Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 40 de 86

Tópico: Europa: Portugal Lés a Lés

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012

Europa: Portugal Lés a Lés

Europa: Portugal Norte a Sul, e Leste Oeste

Ola amigos dos dias 16 de junho ao dia 03 de julho farei minha primeira incursão a Europa, desses dezesseis dias, oito serão dedicados a visitas a parentes e os outros oito dias serão dedicados a viajar de Moto pelo interior de Portugal.

A principio ao abrir este Tópico penso primeiramente receber dos amigos todas especies de dicas a respeito de viagens em Portugal, aqueles que lá estiveram e queiram deixar aqui registradas as suas dicas elas serão muito bem vindas.

Indo mais longe imagino usar este tópico, além de contar e relatar a tal viagem citada acima, que ele seja usado como fonte de pesquisa e referencia para aqueles que como eu desejam conhecer pela primeira vez a Europa pilotando uma Moto .

Aqui poderemos discorrer entre outros assuntos desde:

- Aluguel ou compra de Motos para futuras viagens a Europa.
    - Hospedagens em geral, aluguel de casas ou apartamentos enquanto durarem as viagens.
    - Dicas de Rotas, Estradas e lugares e cidades imperdíveis.
    - Dicas de Gastronomia e comidinhas do interior.
    - Dicas e contatos de Motociclistas Europeus que possam possibilitar qualquer especie de ajuda a Brasileiros enquanto viajam pela Europa.

" Portugal Lés a Lés: No inicio planejei uma grande viagem de Moto pelos principais países da Europa, depois me contive e por se tratar da primeira vez vou me ater e me conter ao portal de entrada de de nós brasileiros na Europa que é Portugal. As facilidades da língua e logística me impôs colher todas experiencias possíveis primeiro em Portugal e numa segunda oportunidade e já com experiencia colhidas avançar numa grande expedição Europa adentro."

Acontece que não curto viagens de turismo convencional, rodar de Motocicleta nos propõem que avancemos ao interior e é nesse sentido que ocorrerá esta primeira viagem, em Portugal de uma série de rotas escolhidas por mim, uma com certeza se destaca que é rodar pela mítica "Estrada Nacional N 2 " única que atravessa Portugal de ponta a ponta ou Lés a Lés como eles gostam de chamar. Mas isto contarei num próximo Post.

Por hora que venham as dicas, e de minha parte já até tenho algumas para dar, como por exemplo alugar uma Moto em Portugal, que contarei conforme solicitado for.
    Última edição por Saulo wds; 04/05/2016 às 09:24 AM.

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    TRANSALP XL700VA
    Marca
    HONDA
    Ano
    2014
    Saulo, fiquei muito interessado, pois já pensei nesta possibilidade.
    Mantenha-nos informado, pois certamente um dia aproveitarei a tua experiência.
    Boas estradas portuguesas.
    A fonte da juventude: uma moto, uma boa companhia e kms de estrada

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Nunca estive lá, então não posso lhe ajudar! Uma cousa é certa... Vai ver belas paisagens, comer e beber muito bem e elevar o estoque de histórias e fotografias para nos brindar! Boa programação meu amigo!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger Explorer 1200 ABS
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Desde já desejo sucesso nessa empreitada, e com oito dias de viagem, eu daria um pulinho na Espanha.

Eu não conheço a Estrada Nacional 22, não estaria falando da EN 222, que fica no Norte de Portugal e margeia o Rio Douro?

De ponta a ponta será algo como 900 km a percorrer, como já deve ter pesquisado, vai encontrar uma geografia bem diferenciada em cada região, desde um extenso litoral, a boas serras (não muito altas..mas fazem muito calor na época q vai viajar) e vai ter ao sul, planices, aonde avistará touros, oliveiras e longas retas atravessando Alentejo ao Algarve.
    Estradas boas é o que não falta em Portugal, a maioria pedagiadas e com pedágio virtual (moto paga e usa sistema semelhante ao Sem Parar), mas para desfrutar da viagem de usar EN´s (estrada nacional), antes da chegada das auto-estradas, IP´s e das IC´s, era por aonde o trafego fluiu, na sua maioria é de faixa unica e transita por dentro da cidade e vilas. Velocidade permitida 90Km nas EN´s (era assim, mas creio não ter mudado).
    Quanto a culinária, a regra é mesma, aonde estiver o caminhão parado, pode ir q é bom, tirando os pratos típicos de cada região, ai é boca a boca, dificilmente comerá mal em Portugal, e esteja certo q será o mais barato da viagem, pois combustível e hospedagem, como já deve ter pesquisado é caro.
    O período q vai, já é verão, irá encontrar um aumento de trafego, principalmente de turista, mas é uma boa época.
    De uma coisa eu tenho certeza....será uma bela viagem!

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Pebra Ver Post
    Saulo, fiquei muito interessado, pois já pensei nesta possibilidade.
    Mantenha-nos informado, pois certamente um dia aproveitarei a tua experiência.
    Boas estradas portuguesas.

Isso mesmo Pebra, é esta a intenção do Tópico,
    facilitar e desmistificar as informações para aqueles que como eu desejam colocar as rodas alem desse mar.
    Certamente contarei esta experiencia aqui.

Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Nunca estive lá, então não posso lhe ajudar! Uma cousa é certa... Vai ver belas paisagens, comer e beber muito bem e elevar o estoque de histórias e fotografias para nos brindar! Boa programação meu amigo!

