Resultados 1 a 31 de 31

Tópico: Adesivos refletivos

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    GS 1200 Adventure
    Marca
    BMW
    Ano
    2016

Adesivos refletivos

Pessoal, apenas um alerta para aqueles que pegam a Bandeirantes no final de semana.

No fim de semana passado fui abordado logo após o segundo pedágio, no sentido São Paulo - Interior, por dois policiais que olharam a moto de cima embaixo e, igualmente, os documentos.

Não tendo encontrado nada errado, observaram que os dois capacetes não possuíam adesivos refletivos.

"O senhor será autuado e o documento, retido".

Entendo que as regras de trânsito exijam os adesivos refletivos, mas os mesmos não são exigidos em nenhum lugar do mundo, simplesmente por serem absolutamente inúteis.

Não querendo discutir a lei, mas já cometi uma pequena infração nos EUA por exemplo e sai com uma advertência do policial apenas. Por que?porque em país sério o objetivo é orientar e educar e não punir as pessoas que estejam querendo se divertir.

Não só fui autuado como retiveram meu documento.

Por sorte, consegui comprar os adesivos e fui ao posto policial retirar o documento e, pasmem! O policial que me atendeu sequer olhou os capacetes.

É um desalento e uma vergonha para mim, viver em um país de atitudes bizarras por parte das autoridades. Kit médico, extintores de incêndio, padrão de tomada, adesivos no capacete...

É bizarro.

Em nenhum momento, no entanto, foi falado algo sobre o selo do inmetro.

Fica aqui o alerta para aqueles que pegam a Bandeirantes, para que tenham os adesivos salvadores do planeta (quiçá, do universo) estragando seu capacete para não levar multa gravíssima e ter o documento retido.

Abraços

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Data de Ingresso
    10/2015
    Moto
    f800gs marrom
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Absurdo!!
    São os doutores da lei,onde se acontecesse com um deles seria imediatamente liberado.
    Bastava a carteirada!
    Absurdo!

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    04/2015
    Moto
    DL650 VSTROM
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2011
    Oi Serju, agradeço imensamente as dicas, pois tenho família no interior (cosmopolis/Paulinia) inclusive fui no sábado e voltei segunda-feira, preciso comprar esses adesivos urgentemente!!!!
    Abraço
    A vida é uma estrada nem sempre asfaltada!

Data de Ingresso
    09/2015
    Moto
    DL v strom 650 xt
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016/17
    Teve um tempo que esses adesivos eram realmente obrigatório, não sei hoje.
    Irmandade, Igualdade e Humildade.

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    TIGER 800XC
    Marca
    TRIUMPH
    Ano
    2013
    Serju, os capacetes eram importados ? Foram comprados fora do Brasil ?

Pergunto pois todos os capacetes vendidos no Brasil vem com adesivos refletivos. Alguns ja vem adesivados outros vem os adesivos avulsos pra serem adesivados pelo comprador!

Achei muito estranho seus capacetes não terem os adesivos refletivos.

Abrassso

Enviado do meu tijolophone S5
    "O que separa os homens dos meninos é apenas o preço dos seus brinquedos"

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    GS 1200 Adventure
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Citação Postado originalmente por Fabricio Leal Ver Post
    Serju, os capacetes eram importados ? Foram comprados fora do Brasil ?

Pergunto pois todos os capacetes vendidos no Brasil vem com adesivos refletivos. Alguns ja vem adesivados outros vem os adesivos avulsos pra serem adesivados pelo comprador!

Achei muito estranho seus capacetes não terem os adesivos refletivos.

Abrassso

Enviado do meu tijolophone S5
    Sim amigo, importados. Nunca tive capacete comprado no Brasil e nunca tive qualquer problema.

Tratou-se simplesmente de buscarem pelo em ovo.

Uma resolução ridícula de alguém que não entende absolutamente nada de segurança e a nós, os idiotas, nos cabe cumprir sem questionar.

Aos amigos que também possuem capacetes comparados fora ou mesmo aqui, que ainda não colaram, sugiro que coloquem para evitar estragar o passeio, como estragaram o meu.

Abraços

Data de Ingresso
    01/2015
    Moto
    R 1200 GSA
    Marca
    BMW
    Ano
    2009
    Serju, compreendo sua indignação mas a sua narrativa versa sobre a violação de dois ítens da legislação:
    1) usar capacete importado, sem ser um dos avaliados e homologados pelo INMETRO; e
    2) usar capacete sem selos refletivos.

É compreensível ficar chateado com a situação, porém não dá pra discutir e justificar a violação da lei fundamentado no fato de nunca comprar capacete homologado e discordar da lei vigente; e não tem essa de que a legislação foi feita por quem não compreende(algo que também nao concordo).

Concordo em número , gênero e grau contigo no quesito "reserva de mercado". Seria totalmente possível usar um capacete importado, desde que o mesmo modelo fosse homologado de acordo com a nossa legislação. A questão é que o loby local é bem forte e impede tal mudança.

Sobre reter o documento, ele poderia ter ido além e bloqueado o uso do seu capacete também, e você precisaria buscar um homologado, nem que fosse um HRG de R$50,00; e com selo refletivo também.

Buscar apenas o selo "saiu barato".
    A. Castro
    Vila Mariana, São Paulo, SP

"C++, R, Python, TensorFlow, Scikit, IoT... e Varadero XL1000."

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2014
    Não concordo com a lei que obriga os adesivos, mas não acho eles inúteis.

A noite com chuva muitas vezes somente a lanterna traseira da moto não é o suficiente para os motoristas te verem ou ter uma noção de distância entre ele e a sua moto.

Por isso, tenho faixas reflexivas nos alforges, capacete, jaqueta e tornozelo da bota.

Mas reforço, isso jamais deveria ter peso de lei, pois não há nenhum dado ou estudo que diz que esses adesivos evitam ou ajudam a evitar acidentes, além da minha experiência pessoal.

Enviado de meu TegraNote-P1640 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Bom, algumas ponderações...

1- talvez seja realmente inútil (assim como a exigência do selo do Inmetro) e a lei foi feita apenas para reserva de mercado. Acho um absurdo uma Lei nestes moldes.

2- se é Lei, devemos cumprir e ponto! Trata-se do sistema democrático e vale a máxima de que Leis são feitas para serem cumpridas. Se não concordamos, devemos prestar atenção nos nossos governantes e fazer uma criteriosa observação antes das próximas eleições e lembrar o que cada um realmente fez.

3- se mesmo sendo Lei resolvemos burlá-la (isso não é uma crítica, mas uma constatação... Eu faço isso às vezes!) devemos assumir os riscos de nossa atitude!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    12/2013
    Moto
    R1200GS ADV
    Marca
    BMW
    Ano
    2017
    Este assunto jamais vai ter um fim a menos que a lei mude.
    Eu trouxe um Evoline 3 dos EUA e como não tinha o selo pelo menos os refletivos eu coloquei.
    Inclusive um bem em cima do DOT para não chamar mais a atenção.
    É hipocrisia mas eu não queria pagar 2500 num capacete que me custou 700 reais.
    Os refletivos se acha uns bem legais no mercado livre.

Enviado de meu SM-T210 usando Tapatalk
    Última edição por Raul França; 09/02/2016 às 02:15 PM.
    Raul França

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    A lei já foi ainda mais absurda, pois obrigava a ter o refletivo NA FRENTE do capacete. kkkkkkkkkkkkkkkkk. Pra quê? Na frente já temn o farol da moto...kkkkkkkkkkkkkkk

Agora é laterais e traseira.
    sou ninja

Data de Ingresso
    10/2012
    Moto
    Tiger Explorer
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Os refletivos servem para alertarem os motoristas que seus faróis estão desregulados.

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    GS 1200 Adventure
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Pois é gente. Entendo que não estava cumprindo a lei...

Porém a lei é bizarra.

Equiparável à lei que obriga utilizarmos plugues de tomadas que só existem aqui, que nos obrigavam a ter kit médico, depois não mais... Que nos obrigavam a ter um tipo de extintor, depois outro, depois nenhum... É por aí vai.

Selo do Inmetro? Adesivos refletivos?

Concordo que ficou barato a multa e a retenção do documento por eu não estar cumprindo a lei... Porém, uma lei absurda, inútil e bizarra...

Esse papo de escolher os políticos... Na pratica quem escolhe quem governa ou não são as pessoas que são manipuláveis por falsas promessas e os oportunistas.

Não temos a menor chance...

Data de Ingresso
    10/2012
    Moto
    Tiger Explorer
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Alguns defendem a obediência às leis. Correto, é um aspecto da democracia. Mas eu não conheço outro lugar no mundo onde tantos idiotas são os responsáveis por criar essas leis! Resultado: temos leis que não "pegam"! Sim, eu acho correto seguir as leis, antes que me perguntem

Dado a natureza da posição dos faróis dos veículos, e da sua regulagem para não ofuscar quem vem em sentido contrário, dificilmente o facho de luz irá atingir o refletivo.

Já a colocação dos olhos de gato na parte traseira e lateral das motos, quando na altura dos faróis, sim, eles são mais eficientes. Observem que as motos que são globalizadas (as de maior cilindrada) quase todas vem com os refletivos tipo olho de gato. Por que será?

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    É certo o IMETRO certificar capacetes para que tenhamos produtos que ofereçam um mínimo de segurança para a gente.

O que NÃO e certo é o mesmo instituto não certificar capacetes de qualidade. Acontece que fica difícil de cobrar essa certificação de capacetes que não são vendidos oficialmente aqui, imagina só a quantidade de modelos existentes (e de qualidade), que podem ser trazidos por pessoas que vão viajar ao exterior. E, cada um que vai, traz UM exemplar, tendo uma meia dúzia rodando por aí.

Talvez se fosse aceita outra certificação seria mais válido. E tem adesivo com essa outra certificação nos capacetes estrangeiros?

Quanto a multa foi válida, precisa dos adesivos, todo mundo (ou quase) usa, além do que é barato, rápido e fácil de se adequar a lei. Reclamar disso não me parece muito coerente.
    sou ninja

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2014
    É certo certificar e fazer testes de qualidade com os capacetes.
    O que não é certo, é colocar na mesma sacola um capacete de R$50,00 com um de R$ 1500,00.
    Deveriam fazer uma certificação tipo o sharp (apesar de haver algumas controvérsias), aonde classificam os capacetes de 0 a 5 estrelas e especificam o porque dos capacetes receberem tal nota.

Do jeito que está, é claro que o selo do inmetro não está lá para garantir que o capacete possui quesitos mínimos de segurança, e sim porque é uma decisão meramente comercial.

Do mesmo modo os reflexivos. Não há nenhum estudo prático para ver se eles foram realmente funcionais, mas as corta-pipas que realmente funcionam, ninguém se pronuncia.

Data de Ingresso
    02/2016
    Moto
    Tiger 800 XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Eu ouvi dizer que os capacetes importados não precisam de selo do inmetro, mas apenas constar da lista de capacetes homologados deles. Eu cheguei até ver um link com esta informação mas não guardei.

Outra história é que no Paraguai eles vendem selo Tabajara do inmetro por 20 dilmas. Eu não comprei mas vi.

amante de motos, cachorros e gatos
    www.bitcao.com.br

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Wceleste Ver Post
    Eu ouvi dizer que os capacetes importados não precisam de selo do inmetro, mas apenas constar da lista de capacetes homologados deles. Eu cheguei até ver um link com esta informação mas não guardei.

Outra história é que no Paraguai eles vendem selo Tabajara do inmetro por 20 dilmas. Eu não comprei mas vi.

Vou dar um pitaco... Entre andar sem o selo ou com um selo fajuto, prefira ficam sem o selo!

Um selo falsificado pode gerar um problema bem mais sério, inclusive com uma prisão em flagrante por falsificação... NÃO FAÇAM ISSO!

Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Wceleste Ver Post

Exatamente wceleste
    Aqui no forum tem esse docto
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.
    "Moto: Uma paixão sem destino!"

Data de Ingresso
    11/2012
    Moto
    GS 1200
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    A minha opinião sem querer levantar polêmicas e frisando que sou seguidor das leis mas acho um absurdo a polícia ficar procurando motivos para aumentar a arrecadação enquanto somos mortos por marginais nas mesmas rodovias

Os Bons Amigos Conhecem todas as suas Histórias.
    Os Melhores viveram todas elas a seu Lado.

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Tiger Xrx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por bala Ver Post
    A minha opinião sem querer levantar polêmicas e frisando que sou seguidor das leis mas acho um absurdo a polícia ficar procurando motivos para aumentar a arrecadação enquanto somos mortos por marginais nas mesmas rodovias

Concordo Bala!

Cada dia mais leis e imposições, mas segurança mesmo...NADA!

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por bala Ver Post

Exatamente Bala, como sempre digo:

Vivemos em um trânsito com fiscalização européia e segurança do Zimbábue
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Baddan Ver Post
    Vivemos em um trânsito com fiscalização européia e segurança do Zimbábue
    A fiscalização na Europa não é assim não, pelo menos na Alemanha não é. Geralmente um policial precisa ter um bom motivo para te parar numa estrada. Nunca ouvi um caso de policial alemão parar alguém e ficar caçando picuinha para poder multar.
    É lamentável ter tantas leis que regulam nossas vidas porque o governo acha que nós não somos capazes de cuidar de nós mesmos.
    Deve ter algum deputado que tem uma fábrica de adesivos reflexivos por aí.
    Ah, e quanto a nossa famigerada tomada, ela é igual a usada na Suíça. Nem isso conseguimos inventar e copiamos de algum canto. De novo, deve ter algum político dono de fábrica de tomadas por aí...

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por LLM Ver Post
    A fiscalização na Europa não é assim não, pelo menos na Alemanha não é. Geralmente um policial precisa ter um bom motivo para te parar numa estrada. Nunca ouvi um caso de policial alemão parar alguém e ficar caçando picuinha para poder multar.
    É lamentável ter tantas leis que regulam nossas vidas porque o governo acha que nós não somos capazes de cuidar de nós mesmos.
    Deve ter algum deputado que tem uma fábrica de adesivos reflexivos por aí.
    Ah, e quanto a nossa famigerada tomada, ela é igual a usada na Suíça. Nem isso conseguimos inventar e copiamos de algum canto. De novo, deve ter algum político dono de fábrica de tomadas por aí...

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk
    A intenção foi usar o sentido figurado da situação

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Baddan Ver Post
    A intenção foi usar o sentido figurado da situação

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    G650GS Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Vcs ja se imaginaram a noite caido no asfalto? Agora sabem para q serve o refletivo no capacete?
    Ou o porque o uso de roupas claras e com refletivos é tao importante?
    A lei é tao absurda, quanto aqueles q se acham no direito em nao segui-la!!!

www.fb.com/blogrobram

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Fui multado no dia que esta lei passou a vigorar, acho que foi em 2012, retiveram o doc e tive que mostrar os super adesivos p liberar.

Meu capacete era suomy importado com pintura fluorescente e com faixas refletivas na própria pintura por todo o capacete, parecia um vagalume a noite.

O fato mais estranho é que passo nesta rodovia no local que fui multado há mais de 20 anos e foi a única vez que vi polícia rodoviária ali neste local. Estavam parando todas as motos p arrecadar.

Na Itália onde dirigi alguns meses nunca fui parado por policial em rodovia e cheguei a furar o pedágio por engano. Aliás não existe posto de polícia rodoviária com cones na rodovia por lá.
    Procurei a concessionária para pagar o pedágio e levei um xingo com a educação italiana de sempre "o que está fazendo aqui? Vai p sua casa" rs. Se fosse no br ia preso rs.

Realmente aqui as prioridades são outra$...

Recentemente levei uma multa gravíssima por trafegar a 91 kph na rodovia, onde o limite é 110 pois inventaram de colocar uma placa nova de 60 na SAÍDA de pedágio.

Fiquei sabendo da própria polícia que autuou que foram + de 300 multas em uma hora de radar.
    A explicação do policial para a multa foi que passam motos a 200kph empinando em frente ao posto e estavam humilhando as autoridades, ou seja, paguei o pato pelos outros.

Então fiquem atentos a postos de polícia na estrada, sabe aquela placa que manda reduzir em pista duplicada de 110/120 para ridículos 40kph/60kph, recomendo seguir a "lei" e frear mesmo que uma carreta de 20 toneladas estiver vindo atrás, só não acene p cumprimentar o colega policial pois com certeza irá levar outra multa.

E vamo que vamo...

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
    Última edição por Gustavo Teixeira; 13/06/2016 às 02:57 AM.

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Super Tenere 750
    Marca
    Yamaha
    Ano
    1996
    E absurdo.

Fazem leis estranhas que permitrm interpretacoes, muitas vezes se beneficiando.

Se for pra levar a lei ao pe da letra, deveriam verificar a validade do capacete, o selo do inmetro, avaliar estado de conservacao.

Quando tivermos leis serias e coerentes as coisas seriam diferentes.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    DL-650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2013
    Eu tb ja fui parado na Bandeirantes, segundo pedagio sentido Campinas. O capacete da minha filha eatava sem os adesivos reflexivos... Mas o guarda soh me deu uma advertencia, nao me canetou.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Gustavo 76 Ver Post

Quando tivermos leis serias e coerentes as coisas seriam diferentes.
    Para isso vamos precisar primeiro de políticos sérios e coerentes, e isso está bem difícil, viu!

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Super Tenere 750
    Marca
    Yamaha
    Ano
    1996
    Concordo.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Permissões de Postagem