Resultados 1 a 17 de 17

Tópico: Retífica Virabrequim

Avatar de Wagner Mendes Francisco

Data de Ingresso
    07/2015
    Moto
    XTZ 750 Super Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    1993

Retífica Virabrequim

Ola a todos, minha ST esta com um problema no "coração", começou um barulho estranho semelhante a correia de comando, realmente estava um pouco ruim então troquei, e persistiu o sintoma, então resolvi retirar todo o sistema de embreagem e ligar pois desconfiei de bronzinas ou biela, foi então que ficou mais aparente o problema, abri o motor e la estava bronzinas da biela bem ruim e do mancau a caminho. o vb esta um pouco oval nas bielas. Pesquisando vi alguns relatos que este virabrequim não aceita retifica, e também que até é possível mas não ficaria bom o bastante para longas viagens. Também ouvi de uma retifica em São Paulo que recupera.
    Alguém sabe algo a respeito?
    Wagner
    "Falta de coragem causa perda de momentos incr*veis"

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Porque não aceitaria retífica ?

Acho que diante da situação você tem nada a perder fazendo a retífica. A alternativa é comprar um novo e não vai ser nem fácil de achar tampouco barato.
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Avatar de Wagner Mendes Francisco

Data de Ingresso
    07/2015
    Moto
    XTZ 750 Super Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    1993
    Então, rodei algumas retificas por aqui e o principal motivo de não aceitar retifica é que o VB além de perder dureza fica poroso e bronzinas é somente para ajuste e não como em motor de carro que da pra retificar 0.25, 0.50... e isto parece que se aplica para todas as motos, a solução é repor o material com solda e depois sim retificar a para a medida original. E o custo bem em conta. Quando fizer informo como ficou.
    Citação Postado originalmente por bokomoko Ver Post
    Porque não aceitaria retífica ?

Acho que diante da situação você tem nada a perder fazendo a retífica. A alternativa é comprar um novo e não vai ser nem fácil de achar tampouco barato.
    "Falta de coragem causa perda de momentos incr*veis"

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    Olá Wagner,

Eu não me preocuparia com possíveis alterações na dureza do vira, afinal, temos bronzinas.

Mas aconselho fazer um bom balanceamento dinâmico no vira e equalizar o peso das bielas e pistões. Já que está tudo aberto mesmo.

Um Grande Abraço!

via tapatalk!
    Única forma eficiente de combater o crime é não incentivá-lo, peças "usadas"? eu passo

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    XT 1200 Z Super Tenere
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2013
    Salve Pessoal! Com todo respeito às opiniões em contrário, não sei se arriscaria a fazer uma retífica no eixo VB. Se houvesse a possibilidade de retificar e colocar as bronzinas 0,25, 0,50... como foi falado, beleza, pois o eixo suportaria um pequeno "corte" na sua espessura, que seria compensado com a instalação de bronzinas um pouco mais "grossas".

Agora fazer um "enchimento" no VB e depois retificá-lo para chegar à medida original eu sinceramente não confiaria, até mesmo pela questão da durabilidade desse serviço.

Além disso, quantas oficinas, pelo menos fora de SP, têm equipamento para fazer um serviço tão preciso quanto esse sugerido pelo TMachado?

Confesso que sou meu "agão", por isso eu não teria confiança num motor com tamanhas intervenções, sem falar no risco delas não darem certo e você ter que mandar refazer todo o serviço que, com certeza, não será barato. Penso que se é para gastar, que se gaste uma única vez, mas que se faça o que deve ser feito.

Já imaginaram o estrago, muito maior, que seria um VB quebrado? O que isso representaria em termos de danos ao motor e, pior, até mesmo ao risco de vida, dependendo da situação em que eventualmente ocorrer essa quebra?
    Última edição por FernandoBHz; 09/01/2016 às 05:05 PM.
    Fernando BH - MG

"A vida é simples: comer, dormir, andar de moto e fazer amigos."

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    @FernandoBHz,

Respeito e entendo seu ponto de vista. Só para complementar, "qualquer" retífica de motores está apta em técnica e equipamentos para este serviço, que inclusive é muito comum em motores diesel.

Um Grande Abraço!

via tapatalk!
    Única forma eficiente de combater o crime é não incentivá-lo, peças "usadas"? eu passo

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    XT 1200 Z Super Tenere
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por TMachado Ver Post
    ..."qualquer" retífica de motores está apta em técnica e equipamentos para este serviço, que inclusive é muito comum em motores diesel.
    Salve TMachado!! Beleza meu caro?

Realmente não sabia dessa facilidade para a realização desse tipo de serviço, que certamente deve promover um funcionamento bem mais equilibrado no motor. Mas, como você disse, é um serviço comum em motores diesel. Daí eu pergunto: seria comum também em motores de moto? E outra: esses serviços seriam apenas "complementares" àquele de "reposição de material com solda" e posterior retífica para chegar na medida original?

Na minha opinião o problema não está nesses serviços que você mencionou, mas naqueles necessários à "restauração" da medida original. Será que esses não causariam defeitos invisíveis a olho nu mas que, quando o motor estiver submetido a um grande esforço, poderiam causar aqueles danos que mencionei?
    Fernando BH - MG

"A vida é simples: comer, dormir, andar de moto e fazer amigos."

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    Olá @FernandoBHz,

Para mim este tipo de serviço em motos não é muito comum não. Ao menos, este é o primeiro caso que conheço.

Neste caso específico, a solda é o ponto chave. Conversei com algumas pessoas e chegamos à conclusão que o serviço pode ser realizado se:

- O desgaste do material original não for muito grande. Falamos de 5 à 10% dependendo do diâmetro original. Claro isso é uma referência, não regra.

- A liga metálica utilizada no vira for conhecida. Isso pode ser um problema, uma vez que isso não é informado pelo fabricante. Nada que um profissional bem equipado não possa resolver.

Esta solda normalmente é realizada por uma maquina em um processo muito preciso e existem meios para testar e garantir sua integridade. Uma vez testada e aprovada pela retífica, a peça mantém as mesmas características mecânicas originais.

Se fosse comigo eu tentaria. O pior que pode acontecer é ter que comprar uma cúpula e fazer um belo abajur. Kkkk

Um Grande Abraço!

via tapatalk!
    Última edição por TMachado; 11/01/2016 às 01:41 PM.

Data de Ingresso
    05/2014
    Moto
    Sem
    Marca
    Moto
    Ano
    2014
    Citação Postado originalmente por FernandoBHz Ver Post
    Salve TMachado!! Beleza meu caro?

Realmente não sabia dessa facilidade para a realização desse tipo de serviço, que certamente deve promover um funcionamento bem mais equilibrado no motor. Mas, como você disse, é um serviço comum em motores diesel. Daí eu pergunto: seria comum também em motores de moto? E outra: esses serviços seriam apenas "complementares" àquele de "reposição de material com solda" e posterior retífica para chegar na medida original?

Na minha opinião o problema não está nesses serviços que você mencionou, mas naqueles necessários à "restauração" da medida original. Será que esses não causariam defeitos invisíveis a olho nu mas que, quando o motor estiver submetido a um grande esforço, poderiam causar aqueles danos que mencionei?
    Existe o ensaio por líquido penetrante, que é feito de praxe também em soldas, retificas possuem isso, ele revela microtrincas no material que são invisiveis a olho nu.

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    XT 750Z
    Marca
    Yamaha
    Ano
    1997

Unhappy Relato virabrequim quebrado

Prezados amigos,

o Wagner agora é nosso amigo no Super Teneré 750 Brasil no Face e no grupo do whats e sabe o que acabou de acontecer com a minha. Foram gastos quase 8mil reais pra fazer o motor, inclusive com enchimento e retífica do virabrequim. Ficou novo. Motor realmente zerado. Acontece que outro dia estou voltando de porto alegre, madrugada, com ela, e entre 4 e 5 mil giros, surgiu um barulho de vez, barulho forte. Andei uns 50 metros e encostei ela. Belisquei o arranque duas ou tres vezes pra escutar, sem deixar pegar, e continuou. Pra minha infelicidade, o virabrequim se partiu!!! Pra mim foi muito dinheiro pra fazer, mas não esperava que isso acontecesse, até porque nunca ouvi falar disso, senão teria valido a pena caçar um VB seminovo em algum canto. Conversando com os amigos do grupo ST Argentina, me deram relatos de que aconteceu isso várias vezes com usuários que retificaram virabrequim. Alguns, por lá, fizeram solda com empresas especializadas em recuperação de VB de avião. Tem moto rodando a mais de cinco anos sem ter dado problema. Bem, se vale uma dica, melhor ir atrás de um VB bom em alguma moto baixada!!!!

Abraço a todos!

Data de Ingresso
    06/2015
    Moto
    XTZ 750
    Marca
    YAMAHA
    Ano
    96
    Fiz enchimento do meu virabrequim
    usei a segunda bronzina (marrom). Estou montando o canhão e colocando um turbo, vamos ver como vai ficar o brinquedo, depois mando um video

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Turbo??? Eita!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    XL 700VA TRANSALP
    Marca
    HONDA
    Ano
    2011
    Citação Postado originalmente por OLIVEIRA_RJ Ver Post
    Fiz enchimento do meu virabrequim
    usei a segunda bronzina (marrom). Estou montando o canhão e colocando um turbo, vamos ver como vai ficar o brinquedo, depois mando um video
    Curioso aqui... kkkkk
    Aguardando o vídeo!

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Aguardando ansiosamente o vídeo da Lenda turbinada.

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    XTZ 750 ST
    Marca
    Yamaha
    Ano
    1997
    A ST já anda pra caramba, tem potência e torque de sobra, com turbo??? putz nem quero imaginar>
    Marcelo Vizzoto
    Santa Maria - RS
    ex CG 125 - 1981
    ex Sahara 350 - 1996
    ex Virago 535 - 2002
    ex Falcon 400 - 2007
    ex Bandit 1200N - 1999
    ex XT 600 - 1998
    ex XT 660R - 2008
    atual XTZ 750 - 1997

Data de Ingresso
    12/2013
    Moto
    XTZ Super Tenere 750
    Marca
    Yamaha
    Ano
    1997
    Citação Postado originalmente por marcelovizzoto Ver Post
    A ST já anda pra caramba, tem potência e torque de sobra, com turbo??? putz nem quero imaginar>
    Amigos, em uma viagem que fiz, na volta, escutei um barulho estranho no motor e em poucos metros, constatei que uma biela se foi no virabrequim. De volta a sampa, entrei em contato com a CETEMO, centro tecnico de motores que ja nao existe mais e retificamos o VB. Tivemos que encher novamente e depois foi feito a retifica.. O processo e o produto final ficaram 100000% . Ja rodei mais de 80 mil km com esse VB e nao existe nenhum ruido..

Fica ai a Dica.. Infelizmente, essa empresa nao existe mais..

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Versys 650cc
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2011
    Só por curiosidade, para o VB chegar a esse ponto de precisar de uma retifica a moto precisa rodar quantos?

Tô de olho em uma que tá com 60.000 km rodados.

Permissões de Postagem