Pois é Roberto, minha cunhada mora lá a alguns anos e nunca tivemos a oportunidade de visita-la,
    Sabe o que ela fez para me convencer a ir, sabendo da minha paixão por viagens de moto? Disse assim: venha nos visitar, fique alguns dias aqui em casa depois alugue uma moto e vá conhecer este pais, aqui existem lugares incríveis para se conhecer viajando de moto...Pronto foi o suficiente!!!
    Tenha certeza que trarei muitas fotos e prometo fazer algo que não gosto...que é contar histórias. kkkk

Amigo Beija Flor, em primeiro lugar meu muito obrigado!!! são essas as dicas que eu quero receber.
    Ficarei atento a todas informações e dicas que puder me dar, desde já sinto-me muito grato!

Citação Postado originalmente por Beija-Flor Ver Post
    Desde já desejo sucesso nessa empreitada, e com oito dias de viagem, eu daria um pulinho na Espanha.

Eu não conheço a Estrada Nacional 22, não estaria falando da EN 222, que fica no Norte de Portugal e margeia o Rio Douro?

Você já matou a charada, com certeza darei sim um pulinho na Espanha, como sabe sou apaixonado por fronteiras, inicialmente nesta primeira visita a Espanha, caso eu tenha tempo quero dar uma atenção especial a fronteira norte percorrendo as principais cidade e lugares de Espanha e Portugal margeando a fronteira natural proporcionada pelo rio Minho, percorrendo inclusive pela EN 222 que você cita acima.

Quanto a Estrada Nacional 22, errei ao digitar, portanto não se trata de EN 22 e sim da EN 2, conhece ou já ouviu falar?
    Esta estrada se trata de uma das vias mais antigas de Portugal, alguns trechos remontam a época dos caminho Romanos.

A EN 2 (ou simplesmente N2) - Estrada de Portugal
    é uma estrada nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal.

A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada de maior extensão do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando ao Km 737 em Faro, passando por onze distritos: Vila Real,Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

HISTÓRIA:

O troço da EN2 confunde-se com a própria história, sendo que muitos segmentos já eram as principais vias romanas que atravessavam a Lusitânia. Com o passar do tempo, as principais vias foram sendo melhoradas e ligadas umas às outras e até ao final do séc. XIX, grande parte daquela que é hoje a EN2 já era Estrada Real.

Em 1884, o percurso de Faro a Castro Verde passa a designar-se Estrada Distrital nº 128.

Com a implantação da república a estrada chega a Beja e ganha o título de Estrada Nacional nº 17, passando a chamar-se mais tarde a Estrada Nacional nº 19 - 1ª.

Um dos grandes projectos do Estado Novo era a criação de uma estrada que ligasse o país de lés a lés pelo centro, e a partir de 1930 começaram a ser alcatroados os troços de pedra e de terra e construídas as ligações necessárias, até que em 1944 é inaugurada a Estrada Nacional nº 2.

O troço que liga Almodôvar a São Brás de Alportel foi, em 2003, classificado como Estrada Património devido ao riquíssimo património que a envolve.

Devido às suas características, a EN2 é muitas vezes comparada (embora a uma escala muito menor) à Ruta 40 (Argentina) ou à Route 66 (E.U.A.)
    Última edição por Saulo wds; 04/05/2016 às 10:31 AM.

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger Explorer 1200 ABS
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Quanto ao uso a EN2, não te entusiasmes muito, pois na verdade essa estrada hoje está modernizada (assim como a grande maioria das estradas de PT), então está com trechos transformados em IP´s (itinerário principal) e IC´s (itinerário complementar), e então visualmente não sei o quanto seria interessante.
    Claro que já deves ter pesquisado, sobre estradas e rotas, mas o fundamental é saber o que pretendes ver e fazer na viagem, pois quanto a locais históricos e religiosos não faltam, culinária nem se fala, pois cada região tem o seu prato tipico.
    Partindo de Lisboa eu iria pelo litoral até ao norte, fazendo desvios para as localidades planejadas, dando uma enfases ao norte, procurando as estradas q margeiam o Rio Douro, e por ali ligar até Espanha, podendo seguir pela Espanha e entrar em PT, pela Guarda, aonde vai encontrar a Serra da Estrela, e pelo interior seguir para o Sul do Pais, ou entrar mais ao sul, em Badajoz , região de Évora ou Vila Real no Algarve, retornando a Lisboa pelo Alentejo. E caso não deseje fazer a Espanha, no retorno do norte o faça pelo interior, fazendo as regiões das Beiras (Beira Alta região das serras) seguindo até ao Algarve, aonde passará pelas planices alentejanas.
    Como pode ver Portugal é pequeno, mas não faltam alternativas de bons e belos passeios.

Para aguçar a vontade aos amigos...

https://www.facebook.com/vortexmag/v...3/?pnref=story

http://www.vortexmag.net/portugal-37...1-vez-na-vida/

Querendo tomar um café e conversar um pouco mais sobre a viajem, é só combinar.

Abraços
    Beija-Flor

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Amigo Beija Flor, grato pelas dicas, quero muitas outras!!

Ainda não detalhei o roteiro, escolhi a EN 2.
    - Primeiro, pela história dela, quando li pela primeira vez que se tratava de antigos trechos da Estrada Real logo me encantei sou fascinado pela nossa Estrada Real, quero traçar um paralelo entre as Duas, e navegar lá como fiz aqui, seguindo os Marcos da antiga Estrada, sou fascinado por viagens de temáticas e "Marcos" sejam eles quais forem é o meu tema preferido.

Segundo pela logística...Ela é uma estrada que corta o centro Portugal de Norte a Sul , não estarei presa a ela porem e por ela que vou traçar toda minha rota para ramificar outros caminhos, tais os que você já citou, Serra da Estrela, Rio Douro entre muitas outras, se possível sempre evitando as Auto Estradas.

Esta Semana vou tentar traçar uma Rota num Mapa te mostro e você vai me dando as dicas , ok?

Aqui alguns links de outras viagens pela EN 2:

http://estradanacional2chavesfaro.bl...-da-regua.html

http://desenhosdodia.blogspot.com.br...1_archive.html

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Versys Taurer 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2013
    Bom dia, Bom dia, Bom dia. De carona aqui, só aprendendo.
    Fiquei na duvida sobre a Moto - Comprar ou Alugar. Acho que Alugar é a melhor opção, tanto pelas opções como custo.
    Algo que aqui no Brasil não pegou ainda, até temos opções de alugar motos, mas não pegou.

http://www.hertzride.pt/colecao-de-motas/motos

1.JPG

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger Explorer 1200 ABS
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Vou aguardar essa Rota, para dar uns pitacos.

Abraços
    Beija-Flor

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger Explorer 1200 ABS
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Doug Ver Post
    Bom dia, Bom dia, Bom dia. De carona aqui, só aprendendo.
    Fiquei na duvida sobre a Moto - Comprar ou Alugar. Acho que Alugar é a melhor opção, tanto pelas opções como custo.
    Algo que aqui no Brasil não pegou ainda, até temos opções de alugar motos, mas não pegou.

http://www.hertzride.pt/colecao-de-motas/motos

1.JPG

Realmente essa é uma parte importante no planejamento, mas num primeiro momento o aluguel se mostra mais viável, para viagem curtas, digo até uns 15 dias.
    Pois é alugar, pagar e andar, a compra envolve outras demandas desde as burocráticas ás mecânicas.
    Mas para uma viagem mais longa não é de se pensar numa compra.
    Tenho um roteiro montado pela Europa, que seria de Lisboa a Zagreb, que era para ter realizado em 2013, mas por falta de tempo ($ ..rss), tive que adiar, e nesse caso estava cotando a compra de uma moto, na época uma Transalp.
    A compra estava interessante pois apesar de ser minha intenção de ficar com a moto, para outras aventuras, pois tenho quem cuidaria dela para mim em PT, e também a poderia alugar, para amigos que estivessem indo para PT, havia também a possibilidade de recompra da moto, mas o maior contra que vejo é no dispêndio financeiro q se faz, pois na época a locação da moto para as 20 dias, ficava 2.000,00 euros, a e moto 4.500,00 Euros.
    Mas o aluguel sim é o mais vantajoso, pois o custo é menor, e não se tem nada q preocupar, é ligar a moto e ser feliz.
    E aqui no Brasil, já começa a ter essa oferta de serviços de locação, mas se comparar com o que se faz lá fora, ainda se engatinha,

Outra coisa que se encontra na Europa, mas não consegui isso em Portugal, é o aluguel da moto entre particulares, e ai os custos de aluguel são menores, mas acho q é algo q tem uma indicação, uma relação de confiança.

Abraços
    Beija-Flor

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger Explorer 1200 ABS
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Mais umas informações para o roteiro.

http://www.joaoleitao.com/viagens/20...inos-portugal/

Abraços,
    Beija-Flor

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Aluguel de Motos

Alugar Motos em Portugal é relativamente fácil:
    - se pretende viajar no verão se atente em confirmar a reserva pelo menos 60 dias antes.
    - Capacete para um condutor, malas laterais e seguro já estão inclusos no Valor
    - GPS com ou sem rotas determinadas é opcional.

Eu optei pela GS 800, não achei barato, 95 Euros a diária, nessa primeira incursão alugar foi a melhor opção.
    Não achei sensato por parte da Motoxplorers colocar no contrato que a moto alugada por eles só pode rodar em asfalto, Não entendo, afinal BMW GS 800 uma legitima Off Road e minha intenção era "é" rodar por algumas estradas de terra existentes nas proximidades da Fronteira com Espanha, vamos ver no que vai dar!

http://www.motoxplorers.com/#!aluguer-mota/cvh5

BMW F800GS

Motor: Dois cilindros, 798 cc, 85HP
    Consumo a cada 100km: 3,9 a 5,0 L
    Altura do Banco: 880mm
    Peso completa: 214kg
    *Altura de 820mm com banco

1 a 3 dias: 115€/dia

4 a 6 dias: 105€/dia
    7 a 13 dias: 95€/dia
    + 13 dias: 89€/dia

Fim de semana: 230€*
    *18h sexta a 11h segunda

7 dias de aluguer: 665€

Franquia normal: 1500€
    Franquia Seguro VIP: 400€

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Beija Flor

Começo achar que oito dias serão pouco para conhecer Portugal, cada pagina que eu abro descubro que também quero ir.

A principio minha intenção é, partir de Lisboa sentido ao Norte até fronteira com Espanha, na verdade quero seguir pelas estradas mais próximas do litoral, Por acaso você sabe me dizer se há lá algumas estradas que seguem pelo litoral parecidas com a Rio Santos, ou a BR 101 que valham a pena fugir das Auto Estradas?

Depois como disse antes vou seguir nas proximidades da Fronteira até a cidade de Rio de Onor, de lá sigo pela N 308 percorrendo o extremo norte de Portugal, retorno a Cidade de Chaves onde inicio a descida para o sul pela EN 2, sabe me dizer se há algum lugar imperdível seguindo por esta Rota, Serra da Estrela já esta Na lista, assim como a EN 22 .

A rota abaixo é apenas ilustrativa.

Última edição por Saulo wds; 10/05/2016 às 10:31 AM.

Data de Ingresso
    05/2016
    Moto
    Tiger 1050
    Marca
    Triumph
    Ano
    2009
    Olá, nunca rodei de moto no Portugal, infelizmente. Mas olhando no meu mapa do Portugal, posso ver que tem uma rede de estradas parecida a outros paises que eu conheço melhor, como Itália e Espanha. Nestes paises europeios as Auto-Estradas são sempre as ultimas opções, sempre tem varias (e melhores) estradas pra ir do ponto A ao ponto B. Minha sugestão, próximo a Lisboa não pode perder a cidade de Sintra, Patrimônio Mundial de Unesco. De Sintra pode ir através a linda litoranea N-247 rumo norte. No interior de Coimbra também tem varias estradas que o mapa sugere, como a N17, N112 e N339, antes de chegar em Porto.
    PS Não consigo ver a rota no seu post :-(

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Ola Richi, tudo bem meu amigo!?

Faltam trinta dias para a Viagem e ainda não preparei o roteiro...
    Mas pra dizer a verdade é mais ou menos assim que eu gosto!!

Gostei das dicas e elas já estão anotadas,
    Obs. vou tentar refazer a rota e posto novamente, ok?

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Hoje é o dia!

Diferente das outras viagens, que eu apenas ligava a moto e ia.
    Viajar para o exterior tem lá suas burocracias, mesmo que para Portugal.
    É Passaporte e Seguro saúde, seguro viagem é Cambio, é Euros "Nossa que caro hein?" Cartões de credito, é Travel é reservas em hotéis, aluguel de Moto, de capacete de GPS é isso é isso é isso e aquilo! Puts!! e eu só que é ligar a moto e ir.

Por conta de trabalho e também por preguiça acabei por não planejar uma rota definitiva, eu nunca gostei de rotas definitivas! as vezes eu gosto de parar ao meio dia e ficar, outras vezes vou até bem mais, até que seria legal se eu soubesse seguir uma rota predeterminada, ficariam mais fácil as reservas em hotéis " Me disseram que eu vou me lascar", é verão na Europa e os hotéis estarão lotados, mesmo assim só reservei hotel em Lisboa...Já disse pra Deise " Ela vai comigo, coitada" te prepara para ficar em qualquer tipo de hotel, isto é, se encontrarmos hotéis disponíveis, se não, o relento será nosso companheiro; para mim isso é fácil, eu já dormi na praça.

A Rota dedilhei mais ou menos assim: Partindo de Lisboa, sempre fugindo das Auto Estradas vou margeando o mar sentido ao Norte nesse sentido vou até Santiago de Compostela na Espanha, mas antes vou seguindo e parando nas praias e cidades do caminho do mar Português desde Estoril, Sintra, Peniche, Nazaré, Pedra do Ouro,
    e assim até a foz do Aveiro " Será que há pontes ou balsa sobre o rio Aveiro que nos leve a São Jacinto?" de lá seguimos rumo a cidade do Porto, No Extremo norte de Portugal dois dias na região do parque nacional Peneda Geres, Um dia região de Chaves, No centro de Portugal dois dias Serra da Estrela e o demais dias rumo ao sul sempre tendo em meta o traçado da EN 2 a primeira de todas as estradas Reais.

O Google brigou comigo, não consigo abrir fotos nem os mapas das rotas que eu tracei lá, só de raiva vou a moda antiga, eu mesmo rabisquei a mão o mapa com
    os principais pontos de interesse, melhor assim!!

Imagens Anexas Imagens Anexas

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Amigo

Viagem pela Europa de moto é o que há de melhor. As estradas são ótimas e seguras. Você não tem a insegurança quanto a roubo que temos por aqui, o que não o impede de contratar um seguro para sua moto em sua viagem. As paisagens bem diferentes das nossas, apesar de que acho Portugal, obviamente, o país com arquitetura mais parecida com a nossa. Como sou de MG, e conheço bem o meu estado, andar em Lisboa muitas vezes me parece estar em uma Ouro Preto maior. Ladeiras e casarões no mesmo estilo.

Fiz uma viagem de moto ano passado pela Europa com mais 6 amigos. Rodamos 3,5 mil Km em 10 países pelo leste Europeu. Romenia, Bulgaria, Turquia, Grécia, Macedônia, Albânia, Montenegro, Croácia, Bósnia e Servia. Sem palavras pra descrever esta viagem. E bem mais barata que na europa ocidental. Só pra exemplificar, paguei 80 euros na diária da GS 800. Vc está pagando 95 euros. Na Bulgária tomei chope de 500 ml por menos de 2 euros. Em portugal, vai pagar 5 euros em média.

Outra coisa que me impressionou ao andar de moto na Europa foi o respeito e admiração que todos possuem pelos motoqueiros. Várias vezes nos pararam e pediram pra tirar fotos com a gente. Pediam pra colocar crianças sentadas na moto para fotografar, acenavam quando passávamos pela rua, etc.. Fiquei muito tempo pensando porque são tão diferentes de nós. Minha conclusão é que como lá não possui motoboy, são poucas as motos na rua. E as que existem, em sua maioria, são para passeio. Então a imagem de motociclista lá é bem diferente que aqui. Não tem ninguém batendo no seu retrovisor a todo tempo. Ninguém buzinando incessantemente nos corredores. E ninguém com medo de assalto quando há alguém na garupa.

Boa viagem pra vc, tire muitas fotos e depois nos conte como foi a experiência.

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Obrigado pelas dicas Dfpf !!

Inicialmente imaginei ir a Espanha e França, porem me dei conta que Portugal tem um interior milenar para ser descoberto é o que farei,
    dedicarei os 17 dias somente a explorar o país de norte a sul, Lés a Lés.

Vou tentar economizar no chope e me perder em vinho então!!
    Tenha certeza que voltarei para contar como foi.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Boa viagem Saulo! Estamos esperando ansiosamente os relatos!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    XTZ250 Lander
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2007
    Boa viagem Saulo!
    Sou mais um que estarei esperando seus relatos.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Boa tarde pessoal!!

Cheguei ontem a tarde em Lisboa novamente!!
    Digo novamente porque a Trip de "Moto" teve inicio aqui.
    Foram doze dias rodando por todos os cantos e encantos deste país.
    É lógico que o ponto alto da Trip foi atravessar o país de Lés Lés pela Estrada Nacional N 2,
    Através dela conheci o melhor que Portugal tem a oferecer,
    desde as grandes cidades aos mais longínquos rincões que até mesmo a maioria dos portugueses desconhecem.

Assim que chegar ao Brasil, antes vou assimilar bem a viagem e depois volto aqui para contar o relato.

Na foto abaixo uma palinha da minha paixão os "Marcos" Olha só quem encontrei:
    Ao lado da EN 2 no centro de Portugal no quinto dia de viagem encontro o Marco Geodésico de Portugal.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Estamos esperando ansiosamente! Boa viagem!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Estamos esperando ansiosamente! Boa viagem!

Bora lá né Roma? Pois é, tive que transferir parte das minhas fotos para outra Nuvem, o Google + não esta permitindo copiar a URL das fotos, Sacanagem!!!

Mas agora já upei as fotos em outro Site, e aos poucos relato como foi esta belíssima Trip.

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Portugal Lés a Lés

Antes vou falar da experiencia em alugar Moto pela primeira vez.

Quatro meses antes aluguei a Moto na http://www.motoxplorers.com/
    Tudo muito pratico e fácil, a reserva é feita com 50% do valor total antecipado e o restante dos 50% do dia que você retira a Moto.
    Eu recomendo para aqueles que desejarem alugar uma BMW em Portugal que façam na Motoxplorers, Minha preferencia pela Motorxplorers se deu por conta do tamanho das malas, "acessório já incluso no valor do aluguel" já que desse vez viajaria com esposa, sabem como é né? até secador se elas puderem elas levam!!!
    Outro acessório incluso no valor do aluguel é o capacete, porem se puderem prefiram levar os seu, eu preferi por dois motivos, primeiro que o meu e da minha esposa esta instalado intercomunicador e segundo que mesmo que eles disponham vários capacetes para escolha prefiram se puder aquele que você já esta acostumado que é o seu. Super fácil transportar os capacetes no avião, eu levei como bagagem de mão.
    Outro acessório que você não pode abrir mão é o GPS, eu preferi alugar sem nenhuma rota determinada eu mesmo gosto de traçar minha rota, porem eles tem varias rotas a disposição, é só escolher como como vai ser a sua.
    Quanto ao seguro da Moto funciona assim: Caução de 1.500,00 Euros no cartão de credito desbloqueado no dia da entrega da Moto "se não houver sinistro"
    Outra facilidades das motos alugadas lá é o pagamento automático dos pedágios, passe por todos os pedágios sem parar e pague na entrega da Moto.

Bora rodar, foi isso que viemos fazer!!! Mas antes vou lembrar vocês que a gasolina comum em Portugal, convertidos em Reais na época da viagem estava por volta de R$ 6,40 é isso mesmo seis e quarenta um Euro e Sessenta cents. Uma Curiosidade, eu nunca rodei de GS 800 no Brasil, lá a que eu rodei me espantei com o consumo da Moto cerca de 12 km por litro isso andando até os 120 por h e quando andava um pouco mais esta média descia para 10 km por litro, este consumo considerei fora do normal!!! Bahhh!

Imagens Anexas Imagens Anexas

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Portugal Lés a Lés

" Lés a Lés"
    significa de uma ponta a outra completamente, e a unica estrada existente em Portugal que liga o Norte do país ao Sul de uma ponta a outra sem interrupções é a Estrada Nacional 2, acho que já falei dela num post anterior...Inicialmente planejei partir de Lisboa até o estremo norte de Portugal pela via mais rápida, ou seja por Auto Estradas e então estando lá iniciar o que eu chamo de Lés a Lés ' Norte ao Sul" . Porem as Auto Estradas de Portugal apesar de espetaculares não é o tipo de estrada que eu gosto de rodar. Então planejei o meu Norte ao Sul de duas maneira, em, de Sul ao Norte pelo litoral desde Setúbal, Cascais, Estoril, Cabo da Roca, São Pedro do Moel, Nazaré, Aveiro, Figueira da Foz, Porto, Viana do Castelo, Enfim até Caminha extremo norte fronteira com Espanha e assim o fiz e estando no Extremo norte ai então já em Chaves " também na Fronteira com Espanha" iniciei o Lés a Lés, já pela Mítica Estrada Nacional 2. Fiz todo o Lés a Lés através da EN 2, porem por Portugal ser um país pequeno consegui ramificar a Trip e tive a oportunidade de explorar as belezas, paisagens, fronteiras, serras, castelos, e gastronomia, desde de o Parque Nacional de Geres, Chaves, vilas centenárias tais ao Piodão, Sabugueiro, Vila de Góis, Serra da Estrela, A estrada N 222 eleita recentemente como a mais bela do mundo, Óbidos, Évora, faro e muito mais.....Bora lá!!

Apesar de fugir completamente do meu estilo de viagens de Moto, Rusticas " Pelo Sertão, estradas de terra" me surpreendi e gostei...Não sei se vou saber relatar da forma que eu gostaria mas vou começar da forma que eu sempre fiz através das fotos, e a primeira foto por si só é a maior de todas as minhas viagens é a viagem através do tempo.

Lisboa: Rio Tejo

Imaginar que dessa margem que me encontro agora partiram as caravelas do descobrimento do Brasil, faz da minha Trip um mergulho no tempo e nas centenas de histórias que ouvi...É de arrepiar a sensação que sinto, fecho os olhos, e viajando no tempo faço um aceno imaginário as caravelas deslizando nas águas calmas na foz do Tejo, ainda em pensamentos imagino a emoção de partir para descobrir ainda no ano de 1500 a Terra de Vera Cruz, nisso traço um paralelo e tenho certeza que a emoção que eles sentiram naquele dia é a mesma que sinto agora, porque é daqui que eu parto para descobrir Portugal.

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Sucesso em sua empreitada irmão, se um dia tiver uma oportunidade dessa, não perderei! Li uma reportagem de uns caras que fizeram Portugal de ponta a ponta em motos de trilhas, as AJP, que são de lá, também achei maravilhoso!

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Portugal Lés a Lés

Lisboa: Torre de Belém

Ainda as margens do rio, guardando toda a foz do Mar de Palha, o rio Tejo, lá esta ela a imponente torre de São Vicente que a centenas e anos é conhecida como a Torre de Belém. Engraçado que no meu imaginário a lembrança que eu mais tenho desse lugar não é histórica, e sim ela me traz uma lembrança culinária, quantas não foram as vezes que em casa desde a infância, besuntei meu prato de bacalhau com o azeite Português "Torre de Belém" . Agora sim desde a magnifica Torre de Belém recebo as boas vindas para descobrir a cidade de Lisboa.

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Portugal Lés a Lés

Lisboa

Em Lisboa aluguei um apartamento com uma vista maravilhosa do rio Tejo no bairro do Restelo, bem próximo ao bairro de Belém, dos 17 dias que ficamos em Portugal 5 foram em Lisboa, desses 5 dias 2 dedicamos a conhecer a cidade e os outros 3 dias fomos conhecer as cidades e as praias nas proximidades de Lisboa, desde Setúbal, Sezimbra, Costa da Caparica, Cascais, Estoril, Cintra.
    Em Lisboa o Turismo acontece principalmente no centro antigo, e como as ruas do centro histórico são muito estreitas, e praticamente não há estacionamentos, então optamos em fazer como os portugueses fazem, deixamos a Moto no estacionamento do apartamento e nos locomovemos de Bonde, é isso mesmo em Lisboa há dezenas de linhas de Bondes, porem há ainda muitas outras opções para se locomover, desde o Metro, Trens, Elétricos, ônibus e os Tucs Tucs, em relação aos Tucs Tucs a imprenssão era que a índia tinha invadido Lisboa.
    O nosso Turismo em Lisboa se limitou ao centro histórico, aos castelos, ao Bairro Alto, ao Chiado e eu do que mais gostei foi da orla do Tejo.

Mosteiro dos Geronimos

Castelo de São Jorge

Vista panorâmica do Rio Tejo, ao fundo a Ponte 25 de Abril

Padrão do Descobrimento / Talvez o monumento mais visitado por brasileiros em Lisboa ao lado da Torre de Belém.

Por ultimo a Ponte 25 de Abril, segundo o pedro amigo português, a ponte é uma réplica fiel da Golden Gate Bridge de São Francisco.

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Marcelão Ver Post
    Sucesso em sua empreitada irmão, se um dia tiver uma oportunidade dessa, não perderei! Li uma reportagem de uns caras que fizeram Portugal de ponta a ponta em motos de trilhas, as AJP, que são de lá, também achei maravilhoso!

Marcelão, a empreitada já se deu e posso dizer que que foi uma belíssima oportunidade.
    Se puder posta o link desta reportagem que você leu, também apreciaria muito ler.
    Portugal é um país pequeno nas suas extensões se comparado ao Brasil, porem, riquíssimo em belezas naturais e históricas,
    espero que esta tenha sido apenas a primeira de outras, porque há muito ainda a conhecer e descobrir...

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Portugal Lés a Lés

É desse mar que partiram os grandes aventureiro Descobridores

Em Setúbal na foz do rio Sado vi em manobras a moderna esquadra portuguesa e também os pesqueiros trazendo o Choco, que dele é feito a iguaria apreciada, mais adiante Sezimbra em férias as prais lotadas, depois a Costa Caparica, adiante segui por Cascais e Estoril até Cabo da Roca onde Europa mais se aproxima da America...Agora sim já posso dizer adeus Lisboa, a viagem começou!!

Foz do Rio Sado - Setúbal - Esquadra portuguesa e Pesqueiros do Choco " O Choco, uma especie de lula gigante muito apreciada na Culinária de Setubal.

Exatamente nas proximidades do Marco acima " Cabo da Roca Extremo Europeu" despedimos dos amigos que nos acompanhavam e demos inicio a Trip que chamamos de Lés a Lés, Portugal de Norte a Sul, acenamos um adeus e seguimos em direção ao Norte.

http://
    Última edição por Saulo wds; 28/07/2016 às 07:52 PM.

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    XL 700VA TRANSALP
    Marca
    HONDA
    Ano
    2011
    Belíssimas fotos! Passeio espetacular.

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por DioTA Ver Post
    Belíssimas fotos! Passeio espetacular.

Toda razão DioTA, posso dizer que realmente foi espetacular!

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Muito bom Saulo! As fotos são maravilhosas e acho que sua escolha de rodar por Lisboa de bonde foi acertada! Aqueles carrinhos amarelos que apareceram na foto são elétricos?

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Beleza Rromagnani, valeu a pena sim ter escolhido os bondes,
    Os carrinhos amarelos tive a mesma impressão que você, porem não tenho certeza se são elétricos.

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Portugal Lés a Lés

Sintra / Óbidos / Nazaré

Para quem como eu que viaja de Moto por Portugal pela primeira vez, não se engane; apesar das dimensões do país serem curtas "De norte a sul por exemplo os extremos não ultrapassam 800 km" as cidade são muito próximas e nesses trechos entre uma e outra há centenas de lugares interessantes, hora são as paisagens naturais, tais as praias, serras, ou o campo, hora são as cidades históricas, os castelos, e as grandes cidades, hora a viagem é pela gastronomia, Vinhos, vinhos e vinhos, Ginjas, azeites, bacalhaus, Cozidos, coelhos, sardinhas, sordas, Choco, almejoas e muito mais. Então esqueça rotas para cobrir grandes distancias, eu mesmo inicialmente calculei rodar no máximo 300 km ao dia e alguns dias tive que rever e diminuir a quilometragem rodada diante de tantos pontos de interesse.

Naqueles dias visitamos tantos castelos que mesmo para mim que também viaja pela história não via a hora de conhecer os outros lados de Portugal que não fosse o histórico, "Missão difícil mas não impossível" . Passamos boa parte da Manhã conhecendo os arredores da belíssima cidade de Sintra, Logo mais há pouco menos de 100 km visitamos Óbidos, depois mais 100 km estávamos em Nazaré.

Castelo dos Mouros

Palácio Nacional da Pena

Palácio Nacional de Sintra

Sintra é um universo paralelo, que só conheciamos dos sonhos, mas que existe!!
    É um testemunho de quase todas as épocas da história portuguesa.
    E vai muito além disso, Sintra é um achado de vestígios da própria história da Humanidade.

Dali rumamos através de estradinha cênicas até o litoral que fica muito próximo,
    já pelas estradas mais próximas das prais seguimos mais ao norte em direção a Óbidos.

Óbidos

Assim que adentramos as muralhas da cidade, e se não fosse pela vila ser toda muralhada,
    poderia facilmente comparar o lugar com Tiradentes ou Paraty, foi o que as ruas de pedras e o casario e igrejas me fizeram lembrar.
    Gastamos cerca de duas horas de caminhada para percorrer as muralhas, depois pelas ruinhas do centro compramos lembranças,
    provamos a tradicional Ginja de Óbidos,

Portal da Vila de Óbidos

— Senhor! Na minha humilde opinião deveríamos atacar em massa, sem mais delongas.
    O rei português elevou os seus ombros largos e concordou.
    — É isso mesmo, Gonçalo Mendes! Teremos de atacar com toda a força e quando menos esperarem! Amanhã mesmo poremos o exército em acção e na madrugada seguinte cairemos sobre o castelo, numa luta sem tréguas! Agora, que temos Lisboa e Santarém, não poderemos perder Óbidos!

Trecho da: lenda da Porta da Traição

Nazaré

Liguei a Moto e saímos em direção a Nazaré, a viagem estava começando a entrar no meu ritimo,
    a Moto e eu já estavamos íntimos, e as vezes tive a impressão que ela teria sido minha desde muito tempo,
    e a curva que ficava para traz mais nos entendiamos, um pequeno romance iniciamos testemunhados pela brisa do mar.
    E por falar em brisa, na verdade é só para deixar as letras um pouco mais românticas, porque no litoral norte português venta muito,
    as praias até que são lindas porem quase desertas mesmo no verão, também pudera com um vento deste não há banhista que resista.
    Logo nas proximidades de Nazaré percebemos e provamos das belezas naturais de Portugal,
    este lugar é muito especial, passaria facilmente o restante das minhas férias aqui...

Nazaré é uma típica vila portuguesa que goza de uma localização excecional, de frente para uma praia de areia fina, que descreve uma curva ampla e oferece as melhores vistas do penhasco íngreme, localizado a cerca de 100 quilometros a norte de Lisboa e 230 km a sul do Porto.
    Esta vila é considerada por muitos a mais típica do país, e a sua beleza natural apaixona todos que a visitam.

Miradouro do Suberco a 110 metros acima do nível do mar, oferece um dos mais belos panoramas marítimos do país.

A origem desta cidade está relacionada com uma interessante lenda sobre D. Fuas Roupinho, alcaide-maior de Porto de Mós. Reza a história que Fuas Roupinho estava a caçar nas montanhas de Pederneira, no final do ano de 1182, quando apareceu um veado, que fugiu a alta velocidade na direção de um penhasco. Assim, persegui-o a cavalo sem hesitação em direção ao penhasco, apercebendo-se que não tinha tempo para parar a manobra, apenas teve tempo para pedir o auxílio à Virgem.

Milagrosamente, o seu cavalo acabou por parar junto ao fim do abismo e, tanto Fuas Roupinho como o seu cavalo, escaparam-se ilesos. Então Fuas, de forma a agradecer a assistência divina, prometeu levantar uma capela à Virgem nesse mesmo penhasco, e assim deu origem à aldeia de Nazaré.

Nazaré voltou às manchetes quando o encanador Andrew Cotton surfou uma onda de 80 pés (24,3 metros), o que, se confirmado, pode superar a marca do americano Garrett McNamara, obtida em 2011.

Obs: As três ultimas fotos são fotos das fotos postadas nas paredes do pequeno museu no Farol De Nazaré.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    XTZ250 Lander
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2007
    Parabéns Saulo, como sempre suas viagens e relatos são de mais!
    Valeu por compartilhar, é aguardo os próximos capítulos 🖒

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Parabéns pela viagem. E as fotos ficaram excelentes. Muito boas mesmo.

Dalton Palhares
    BMW GS 800
    KTM 300 XCW
    DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300
    http://trailbh.com.br

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Rafael e Dalton, Obrigado pelo feedback!!! Já que é assim continuo contando.
    Última edição por Saulo wds; 03/08/2016 às 05:48 AM.

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Portugal Lés a Lés

Nazaré / São Pedro do Moel / Figueira da Foz / Porto

Partimos de Nazaré com uma vontade danada de ficar mais tempo por ali,
    mas acontece que a vontade de ir também não era pequena, fomos...
    Porem não antes de passar pela praia mais uma vez.

Praias de Nazaré

Nosso destino é seguir pelo litoral rumo ao norte e se possível pernoitar na cidade do Porto.
    O dia era perfeito para viajar de Moto, seguimos para um lugar que eu havia planejado passar bem antes de sair do Brasil,
    o lugar era o Farol Peneda da Saudades em São Pedro do Moel, nas proximidades fomos a Leiria, este lugar faz parte do meu imaginário desde a minha adolescência quando li pela primeira vez o Livro do escritor Éça de Queiroz "O Crime do Padre Amaro" , percebi que aquela freguesia de Leiria que povoou meu imaginário não existe mais. Voltei e segui pela Estrada nacional Atlântica, poucos quilômetros depois estava passando sobre as pontes do rio Aveiro, aos poucos quase sem querer chegar me aproximava de Figueira da Foz ...Digo sem querer porque em alguns momentos aquelas estradinha me fizeram querer que o tempo parasse e elas se prolongassem mais e mais. Em Figueira da Foz quis ficar mais tempo porem a cidade do Porto estava a 120 km dali e não queriamos perder nossa reserva que fizemos no dia anterior no Hotel Brasilia na cidade do Porto, seguimos então depois de uma passada rápida pela orla da cidade.

Bem na linha costeira de São Pedro de Moel, o farol proporciona um toque de encanto a uma paisagem já por si deslumbrante,
    este farol, além de um ponto turístico, ainda está no ativo, cumprindo a sua função de alertar as embarcações para os perigos da rochosa costa deste local.

Ponte sobre o Rio Aveiro - Figueira da Foz

Hotel Brasilia - Cidade do Porto

Chegamos no Na cidade do Porto quando as luzes da cidade já avançava pela noite,
    naquela noite, não pelo cansaço, mais pelo desejo de sonhar com a jornada que acabavamos de realizar fomos dormir assim que nos instalamos no hotel.

Trecho do Livro O Crime do Padre Amaro, que inspirou meu imaginário da Leiria de Éça de Queiroz

O padre Amaro esclareceu-a, com bondade. O Inimigo tinha muitas maneiras, mas a habitual era esta: fazia descarrilar um trem de modo que morressem passageiros, e como essas almas não estavam preparadas pela Extrema-Unção, o demônio ali mesmo, zás, apoderava-se delas!
    - É de velhaco! rosnou o cônego com uma admiração secreta por aquela manha tão hábil do Inimigo.”

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Portugal Lés a Lés

Cidade do Porto

Apesar de viver em São Paulo sou avesso a cidades grandes. Quando planejei passar pela cidade do Porto foi somente por dois motivos, pelo pernoite e para conhecer a Ponte Dom Luiz I, sou apaixonado por pontes e desde muito tempo conhecer aquela ponte pairava no meu imaginário.
    Ao Chegar na cidade, a tarde acenava para uma noite carregada de serração "nebrina noturna" já de inicio percebi que minha estada naquela cidade seria especial, mesmo assim o plano inicial era de pernoitar e na manhã seguinte conhecer e fazer algumas fotos da ponte Dom Luiz I e seguir viagem rumo ao norte.
    Ao chegar ao hotel a recepcionista me pergunta:
    - O senhor irá embora amanhã?
    - Disse, sim vou embora pela manhã, ao que ela responde:
    - O Sr. deve ser o único que vem para a Cidade do Porto e parte um dia antes do São João.
    - Bah! Assim você me aguça, o que tem este São João de Tão especial? Do que ela me contou eu gostei e resolvi ficar mais um dia para a tal festa de São João.
    - Só que tem um porem, temos vagas de apartamento somente para hoje, para a noite de São João não temos mais. " Em pensamento perguntei, pra que então veio me falar desse tal de São João?" . Ela percebendo nossa decepção tentou em vão nos locar em outros hotéis, estavam todos lotados! Um outro hospede ouvindo a conversa disse:
    - sei que há um apartamento que estão alugando para a véspera do São João, se caso for do seu interesse te passo o endereço. Foi assim que ficamos duas noites na cidade do Porto uma no hotel e outra no tal apartamento. Confesso que valeu cada centavo e cada minuto gasto na cidade do Porto. Se algum dia a Portugal voltar cinco dias serão nesta cidade e oxalá seja novamente numa semana de São João.

Ponte Dom Luiz I / Rio Douro

Das numerosas pontes do Porto, esta é a mais conhecida e impressionante da cidade. Construída sobre o rio Douro, une a margem da localidade com o cais da Vila Nova de Gaia. Atualmente, faz parte do Centro Histórico do Porto e é declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Comemorei aquele momento ao conhecer a ponte como se tivesse ganho um troféu!

Pascoaes escreveu:

“Sem esta terra funda e fundo o rio,
    Que ergue as asas e sobe, em claro voo,
    Sem estes ermos montes e arvoredos,
    Eu não era o que sou.”

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem