Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 40 de 93

Tópico: Ajuda na definição do intercomunicador a comprar

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013

Ajuda na definição do intercomunicador a comprar

Olá amigos.

Estive olhando vários tópicos aqui no PBT sobre intercomunicadores, e pintou uma grande dúvida. Sena 20S-01D ou Scala Rider G9X ?

Estou indo para a terra do Obama no final do mês e devo trazer um intercomunicador para meu uso. A dúvida é, qual comprar, pois tenho visto que no caso do Scala Rider muitos aqui tem tido problemas, mas os elogios também são muitos.

No caso do Sena, alguém tem alguma experiência que possa ajudar nessa decisão?

Desde já agradeço a opinião de todos.

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Ambos estão na faixa dos U$ 380,00 lá.

Data de Ingresso
    09/2013
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2010
    Antonio,

Eu já há muito tempo o ScalaG2Team, que uso diariamente e pra viagens, e acho muito bom, apesar de ser um modelo bem antigo.
    Mas como grande do grupo que viajo usa o Sena, que não é compatível com o Scala, comprei o SMH10 no início deste ano.

Entre estes dois modelos ainda acho o Scala melhor.

Sei que você pretende comprar modelos mais Tops de cada fabricante, que não sei se tem as mesmas funções, mas se pretende usar na viagem em grupo avalie o que a maioria utiliza - te digo que é extremamente a comunicação - , ou se é apenas para falar com a garupa fica mais fácil de decidir por detalhes de cada aparelho.
    Boa sorte!!
    Sent by Nokia Windows Phone
    Abraços,

Carlos Abrahão

Data de Ingresso
    02/2016
    Moto
    990 Adventure
    Marca
    KTM
    Ano
    2010
    Bom dia Antônio, dê uma olhada no F5MC. Ele afirma ser compatível com outras marcas como Cardo e Sena, o que é uma grande vantagem. Planejo comprar para mim na próxima ida as terras do tio Sam. http://www.webbikeworld.com/motorcyc...e-f5mc-review/

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Se optar pelo Scala:

q1 teamset: se não precisar falar com outras motos, somente garupa, este é o que tenho e achei bom.

http://www.amazon.com/Scala-Rider-Te.../dp/B00BRRUT2Y

Modelo atualizado:
    http://www.amazon.com/Cardo-Systems-...KENF4R4MXRG7B8

Ou packtalk, que é a versão atualizada do g9x com mais recursos e melhor conectividade.

http://www.amazon.com/Scala-Rider-Ca...words=Packtalk

Tabela comparativa

http://www.cardosystems.com/wp-conte...ernational.png

Se tiver mais de um capacete a cardo disponibiliza o kit avulso, no exemplo abaixo o kit p o packtalk.

http://www.revzilla.com/motorcycle/c...talk-audio-kit

O único "defeito" do q1 é que qdo aciona o canal p falar com garupa a música ou gps Bluetooth para, nos mais caros a música continua com volume menor.
    Última edição por Gustavo Teixeira; 17/04/2016 às 02:12 PM.

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Como sou "novo" de novo no mundo das duas rodas, ainda não tenho um grupo para passeios e viagens. Por enquanto é só com a patroa.
    É que sei que logo estarei encontrando companhias para passeios e aí seria interessante que já tivesse o recurso de poder comunicar com outros parceiros.
    Vi que as opções são muitas, e analisando os reviews no Amazon, parece que o packtalk ainda está tendo dificuldade de programação, além de só fazer comunicação com outros packtalk (via DMC mode para distancias até 3milhas/5Km), pelo que entendi.

Valeu Abrahao, Murara e Gustavo. Estou aprendendo muito com essas dicas passadas.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger 800 Xcx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Gustavo Teixeira, essa Revzilla.com envia para o Brasil?<br>Voce já adquiriu algo lá?

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Não adquiri mas envia p k com frete fixo de 40 dólares, pelo menos é o que diz no site.
    O problema é que o scala rider está mais caro lá do que no Amazon por exemplo.

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Até hoje comprei, ou melhor, tentei comprar três vezes na Revzilla... Duas no Brasil é uma enquanto estava de passagem pelos EUA. Em ambas as compras que fiz daqui, recebi um e-mail no dia seguinte com a informação de que por ter representante no Brasil dos produtos adquiridos, eles não me poderiam vender o produto... Salvo engano era um jogo de pneus e uma jaqueta.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    ST 1200 DX
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Eu comprei em Andorra um F4MC e agora vou tentar aprender a usar. Dizem que é muito bom e paguei 259,00 Euros, aproximadamente uns R$ 1200,00. Achei interessante porque por aqui estão pedindo mais de 2.000,00

Enio

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por et. Ver Post
    Eu comprei em Andorra um F4MC e agora vou tentar aprender a usar. Dizem que é muito bom e paguei 259,00 Euros, aproximadamente uns R$ 1200,00. Achei interessante porque por aqui estão pedindo mais de 2.000,00

Enio
    Depois posta aqui suas impressões sobre a configuração e uso pra gente saber.

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Importante é saber se a instalação é fácil pois o meu capa neotec deu um trabalho danado p montar. Cada um monta de um jeito, tem uns vídeos no YouTube p auxiliar.

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Antonio, tenho um Sena 10U para Shoei GT Air. Esse modelo é muito legal porque é feito para esse modelo de capacete e fica totalmente imbutido nele. O controle é feito por um controle remoto no guidão. Os Senas mais novos, conseguem parear com outras marcas então você não fica isolado caso um amigo tenha outra marca.

O som é muito bom, alto e claro, e quando falo no celular com alguém, a pessoa simplesmente não percebe que estou na moto.

Recomendo

Sent from my iPhone using Tapatalk

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por JuniorNM Ver Post
    Antonio, tenho um Sena 10U para Shoei GT Air. Esse modelo é muito legal porque é feito para esse modelo de capacete e fica totalmente imbutido nele. O controle é feito por um controle remoto no guidão. Os Senas mais novos, conseguem parear com outras marcas então você não fica isolado caso um amigo tenha outra marca.

O som é muito bom, alto e claro, e quando falo no celular com alguém, a pessoa simplesmente não percebe que estou na moto.

Recomendo

Junior, legal pelas dicas!

Sempre é bom ouvir as opniões de todos antes de decidir.

Por isso este portal é fantástico!

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Atualizando o post:
    Comprei o Sena 20S e agora estou aprendendo a mexer com ele. O telefone e o rádio fm já vi que são ótimos. O que ainda não descobri é como fazer uma ligação no celular sem ter que desligar o rádio antes. Ainda descubro!!! Kkkk

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    TIGER 800XC
    Marca
    TRIUMPH
    Ano
    2013
    Antonio. Importou ou comprou por aqui? Qto custou?

Abrassso
    Citação Postado originalmente por Antonio SP Ver Post
    Atualizando o post:
    Comprei o Sena 20S e agora estou aprendendo a mexer com ele. O telefone e o rádio fm já vi que são ótimos. O que ainda não descobri é como fazer uma ligação no celular sem ter que desligar o rádio antes. Ainda descubro!!! Kkkk

Enviado do meu tijolophone S5
    "O que separa os homens dos meninos é apenas o preço dos seus brinquedos"

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    DL-650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2013
    Eu trouxe um Cardo Packtalk dos EUA... Excelente.... Eu queria um inferior mas nao tinha disponivel e tb era pouca diferenca de preco. Excelente produto. Recomendo. Custou 469 Obamas no eBay.

Realmente eh um pouco mais caro que outras marcas, mas... Como nao pretendo comprar outro no futuro, resolvi comprar o mais moderno possivel imaginando que a qualidade e durabilidade vao me recompensar.

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Fabricio Leal Ver Post
    Antonio. Importou ou comprou por aqui? Qto custou?

Abrassso

Enviado do meu tijolophone S5
    Opa, Fabricio!
    Trouxe de lá.
    Comprei pelo Amazon e entregaram no hotel onde me hospedei. Saiu por 380 obamas. Ainda peguei com o dólar próximo de 4,00, mas mesmo assim achei que valeu a pena!

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Depois posta aqui suas impressões sobre a configuração e uso pra gente saber.
    Eu também sou proprietário de um par de F4MC comprado em Milão por 200 Euros.
    Ele é fácil de utilizar e até onde sei é o único totalmente aprova d'água.
    Conversa com outras marcas de aparelhos.
    Tem rádio FM.
    Recebe as ligações do meu celular.
    Recebo orientações do GPS (do meu celular)
    Etc...
    Tem diversos vídeos da Interphone Brasil no YouTube que explicam as diversas opções e funcionalidades de cada modelo:
    https://www.youtube.com/channel/UC_i...qG-ujtKoVJs83A

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tenere 660z
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Olá meu amigo. Eu uso um intercomunicador voyage 502-b e atende muito bem a eu e minha esposa e dura uma 5:30 ligado direto se desligar nas paradas dura muito mais

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Pessoal, aproveitando o tópico do amigo, alguém conhece quem faça manutenção do Cardo G9x aqui em SP? O meu morreu!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Eu tenho um par de sena 20s, sendo um instalado no meu capacete Shark 700 e é outro no Shark 600 (acho) da minha esposa. Foi muito fácil instalar nestes capacetes. Quando fui comprar havia o sena 20 s e o carro g9x instalados em capacetes. Achei a qualidade do som do sena superior ao do cardo e decidi pelo 20s. O aparelho tem muitas funções: pareia com de outras marcas, sobrepõe conversas com a música, conecta com dois telefones e o GPS ao mesmo tempo, permite compartilhar música (minha esposa ouve a música que estou ouvindo). Enfim, faz o diabo!

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por LLM Ver Post
    Eu tenho um par de sena 20s, sendo um instalado no meu capacete Shark 700 e é outro no Shark 600 (acho) da minha esposa. Foi muito fácil instalar nestes capacetes. Quando fui comprar havia o sena 20 s e o carro g9x instalados em capacetes. Achei a qualidade do som do sena superior ao do cardo e decidi pelo 20s. O aparelho tem muitas funções: pareia com de outras marcas, sobrepõe conversas com a música, conecta com dois telefones e o GPS ao mesmo tempo, permite compartilhar música (minha esposa ouve a música que estou ouvindo). Enfim, faz o diabo!

LLM, qual o segredo de fazer uma ligação telefônica qdo se está com o Fm ligado? Você consegue?
    Para se acionar o Siri do Iphone a gente tem que clicar no botão fone da traseira do 20s, mas se o fm está ligado, esse comando muda a estação pré selecionada.
    O que tenho feito é desligar o fm e então acionar o Siri e fazer a ligação.
    Agora, como você falou, a qualidade do áudio é excelente!

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015

Esse meu G9x, desde novo é meio problemático... Não achei quem venda o Sena... onde comprou?
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Esse meu G9x, desde novo é meio problemático... Não achei quem venda o Sena... onde comprou?
    Comprei numa loja na Alemanha chamada Louis Motorrad
    https://www.louis.eu/

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    LLM, qual o segredo de fazer uma ligação telefônica qdo se está com o Fm ligado? Você consegue?
    Para se acionar o Siri do Iphone a gente tem que clicar no botão fone da traseira do 20s, mas se o fm está ligado, esse comando muda a estação pré selecionada.
    O que tenho feito é desligar o fm e então acionar o Siri e fazer a ligação.
    Agora, como você falou, a qualidade do áudio é excelente!

Eu não uso muito FM, mas testei aqui é deu certo 9 seguinte: dou dois tapinhas nele e falo "speed dial one". Ele já liga para o telefone gravado na memória. Depois que a ligação termina o rádio FM volta normalmente.

Data de Ingresso
    10/2012
    Moto
    R1200 GSA
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Pois é, parece que o Sena é mais amistoso com os periféricos. Tanto a Cardo quanto a Garmin tentam dificultar ao máximo o pareamento com outros bluetooth.

O sena está na lista de um up futuro, mesmo por que o meu Cardo Team set já tem bem uns 4 anos de uso. De vez em quando fica meio doido com o GPS, mas funciona bem e a bateria tem uma longa duração.

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Eu não uso muito FM, mas testei aqui é deu certo 9 seguinte: dou dois tapinhas nele e falo "speed dial one". Ele já liga para o telefone gravado na memória. Depois que a ligação termina o rádio FM volta normalmente.

Valeu, Luciano!
    Vou tentar dessa forma, mas vi que antes é necessário fazer a programação das memórias nele, certo? Vou fazer aqui e depois aviso como foi.
    Abs!

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Valeu, Luciano!
    Vou tentar dessa forma, mas vi que antes é necessário fazer a programação das memórias nele, certo? Vou fazer aqui e depois aviso como foi.
    Abs!

Sim, precisa gravar os números na memória. Pode gravar até três números speed dial one - two - three.
    Use o app do celular para essa configuração.
    O apo também é ótimo para gravar as estações de rádio na memória.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Renato_CWB Ver Post
    Pois é, parece que o Sena é mais amistoso com os periféricos. Tanto a Cardo quanto a Garmin tentam dificultar ao máximo o pareamento com outros bluetooth.

O sena está na lista de um up futuro, mesmo por que o meu Cardo Team set já tem bem uns 4 anos de uso. De vez em quando fica meio doido com o GPS, mas funciona bem e a bateria tem uma longa duração.
    A bateria desse sena é espantosa. Dura muito. Tem até que ficar atento e checar antes de viagens por que é fácil esquecer que o aparelho precisa ser carregado.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Comprei numa loja na Alemanha chamada Louis Motorrad
    https://www.louis.eu/

Valeu Luciano! Vou pesquisar por lá!
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Pessoal, aproveitando o tópico do amigo, alguém conhece quem faça manutenção do Cardo G9x aqui em SP? O meu morreu!

Tem o contato de um cara neste post:

http://portalbigtrails.com.br/forum/...ad.php?t=11706

Ou envie p usa...

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Gustavo Teixeira Ver Post
    Tem o contato de um cara neste post:

http://portalbigtrails.com.br/forum/...ad.php?t=11706

Ou envie p usa...
    Opa, valeu Gustavo... Sabia que já havia lido isso em algum lugar! Vou contata-lo amanhã mesmo!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    07/2012
    Moto
    Tiger 800XC/Té 250
    Marca
    Triumph/Yamaha
    Ano
    2013/2011
    Olá,
    Uso o sena smh10 há 3 anos.
    Fiz 2 viagens para a Amazônia conversando de 10 a 12h pareado com outra moto.
    Tem o alcance de 800 mts entre uma moto e a outra. Hoje uso para viagens com minha esposa na garupa.
    Este comunicador aguenta chuva, barro, poeira, sol e é pau para toda a obra.
    Luiz Silva
    VIAGEIROS Moto Turismo

'Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar
    agora e fazer um novo fim.' (Chico Xavier)

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    RD 135 Z
    Marca
    Yamaha
    Ano
    90
    Uso o Interphone F5XT a 4 anos. Qualidade excelente do audio, claro que acima de 120 fica difícil conversar. Bateria com excelente durabilidade. Acho que o principal ponto fraco é o material externo dele começar a desgatar com o tempo devido ao atrito c/ as luvas.

Ok ok, fazem 4 anos que já uso mas ainda não vejo o motivo para trocar!

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    RD 135 Z
    Marca
    Yamaha
    Ano
    90
    Se for de interphone, compre na europa de preferencia na italia pois a marca é de lá.

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    NC750X
    Marca
    Honda
    Ano
    2015
    Já tive um Scala Rider G3, depois de uma chuva nunca mais foi o mesmo...pretendo comprar um Sena mas confesso que fiquei curioso sobre o F5XT...

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2013
    Moto
    F 800 GSA
    Marca
    BMW
    Ano
    2015/16
    Par de intercomunicadores Scala Rider G9X em perfeito estado. Usado poucas vezes em viagens. Com todos os acessórios, manual e caixa original. R$ 1.900,00.<br />
    <br />
    O valor mais barato no ML p. eles é de R$ 2.500,00. Vc economiza R$ 600,00.<br />
    <br />
    Frete por conta do comprador ou pode retirar pessoalmente em Copacabana.<br />
    <br />
    Coloquei tb no ML. Por lá é possível parcelar http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801620507-intercomunicador-scala-rider-g9x-excelente-estado-_JM<br />
    <br />
    Obs: a espuma de um fone de ouvido rasgou em razão de tirar e colocar o capacete, porém ele funciona perfeitamente.<br />
    <br />
    <b>Contatos: (21) 99900-1235 ou e-mail: ronaldolamarao@yahoo.com.br</b><br />
    <br />

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Data de Ingresso
    10/2016
    Moto
    Versys 650 tourer
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Medeirix Ver Post
    Eu também sou proprietário de um par de F4MC comprado em Milão por 200 Euros.
    Ele é fácil de utilizar e até onde sei é o único totalmente aprova d'água.
    Conversa com outras marcas de aparelhos.
    Tem rádio FM.
    Recebe as ligações do meu celular.
    Recebo orientações do GPS (do meu celular)
    Etc...
    Tem diversos vídeos da Interphone Brasil no YouTube que explicam as diversas opções e funcionalidades de cada modelo:
    https://www.youtube.com/channel/UC_i...qG-ujtKoVJs83A
    Bom dia Medeirix.

Parceiro, tenho um intercomunicador Mt que me atende apenas em baixas velocidades (cidades ou pedágios)... Enfim, bem ineficaz no meu caso.
    Tenho pesquisado este f4mc e me parece um bom custo/benefício.
    Meu uso será exclusivamente para conversar com garupa e ouvir música durante viagem.
    Minha velocidade de cruzeiro é de 120 a 130 (Versys tourer com bom parabrisa)... O volume do alto-falante é suficiente para ouvir mp3 e ou garupa, com volume suficiente e clareza nesta faixa de velocidade?
    A transição entre celular e garupa é simples? (na prática é... durante a viagem ficar alternando entre ouvir música e conversar com a patroa).

Desculpe se alguma resposta for óbvia mas, como disse, essa não é minha praia, apesar de me interessar bastante pelo assunto.

Obrigado amigo.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Citação Postado originalmente por Rcarellij Ver Post
    Bom dia Medeirix.

Parceiro, tenho um intercomunicador Mt que me atende apenas em baixas velocidades (cidades ou pedágios)... Enfim, bem ineficaz no meu caso.
    Tenho pesquisado este f4mc e me parece um bom custo/benefício.
    Meu uso será exclusivamente para conversar com garupa e ouvir música durante viagem.
    Minha velocidade de cruzeiro é de 120 a 130 (Versys tourer com bom parabrisa)... O volume do alto-falante é suficiente para ouvir mp3 e ou garupa, com volume suficiente e clareza nesta faixa de velocidade?
    A transição entre celular e garupa é simples? (na prática é... durante a viagem ficar alternando entre ouvir música e conversar com a patroa).

Desculpe se alguma resposta for óbvia mas, como disse, essa não é minha praia, apesar de me interessar bastante pelo assunto.

Obrigado amigo.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
    Bom dia,

Nessas velocidades de 120/130 o capacete e a bolha influenciam bastante.

Eu uso num Icon Variant que não é nenhum exemplo de silêncio, mas como é bem "justo" deixa os auto-falantes encostados no ouvido e dá pra ouvir bem.

Além disso existe a opção de usar um fone de ouvido intra-auricular ...

Alterar entre música e conversação não foi difícil pra mim...

Conforme eu vou fazendo alterações no menu o F4MC, ele vai "conversando" e informando onde eu estou. Só que a língua mais próxima do português suportada por ele é o espanhol.

Minha esposa usa em espanhol e eu fui de inglês.

Tem um canal no You Tube da Interphone Brasil, onde dá pra tirar muitas dúvidas: https://www.youtube.com/channel/UC_i...oVJs83A/videos

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem