Pessoal
Já que vários membros do PBT compraram recentemente os modelos Gen3 e Trace da SPOT numa compra coletiva do PBT eu resolvi abrir este tópico para lançarmos e tirarmos dúvidas sobre a ativação e funcionamento dos dois aparelhos, blz? Então fiquem à vontade para perguntar aos colegas as suas dúvidas e para postarem as suas dicas também, ok?
Apresentação do produto: SPOT Gen3
Rastreador pessoal via satélite
Compartilha, alerta e rastreia! O SPOT Gen3 permite que você se comunique com amigos e familiares onde quer que suas aventuras te levem! Ele envia mensagens pré-programadas, suas localizações, mensagens de ajuda e S.O.S., tudo isso ao apertar um botão! Além disso, forma um mapa com todo o seu trajeto atualizado em tempo real, integrado com a plataforma Google Maps, para ser compartilhado com quem você quiser, através de suas redes sociais ou sua Página Compartilhada SPOT!
Funções básicas do SPOT Gen3
SOS: Em situações de emergência e risco, pressione o botão S.O.S. e conte com a assistência da SPOT. A nossa central recebe o chamado, entra em contato com seus contatos de emergência e fornece sua localização para as autoridades locais, que irão atuar em sua busca e resgate. A função só deve ser acionada em caso de emergências com risco.
Como funciona: Uma vez ativado o S.O.S., o SPOT Gen3 envia sua localização exata com uma mensagem de emergência para a nossa Central a cada cinco minutos, até que seja cancelado ou que as pilhas acabem. A Central de Emergências notifica as equipes apropriadas, de acordo com sua localização e informações pessoais – essas equipes incluem polícia local, guarda florestal, guarda costeira, consulado, etc. As mesmas informações são compartilhadas com seus contatos de emergência.
Importante: Mesmo que o SPOT Gen3 não consiga adquirir sua localização GPS, ele continuará enviando a mensagem – sem a localização exata – para a Central de Emergência, que avisará seus contatos sobre a emergência e continuará acompanhando o processo e buscando sua localização.
Observação: Serviços de Emergência e Resgate suportados pela Central Internacional de Busca e Resgate GEOS.
SIGA-ME: Amigos e familiares vão seguir seus passos em tempo real! O Siga-Me forma um mapa de seu trajeto alimentado com suas coordenadas! Pode ser acompanhado através de sua Página Compartilhada SPOT ou nosso App! A ferramenta é integrada à plataforma Google Maps!
Como funciona: Quando o Siga-Me é ativado, seu mapa é composto por suas coordenadas GPS, na velocidade escolhida e permitida por seu plano. Esse mapa pode ser compartilhado através de sua página compartilhada SPOT ou acessado em nosso App. É necessário criar sua página compartilhada em sua conta para compartilhar seu link específico!
Benefícios do Siga-Me para o SPOT Gen3: No SPOT Gen3 o Siga-Me conta com um sensor de movimento. Esse sensor interrompe ou ativa o rastreamento do Siga-Me! Quando você para, ele interrompe o envio de mensagens de rastreamento para seu mapa, até que você volte a se deslocar. Assim você economiza suas preciosas pilhas para mais aventuras!
Como o Siga-Me funciona em cada Plano de Serviço (*):
- Plano Adventure: O Siga-Me tem velocidade de rastreio de 10 minutos. Isso significa que a cada 10 minutos, uma nova coordenada é adicionada a seu mapa. Nesse plano, o Siga-Me funciona em ciclos de 24 horas. Ao acionar a função, ele fará o rastreamento por até 24 horas, e ao final do período, será desativado. Quando o rastreamento é desligado após as 24 horas ininterruptas, basta ligar novamente a função caso deseje continuar o rastreamento. Dentro desse intervalo de 24 horas, o sensor de movimento funciona! Caso você fique parado por 30 minutos, o Siga-Me interrompe o envio de coordenadas, até que você volte a se movimentar, tudo isso dentro do ciclo das 24 horas. Importante: nesse plano de serviço os alertas de movimento não estão disponíveis, ou seja, o seu Gen3 não irá enviar mensagens de alerta quando o movimento for interrompido e reestabelecido.
- Adventure Ilimitado: Seu SPOT Gen3 envia as mensagens de rastreamento na velocidade da sua aventura! Escolha a frequência das mensagens, entre 5, 10, 30 ou 60 minutos, e o seu mapa será alimentado de acordo com a velocidade escolhida. Ligue e esqueça! O monitoramento não para até que você pare! O ciclo das 24 horas não existe para o plano Ilimitado! Uma vez acionado o Siga-Me, o rastreamento acontece continuamente enquanto você estiver em movimento. Caso você pare, o SPOT Gen3 reconhece que você está parado ao enviar 3 coordenadas na mesma localização, e notifica no mapa que você está parado. Quando você volta a se locomover, o mapa volta a ser atualizado instantaneamente, retomando o rastreio até que você pare ou desligue a função ou o equipamento.
- Adventure Extreme: Além de todos os benefícios do Siga-Me Ilimitado, tenha a capacidade de configurar a frequência do rastreamento para cada 2,5 min. Não perca um só passo com o aumento da frequência do Siga-Me!
(*) OS PLANOS DE SERVIÇO NÃO ESTÃO INCLUSOS NA PRESENTE OFERTA DO PORTAL BIGTRAILS e devem contratados separadamente através do site findmespot.com.
Observação: a imagem acima foi copiada do site do SPOT em 23/02/16. Os valores podem ser alterados. Consulte sempre o site oficial do SPOT através deste link para saber sobre os valores atualizados.
Mensagem Personalizada: Mantenha contato mesmo quando estiver fora da rede enviando uma mensagem customizada para seus contatos! Configure sua mensagem antes de sair, cadastre os 10 contatos de Email ou SMS e, a qualquer momento, envie essa mensagem para amigos e familiares.
A Mensagem Customizada funciona exatamente como a mensagem de Check-In. Você também pode acessar seus mapas na sua conta SPOT, para rever rotas e caminhos depois de realizar as viagens. Além disso, você também pode conectar sua conta ao SPOT Adventures e salvar um mapa de suas aventuras utilizando os pontos do caminho SPOT, assim como melhorar sua história na rede social com fotos e depoimentos.
Como funciona: Quando a função é ativada, o SPOT Gen3 enviará sua mensagem customizada para seus contatos. Além da mensagem criada por você, eles receberão suas coordenadas (Lat; Long via SMS), ou um email com um link para o Google Maps™ com sua localização no momento do envio.
AJUDA: Peça ajuda a seus contatos em situações complicadas mas sem ameaças à vida, através de mensagens de email/SMS.
Como funciona: Na função ajuda você personaliza sua mensagem e cadastra até 10 contatos de email e celular para recebê-la. Quando a função é ativada, seu SPOT Gen3 envia sua localização exata junto com a mensagem de Ajuda configurada, a cada 5 minutos, durante uma hora, ou até que a função seja cancelada. Seus contatos receberão uma mensagem SMS contendo suas coordenadas, ou um email com um link para o Google maps™ com sua localização.
Importante: Mesmo que o SPOT Gen3 não possa obter sua localização GPS, ele continuará enviando a mensagem de ajuda – sem sua localização – para seus contatos.
Check-In/Ok: Deixe sua família e amigos saberem onde você está e que está bem, quando estiver longe e fora da cobertura celular. Envie uma mensagem com suas coordenadas GPS para até 10 contatos de email e celular.
Como funciona: Quando você pressiona o botão de Check-In, você envia uma mensagem pré-programada em sua conta para seus contatos. Os contatos cadastrados nessa função receberão mensagens SMS com suas coordenadas (Lat; Long), ou emails com um link para o Google Maps™ mostrando sua localização no momento do envio da mensagem.
Opções de Alimentação
Agora há mais opções para alimentar a energia de seu SPOT:
- 4 Pilhas AAA Energizer® Ultimate Lithium 8x (L92);
- 4 Pilhas Recarregáveis AAA Energizer® NiMH (NH12);
- Alimentação com cabo USB - 5V (o cabo USB do SPOT Gen3 não é à prova d'água).
Incluido em seu SPOT Gen3
- Alça;
- Cabo USB;
- Manual do Usuário;
- Mosquetão;
- Pilhas.
Diversas opções de serviço estão disponíveis, clique aqui para saber mais sobre Planos e Cobertura.
Especificações
Altura:8,7 cm
Largura:6,5 cm
Espessura: 2,5 cm
Peso: 114g (com pilhas)
Temperatura de Funcionamento: -30C a 60C
Altitude de Funcionamento: -100m to +6,500m
Umidade Máxima: MIL-STD-810F, Método 507. Condição de 3, 95% to 100%
Vibração Máxima: SAE J1455
Pilhas Suportadas: 4 Pilhas AAA Energizer™ Lithium Ultimate 8X ou 4 Pilhas Recarregáveis AAA Energizer™ NiMH
Dica importante
O SPOT precisa de abertura para o céu para obter o sinal GPS e enviar as informações de localização mais precisas. Não tem o mesmo desempenho em locais fechados como prédios, cavernas ou florestas muito densas. Deixando o logo do GPS vuirado para cima irá melhorar o desempenho do dispositivo, já que sua antena localiza-se logo abaixo do logo. Mantenha o SPOT afastado pelo menos 30,5cm de outros dispositivos GPS.
Mapas de cobertura GPS SPOT GEN3
As áreas de cobertura praticamente incluem todos os Estados Unidos continentais, o Canadá, o México, a Europa e Austrália, porções da América do Sul, Norte da África e Nordeste da Ásia, e centenas ou milhares de milhas /quilômetros no litoral dessas áreas (offshore). Por favor, consulte http://www.findmespot.com para as atuais áreas de cobertura. Na Rússia, a exatidão do GPS do seu SPOT é limitada (degrada) de acordo com os regulamentos russos restringindo a exatidão do desempenho de GPS para dispositivos utilizados na Rússia.
Última atualização 2015-02-06.
Área de cobertura estimada. A cobertura atual pode variar. A tabela acima se refere a taxa de sucesso para o SPOT enviar uma mensagem num período de 20 minutos, baseado na disponibilidade da rede. Estando em locais abertos,com uma ampla visão para o céu, o SPOT entrega todas as mensagens enviadas. Em situações normais, é possível que sua visão para o céu esteja bloqueada por montanhas, construções ou outras obstruções. Por esta razão, o SPOT é programado para enviar várias cópias de cada mensagem, grantindo assim, a confiabilidade do sistema.
Rede Satelital - Como o SPOT envia suas mensagens via satélite
1) Sistema de satélites GPS fornece sinal;
2) O chip GPS contido dentro dos dispositivos SPOT determina sua localização e a envia juntamente com suas mensagens para os satélites de comunicação;
3) Os satélites de comunicação retransmitem suas mensagens para antenas satelitais específicas ao redor do mundo;
4) As antenas satelitais direcionam sua localização e mensagens para a rede apropriada;
5) Sua localização e mensagens são entregues de acordo com suas instruções através de email, SMS ou notificação de emergência para a Central de Coordenação de Resgates GEOS.
Manual do Usuário
Clique aqui para baixar o manual do Usuário em PDF.
Vídeos
Conheça o SPOT Gen3
SPOT Gen3 - Primeiros Passos
Principais funções do SPOT Gen3 com Maximo Kausch
SPOT Gen3 no projeto 7Cumes com Gustavo Ziller | Kilimanjaro
SPOT comemora 4.000 resgates no mundo