Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 40 de 100

Tópico: As bagagens numa longa viagem de moto

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012

As bagagens numa longa viagem de moto

[SIZE=2]O perigo de uma viagem de moto está nas malas, nos baús e bolsas que levamos. Elas podem nos impedir de apreciar a beleza que nos espera.[/SIZE][SIZE=2]

Já experimentei na carne a verdade dessas palavras, mas aprendi. Minhas malas eram sempre superiores às minhas necessidades, e por isso minhas partidas e chegadas eram mais penosas do que deveriam. Andei pensando sobre as malas que levamos em nossas viagens de motocicleta. Elas são expressões de nossos medos, elas representam nossas inseguranças.[/SIZE]

[SIZE=2][/SIZE]
    [SIZE=2]Olho para um motociclista que passa com suas imensas bagagens atreladas e fico curioso em saber o que há dentro delas. Tudo o que se leva, está diretamente ligado ao medo de necessitar. O fato é que essa bagagem toda representa nossa insegurança, digo por mim. [/SIZE]

[SIZE=2]No início de minhas viagens de motocicleta, levava comigo a pretensão de deslocar o meu mundo, tinha medo do que iria enfrentar, isso, quando ainda não existiam malas laterais, top case, bolsa de tanque, etc., a bagagem viajava em bolsas improvisadas amarradas ao bagageiro, envoltas em lona de caminhão. Eu queria fazer caber no exíguo espaço a totalidade dos meus significados. A justificativa é racional, pois corresponde às regras do bom senso, preocupações naturais de quem não gosta de passar privações.
    [/SIZE]

[SIZE=2]Nós nos justificamos: posso precisar disso, posso precisar daquilo... Olhava ao meu redor e via que as coisas que pretendia levar não poderiam ser levadas. Às vezes durante uma longa viagem de moto me recordo de alguma coisa esquecida, ou então, inevitavelmente concluo que um terço do que levei não me serviu para nada. [/SIZE]
    [SIZE=2]
    Partir é experiência inevitável de sofrer ausência, nisso mora o encanto da viagem de moto. Viajar de moto é descobrir um mundo que não temos, é o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence, visto sobre duas rodas. A partida nos abre os olhos para o que deixamos - bom é partir, melhor é voltar. A distância nos permite mensurar os espaços deixados, por isso, partidas para longas viagens e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que nos é essencial. Ao ver o mundo que não é meu, eu me reencontro com o desejo de amar ainda mais o meu espaço. [/SIZE]

[SIZE=2]Boas partidas e chegadas a todos!!!
    [/SIZE]

[SIZE=2]

Fonte: (Rock Riders) texto por Otavio Araujo “Gugu” - 68 anos, motociclista há 52 anos. Administrador e empresário da construção civil que roda em uma H
    [/SIZE]
    [SIZE=2]onda Varadero XL V 1.000 - E-mail: [/SIZE][SIZE=2]otavio@globalplayer.com.br[/SIZE]
    Herbert
    Administrador do Portal Bigtrails
    -----------------------------------------------

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    9R
    Marca
    John Deere
    Ano
    xxxx
    Hebert, embora curto, belíssimo texto.
    Nos põe a refletir sobre o que devemos realmente levar.
    Quem é que não passa alguns momentos de conflitos internos ao decidir sobre o que levar ou não.
    Faz um tempo que busco sempre andar com o "necessário", tentando extirpar o "extraordinário", mas mesmo assim é sempre uma guerra psicológica... rsrs
    abs, Bart

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Bart

E que guerra psicológica isso é! É muito comum levar mais do que o necessário, mas eu acho que só com o tempo vamos aprender e encontrar o equilíbrio. Mas se nos adiantarmos e aprendermos com as experiências de outros, como o Gugu (autor deste texto), aí sim vamos ficar espertinhos no assunto bem mais rápido.

E por falar em levar somente o necessário em nossas viagens, fica aqui a mensagem que eu aprendi há muito tempo atrás vendo vídeos infantis com os meus filhos:

Última edição por VitãoRJ; 04/06/2012 às 08:38 PM.
    Herbert

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    9R
    Marca
    John Deere
    Ano
    xxxx
    :D:D:D:D

essa é justamente a música que fico cantando na minha cabeça todas as vezes que faço a mala para viajar....

boa Herbert

abs, Bart

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    XT 660R / XT1200Z/R1200GS Adventure
    Marca
    Yamaha/BMW
    Ano
    2009 /2012/2015
    Maravilhoso o texto Herbert pois nos leva de forma simples e objetiva a esta reflexão implacável: "levo isso ou não?".
    Hoje pela manhã, mexendo em um guardados aqui em casa achei uma relíquia: um bagageiro que fiz prá primeira viagem longa que fiz, em 98, numa Sahara, sozinho, para o nordeste. É um trambolho de envergonhar qualquer um...hehehehehe... mas na época achei "engenhoso" e útil. Depois vou postar uma foto dele aqui... vcs vão ver que coisa "monstruosa" em todos os sentidos... e pesada. E levei tralhas e mais tralhas e não usei, de fato, nem 1/3 de tudo. Prá terem uma idéia, na volta eu despachei minha bagagem de Aracaju para minha cidade, e cheguei com apenas um baúzinho. Hoje acho que tenho uma noção melhor do que é necessário, do que é conveniente, do que é "perfumaria" e do que é "ilevável" (hahahaha... gostaram da palavra???).
    Quanto ao filme, pode ter certeza de que vou passar para os filhos e esposa, que irão comigo.
    [SIZE=1]www.viajandodemotoporai.com.br[/SIZE]

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    É isso aí Bart e Elton. Só o necessário mesmo! Nada de levar o "ilevável", rsrsr...

Ah! Elton! Estamos aguardando a publicação da foto do bagageiro da Sahara. Esta sua experiência pode ser engraçada, mas com certeza é muito útil ao tópico!
    Herbert

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Também tenho essa preocupação! Para viagens um pouco mais longas levo camisas velhas, assim posso abandoná-las ao longo da viagem e comprar novas, principalmente em cidades bacanas por onde passo!

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Boa dica Leon! Boa dica!
    Herbert

Avatar de Bernardo Gomes Marques

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2010
    Eu também levei muita coisa que não usei, principalmente roupas de frio. Aí você vai pensar: mas não faz frio em muitos locais, nos quais você foi? faz sim, mas eu ficava praticamente o dia todo andando de moto, com a jaqueta, camisa por baixo e tal... de noite, um bom casaco já resolvia, no meu caso, que não sou de sentir frio.

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Mais uma boa dica quem sabe do que está falando. Valeu Bernado!
    Herbert

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    XTZ 250 Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Realmente sensacional o texto!

Estou em vias de comprar uma Ténéré 250 para fazer viagens semi-longas e a minha namorada sempre quer ir junto. E eu sempre imagino que já é difícil ir sozinho, que dirá a dois! Fora o peso e espaço que uma pessoa ocupa diretamente, ainda tem o peso e espaço que ela ocupa indiretamente com suas coisas.

Mas ao ler este texto me bateu uma ponta de esperança, imaginando que talvez seja possível fazer uma viagem dessas com garupa. Não vai ser o passeio mais confortável do mundo, mas se eu quisesse conforto comprava um carro.

Obrigado por abrir os meus olhos para isto! Meus parabéns pelo texto!

Um forte abraço!

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    Pegaso 650
    Marca
    Aprilia
    Ano
    2001
    É realmente muito difícil identificar o que realmente é necessário em viagens de moto. Mas a experiências dos que já viajam e um pouco de bom senso podem ajudar bastante a encontrar a medida certa.
    Ótimo post.

abraços

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    gs 1150
    Marca
    bmw
    Ano
    1999
    realmente e um assunto bem delicado....................
    vou tentar resumir o que eu levo na bagagem:
    algumas ferramentas básica para a moto(umas 5 no máximo)
    alguns remédios para enjoo, febre ,dor, anti-inflamatório,
    material higiene
    e uma peca de roupa
    o restante vou comprando na estrada

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    V-Strom XT 650 ABS
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2017
    Maurício, relaxa quanto às bagagens e a Ténéré 250! :)

Já fiz viagens de pouco mais de 1200km ao todo (ida e volta) com a minha branquela e acompanhado da minha esposa!
    Levamos baú de 33 litros, dois alforges de 33 litros (cada) e a moto respondeu muito bem! :)

Olha a bichinha aí toda carregada! :)

Viajamos numa velocidade entre 85 a 110km/h.
    Tranquilidade total... dá pra aproveitar a paisagem numa boa e claro, a cada 120km a gente fazia uma paradinha pra esticar o esqueleto e aliviar a bunda! kkk

Mas foi muito massa!
    Minha esposa não reclamou de nada. Mas as paradinhas são essenciais!

Ahh, outra coisa...
    Sempre posiciono o retrovisor esquerdo da moto para a minha esposa, para que ela participe da viagem me avisando de veículos vindo nos ultrapassar, caso eu não esteja ligado na hora ou preocupado com algo mais na frente. Deixo o espelho de um jeito que fique bom pra ela e, caso eu queira usá-lo também, não tenha problema, apenas inclinando um pouco a cabeça para o lado! :)
    A gente está sem intercomunicadores de capacete ainda, mas nos comunicamos através de sinais! Ahh, ela adora! :) E isso é muito bom, pois ela passa a realmente participar da viagem. Sem falar que, ela também vai ajudando na rota, identificando junto comigo pontos de parada, caminhos a seguir, e por aí vai! :)

Abração! \o/
    HUGO FALCÃO | Fotografia & Motociclismo
    Y o u t u b e | I n s t a g r a m | F l i c k r

Data de Ingresso
    04/2012
    Moto
    R1200GS Adv
    Marca
    BMW
    Ano
    2006
    Oi para tudo; (desculpe para meu português)

Para um grande viajar ( 15 dias minimum)

Então eu parto com tudo!

Um bolsa de frente imperméavel (para documentos e máquina fotográfica + proteção solar + soro para olhos + óculos de sol e óculos (extra) + mapas de estrada em Inglese , Francès e idioma local (Arabic o Cyrillic) para perquisar o caminho com gente)

Na bolsa na sela imperméavel 50 litros : roupas + sapatos + bolsa de banheiro

Bolsa Esquerdo : toda material pela moto : dispositivo anti-roubo + óleo + bolbos + combinação para a chuva

Bolsa Direto : estojo de pronto socorro completa (olhos, mosquitos, suturas, queimaduras, constipação...) + equipamento pela moto (reparaçao)

Isto meu perme para estar sereno!
    E especialmente muito autônomo até mesmo se eu não falo o idioma local.

Somo várias coisas: faca, luz frontale (pela cabeça ?), fita adhesiva resistante, lista hotéis, listas endereços dos amigos (pelas cartões postais), lista das concessões moto BMW , lista de consulados e embaixadas, léxico de idioma (língua) dos países, Super Glu, o multi-elétrico, coordenado de minha esposa em idioma local !

Por exemplo em Polako :

Dla wszystkich problemów :

Czy proszę dzwonić (we Francji) :

Pani ........................

00 .......................

lub 00 ........................

Em resumo quase tudo!

Roupas pela calor ou resfriado de acordo com regiões.
    Mais roupa íntima no caso de resfriado grande !!!

Data de Ingresso
    12/2011
    Moto
    Transalp XL 700VA
    Marca
    Honda
    Ano
    2011
    A cada viagem, diminuo um pouco minha bagagem. Mas só um pouco.
    sou daqueles que prefiro levar de sobra do que me arrepender de não e levado. Tem coisas que levo esperando, sinceramente, não usar, como as ferramentas, peças sobressalentes, barraca, etc. Assim como o seguro da moto (e "seguro viagem" para as viagens internacionais) é sempre melhor que voltem sem utilização.

No mais concordo com o texto, especialmente este trecho:

[SIZE=2]
    [/SIZE]
    [SIZE=2]Partir é experiência inevitável de sofrer ausência, nisso mora o encanto da viagem de moto. Viajar de moto é descobrir um mundo que não temos, é o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence, visto sobre duas rodas. A partida nos abre os olhos para o que deixamos - bom é partir, melhor é voltar. A distância nos permite mensurar os espaços deixados, por isso, partidas para longas viagens e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que nos é essencial. Ao ver o mundo que não é meu, eu me reencontro com o desejo de amar ainda mais o meu espaço.
    [/SIZE]
    [SIZE=2]

Falou tudo o que senti na minha última viagem: 17 dias pela Argentina, Chile e Uruguai.
    [/SIZE]
    Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união (Salmo 133).

Data de Ingresso
    05/2012
    Moto
    MT03
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2008
    Pessoal, estava eu olhando um relato de uma viagem para o Atacama, hehe, e encontrei naquele site "viagemdemoto.com" algumas dicas do que levar em uma viagem longa. Achei bem razoável, vou compartilhar:

• Água mineral
    • 1 Balaclava
    • Barrinhas de cereais (ou frutas secas)
    • 1 Bermuda
    • 1 par de Botinas
    • 1 Bolsa para moto
    • 2 Calças
    • 5 Camisetas
    • 1 Capa de chuva
    • 1 Capacete
    • 1 par de Chinelos
    • 1 Conjunto Jaqueta e calça de cordura
    • 5 Cuecas
    • Dinheiro e cartões Documentos
    • 3 Elásticos para moto
    • Ferramentas para a moto
    • 1 Flanela
    • 1 Jaqueta de Verão
    • Kit de primeiros socorros
    • 1 Lanterna
    • Lenço ou tubo de pescoço
    • 2 pares de Luvas
    • Manual do proprietário
    • Mapa do percurso ou GPS
    • Máquina fotográfica
    • 5 pares de Meias
    • Objetos de higiene pessoal
    • 1 Óculos de sol
    • 1 Protetor labial
    • 1 Protetor solar
    • Remédios
    • 2 tubos de Reparador de pneu
    • Reservas em hotéis
    • 1 conjunto de Segunda pele
    • 1 rolo de Silver tape
    • 1 Sunga ou 1 calção de banho
    • 1 par de Tênis
    • 4 Tie-Up

Link completo com a descrição dos itens:
    http://www.viagemdemoto.com/index.ph...cas&Itemid=176

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    XT 660Z Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Bermudas de Tectel e camisas de trilha são boas pois lavando debaixo do chuveiro,amanhecem secas e "passadas".Parte das cuecas eu troco por 2 bermudas de ciclista.

Sempre bato na tecla das chaves reservas(Moto,Baú,cadeados etc)levo tudo pendurado no pescoço além de 2 celulares em bolsos diferentes(calça e blusão) pois em caso de queda em um barranco ,com ferimentos sérios e tiver sinal,posso usa-los para pedir socorro.
    Perder uma chave em "deus me livre",principalmente se for codificada,pode ser uma dor de cabeça e tanto.

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    A pé...
    Marca
    vai ser Yamaha
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    na BMW vem uma chave de viagem, ela é pequena e de plastico cabe no porta moeda da carteira, bem pratico!
    Interessante esse detalhe da BMW!

Data de Ingresso
    05/2012
    Moto
    MT03
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2008
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    eu não levaria tudo isso ai não!!
    devido ai fato que não estaremos indo ao fim do mundo!!

Numa viagem de 15 dias

Roupas:
    5 camisetas, 3 calças sendo 1 que usaria para pilotar a moto, 2 blusas sendo 1 para pilotar a moto, 1 bermuda, 15 cuecas, 5 par de meia, pijama, chinelo, bota de andar de moto

Higiene:
    Escova de dentes, pasta de dente, sabonete, shampoo pequeno, toalha

Remedios:
    Para Febre, para dor de cabeça, e dor de garganta, protetor solar

Para moto:
    no máximo 2 cameras de ar, e 1 alicate, 1L de oleo emergência, 1 galão de gasolina, manual para revisão caso a viagem fosse maior que 10mil km

Para mim:
    Dinheiro, Cartão, Camera, notebook, garrafa de agua!

Cabe tudo em 1 bau de 45 L agora se levar carona precisa de mais espaço!

Temos que entender que levar cosias demais só atrapalha, hj em dia quase cidade tem farmacia, telefone, mecânico basico etc.
    Então temos que contar com a infra local não a infra da nossa moto!!
    Ah sim, mas acho bom termos uma "lista básica" daí cada um adapta de acordo com a sua necessidade e espaço, rs

Gostei da sua relação de itens, mas eu incluiria: capa de chuva, reparador de pneus, lanterna, flanela (se bem que eu já ando com itens como esses no meu alforge, até pra ir trabalhar, rs)

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Galera

Deem uma olhada neste tópico: O que instalar numa moto e levar numa viagem

É um tópico antigo, mas lá tem uma lista com muitas coisas de forma que serve como se fosse um supermercado de itens do que levar numa viagem. Vc vai lá e escolhe o que seria útil para a sua viagem e para as suas condições. Aproveitem!

Ah! mas uma coisa é certa! Cada vez eu levo menos bagagem em minhas viagens!!!

Herbert

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Giovani Buzzi Ver Post
    (...)
    [SIZE=2]
    [/SIZE]
    [SIZE=2]Partir é experiência inevitável de sofrer ausência, nisso mora o encanto da viagem de moto. Viajar de moto é descobrir um mundo que não temos, é o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence, visto sobre duas rodas. A partida nos abre os olhos para o que deixamos - bom é partir, melhor é voltar. A distância nos permite mensurar os espaços deixados, por isso, partidas para longas viagens e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que nos é essencial. Ao ver o mundo que não é meu, eu me reencontro com o desejo de amar ainda mais o meu espaço.
    [/SIZE]

[SIZE=2]Falou tudo o que senti na minha última viagem: 17 dias pela Argentina, Chile e Uruguai.
    [/SIZE]
    Adoro este texto. Muito bem redigido!!! Fala tudo mesmo!
    Herbert

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    xtz 250 - ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Jolise Ver Post
    Pessoal, estava eu olhando um relato de uma viagem para o Atacama, hehe, e encontrei naquele site "viagemdemoto.com" algumas dicas do que levar em uma viagem longa. Achei bem razoável, vou compartilhar:

• Água mineral
    • 1 Balaclava
    • Barrinhas de cereais (ou frutas secas)
    • 1 Bermuda
    • 1 par de Botinas
    • 1 Bolsa para moto
    • 2 Calças
    • 5 Camisetas
    • 1 Capa de chuva
    • 1 Capacete
    • 1 par de Chinelos
    • 1 Conjunto Jaqueta e calça de cordura
    • 5 Cuecas
    • Dinheiro e cartões Documentos
    • 3 Elásticos para moto
    • Ferramentas para a moto
    • 1 Flanela
    • 1 Jaqueta de Verão
    • Kit de primeiros socorros
    • 1 Lanterna
    • Lenço ou tubo de pescoço
    • 2 pares de Luvas
    • Manual do proprietário
    • Mapa do percurso ou GPS
    • Máquina fotográfica
    • 5 pares de Meias
    • Objetos de higiene pessoal
    • 1 Óculos de sol
    • 1 Protetor labial
    • 1 Protetor solar
    • Remédios
    • 2 tubos de Reparador de pneu
    • Reservas em hotéis
    • 1 conjunto de Segunda pele
    • 1 rolo de Silver tape
    • 1 Sunga ou 1 calção de banho
    • 1 par de Tênis
    • 4 Tie-Up

JÔ...

Vou me permitir algumas correções e sugestões, baseado no que aconteceu comigo em 32 dias pelas terras portenhas e chilenas.

Muitos dos itens que vc vai precisar depende de vários fatores, como o local pra onde vai, a época do ano, peguei temperaturas entre 42 a 3 graus,,com sensação térmica de menos 10 dado a soma de fatores como baixa temperatura, garoa/chuva e ventos laterais absurdamente fortes.

Vamos lá:

- Água mineral
    Tão ou mais importante é vc levar um camel bag, foi um erro meu, não levei, gastei muito, mas muito dim dim mesmo com líquidos em geral, água vc compra em todo lugar de preferência em mercados,mas com o Camel de capacidade de algo em torno de 02 litros, vc se puder, congela metade do volume de água, depois completando vc terá água fresca por boa parte do dia.
    Com o dim dim que vc economizar em água vc compra isotônicos e energéticos que em determinados momentos ajudam muito.

- Barras de cereais
    Levei várias,,voltaram todas, mas, se tiver o hábito de comer algumas,,,deixe pra comprar no caminho, vão ser poucas vezes que vai acabar comprando. Importante, na fronteira do Chile nada além de água ou os cereais, qq coisa além disso serão apreendidas ou jogadas fora, nem se importaram com combustível reserva que estava levando mas se tivesse uma laranja teria que jogar fora.

- Camisetas
    Preferencialmente Dri-fit, são muito mais práticas e rápido pra secar.

- Capacete
    Só levei uma viseira de reserva.

- Cuecas - Meias
    Usei primeiro aquelas velhinhas que estavam passando da hora de jogar fora,,,e fui deixando minha "marca" pelas terras portenhas...rs..Importante: além da almofada AirHawk usei muito uma bermuda de cliclista com proteção,,foi muito bom.

- Dinheiro
    Mínimo necessário de moeda local de cada país por onde for passar, use o CC e de Débito tb,,vc pode sacar moeda local em todo lugar, e mesmo com a taxas de conversão vale a pena pois a cotação usada é a comercial: Importante: além do CC deve-se habilitar em seu banco tb o Cartão de Débito para saques internacionais.

- Documentação pessoal e do veículo.
    Embora digam que não, é totalmente dispensável o passaporte, basta o RG (com no máximo 10 anos de emissão), CNH válida (não precisa da PID), levei tb a Carteira de Vacinação atualizada; documento do veículo em dia, em seu nome (s/ alienação) caso contrário autorização da financeira permitindo que vc saia do país com o veículo (c/ firma reconhecida), Carta Verde do seguro (melhor providenciar com antecedência no Brasil) embora possa ser feita na primeira fronteira.
    (*) Válido para Argentina, Chile e Uruguai, para Peru e Bolívia informe-se pois existem outras exigências.

- Elásticos
    Leve um ou dois mas, dê preferência para as aranhas.

- Ferramentas
    Só levei as originais da moto, alicate, chave de fenda e algumas chaves estrela e de boca,,não foram necessárias, e depois, não adianta levar nada a mais do que vc não possa ou não saiba usar...rss, tão ou mais importante, fusíveis e lâmpadas de reserva, (farol e lanternas).

- Kit primeiros socorros
    Acrescente aí alguns analgésicos, remédio para dores de estomago, etc..

- Luvas
    01 par mais confortável (verão) e uma boa luva impermeável, no Ushuaia com chuva, frio e vento cheguei a usar uma luva de silicone (aquelas da Karlinha), uma luva de segunda pele e a impermeável, mesmo assim foi punk.

- Mapa do percurso / GPS
    Tão importante quanto um roteiro muito bem estudado e definido anteriormente, inclusive prevendo opções de hospedagem.

- Reparador de pneu
    Levei e não usei, e sai com vacinas nos dois pneus, acho suficientes desde que saia com pneus relativamente novos e observe sempre a calibragem, assim como cuidar com muito carinho a relação da moto, como limpeza, lubrificação e esticar a corrente, (ahh,,como eu quero uma moto com cardã..rsss.)

- Óleo e filtros
    Dependendo da viagem, fatalmente será necessário uma troca durante o trajeto, leve consigo o que for necessário para uma troca.

Evite o exagero nas bagagens, lembre-se que vc vai usar a metade do que acha que vai precisar...rss..leve o essencial, e lembre-se ainda, (como o caso das minhas cuecas,,rss) vc pode comprar no caminho o que eventualmente possa faltar. Dependendo da região e época pode ser muito mais importante um ou dois galões para carregar alguma reserva de gasolina.

Outra boa dica, se não quiser comprar alugue um SPOT (rastreador p/ satélite), muito bom, vai te dar mais segurança e com o acompanhamento on-line a família e os amigos vão saber sempre onde vc está, se está td bem e vai trazer tranquilidade a todos.

Link Spot: http://la.findmespot.com/pg/

Onde alugar: http://www.maregps.com.br/loja/

Mais uma dica, compre uma mala de tanque,,me foi muito útil, ali vc tem à mão, documentos, cameras, gps, e tudo que vc tenha de valor,,,é mais fácil tirar e estar sempre com ela em mãos, eu inclusive, aproveitava o volume maior da minha e sempre colocava ali um troca de roupa e a necessaire e só levava ela para o hotel, inclusive se o Camel bag não for de mochila (for só a bolsa, o que acho melhor) ela vai aí tb, ficando fácil pra ter água o tempo todo tb.

Me perdoem, acabou ficando muito longo isto,,rs,, certamente esqueci de alguma coisa, mas num encontro pessoalmente regado a uma caipirinha e um choppinho acabo me lembrando de algumas "cositas más"...rs.

Beijo pra Jô e abraços aos "cuecas"..T+.
    Última edição por Zerob; 04/06/2012 às 09:27 PM.
    José Roberto
    Viageiro # 85 - Tietê - SP
    www.viageiros.org
    "amizade não se mede em cilindradas"
    msn: zerobsantos@hotmail.com
    "Escolha suas razões para encarar uma grande aventura, vá, realize e sinta o prazer de alimentar sua alma"

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    ST 1.2
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Zé, ótimas dicas. Anotei também o interessante link para a locação do Spot. Apenas uma dúvida: por que nada de barrinhas de cereais? A Parrillada é melhor? rs rs rs
    "A gente não faz amigos, reconhece-os." Vinicius de Moraes

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    xtz 250 - ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Fabiano Mosqueira Ver Post
    Zé, ótimas dicas. Anotei também o interessante link para a locação do Spot. Apenas uma dúvida: por que nada de barrinhas de cereais? A Parrillada é melhor? rs rs rs
    Por isto gosto dos amigos que tenho..rs..inteligentes e perspicazes.
    Saudade docê cara,, não trabalhe tanto, não demore muito a descobrir que ao invés de ficar rico vc vai é ficar muiiiiiiiiiiito cansado.

Gde.abraço.T+.
    José Roberto
    www.viageiros.org
    "Escolha suas razões para encarar uma grande aventura, vá, realize e sinta o prazer de alimentar sua alma"

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    ST 1.2
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Faz tempo que não nos vemos. Pessoas com seu valor não podem ficar longe.
    Acho que vou largar tudo e plantar mixirica. Assim dá para ficar com os amigos e fazer uma viagem longa de moto seguindo suas dicas. Mas vou levar uma barrinha de cereal, apenas para pensar "slim".
    "A gente não faz amigos, reconhece-os." Vinicius de Moraes

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    xtz 250 - ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Fabiano Mosqueira Ver Post
    Faz tempo que não nos vemos. Pessoas com seu valor não podem ficar longe.
    Acho que vou largar tudo e plantar mixirica. Assim dá para ficar com os amigos e fazer uma viagem longa de moto seguindo suas dicas. Mas vou levar uma barrinha de cereal, apenas para pensar "slim".
    Rsss..Tá certo meu caro,,,

Vc tá no Brasil??,,,,Vamos lá cara,,,bote a Paula na garupa e bora lá pra Cambuquira no EN, vai ser muito bom, vai ter uma galera legal por lá.

Abração.
    José Roberto
    www.viageiros.org

Data de Ingresso
    05/2012
    Moto
    MT03
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2008
    Nossa Zé, muito legal a sua relação de itens! Em nome de tds, mtu obrigado pelo carinho e capricho em descrever item por item, será muito útil, com td certeza! Quero um dia com calma, conversar com vc pessoalmente sobre a sua viagem, para ouvir todos os detalhes, sou louca para me enfiar numa aventura destas tbm...

Herbert, lindo o texto - realmente, conhecer o "outro" muitas vezes nos faz valorizar o "nosso", em relação a quase tudo na vida. As vezes, o cotidiano faz com que passe despercebido a riqueza que temos, em relação a país, família, amigos, trabalho. Conhecimento é tudo na vida (minha opinião)

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    xtz 250 - ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Jolise Ver Post
    Nossa Zé, muito legal a sua relação de itens! Em nome de tds, mtu obrigado pelo carinho e capricho em descrever item por item, será muito útil, com td certeza! Quero um dia com calma, conversar com vc pessoalmente sobre a sua viagem, para ouvir todos os detalhes, sou louca para me enfiar numa aventura destas tbm...
    Claro Jô,,,quando quiserem, lembrando que uma caipirinha ou um choppinho ajuda muito a lembrar de todos os detalhes...rs...

Gde. beijo.T+.
    Última edição por Zerob; 05/06/2012 às 11:14 AM.
    José Roberto
    www.viageiros.org

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2010
    Esse foi p/ o role de outubro q fiz!!!

CHECK- LIST VIAGEM DE MOTO / ATACAMA

- Passaporte – Verificar validade
    - Identidade (RG) – emitida até 05 anos
    - Carta de Motorista – verificar validade
    - Documento da Moto – verificar licenciamento
    - Autorização bancária caso moto esteja financiada/ saída do país
    - Cartão de crédito Internacional – Comunicar saída do país
    - Carteira de plano de saúde – caso tiver
    - Carteirinha de vacinação atualizada c/ febre amarela
    - Levar anotações de telefones p/ emergência
    - Dinheiro ( Caso tiver Dólar,Peso Chileno e Argentino levar)

- Conjunto de Cordura
    - Bota impermeável
    - Luva couro
    - Luva p/ frio
    - 01 balaclava ( capuz)
    - 02 segunda pele ( verão e inverno de preferência)
    - protetor de pescoço p/ frio
    - protetor de ouvido
    - capa de chuva
    - estiques e aranha
    - proteção de mão p/frio adaptada a moto
    - manual da moto
    - jogo de ferramentas originais da moto
    - Chaves reserva ( moto e bagageiro)
    - GPS ( caso tiver c/ mapas atualizados dos países)

- 02 calça jeans
    - 01 bermuda
    - 01 shorts
    - de 05 à 06 camisetas ( manga longa/curta)
    - de 05 a 06 meias ( verão/inverno)
    - de 05 à 06 cuecas
    - pijamas
    - moleton (calça/blusa)
    - chinelo
    - tênis
    - óculos de sol
    - Celular e carregador
    - Máquina fotográfica e carregador
    - Filmadora e carregador
    - Caneta
    - corda de 5 mts
    - canivete multi-uso
    - fita silver-tape

- Protetor solar
    - Sabonete
    - Shampoo/creme
    - Desodorante/perfumes
    - Fio dental
    - Pasta de dente
    - Escova de dente
    - Aparelho barbear
    - Espuma de barbear
    - Cortador de unhas
    - Cotonetes
    - Bucha p/ banho
    - Remédios de uso contínuo/ dor de cabeça/estomago/dor muscular/colírio
    - Hipoglós
    - Mapas de estradas (se tiver)
    - Anotações cotações de moedas

- REVISÃO GERAL DA MOTO
    - Pneus novos
    - Freios/ pastilhas/ fluído
    - óleo do motor/ filtro trocado
    - fluido de arrefecimento
    - bateria verificar carga
    - verificar velas
    - verificar luzes e piscas
    - Reaperto de bagageiro
    - Lubrificante de corrente ( caso necessite no mínimo 03)
    - Reparo instantâneo de pneu

Do mais:

ABASTEÇA / CALIBRE PNEUS / BEIJOS NA “AMADA” E BOA VIAGEM

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Olhem isso:

Herbert

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Super tenéré 1200
    Marca
    YAMAHA
    Ano
    2011
    Que loucura!
    CARLOS CANDIOTTO
    NITERÓI RJ

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    VstromDL-1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2006
    Qualquer semelhança ....

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    VstromDL-1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2006
    Vista lateral ...

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    VstromDL-1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2006
    Eu acho que existe uma diferença abissal entre viajar sozinho e com garupa ( principalmente mulher ) . Você sozinho pode ficar com a mesma roupa a semana inteira :-))) e virar a cueca semanalmente que esta tudo bem . Eu adotei a tatica de viajar com segunda pele para evitar levar camisetas demais . Na estrada ( menos as cuecas as meias tá ) usei sempre a mesmas roupas - calça de cordura , segunda pele , jaqueta e botas - e levei roupas apenas para as paradas e estadias . O que acho mais chato é achar lugar para tênis e sandalias que ocupam muito espaço . Usei uns sacos plasticos que permitem que se retire parte do ar de dentro fazendo com que as roupas ocupem menos espaço . Funcionou muito bem , principalmente com os forros da calça de cordura e da jaqueta que viajaram e não trabalharam um dia sequer . DE inicio eu estava meio cetico mas os tais sacos realmente funcionam . Tem uns que precisam de um aspirador para tirar o ar mas eu usei o simples artificio de sentar em cima para expulsar o ar :-))))

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    VstromDL-1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2006
    Quanto as segunda peles , eu levei uma light e uma media . Usava uma e a outra ia na bolsa de tanque . Se fazia calor usava a light . Se esfriava trocava para a media . Chegando na pousada , lavava a segunda pele no chuveiro durante o banho e no outro dia ela estava sequinha e pronta para uso .

Data de Ingresso
    06/2012
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    Citação Postado originalmente por Herbert Ver Post
    [SIZE=2]O perigo de uma viagem de moto está nas malas, nos baús e bolsas que levamos. Elas podem nos impedir de apreciar a beleza que nos espera.[/SIZE][SIZE=2]

Já experimentei na carne a verdade dessas palavras, mas aprendi. Minhas malas eram sempre superiores às minhas necessidades, e por isso minhas partidas e chegadas eram mais penosas do que deveriam. Andei pensando sobre as malas que levamos em nossas viagens de motocicleta. Elas são expressões de nossos medos, elas representam nossas inseguranças.[/SIZE]

[SIZE=2][/SIZE]
    [SIZE=2]Olho para um motociclista que passa com suas imensas bagagens atreladas e fico curioso em saber o que há dentro delas. Tudo o que se leva, está diretamente ligado ao medo de necessitar. O fato é que essa bagagem toda representa nossa insegurança, digo por mim. [/SIZE]

[SIZE=2]No início de minhas viagens de motocicleta, levava comigo a pretensão de deslocar o meu mundo, tinha medo do que iria enfrentar, isso, quando ainda não existiam malas laterais, top case, bolsa de tanque, etc., a bagagem viajava em bolsas improvisadas amarradas ao bagageiro, envoltas em lona de caminhão. Eu queria fazer caber no exíguo espaço a totalidade dos meus significados. A justificativa é racional, pois corresponde às regras do bom senso, preocupações naturais de quem não gosta de passar privações.
    [/SIZE]

[SIZE=2]Nós nos justificamos: posso precisar disso, posso precisar daquilo... Olhava ao meu redor e via que as coisas que pretendia levar não poderiam ser levadas. Às vezes durante uma longa viagem de moto me recordo de alguma coisa esquecida, ou então, inevitavelmente concluo que um terço do que levei não me serviu para nada. [/SIZE]
    [SIZE=2]
    Partir é experiência inevitável de sofrer ausência, nisso mora o encanto da viagem de moto. Viajar de moto é descobrir um mundo que não temos, é o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence, visto sobre duas rodas. A partida nos abre os olhos para o que deixamos - bom é partir, melhor é voltar. A distância nos permite mensurar os espaços deixados, por isso, partidas para longas viagens e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que nos é essencial. Ao ver o mundo que não é meu, eu me reencontro com o desejo de amar ainda mais o meu espaço. [/SIZE]

[SIZE=2]Boas partidas e chegadas a todos!!!
    [/SIZE]

[SIZE=2]

Fonte: (Rock Riders) texto por Otavio Araujo “Gugu” - 68 anos, motociclista há 52 anos. Administrador e empresário da construção civil que roda em uma H
    [/SIZE]
    [SIZE=2]onda Varadero XL V 1.000 - E-mail: [/SIZE][SIZE=2]otavio@globalplayer.com.br[/SIZE]
    Este texto demonstra com muita fidelidade uma verdade não somente em se falando de motos. Falo por mim.
    Obrigado por compartilhar
    Se meus filhos viverem 100 anos, quero viver 100 anos menos 01 dia, para que nunca tenha de viver sem eles.

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Eu já abusei da carga na moto e estou aprendendo a viajar somente com o necessário. Evolução!!! Segurança!!!
    Herbert

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    G650GS Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Onde está a moto mesmo?
    Citação Postado originalmente por Herbert Ver Post
    Olhem isso:

Com Deus e responsabilidade chegamos onde queremos

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    G650GS Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Bom pessoal, como minhas viagens ainda não foram muito longas não tenho muito a acrescentar.

Iria fazer uma viagem em setembro, saindo de Minas e seguindo do litoral do Rio até Santos e depois retornando para Minas, que me iria demandar certo volume de itens, mas como terei que alterá-la não poderei contribuir muito por enquanto. Espero poder fazer essa viagem ainda esse ano. Como tenho suportes para alforges e baú na minha moto espero ser mais que o suficiente.
    Com Deus e responsabilidade chegamos onde queremos

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem