxima de 140Km/h. De repente mantenho 100... 120... conversando com a garupa pelo comunicador e comentando sobre a paisagem. Preço da manutenção não é exagerado. Serviço BMW muito abrangente nos paises do Mercosul. Preço de revenda bom, Muito embora não pense em vendê-la. Costumo ficar alguns anos com cada moto e, cuidando, ela fica sempre nova.

De repente, minha última moto será uma Harley. Daquelas todas cromadas. Uma moto "Social" para encontros e lentos passeios. Porém, ainda é cedo para essa troca. Pretendo em breve chegar a Ushuaia com minha BigTrail e de repente subir, quem sabe até o Alaska com ela. Mais importante que chegar ao Alaska é manter o desejo de cair no mundo, atravessando diversas fronteiras ou simplesmente chegando num encontro semanal a 30Km de casa. Talvez o dia a dia seja o maior desafio, tendo em vista as condições de trafego, segurança, preconceito e desrespeito que motociclistas sofrem nas ruas e estradas.

piraju
12/12/2011, 06:36 PM
Dexpert, belo relato boa fortuna com a nova BM....

Herbert
12/12/2011, 11:19 PM
Pessoal, isso é apenas uma opinião. Por favor, não precisa concordar nem discordar, ok?
Para mim, bigTrail surgiu das motos trails, aquelas que entram na trilha, mato a dentro. DT180, Agralle, XL.
Assim que as cilindradas foram aumentando, veio este nome "BigTrail", o que diz tudo!

Assim que passou para bí cilindrica, e ainda com Roda 17, aro de liga e paralama colado na frente, cada vez mais vai se afastando de ser uma bigTrail. (...)

Sabiah

Concordo contigo. Acontece que na medida que grandes motos no estilo trail foram surgindo com com roda 17, aro de liga e pneus mais voltados para o asfalto elas foram sendo "adotadas" na família das bigtrails, pois foi justamente aí que elas nasceram. Um dos fatores que justifica que elas pertençam a esta família está ligado, principalmente, pela posição de pilotagem, entre outras características.

Entretanto, com as novas e diferentes características mencionadas acima elas foram se afastando do seu propósito inicial. Como nem todos gostam de pegar uma barro e ir pro mato, esta categoria conquistou fãs ao redor do mundo com uma nova proposta, a qual inclui o moto turismo e aventura com um foco nas viagens em terrenos muito mais on do que off.

Quando incluímos estas motos aqui neste site entre outras bigtrails, e isso também acontece em outras mídias especializadas, subentende-se que elas são como as "primas" on-road desta grande família. Não é por menos que eu costumo chamar algumas bigtrails de puro-sangue, pois são aquelas com as propostas originais e muito mais off do que on, tais como a XT660R, XT660Z, BMW F 800GS, BMW HP2 (igual a do Mandarino daqui do PBT), KTM 990, KTM 640, BMW G 650 X Challenge (temos uma a venda aqui no Fórum (http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/538-Vendo-BMW-G-650X-Challenge-2008-R-24.000.00)) e outras.

Então é isso. Vc tem toda a razão, mas como uma boa família, permanecemos unidos aqui discutindo debaixo deste nome (Portal Bigtrails) o que mais nos interessa, que é andar de moto e fazer amigos. Neste aspecto, a moto é um fator secundário e que só faz diferença em circunstâncias especiais. No mais é tudo festa!

Forte abraço.

Ah! Eu tb tenho uma XT600E, assim como vc, mas quando puder eu vou mesmo para uma bicilíndrica como a BMW F 800 GS. Que$tão de tempo.

Herbert
12/12/2011, 11:30 PM
Dexpert

É isso aí. É por aí mesmo! Passamos por tantas motos, depois chegamos as bigtrails, ficamos com elas por anos e anos a fio, vamos para o Ushuaia, vamos para o Alaska e quando achamos que já não damos mais conta do recado, vamos para uma H-D. Digo isso sem preconceito algum a nenhuma moto ou tribo. O que importa é estar em cima de duas rodas. Isso não tem preço! Acredito que em breve tb terei a minha primeira BM 800 e aí será a hora de pensar em viagens mais longas pela América do Sul.

vulcanico
15/02/2012, 03:04 PM
O Herbert cuidado ao comprar HD quando ficar velho . Maltrata a coluna demais hehehehehehe

VitãoRJ
15/02/2012, 03:48 PM
Prefiro andar com side car do que de HD ^^

vulcanico
15/02/2012, 06:36 PM
Mas respondendo a resposta titulo do topico : a melhor bigtrail para se andar é aquela com seu nome no certificado de propriedade :-)))

Wellerson
15/02/2012, 07:21 PM
mas respondendo a resposta titulo do topico : A melhor bigtrail para se andar é aquela com seu nome no certificado de propriedade :-)))

putz!!!! Melhor resposta, impossível!!! Sou seu fã vulcanico!!!!!!:d:d:d

piraju
05/03/2012, 11:20 PM
Mas respondendo a resposta titulo do topico : a melhor bigtrail para se andar é aquela com seu nome no certificado de propriedade :-)))

Belíssima resposta....

Herbert
06/03/2012, 07:44 AM
É... eu estou vivendo esta fase no momento com a minha XT600, tanto é que anunciei e depois desisti da venda, de tão boa que ela é, rsrsr.

Halinson
16/03/2012, 05:07 PM
Bom pessoal!

Gostei muito dos comentários. Também tenho uma falcon e dentro em breve pretendo trocar minha moto.
Na verdade gosto muito da Falcon, até porque vou para o trabalho com ela, mas gosto de pegar um circuito misto asfalto/terra nos fins de semana, mas sinto falta de mais motor.

Gosto muito da XT 660, mas acho que minha noiva vai reclamar do conforto do banco e deve querer viajar menos comigo.

Observei que não se falou na BMW G 650 GS, não seria ela uma boa escolha para quem pega ai uma relação 80/20 de asfalto e terra?

Herbert
17/03/2012, 07:05 PM
(...) Observei que não se falou na BMW G 650 GS, não seria ela uma boa escolha para quem pega ai uma relação 80/20 de asfalto e terra?

Boa pergunta!!!! Acho que a G é uma boa opção, mas como hoje temos tantas outras opções ela tem enfrentado uma concorrência de peso. Mas com certeza é uma boa escolha para quem roda "80/20 de asfalto e terra".

AdrianoH
26/04/2012, 01:05 AM
Então rapazes, sou novo no ramo e estou precisando de uma ajudinha de vcs que já tem mais experiencia...
Eu vi uma moto na rua e me apaixonei, uns dias depois descobri que ela estava a venda, é uma Buell XB12X Ulysses, a moto é linda.
O atual proprietario está pedindo nela 26 mil, mais tem uns poréns... ela está com pneus que foram tirados de uma Bandit 600, pneus só para asfalto e estão meia vida, olhei preço de pneus novos Michellin 50% 50% ficaria em torno de R$1500,00 + R$ 150,00 de frete (morar no interior é cruel), e também precisa de uma revisão pois a moto está a uns 3 meses sem rodar de verdade... ai analisando por isso pensei que poderia pegar uma moto um pouco menos, porém 0km como por exemplo a Honda Transalp ou uma XT, talvez até a kawazaki que já citaram tanto aqui no fórum. Ai vem os outros poréns... Autorizada Honda eu tenho uma a 1km de casa, Suzuki tem uma a 40km mais os profissionais não são bons, não tem experiencia com motos maiores, um amigo que tem uma Bandit 600 levou para eles revisarem os carburadores e os caras ficaram morrendo de medo de tocar na moto, Kawazaki a autorizada mais proxima está a mais de 100km, por isso a minha dúvida é entre a Buell 2008 e uma Transalp 0km, a Buell vibra muito, talvez pelo motor H-D, a moto é um canhão, boa demais, porém a Transalp seria 0km e vibra muito menos... o que vocês me dizem??

bigorna
26/04/2012, 11:59 AM
AdrianoH: eu rodei na moto e gostei, com uma ressalva - não dá para andar no trânsito que o motor "ferve" as pernas do piloto.

Coloque na balança também que é uma moto fora de linha (a Harley comprou e fechou a fábrica) e, com certeza, você vai ter dificuldades para encontrar peças de reposição.

bigorna
26/04/2012, 12:00 PM
Entre as duas opções (Buell usada x Transalp 0k) eu ficaria com a Transalp.

Herbert
26/04/2012, 03:23 PM
Adriano

Eu tb iria de Transalp sem sombra de dúvidas! Na faixa dos R$ 30K eu iria mesmo é de Té 660, mas se tiver problemas de roubos, seguro alto, dificuldade de encontrar uma cc da Yamaha por perto, então eu iria de Transalp. Qualquer uma das duas vai lhe atender muito bem, mas cada uma tem algumas particularidades que vc deve considerar.

Abraços.

bigorna
26/04/2012, 04:26 PM
A Buell é um motão: freio 10, suspensão 10, ciclistica 10, curvas 11! Senão fosse pelo motor, seria perfeita.

O enguiço é que você vai acabar micando com um elefantão branco na mão... (lembra das "Aprillas", só para citar um exemplo)

Para mim BigTrail é para asfalto - e quanto maior a moto, menor o uso na terra. Off-road é para moto de trilha.

Entre a Transalp e uma Te660, fico com a Transalp. Agora, uma moto que me surpreendeu foi a Versys - minha 1a escolha nessa faixa de preço.

piraju
26/04/2012, 04:35 PM
Adriano, fico com a opinião dos demais iria para a Transalp 0 km

Guto_MG
26/04/2012, 04:44 PM
A BMW G650GS Setões tá na área!!

Para mim é melhor moto da Categoria!!

muito bom no off-road(Eu ando muito na terra)

vai ser uns 32k

AdrianoH
26/04/2012, 09:47 PM
A XT eu andei e não me agradei... a BMW ainda não andei mais visualmente me agrada, problema é encontrar peças aqui no interior de SC... fiquei curioso com a Versys, mais vou acabar ficando com a Transalp pelo comodismo de ter assistencia na porta de casa praticamente... obrigado e espero em breve poder mostrar ela pra vcs...

shw
26/04/2012, 10:00 PM
A XT eu andei e não me agradei... a BMW ainda não andei mais visualmente me agrada, problema é encontrar peças aqui no interior de SC... fiquei curioso com a Versys, mais vou acabar ficando com a Transalp pelo comodismo de ter assistencia na porta de casa praticamente... obrigado e espero em breve poder mostrar ela pra vcs...

Cara anda na Versys, é uma moto animal.. macia confortável e um canhão.. é que tem o motor mais forte das 650!
Outro detalhe a Versys é 2 cilindros vibra bem pouco!

Rici
28/04/2012, 09:20 AM
Cara anda na Versys, é uma moto animal.. macia confortável e um canhão.. é que tem o motor mais forte das 650!
Outro detalhe a Versys é 2 cilindros vibra bem pouco!

X2

Sobre vibração eu diria que é praticamente zero.Se for só no alfalto, para mim é Versys.
Olhe melhor esta moto...
Boa sorte.

R Dias
11/09/2012, 09:54 AM
Vamos falar dos custos finais?
Eu to levantando esses custos de revisões, seguro, financiamento, etc...
A moto que quero é a Versys, ficou perfeita pra minha altura e proposito Mas o seguro....faz ela ficar do mesmo preço que a F800 e ter o valor de revenda inferior. Seguro mais barato de 3.000 em cooperativa, as seguradoras tradicionais é de 4.000 pra cima:mad1:. Da F800 é menos de 2.000.
Estou pensando em um F800 usada, que fica nesse mesmo patamar das outras (30/35.000). Mas e a manutenção...da um certo medo!
A BMW ta com uma promoção imbativel na G650GS (50%+24Xsem juros)...pena que minha perna ficou bem na quina do tanque, não encaixou no lugar certo. Talvez com o banco confort isso se resolva, mas empatar 30.000 para "ver qualé depois" é complicado....alguém tem essa moto com confort?
Vi que ninguem falou da NC700X. Acho ela a real concorrente da Versys - assim como a Vstrom.
Boa moto, boa posição de pilotagem, mas pra garupa não é tão boa. Minha esposa achou a posição igual a da Lander com o banco BadLander. Ou seja, tem que parar a cada 100km pra esticar as pernas...(ok eu tenho 1,87 e ela 1,77- pras mais baixinhas deve ficar mto bom!). E essa é uma das mais econômicas da categoria, fazendo frente a G650GS.

bigorna
11/09/2012, 11:58 AM
R Dias - que uso você vai fazer da moto? Vai andar na terra? Só cidade? Viagens curtas ou longas?

Quanto a altura, a "GS Sertão" é mais alta (e se vc. for encarar terra então, é perfeita).

Ivan Zanetti
11/09/2012, 06:24 PM
Pelas opiniões e experiência, tendo a concordar com o Bigorna.
Ao escolher meu LAMBRETÃO, fi-lo porque pus os pés no chão, só por isso.
Ao testar a Transalp, porém, além de não por os pés no chão, considerei-a muito "simplória", sem alma, sem gosto.
E olha que antes do LAMBRETÃO, todas as minhas motos foram Honda.

R Dias
11/09/2012, 08:44 PM
A sertão é mais alta mesmo, eu fiz o sit test e a altura do solo me agradou mais, mas o problema da perna na quina do tanque permaneceu. Não tenho intenção de pegar terra, só aquelas estradinhas em que qquer moto/carro passa e se eu puder, evito! Se pegar um F800 posso até me aventurar mais por esse mundo, mas não é pra isso que quero a moto.
Ando 99% do tempo com a minha esposa na garupa, uso moto diariamente para me deslocar apra o trabalho e pelo menos uma vez por mes organizo um BV com os Highlanders do Rio e sempre que da faço algumas viagens mais longas (Ja fui pra Ubatuba, BH, São João Del Rei, Paraty de BF e pra Campos do Jordão de BV com a minha Lander X!)
Estou programando uma trip de 12.000km pelo mercosul no ano que vem e esse é o principal motivo da troca de moto. Mas tudo por rodovia!
As que melhor se encaixaram nesse meu perfil foram a Versys e a F800. Que com o seguro na conta ficam com preços similares. Da um pouco de medo da manutenção da BMW para uso diario...
O ideal seria que com o banco confort esse problema da minha perna no tanque da 650GS se resolvesse....

GEOVANE
11/09/2012, 08:49 PM
Na minha opinião quem não puder ir de F 800, tem que experimentar a XT 660Z Te. Vale a pena conferir essa Y. Tô gostando muito. O senão fica por conta do valor do seguro, dependendo do perfil.

Ivan Zanetti
12/09/2012, 12:31 PM
O melhor dos mundos, para você, seria comprar a BT e manter essa Little Trail para o dia-dia.
Aqui em São Paulo, dirigir uma BT nesse trânsito maluco é uma aventura infernal.

vulcanico
12/09/2012, 02:26 PM
Melhor dos mundos ? Vamos lá : começar comprando uma casa com garagem para varios veiculos e lugar para pequenos reparos ( ao lado da churrasqueira e do freezer com cerveja é claro ) . Na garagem manter a Vulcan 900 para encontros motociclisticos e viagens em estradas com bom pavimento e curvas leves e a VStrom DL-1000 para viagens em estradas com pavimento não tão bom e curvas mais acentuadas . Adicionar uma ST 1200 para as viagens de sonho , uma CRF para umas trinhas , uma Kawa 750 para curtir o som dos 4 cilindros e uma scooter para comprar pão e leite na esqui a hehehehehe

Herbert
12/09/2012, 02:46 PM
Tô gostando... no meu caso mudaria alguma coisa nesta configuração, mas a ideia é por aí mesmo Vulcaniano, rs.

R Dias
12/09/2012, 05:26 PM
Com certeza esse é o melhor dos mundos!rs:bf:
Mas infelizmente ainda esta distante pra mim. Em relação a manter a minha moto atual, realmente ja pensei nisso. Mas preciso da grana dela para o Up, futuramente penso em adquirir uma scooter ou outra motard para o dia-a-dia. Mas como ficarei um tempo só com a Bigtrail, preciso de uma que seja agil no transito, motivo pelo qual descartei a 660z. Que é um motão e ficou perfeita para minha altura. Por isso e pela vibração - que é algo que me incomoda muito nessas motos 660. Tp fazendo um levantamento do custo de manutenção em cc dessas motos para poder comparar sem distorções, quem puder ajudar com o custo e o que foi trocado e intervalo das manutenções, vai enriquecer mais ainda esse topico ja tão cheio de informações!

MAU MAU
12/09/2012, 10:14 PM
Gostei da parte da churrasqueira com o freezer cheio de cerveja !!!!!

O resto a gente resolve depois.

Malinowski
26/12/2012, 10:39 PM
Sertão 650 e Versis serve para sentir o rolé.
É só colocar um capacete, um ventilador na frente do computador e aproveitar a paisagem.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Pre2BvptvVU

http://www.youtube.com/watch?v=XBwSahqdrGk

https://www.youtube.com/watch?v=ekIz36ROf_Y

Rosinholi
28/12/2012, 12:57 PM
Acabei de trocar minha Transalp por uma Vesys 650 Tourer (Tirei os baus lateriais para usar so em viagens longas) . E creio que consigo fazer um comparativo entre elas p ajudar na decisão.
A Transalp é exelente mas ao meu ver faltava um pouco de pimenta na moto e a versys tem isso de sobra.
O torque das duas é muito parecido na TA = 6,12 e na Versys = 6,2, na altura do solo a Versys tem so 2 mm a menos, na largura total a Versys tem 2 mm a menos, no peso total Versys tem un 15 kg a menos tudo isso parece absolutamente insigicante.
O que me fez torcar a TA pela Versys, foi a "Paixão" que me pegou num test drive... A Verys me deu uma sensação de ser muito mais leve, com uma mobilidade nas curvas semelhante a uma XRE 300 que tive, senti a moto "na mão", tipo pra fazer um zigue zague no meio de cones... parece uma 125. A Faixa de torque é um pouco mais estreita que a da TA, obrigando a uma maior troca de marchas entre 10 km/h ate os 70 km /h, depois disso s sexta marcha da conta em qualquer ultrapassagem.
Uma coisa que a Versys esta muita afrente da TA é nas regulagens das suspenções trazeira e dianteira pois tem regulagens das pre cargas da molas molas e regulagens do retorno do amortecedor e sabendo usar isso voce põe a moto no ponto certo pra qualquer terreno.
Só fiz uma viagem de 1.000 km com ela e no final estava mais inteiro que com a TA e olha que a TA tem banco mais largo e mandei colocar espuma mais macia no banco.
Mas creio que as diferenças são mínimas entre elas, mas resumindo... Se voce quer andar com garupa, malas lateriais e passear 90% do tempo, vai de TA, se quer um pouco mais de pimenta, resposta mais rápidas, nao se importa de trocar um pouco mais de marchas e anda sem garupa, vai de Versys 650.
Abç e espero ter podido ajudar.
Rosinholi

bokomoko
28/12/2012, 09:39 PM
15 quilos .. essa a insignificância que fez a diferença.

Rici
30/12/2012, 10:54 AM
Se voce quer andar com garupa, malas lateriais e passear 90% do tempo, vai de TA, se quer um pouco mais de pimenta, resposta mais rápidas, nao se importa de trocar um pouco mais de marchas e anda sem garupa, vai de Versys 650.
Rosinholi

Disse bem Rosinholi, e achei o mesmo que vc quanto à Versys.
Versys para garupas em viagens, não dá mesmo.
Vendi minha Tourer depois da garupatroa reclamar do conforto nas estradas.Duvidando dela,me coloquei no banco de tráz e é dolorido para a buzanfa, além de passar uma sensação de insegurança muito grande.Se andasse solo não venderia.
Acho ser este o grande diferencial das duas, além do uso da Transalp na terra ser superior a Versys.
Abs.

coruja00
30/12/2012, 12:48 PM
VISHI... Que loko esse tópico!!!

Mas gente, eu tenho uma dúvida diferentes de todos até agora! Tenho dúvida entre ER6N e Versys!!!

ER6N, pra mim a mais linda, perfeita dirigibilidade (fiz test drive) e a minha preferida de todas as motos, só acho que o vento incomodará a cima dos 150 km/h, mas normal nessa catagoria de moto!
VERSYS: A irmã maior, com suspensões e bancos mais confortáveis e com bolha, mas com 8 CV a menos. Pegaria ela mas por causa da bolha e suspensões, pq hj tenho uma XRE..

Meu uso é pouco urbano, só roles com a namorada e idas ao "centro", e passeios de FDS e alguns roles com os amigos!
A moto desde de que comecei na 125 cc é o meu único meio de transporte!
A esqueci, não costumo usar no OFF road.

Sei que tem um cara no fórum que tem uma ER aew, mas Versys tem de monte, mas peço que compreendam o meu uso e deêm opiniões sinceras..

Muito obrigado!

Rici
30/12/2012, 05:05 PM
VISHI... Tenho dúvida entre ER6N e Versys!!!
VERSYS: A irmã maior, com suspensões e bancos mais confortáveis e com bolha, mas com 8 CV a menos. Pegaria ela mas por causa da bolha e suspensões, pq hj tenho uma XRE..
Meu uso é pouco urbano, passeios de FDS e alguns roles com os amigos!

coruja,
não sei sobre o banco da ER6N, nunca pilotei uma, mas da Versys sei um pouco.De confortável considere-se apenas o banco do piloto, garupa nela só se for na cidade. Se for encarar uma viagem mais longa com garupa, reveja este detalhe.
Abs.

coruja00
30/12/2012, 08:29 PM
VDD Amigo, mas tbm me falaram bem mal dos 2 bancos!!! Sei lá...

andremenezes
31/12/2012, 10:34 AM
Dizem que ela tem mais vocação para o asfalto. Pode ser, mas ando 80% no asfalto e 20% no rípio ou terra (talvez menos). Dizem que ela tem o visual ultrapassado. Minha garota me chama de velho mesmo ( tenho 34 anos).
Dizem que guidom é muito distante. Verdade, mas coloquei um alongador da T-Force e ficou show.
Virginia é o seu nome!
Pode ser que existam Big trail melhores e, realmente, existe!
Mas a minha DL 650 é econimica ( 20 km/L ) possui banco excelente para o garupa, boa capacidade de carga. Ela é a motoca dos meus sonhos.
O novo modelo dela não me agradou. Certamente, quando for trocar a Virginia, migrarei para a Tiger Explorer, pois a GS 1200 adventure é utopia para mim!

Mas por enquanto, amo minha DL 650!

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/527907_349514555107

RicBoris
17/04/2013, 02:45 AM
Estou propenso à F800GS.

Vitor Barreto
07/05/2013, 09:47 AM
Nossa que tópico sensacional!!!

Ainda tenho dúvida quanto ao meu UP. Minhas opções:

F800gs: É o sonho. Mas um pouco fora pra mim $. E por morar no interior fica mais difícil para as manutenções (autorizada mais próxima uns 250km)

DLVstrom: Mexe com o coração. Realmente uma BIGtrail, mas tenho medo de não conseguir fazer os passeios off que faço hoje de Tézinha.

Té660z: A ideal para as aventuras, ciclisticamente falando. Mas o mono cilindro de 48 pocotós entrega pouco pelo $ cobrado.

Baddan
07/05/2013, 10:55 AM
Com relação à v strom Vitor, tenho pego bastante trecho de off com buracos e areiões, e a DL tem ido muito bem, mesmo com pneus originais de fábrica
Só o peso q dificulta, mas isso todas a big trails tem mais peso q as trails.
Recomendo!

bigorna
07/05/2013, 11:51 AM
Acabei de trocar minha Transalp por uma Vesys 650 Tourer (Tirei os baus lateriais para usar so em viagens longas) . E creio que consigo fazer um comparativo entre elas p ajudar na decisão.
A Transalp é exelente mas ao meu ver faltava um pouco de pimenta na moto e a versys tem isso de sobra.
O torque das duas é muito parecido na TA = 6,12 e na Versys = 6,2, na altura do solo a Versys tem so 2 mm a menos, na largura total a Versys tem 2 mm a menos, no peso total Versys tem un 15 kg a menos tudo isso parece absolutamente insigicante.
O que me fez torcar a TA pela Versys, foi a "Paixão" que me pegou num test drive... A Verys me deu uma sensação de ser muito mais leve, com uma mobilidade nas curvas semelhante a uma XRE 300 que tive, senti a moto "na mão", tipo pra fazer um zigue zague no meio de cones... parece uma 125. A Faixa de torque é um pouco mais estreita que a da TA, obrigando a uma maior troca de marchas entre 10 km/h ate os 70 km /h, depois disso s sexta marcha da conta em qualquer ultrapassagem.
Uma coisa que a Versys esta muita afrente da TA é nas regulagens das suspenções trazeira e dianteira pois tem regulagens das pre cargas da molas molas e regulagens do retorno do amortecedor e sabendo usar isso voce põe a moto no ponto certo pra qualquer terreno.
Só fiz uma viagem de 1.000 km com ela e no final estava mais inteiro que com a TA e olha que a TA tem banco mais largo e mandei colocar espuma mais macia no banco.
Mas creio que as diferenças são mínimas entre elas, mas resumindo... Se voce quer andar com garupa, malas lateriais e passear 90% do tempo, vai de TA, se quer um pouco mais de pimenta, resposta mais rápidas, nao se importa de trocar um pouco mais de marchas e anda sem garupa, vai de Versys 650.
Rosinholi

Reforçando: a Versys 650 foi uma das motos com a melhor ciclistica que já pilotei - realmente parece uma 250 - parece que a danada advinha o que vc quer fazer.

Hj. pensando no que vou fazer com a minha "gorda" (que eu adoro, está do jeitão que eu gosto, mas já está na hora de vender) eu decidi radicalizar mesmo:

Ou vou para uma KTM 990R e saí da minha frente se estiver na terra!

Ou esqueço o OFF (para isso tenho uma GasGas) e vou enrolar o cabo de uma Ducatti Multistrada.

Vitor Barreto
07/05/2013, 01:20 PM
Com relação à v strom Vitor, tenho pego bastante trecho de off com buracos e areiões, e a DL tem ido muito bem, mesmo com pneus originais de fábrica
Só o peso q dificulta, mas isso todas a big trails tem mais peso q as trails.
Recomendo!

Baddan,

É possível colocar pneus mais offs na DL?

Colocando será que compromete muito o uso no asfalto/curvas?

Baddan
07/05/2013, 04:04 PM
Acredito que não
Os pneus Meltzer e Mitas são os mais indicados
Mas digo a vc q eles não fazem muita falta
Isso q em alguns passeios faço uns 60% de on e uns 40% de off.

bigorna
07/05/2013, 04:51 PM
Acredito que não
Os pneus Meltzer e Mitas são os mais indicados
Mas digo a vc q eles não fazem muita falta
Isso q em alguns passeios faço uns 60% de on e uns 40% de off.

Em tempo seco, com pouco talco e areia, os originais vão bem.

Se for para pegar lama mesmo um pneu mais OFF vai fazer bastante falta, mas nunca vi uma DL com esse tipo de pneu, até por que toda a estrutura da moto é ON (altura do solo, suspensão, rodas, ...).

Na minha adaptei uma roda traseira de GSX-R com pneu 180 que ficou uma beleza para fazer curva no asfalto - e no OFF leve vai de qualquer jeito mesmo.

Eduardo Moreira
08/05/2013, 09:46 AM
Estou precisando trocar o pneu traseiro de minha DL 1000 e gostaria saber um pouco mais sobre que alteraçoes precisou fazer para colocar o pneu da GSX-R.
Como ficou a ciclistica da moto?
Aproveitando a sua experiencia da DL, estou sentindo a moto vibrar muito quando chego aos 4.000 giros, e olhe que ela e 2009 e esta com somente 17.000 rodados.
Notei isso depois de uma revisao que fiz na concessionaria e ja voltei varias vezes e nao conseguem resolver.
Desde ja agradeço a atençao.

bigorna
08/05/2013, 11:19 AM
Estou precisando trocar o pneu traseiro de minha DL 1000 e gostaria saber um pouco mais sobre que alteraçoes precisou fazer para colocar o pneu da GSX-R.
Como ficou a ciclistica da moto?
Aproveitando a sua experiencia da DL, estou sentindo a moto vibrar muito quando chego aos 4.000 giros, e olhe que ela e 2009 e esta com somente 17.000 rodados.
Notei isso depois de uma revisao que fiz na concessionaria e ja voltei varias vezes e nao conseguem resolver.
Desde ja agradeço a atençao.

Entao Eduardo, a primeira vez que fui trocar o pneu comentei com meu mecanico que queria um 180.

Na roda original, nem pensar....

Achei uma GSX batida (de frente) e comprei barato a roda traseira - que tem o mesmo desenho e modelo da Vstrom.

Só precisei de um calco e uma flange para a coroa (bem simples) e, alem de ficar muito bonito, ficou espetacular nas curvas (ja cheguei a raspar até a pedaleira do garupa!).

Quanto a vibracao é a campana da embreagem. O Fabinho da FS Motos de SP é um dos que fazem a reparacao e deixam a moto zerada (praticamente some a vibracao).

Depois te mando um link com as adaptacoes que fiz na moto e o topico com os dados de quem repara a campana

bigorna
08/05/2013, 11:31 AM
http://www.youtube.com/watch?v=E782iDiyuw4

bigorna
08/05/2013, 11:42 AM
Um dos tópicos do trabalho de retifica da campana:

http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/1123-Barulho-na-Campana-e-Retifica-DL-1000?p=16937&highlight=Campana+vstrom#post16937

Eduardo Moreira
08/05/2013, 12:18 PM
Valeu Bigorna.
Obrigado pelas dicas.

Eduardo Moreira
08/05/2013, 12:31 PM
Dei uma lida no topico que me mandou mas eles falam somente de um barulho quando a empreangem esta solta.
Na minha nao tem barulho e sim uma vibraçao em toda a moto quando chego aos 4.000giros
Vibraçao forte que encomoda.

Em tempo, o video esta fantastico.

Vitor Barreto
13/05/2013, 01:37 PM
Reforçando: a Versys 650 foi uma das motos com a melhor ciclistica que já pilotei - realmente parece uma 250 - parece que a danada advinha o que vc quer fazer.

Hj. pensando no que vou fazer com a minha "gorda" (que eu adoro, está do jeitão que eu gosto, mas já está na hora de vender) eu decidi radicalizar mesmo:

Ou vou para uma KTM 990R e saí da minha frente se estiver na terra!

Ou esqueço o OFF (para isso tenho uma GasGas) e vou enrolar o cabo de uma Ducatti Multistrada.

Bigorna,

Ontem vi uma KTM990 Adventure - Branca. Linda moto! Estilo Bruta...

Estava reparando que nessa faixa de cc super/hiper trail rsrs Não sei de outra que tenha rodas raiadas 21/18 como ela.

Se colocar uns pneus off "biscoito" deve subir até em parede.

Seria já um up final!

bigorna
13/05/2013, 01:58 PM
Bigorna,

Ontem vi uma KTM990 Adventure - Branca. Linda moto! Estilo Bruta...

Estava reparando que nessa faixa de cc super/hiper trail rsrs Não sei de outra que tenha rodas raiadas 21/18 como ela.

Se colocar uns pneus off "biscoito" deve subir até em parede.

Seria já um up final!

Estou de olho na versão "racing" do monstrinho:

- 10 cm mais alta
- 15 kg mais leve
- 17 cv a mais
- susp. White power pro (3 camaras, maior diametro)
- nem tem opção de ABS....

Só existe na cor preta (padrao "racing" da KTM).

Estou "segurando o rojão" para ver o que a KTM vai aprontar esse ano. Se nao vier para o Brasil mesmo, já me decidi: é Ducatti.

RicBoris
13/05/2013, 02:29 PM
Bigorna, se eu fosse vc esperaria mais um pouco. Salvo engano, a KTM tá lançando a 1190 na Europa justamente para substituir a 990. Ela vem com apelo mais ON, sobretudo pelos pneus, mas, mesmo assim, deve continuar um monstro no OFF. Se for pra pegar pesado, vai de GasGas ou coloca uns tamancos de salto na KTM. Vem muita coisa pro Brasil, principalmente neste segmento (BigTrail), que é o que mais cresce por aqui.

RicBoris
13/05/2013, 02:38 PM
Olha aí a máquina!
KTM 1190 ADVENTURE

1294

1295

1296

1297

1298

Vitor Barreto
13/05/2013, 03:41 PM
Linda Máquina...

Mas com essas rodas/pneus ainda passa a impressão de uso mais ON como ST1200, Tiger1200x e a própria Multistrada1200 ... Estas para uso mais estradeiro. Não carenadas, mas meio sporting touring. sei lá...

Já a 990 adventure parece mais tratorzinha 1299

bigorna
13/05/2013, 04:50 PM
Bigorna, se eu fosse vc esperaria mais um pouco. Salvo engano, a KTM tá lançando a 1190 na Europa justamente para substituir a 990. Ela vem com apelo mais ON, sobretudo pelos pneus, mas, mesmo assim, deve continuar um monstro no OFF. Se for pra pegar pesado, vai de GasGas ou coloca uns tamancos de salto na KTM. Vem muita coisa pro Brasil, principalmente neste segmento (BigTrail), que é o que mais cresce por aqui.

Então, pelo que entendi serão mantidas ambas as motos (990-OFF, 1190-ON).

A 1190 é linda, mas ainda prefiro a 990 (assim como prefiro a GS800 do que a GS1200).

RicBoris
13/05/2013, 06:17 PM
Vou procurar a matéria onde li, smj, que essa maior viria para substituir a menor. Pelo menos na zorópa. Mas, como para o Brasil sempre há uma exceção à regra, quem sabe a 990 não permaneça? Quem manda é o mercado.

Ricardof
15/05/2013, 08:31 AM
Entao Eduardo, a primeira vez que fui trocar o pneu comentei com meu mecanico que queria um 180.

Na roda original, nem pensar....

Sempre pensei em colocar um pneu 180 na DL650.
Acho que o visual fica bem mais agressivo.

Realmente precisa trocar a roda?
O pessoal de naked com roda original 160, troca o pneu por 180 de boa. Muuuuita gente faz isso e nunca ouvi relatos de problemas.

Qual pneu vc esta usando?

bigorna
15/05/2013, 09:34 AM
Sempre pensei em colocar um pneu 180 na DL650.
Acho que o visual fica bem mais agressivo.

Realmente precisa trocar a roda?
O pessoal de naked com roda original 160, troca o pneu por 180 de boa. Muuuuita gente faz isso e nunca ouvi relatos de problemas.

Qual pneu vc esta usando?

Veja bem, a roda da DL tem a largura correta para um pneu 160. Até dá para colocar um 180 mas vc muda totalmente a curvatura do pneu (acho que ao invés de melhorar, vai piorar as curvas).

Com a roda e o pneu correto vc nao muda a ciclistica da moto, deixa ela "mais invocada" e a mais segura nas curvas.

Estou usando o Pirelli Dual Sport Trail (o mesmo da Buell Ulisses):

http://www.mcnews.com.au/NewsArchives/2009/Pirelli/PIRELLI_SCORPION_TRAIL_Tyres_800p.jpg

Martines
19/05/2013, 11:54 PM
http://www.youtube.com/watch?v=E782iDiyuw4

Bigorna, show de bola sua moto hem...
Parabéns. Esse vídeo foi antes ou depois da queda?

bigorna
20/05/2013, 09:58 AM
Bigorna, show de bola sua moto hem...
Parabéns. Esse vídeo foi antes ou depois da queda?

Antes da queda. Agora vou aproveitar e colocar o "fat bar" dourado e o protetor de motor metálico.

Aproveitando: não gostei do "Pirelli Dual Sport Trail", a moto voltou a "shimar" acima de 180/190.

Sexta-feira passada fui fazer os testes dos novos pneus Michelin na pista de Piracicaba - essa linha do Anakee 3 está um espetáculo e tem na medida 170 (novo padrao para as GS1200).

Essa semana eu monto a reportagem completa com os videos dos testes.

A principal dúvida do pessoal - a capacidade OFF-Road do treco - os Franceses garantiram que foi mantida.

TOLEDO
20/05/2013, 10:52 AM
Bigorna esse peneu é muito bom ja vim testando na viagem e aprovado! Abraços

Vitor Barreto
24/05/2013, 05:21 PM
Estou de olho na versão "racing" do monstrinho:

- 10 cm mais alta
- 15 kg mais leve
- 17 cv a mais
- susp. White power pro (3 camaras, maior diametro)
- nem tem opção de ABS....

Só existe na cor preta (padrao "racing" da KTM).

Estou "segurando o rojão" para ver o que a KTM vai aprontar esse ano. Se nao vier para o Brasil mesmo, já me decidi: é Ducatti.

Aí Mr Bigorna, se não for KTM990r. Vai nessa aqui: 1452?

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/ducati_lanca_na_europa_a_nova_hyperstrada-65485.html

(Fonte Moto.com)
A Ducati anuncia o lançamento para o mercado europeu da Hyperstrada 2013, um modelo com uma proposta viajante e de conforto para pegar as estradas, mas com características esportivas, conforme o conceito “viajar no estilo italiano”. A nova moto da marca italiana vinha sendo esperada com ansiedade desde a sua apresentação no salão de motos de Milão, EICMA, no ano passado. O preço inicial é de 13.295 euros (cerca de R$ 35 mil).Além do seu visual robusto e de vir embarcada com vários recursos eletrônicos e de tecnologia, a Hyperstrada tem como destaque o novo motor Testastretta 11° de 821 cm³ que produz potência de 110 cavalos a 9.250 rpm e torque 9,1 kgfm a 7.750 rpm. O câmbio é de seis velocidades.A Hyperstrada ainda conta com acelerador eletrônico, freios ABS com dois níveis de atuação (Sport e Maximum) podendo ser desligado no painel, controle de tração e três modos de pilotagem Sport (110 cv e intervenção de torque máximo), Touring (110 cv e torque médio) e Urban (75 cv e torque reduzido).Segundo o fabricante, a nova aventureira italiana pesa apenas 181 kg e o tanque de combustível tem capacidade para até 16 litros. As rodas são aro 17 e a suspensão traseira é monoshock com regulagem de pré-carga.Com suas características de versatilidade, tecnologia e robustez para encarar diferentes situações na estrada e na cidade, a Hyperstrada pode ser uma pedida e tanto também para o mercado brasileiro. Vamos esperar pelas novidades.

PS.Ainda prefiro a KTM esse farol e paralamas, me fazem lembram as mosquitas XRErsrs

jmferreira
05/07/2013, 02:40 PM
E esse comparativo aí abaixo, o que acham, é válido?
http://www.cyclecanadaweb.com/articles/13484/
Abçs.

bokomoko
07/07/2013, 10:27 PM
E esse comparativo aí abaixo, o que acham, é válido?
http://www.cyclecanadaweb.com/articles/13484/
Abçs.

O comparativo foi muito fraquinho. Praticamente não falaram sobre a R 1200 GS. No vídeo. O texto é bem longo e é mais um reporte da viagem e da aventura do que um teste propriamente dito. Os relatos dos vários pilotos sobre as várias motos é bem interessante. O mais interessante é que a Suzuki GSXF 1250, leia-se Bandit Carenada, saiu-se muito bem. Esse motorzão da Bandit é realmente uma delícia. Imagino se a Suzuki teria a coragem de lançar uma bigtrail de 4 cilindros como a Versys 1000 da kawasaki com esse motorzão. O problema do torcão estaria definitivamente resolvido.
A MCN, revista de motocicleta da Inglaterra tentou fazer um comparativo de bigtrail com a KTM, a BMW e a ST mas não deu certo porque a Ténéré, recém lançada então, sofreu um pequeno acidente que a tirou do comparativo. Naquele teste a KTM foi a preferida. TInha muito off-road nesse teste.
Curiosamente, sempre que o teste envolve um trecho substancial de estrada, a Ducati Multistrada dá show.

Osvaldo
22/09/2013, 10:51 PM
Vitor, eu tinha uma Te 250 e, depois de muito pesquisar e estudar, achei que a Sertão atendia minhas necessidades. Não fui de 660 z por causa da falta de ABS, acho que é uma moto muito pesada para não ter ABS.
Estou gostando da Sertão: muito confortável (amortecedor a gás), econômica (22 km/l), ótima de curvas e vinha com alguns opcionais que valorizei (bolha alta, suspensão à gás e roda raiada, que na 650 gs normal não tem).
Olhei a Versys e fiquei na dúvida. Olhei a V-Strom e tb fiquei na dúvida. No fim a Sertão foi minha decisão, também por causa da promoção que estava rolando.
Por enquanto eu estou gostando.

Nossa que tópico sensacional!!!

Ainda tenho dúvida quanto ao meu UP. Minhas opções:

F800gs: É o sonho. Mas um pouco fora pra mim $. E por morar no interior fica mais difícil para as manutenções (autorizada mais próxima uns 250km)

DLVstrom: Mexe com o coração. Realmente uma BIGtrail, mas tenho medo de não conseguir fazer os passeios off que faço hoje de Tézinha.

Té660z: A ideal para as aventuras, ciclisticamente falando. Mas o mono cilindro de 48 pocotós entrega pouco pelo $ cobrado.

policecolt
24/09/2013, 10:34 AM
Quais as bigtrail mais vendidas no Brasil
Pessoal, a Fenabrave divulgou os dados do fechamento de Junho de 2013, ou seja, metade do ano. Eis os dados

<tbody>
Pos
Modelo
Mai
Jun
Acumulado
%part

YAMAHA XT 660
280
192
1.380
21,87%

BMW/F800 GS
234
223
1.316
20,86%

BMW/G650
168
135
948
15,02%

HONDA/XL 700V
86
79
587
9,30%

BMW/BMW R 1200Gs
126
161
551
8,73%

TRIUMPH/TIGER 800 XC
95
84
352
5,58%

SUZUKI DL 650
38
27
282
4,47%

KAWASAKI Versys 650
47
43
213
3,38%

YAMAHA Super Ténéré
34
28
167
2,65%

10º
HONDA/CRF 250
57
78
155
2,46%

Total

1.230
1.146
6.310
100%

</tbody>

bigorna
25/09/2013, 08:01 AM
Como assim CRF250 L "bigtrail"?

Por sinal andei na motinha em uma pista de motoX e de Cross-country neste final de semana: não gostei muito...

Ela parece muito mais OFF do que realmente é. Achei o motor fraco (as CRFs230 dos bigorninhas sao bem mais fortes) e a suspensão mole demais. Com certeza uma moto urbana com uma "cara" de motocross

Mpsz
04/11/2013, 11:58 AM
Pessoal,

Hoje tenho uma Suzuki XF650 Freewind (2002) e apesar de gostar muito dela estou pensando em pegar uma moto mais nova.
Andei lendo os posts para tentar ajudar na minha decisão, mas ainda estou em dúvida.
Minha idéia inicial era partir para uma TDM 900 (nem sei se posso dizer que é uma big trail, é?), mas devido a dificuldade de encontrar destas motos à venda, comecei a olhar outras opções.
Não faço um uso off da moto, mas gosto da idéia de poder sair da estrada de vez em quando.
Minha lista de desejos hoje, varia entre uma XT 660Z Ténéré, a Versys ou a V-Strom.
Na Ténéré me incomoda ser mono-cilíndrica. Pensava em pegar uma bi, por conta da menor vibração e maior conforto na estrada. Procede?
A V-Strom eu acho muito abrutalhada, grande mesmo. Mas gostei do modelo novo (2013), só que acho que está fora ($$$) dos meus limites.
Não tenho uma opnião formada sobre a Versys. Acho estranho aquela saída de escapamento baixo para uma moto off. O relato da conforto para o garupa é problema, pois viajo com a patroa.
Não sou um cara alto, por isso uma F 800 GS deve compromoter um pouco a segurança no dia a dia. Além de ser muito cara tb.
Aceito sugestões.

Grande abraço,

Calabria
04/11/2013, 10:01 PM
Não fez um test ride na Transalp? Tô adorando a minha e só tenho 1,68m de altura!
São dois cilindros e tem o menor preço de mercado no segmento específico dela.
Além disso, tem todas as 'vantagens' de ser Honda.

Mpsz
05/11/2013, 04:04 PM
Não fez um test ride na Transalp? Tô adorando a minha e só tenho 1,68m de altura!
São dois cilindros e tem o menor preço de mercado no segmento específico dela.
Além disso, tem todas as 'vantagens' de ser Honda.

Calabria,

Não sei aí na sua cidade, mas aqui no RJ as motos Honda são muito visadas pelos meliantes e os seguros são altos.
Por este motivo não coloquei na minha lista nem a Transalp nem as NX700.

Abraços,

José Nilton
21/11/2013, 10:32 AM
Putz... O assunto dá "pano prá manga" mesmo, héim, galera. Mas vamos lá, encarar esta "doce dificuldade" para escolher a máquina...rs. Acho que já constatei algumas coisas; vejamos se os amigos concordam comigo. Para começar, conforme já relatei, a minha última BT foi uma XT600 - ótima no off, perfeita no urbano, consumo e manutenção legal, mas ruim praca na road! Penso em adquirir uma motinha até uns 30 pilas! Vamos aos fatos verificados: XT660-melhor para city e trilhas mais travadas; V-strom melhor para as roads; e por aí vai. Na verdade, quero uma máquina que me atenda razoavelmente bem no trânsito urbano, boa para viagens longas em rodovia, e pra fazer viagens off-road com alguma trilha (tipo subir a Serra Branca da Babilônia, que considero nível médio - usei este exemplo pois a Serra da Canastra é praticamente o meu "quintal"). Confesso que meu objeto de desejo é uma BMW F800GS semi-nova (apesar da Triumph 800 estar nos calcanhares da mesma!). Gosto tbm da BMW 650, que poderia ser 0KM, mas escutei algumas críticas! E sobre a 800GS, o que me preocupa um pouco seria custo de manutenção! E aí? Podem me ajudar a concluir alguma coisa? (me desculpem pelo texto longo...rs) Abraços a todos.

Odil
21/11/2013, 01:14 PM
Putz... ... XT600 ... V-strom ... BMW F800GS ... Triumph 800 ,,, BMW 650,...

José Nilton, não considerou a Versys?

José Nilton
21/11/2013, 07:52 PM
Olá, Odil. Td bem, parceiro? Olha, ainda não formei opinião sobre a Versys simplesmente por não ter tido um contato mais "téti-a-téti" com ela. De repente é uma opção. Confesso que ainda to meio perdidão, devido a tantas opções e opiniões, mas como li lá pra cima, a melhor BT pra mim será aquela com o meu nome no certificado...kkk. A gente que não queima grana fica meio com medo de não fazer bom negócio, né? E pra complicar (ou descomplicar, talvez...rs) um pouco, apareceu uma Transalp 2012/2012 zero, que tá meio "encalhada" aqui na Honda daqui, com $$$ bem abaixo da tabela! Pena que não gostei muito da cor, senão acho que já tinha entrado (apesar de algumas críticas que li sobre ela ser meio "antigona"). Os proprietários das Transalp poderiam me ajudar! Abraços a todos.

Rici
23/11/2013, 10:11 AM
José Nilton, tudo na paz?

Dúvida boa a sua hein? neste seguimento temos opções para todos gostos (ou quase) realmente. Em janeiro deste ano estava pensando em uma moto para meu uso com praticamente o mesmo perfil de utilização que o seu. Tive motos excelentes em alguns aspectos, mas péssimos em outros.Tudo depende do tipo de utilização que fará dela,e este tipo de uso que você pretende acho que a Transalp se encaixa. Ande com vontade nesta moto e tire suas conclusões.

Ser boa deutilização no trânsito,ser boa em utilização nas estradas de terra, cascalho ou lama, ser boa na utilização em passeios mais longos, boa de conforto tanto para mim como para a garupatroa, boa de autonomia quando usada dentro do permitido ou mais um pouquinho, boa velocidade de cruzeiro sem forçar e com sobra (130km/h), boa sobre valores de manutenção (preços das peças de manutenção na maioria das vezes mais baratos que as mesmas da sua categoria), boa de valor de seguro, boa de freios ( não abro mão do ABS), boa de estabilidade (muito boa de curva),boa capacidade de carga (200 kg sem quebra de chassis). Muito boa em praticamente você não sentir vibrações do motor . Boa também nos feedback de proprietários que utilizam a vários anos na Europa e nenhum problema grave até hoje relatado, pelo menos que eu saiba.

Olhe para esta boa moto, que não é excelente em nada mas também longe de ser ruim em um ou outro quesito, dentro das suas limitações de uso claro!. Achar a moto ideal não será fácil, mas a moto boa em tudo nesta categoria ainda desconheço uma que equipare a ela e te digo isto com um pouco de conhecimento de uso, e não de palpites ou testes realizados por "especialistas". Talvez teremos opiniões diferentes, mas na soma geral dos pontos positivos tenho certeza que muito concordam comigo.

Quer uma moto multi uso com preço médio e que não precisa ir a oficina para tirar vazamentos, regular lenta,soldar chassis...?
Talvez uma moto com mais de vinte anos de vida no mundo e que tem em Portugal e Espanha uma legião de donos que nunca tiveram problemas graves relatados até hoje, seja até mais que boa realmente.

Experimente uma Transalp, faça as comparações no seu tipo de uso com as suas concorrentes, comprar e arrepender depois é de doer o coração e o bolso agradece...

Não existe moto ruim e nem excelente em tudo, existe a compra errada para o tipo de uso de cada um.

Abraço.

José Nilton
23/11/2013, 12:20 PM
Fala, Rici. Grande defesa da TA, héim, amigo! Assim fico mais tranquilo, se esta for a "vítima"...rs. Estou inclinado em pegar esta que citei no post acima, especialmente pelo valor (que está bem defasado por ser uma moto 2012, apesar de 0KM); só 2 poréns: como falei, não gostei muito da cor; e esta não vem com ABS! Sou um cara tranquilo na "tocada", acho que não terá problema, certo? Valeu pelo depoimento. Abração.

Rici
23/11/2013, 06:13 PM
Fala José Nilton, tranquilo?

Olha, depois de alguns anos de moto e de idade, se bem que não ficamos velhos,ganhamos experiencias né, não faço apologia a nenhuma fábrica,modelo ou montadora, apenas opino no que vi que se encaixa positivamente ou não para o meu tipo de uso.
E digo que depois de algumas poucas motos que comprei nova, nunca mais entrei em uma autorizada com nenhuma delas. Se dependessem de minha grana de revisões pós garantia ou apenas das trocas de óleo estariam fudidos! Temos inúmeros argumentos para isso e já a bastante tempo. São raras as exceções hoje.

Sou detalhista em alguns aspectos que acho fundamentais e sem deixar me levar pela empolgação de um "mimo" que justifique o alto preço pedido por um produto. Se este produto se encaixar no meu perfil de uso e no meu bolso, excelente para mim, independente de ter farol quadrado, redondo ou vesga...afinal penso que estética é detalhe pessoal e dificilmente teremos todos juntos em uma só moto.

Faço contas assim, mesmo que seja em uma moto que ando apenas para conhecer: na minha cabeça tenho duas colunas, em uma coluna tenho os pontos positivos e em outra os pontos não tão positivos.
Andar em uma Z800 e dizer que não é boa de garupa, ou mesmo dizer que uma Boulevard 1500 tem o defeito de não ser boa de curva, aí também não, né?. Tudo dentro do propósito oferecido.

Começando com um simples número de autonomia, posição, passando pelo motor, freios, torque... até chegar ao valor do seguro, manutenções e revenda. E o bom de isto acontecer é porque temos várias opções de escolha nos mais diversos seguimentos, que sem elas não teríamos comparativos.

Um detalhe: minhas velocidades de passeios de alguns anos de "experiência" para cá, vem sendo inversamente proporcional à minha idade...

Abraço e sorte na escolha.

Daniel Pais
23/11/2013, 08:53 PM
Somente completando o Rici, considero a Transalp uma moto honesta pois, diante de todas as bigtrails do mercado, ela é mediana em todos os quesitos sem ser a melhor num quesito ou pior em outro. Somente a título de exemplo: Eu possuo uma DL 650, com conforto notóriamente superior que a Transalp na estrada mais um verdadeiro navio na cidade e totalmente desajeitada na terra, enquanto que a Transalp é uma moto mediana em todos esses quesitos.

Digo que só não estou com a Transalp hoje devido ao preço do seguro dela aqui no "Hell of Janeiro" (R$1.200,00 superior ao da DL 650) e por ter essa Dl caído no meu colo a um preço absurdamente barato.

Por fim, apesar dos boatos de que sairá em breve de linha (boatos por enquanto, nada confirmado), diferente dos demais brasileiros eu vejo uma moto/carro como bem de consumo, sem me importar se depois ela será difícil de vender ou se perderei o dinheiro "investido". Meu conselho é que você compre aquilo que fizer o seu coração bater forte.

policecolt
18/12/2013, 01:34 PM
V stron 650 sem sombra de duvidas e estaras bem servido.

ulisses barros
18/12/2013, 03:24 PM
Eu ia de Vstrom ou TA.

ghamauricio
10/01/2014, 12:17 PM
Herbert, tem uma estatística de motos dos usuários do PBT?

Laplace
10/01/2014, 02:36 PM
Se aparecesse uma Transalp no precinho, não me faria de rogado. Esse foi o principal motivo por ter comprado a Versys: oportunidade.

Como já disseram, acho que a Transalp cumpre todos os requisitos para uma BT. Não é brilhante em nenhum quesito, tampouco decepciona em algum...

Sobre estética, ela não é uma maravilha do design moderno. Mas de todas as BT's, bonita mesmo, só a Ducati Multstrada. O resto varia de feia pra bonitinha, caso da Triumph. Moto pra mim tem de atender suas expectativas e tem de ser divertida. Se for pra ser bonita, vou querer uma esportiva.

Laplace
MotoGP Argentina 2014
http://goo.gl/maps/wFyX7

JeanR
16/05/2014, 01:03 PM
Tenere 660Z ou CB500X?

Sei que as duas não tem nada a ver, por isso a minha dúvida. Consigo tirar a Tenere 2013 0km quase que pelo mesmo preço da CB.

Atualmente tenho uma XRE 300, ando 80% cidade, 18% rodovia e 2% terra. Ela me satisfaz, porém queria dar um up por questões de maior potência e conforto em viagens. Não sou de pegar um off mais forçado, por falta de oportunidade mesmo, porém vez e outra rola alguma coisa.

A Tenere é monocilíndrica, tem mais vibração, mais consumo, privilegia o torque. Tem design muito bonito, impõe respeito, mais alta (tenho 1,72m, é problema?). É mais visada para roubo e o seguro muito caro. O comércio de Yamaha na minha cidade é uma porcaria, fiquei 1 ano pra vender uma fazer filé. Só não sei da manutenção dela, é cara?

A CB500X é bicilíndrica, pouca vibração, bom consumo, não tem torque de trator mas tem a mesma potência da Tenere. Achei bonita, é baixa, parece que não impõe muito respeito. Não sei como vai ser o comércio delas, mas a honda apostou 8.000 unidades no ano, número ótimo. Tem freio ABS.

O que vocês acham? Esqueci algum detalhe importante?

PS: não fiz o test ride em nenhuma por enquanto, mas vou fazer.

Micheloff
16/05/2014, 02:07 PM
Tenere 660Z ou CB500X?

Sei que as duas não tem nada a ver, por isso a minha dúvida. Consigo tirar a Tenere 2013 0km quase que pelo mesmo preço da CB.

Atualmente tenho uma XRE 300, ando 80% cidade, 18% rodovia e 2% terra. Ela me satisfaz, porém queria dar um up por questões de maior potência e conforto em viagens. Não sou de pegar um off mais forçado, por falta de oportunidade mesmo, porém vez e outra rola alguma coisa.

A Tenere é monocilíndrica, tem mais vibração, mais consumo, privilegia o torque. Tem design muito bonito, impõe respeito, mais alta (tenho 1,72m, é problema?). É mais visada para roubo e o seguro muito caro. O comércio de Yamaha na minha cidade é uma porcaria, fiquei 1 ano pra vender uma fazer filé. Só não sei da manutenção dela, é cara?

A CB500X é bicilíndrica, pouca vibração, bom consumo, não tem torque de trator mas tem a mesma potência da Tenere. Achei bonita, é baixa, parece que não impõe muito respeito. Não sei como vai ser o comércio delas, mas a honda apostou 8.000 unidades no ano, número ótimo. Tem freio ABS.

O que vocês acham? Esqueci algum detalhe importante?

PS: não fiz o test ride em nenhuma por enquanto, mas vou fazer.

Olha Jean eu sou suspeito, pois tenho uma Tenere 660, mas não da pra comparar a cb 500x no mesmo nível de big trail... A tenere é uma moto muito mais refinada , mesmo não tendo abs... Comece pelas suspensões a da tenere é Paioli italiana com regularem de retorno .... Balança de alumínio com amortecedor com gás , também com regularem de retorno ... Você não cotou o seguro ainda, mais quando cotar o da cb vai ficar mais caro que o da té... Agora vamos a outras qualidades o motor .... O motor da 660 hoje é a prova de pau ! Não existe quem não elogie sua resistência... As revisões são de 10 em 10 mil e da cb são de 5 em 5... Bom se você quer andar só na cidade e não use os atributos do off... Da para pensar em coisa melhor com a grana de uma cb 500 você pega uma versys 650... Outro nível ... Bom não sei se te confundi mais.... Mas eu ficaria com a té! Té mais !

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Leandro Leal
16/05/2014, 02:17 PM
Jean, acredito que sua decisão precisa ser baseada fundamentalmente no seu estilo e no uso que pretende fazer da que escolher.

Eu iria na Tenere pura e simplesmente pelo meu estilo, mas ambas são excelentes motos. A CB500 é mais moderna, sem dúvida, mas pra mim não rola.
Temos a mesma altura, já andei na Tenere de boa, já tive XT66 e atualmente tô de F800GS e não tenho problema nenhum pra colocar as pontas (bem pontinhas mesmo) dos pés no chão, mas outras pessoas ficam incomodadas com isso.

Sobre a manutenção, aquele motor da 66 é um monstro. Se tiver óleo não dá problema, certamente nesse quesito a Yamaha leva muita vantagem.

E sobre as revendas, Honda sempre vai vender mais rápido. Acredite, ainda tem gente que acredita e repete que "moto é Honda"...

Basicamente você resumiu tudo, agora só falta fazer os testes drives e ver a que melhor se encaixa no seu perfil e a que vai te deixar com aquele sorriso escancarado debaixo do capacete.

Boa sorte na escolha e não esqueça de compartilhar suas impressões sobre as máquinas.
Abração,

Heck
19/05/2014, 09:21 AM
Prezados,

Aqui vai uma dúvida que estou tendo também.

Por questões orçamentarias, para mim é impossível comprar uma moto 0km agora. Vou optar por uma usada, em boas condições.

Estou em dúvida entre uma Transalp 2011 com ABS ou uma G650GS 2012/2013. Eu dificilmente usaria ela no off road. A maior parte do tempo seria estradas e cidade (moto para final de semana mesmo).

Estou entre essas duas opções, pois considero o ABS fundamental como item de segurança.

Também preciso levar em conta uma possível viagem para Argentina no primeiro semestre de 2015.

Conto com o auxílio e experiência dos colegas! :)

Abraços

Heck

bokomoko
19/05/2014, 09:50 AM
Tenere 660Z ou CB500X?

.

Considerando que só 2% vai ser terra, eu iria de CB500X que é muito mais confortável (presumo) do que a Ténéré 66.

A Ténéré 66 seria a minha moto em 2009 se ela estivesse por aqui na época. Acabei comprando uma XT66 e estou muito satisfeito. Vou radicalizá-la para usar só na trilha.

Mas para o seu uso na estrada, dois cilindros são melhores que 1. Recomendo.

JeanR
19/05/2014, 11:07 AM
Obrigado pelas respostas e opiniões dos colegas. Acho que só vou decidir mesmo fazendo um teste ride em cada uma. As duas tem suas vantagens, estou pendendo mais para a CB500X, porém como ainda é muito nova gera muitas dúvidas.

Valeu!!!

RicBoris
19/05/2014, 02:37 PM
Minha dúvida reside numa dessas três:

R 1200 GS
TEX 1200 XC
ST 1200 Z

Qual os amigos sugerem?

:confused:

Via Tapatalk

menezes
20/05/2014, 08:42 AM

R 1200 GS
TEX 1200 XC
ST 1200 Z

Qual os amigos sugerem?

:confused:

Via Tapatalk

Se você tiver oportunidade de dar um volta em todas, vai ter uma única certeza, TEX1200 xc. Será o meu próximo UP. Que moto fantástica. Os engenheiros estão muito próximo do que possamos chamar de perfeito.

menezes
20/05/2014, 08:44 AM
Obrigado pelas respostas e opiniões dos colegas. Acho que só vou decidir mesmo fazendo um teste ride em cada uma. As duas tem suas vantagens, estou pendendo mais para a CB500X, porém como ainda é muito nova gera muitas dúvidas.

Valeu!!!

Você só colocou estas duas, e pela sua altura vejo que a yamaha seria muito alta, mas por este valor aproximado você teria a oportunidade de ter uma tiger 800.

RicBoris
20/05/2014, 09:46 AM
Se você tiver oportunidade de dar um volta em todas, vai ter uma única certeza, TEX1200 xc. Será o meu próximo UP. Que moto fantástica. Os engenheiros estão muito próximo do que possamos chamar de perfeito.

Valeu Menezes!

Vejo que a inglesa fez sua cabeça, heim rapaz?!

rs

Via Tapatalk

menezes
20/05/2014, 10:25 AM
Prezados,

Aqui vai uma dúvida que estou tendo também.

Por questões orçamentarias, para mim é impossível comprar uma moto 0km agora. Vou optar por uma usada, em boas condições.

Estou em dúvida entre uma Transalp 2011 com ABS ou uma G650GS 2012/2013. Eu dificilmente usaria ela no off road. A maior parte do tempo seria estradas e cidade (moto para final de semana mesmo).

Estou entre essas duas opções, pois considero o ABS fundamental como item de segurança.

Também preciso levar em conta uma possível viagem para Argentina no primeiro semestre de 2015.

Conto com o auxílio e experiência dos colegas! :)

Abraços

Heck

iria de G650, Transaup e uma boa moto, mas a g650 é melhor.

ricardoffa
21/05/2014, 08:41 AM
Bom também vou contribuir com minha experiência e opinião:

Desde moleque queria correr de motocross ou pegar trilhas, mas não rolou um PAItrocinio, assim a moto que mais fiz OFF foi a minha primeira, uma CG 125 que ralei pra cauaca!!! coitadinha... depois dela tive XL 125, Twister, Falcon, XT 660R, VStrom 650, Honda Lead (ops) e a atual NC 700X, não vou relatar minha experiência com cada uma senão vai virar um livro, mas resumindo, meu sonho de correr de motocross foi pro espaço, ainda bem porque acho q teria me matado!
Enfim, cada uma tinha seu lado positivo e negativo e de todas a que está me servindo melhor é a NC, pois uso quase diariamente pra ir ao trabalho (55 km de rodovia pista dupla) e uso-a tranquilamente na cidade. Não é uma BT autêntica e até agora não peguei terra, mas já vi q terra não é pra ela.
O que mudaria nela: suspensão é meio dura pra buraqueira das ruas, câmbio é barulhento, colocaria uma transmissão por correia...

Era isso, abs!

Thiago Soares
03/06/2014, 08:44 PM
'Versys 650' ou
'Versys 650 tourer' !?

Ambas 0km, qual vc compraria e claro, porque?!

Martines
07/06/2014, 10:31 AM
'Versys 650' ou
'Versys 650 tourer' !?

Ambas 0km, qual vc compraria e claro, porque?!

Thiago.

Ja tive uma versys 650 e para mim como uso 80% cida de e acho perfeita.. se a utilização fosse ao contrário pegaria a tourer.

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

Maryna Ferreira
09/11/2014, 03:10 PM
Olá pessoal!!!É a maior dúvida que tenho e preciso da ajuda de vocês para decidir.Estou pensando em adquirir uma big trail,mas como sou do interior adoro ir pra terra dar umas voltinhas de moto (coisa de final de semana), mas também pretendo fazer viagens um pouco longas no asfalto.
O meu maior receio é a minha altura pois só tenho 1,68m e também da moto ser muito pesada para mim.
Confesso que sou queridinha das BMW mas visual não é tudo.Eu gostaria de saber a opinião de vocês que já tem bastante experiência no assunto.
Desde já agradeço e se precisar de mais informações me alertem.

Badal
09/11/2014, 04:22 PM
Olá pessoal!!!É a maior dúvida que tenho e preciso da ajuda de vocês para decidir.Estou pensando em adquirir uma big trail,mas como sou do interior adoro ir pra terra dar umas voltinhas de moto (coisa de final de semana), mas também pretendo fazer viagens um pouco longas no asfalto.
O meu maior receio é a minha altura pois só tenho 1,68m e também da moto ser muito pesada para mim.
Confesso que sou queridinha das BMW mas visual não é tudo.Eu gostaria de saber a opinião de vocês que já tem bastante experiência no assunto.

Oi, Maryna.
Tenho a mesma altura que a sua e a Transalp não me traz nenhum problema quanto a isso. O peso, que em princípio parece ser um problema, no final das contas acaba sendo uma ajuda. Parece que o peso ajuda a manter a moto mais em pé, mais firme, talvez pelo fato do peso da moto ser mais na parte de baixo, desde que não se deixe a moto inclinar. Aí ninguém segura mesmo. Quanto a esse aspecto, eu me sinto muito mais seguro na TA do que na Falcon que eu tinha anteriormente. A Falcon pesa menos, mas o peso dela parece ser maior na parte superior dela.
Antes de decidir pela TA, sentei na BMW G 650 e tive a impressão que não teria problemas com essa também.

Boa sorte na escolha.
Abraço.

Pablo Aquino
09/11/2014, 08:38 PM
Boa Noite,

Tópico ainda muito atual para os dias atuais... lógico surgiram várias outras opções no mercado, porém as definições de uso, bolso ainda permanecem as mesmas acima citadas.

Obrigado a todos por suas excelentes colaborações.

LauMP
09/11/2014, 10:48 PM
Mariana, li na sua apresentação que você ainda não tem muita experiência e ainda está correndo atrás da sua CNH; então recomendo uma motocicleta na faixa das 250/300cc para que você possa consolidar os fundamentos, tanto do on quanto de off road. Aí, quando você for pra uma moto maior, será muito mais fácil.

bokomoko
10/11/2014, 06:38 PM

R 1200 GS
TEX 1200 XC
ST 1200 Z

Eu iria de ST 1200, depois a R 1200 GS e por último a Tex 1200.

A ST é a que tem a melhor relação custo benefício. A R 1200 GS é a rainha mas acho-a muito grande e mais aslfato. A TEX é ainda mais asfalto que as outras duas.

bokomoko
10/11/2014, 06:41 PM

A BMW G 650 GS é a mais baixinha e fácil de pilotar das BigTrail. Recomendo. Além disso ela vem com ABS o que ajuda bastante quem está começando. O ABS por acaso, pode ser desligado quando sai do asfalto, facilmente.

Uma G 650 GS usada sai muito barato. Para ser a sua primeira BT é uma boa alternativa. Se quiser uma moto mais jipe, mais rústica, sem muita frescura, a boa e velha XT 660 R é uma alternativa. Dá para encontrar umas 2007/2008 em bom estado por uma pechincha.

Eu tenho uma XT66 que não vendo por dinheiro nenhum. Só empresto para os amigos de confiança. Hoje mesmo eu vim trabalhar de moto e foi de XT.

Inclusive, instalei nela um acessório anti-coxinha.

Du.
10/11/2014, 09:05 PM
Maryna,
Experimente a Bmw 650 embora não seja a que tem melhor desempenho na estrada. Tem boa pegada off road e é compatível com sua altura.
Mas a dica que deram de começar com uma moto menor deveria ser considerada. Nem que seja uma usada para ser usada por alguns meses. E depois trocada pela moto do sonho.
Abraços Du.