Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Frenagem de emergência com mudança de solo

Data de Ingresso
    02/2015
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2016

Frenagem de emergência com mudança de solo

Primeiramente gostaria de me desculpar pelo título. Não achei palavras.

Mas vamos lá....

O ABS não funciona muito bem em terrenos off road. É recomendável desliga-lo. Eu mesmo já testei o ABS no off e dá alguns sustos.

Mas imaginemos uma situação hipotética, em que se trafega numa rodovia, com ABS ligado, e um acidente ocorre na sua frente; para desviar você joga a moto para fora do asfalto, na terra, areia, ou qualquer coisa parecida.

Como será a resposta da moto?

Desde que comprei minha primeira moto com ABS fiquei com esta dúvida.

Alguém aqui já passou por esta situação?

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    V-Strom Dl 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Minha opinião:

Tirando a Transalp e a XRE que tem o ABS otimizado para off-road (desconheço outra que o seja) você terá realmente uma perda de capacidade de frenagem numa súbita mudança de solo, mas convenhamos: As chances disso acontecer são remotas.

Passemos a analisar a situação inversa: Você vem numa moto sem ABS, ocorre um acidente a sua frente e você é obrigado a ir para um terreno com terra. O que aconteceria? Já lhe respondo: O tombo é certo pois sua roda dianteira travaria na súbita mudança de terreno. Conclusão: Melhor sair do asfalto com ABS na sua moto do que numa moto sem ABS, principalmente numa frenagem de emergência aonde você estará alicatando os freios.
    Ex -Honda Falcon NX4 2007
    Ex -Yamaha Virago XV1100 1994
    Atual V-Strom Dl 650 2012
    - O dia que eu perder o medo de andar de moto, será o dia em que eu deixarei de andar de moto."

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Explorer 1200
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Espero que ninguém tenha que passar por essa situação ! Concordo com o Daniel. Também acredito que a atuação do ABS mais ajudará do que atrapalhará. Como há troca de piso, ele atuará melhor em um do que no outro, mas creio que a "soma" será positiva.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
    Pilote sempre como se fosse a primeira e a última vez que você faz isso.
    O cuidado deve ser o do principiante e o prazer de pilotar deve ser o máximo, curtido a cada km rodado.

MCBDA - Bras*lia (DF)
    Nós fazemos poeira !!

Data de Ingresso
    02/2015
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Meu irmão tinha uma XRE e disse que o ABS funciona muito bem no off. Tá aí uma coisa para os alemães copiarem.

Data de Ingresso
    09/2015
    Moto
    DL v strom 650 xt
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016/17
    Citação Postado originalmente por Daniel Pais Ver Post
    Minha opinião:

Tirando a Transalp e a XRE que tem o ABS otimizado para off-road (desconheço outra que o seja) você terá realmente uma perda de capacidade de frenagem numa súbita mudança de solo, mas convenhamos: As chances disso acontecer são remotas.

Passemos a analisar a situação inversa: Você vem numa moto sem ABS, ocorre um acidente a sua frente e você é obrigado a ir para um terreno com terra. O que aconteceria? Já lhe respondo: O tombo é certo pois sua roda dianteira travaria na súbita mudança de terreno. Conclusão: Melhor sair do asfalto com ABS na sua moto do que numa moto sem ABS, principalmente numa frenagem de emergência aonde você estará alicatando os freios.
    Eu tb. penso da mesma forma que o nosso amigo Daniel.
    Irmandade, Igualdade e Humildade.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    DL 1000 A
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2017
    Pessoal vou aproveitar esse tópico para fazer uma pergunta que parece besta: O ABS de uma moto só funciona em frenagens bruscas?? Estou a rodar com minha nova V Strom e é a primeira moto que tenho com ABS. Esperava uma coisa do outro mundo, mas não vi nada de mais. Ainda não alicatei o freio e acho que isso nunca vai acontecer. Rodei 25000 km de Transalp, mais uns 7000km de Sahara, mais uns 5000km de Super Tenere 750, mais uns 18000km de DR 650, mais uns 11000km de Tornado 250 e nunca, nunca precisei usar o freio ao ponto de travar as rodas. Pra que serve um ABS então ? Quando vou perceber que a moto tem ABS? Abraço.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Fernando de Paula Ver Post
    Pessoal vou aproveitar esse tópico para fazer uma pergunta que parece besta: O ABS de uma moto só funciona em frenagens bruscas?? Estou a rodar com minha nova V Strom e é a primeira moto que tenho com ABS. Esperava uma coisa do outro mundo, mas não vi nada de mais. Ainda não alicatei o freio e acho que isso nunca vai acontecer. Rodei 25000 km de Transalp, mais uns 7000km de Sahara, mais uns 5000km de Super Tenere 750, mais uns 18000km de DR 650, mais uns 11000km de Tornado 250 e nunca, nunca precisei usar o freio ao ponto de travar as rodas. Pra que serve um ABS então ? Quando vou perceber que a moto tem ABS? Abraço.
    Acredite Fernando, o AbS é igual ao seguro... É obrigatório ter, mas é melhor ainda se não utilizá-lo!

O Abs apenas evita o travamento e não muda nada em freagem normal. Se quiser testar, faça em uma superfície lisa... Ande a 30/40 km/h e "suba" no,freio traseiro sem encostar no dianteiro! Vc. Vai sentir ele vibrar e a roda não travará.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    04/2014
    Moto
    XT1200Z SUPER TÉNÉRÉ
    Marca
    YAMAHA
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Daniel Pais Ver Post
    Minha opinião:

concordo!!!

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Explorer 1200
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Fernando, é isso aí que o Roberto falou.
    Que bom que você não levou sustos e espero que nunca aconteça.
    Mas, se acontecer, você verá que o funcionamento do ABS é bem mais eficiente que o freio comum - numa situação tensa, atravessei uma estrada coberta de granizo, freando tudo o que podia, e a moto não escorregou. Santo ABS !!
    Pilote sempre como se fosse a primeira e a última vez que você faz isso.
    O cuidado deve ser o do principiante e o prazer de pilotar deve ser o máximo, curtido a cada km rodado.

MCBDA - Bras*lia (DF)
    Nós fazemos poeira !!

Permissões de Postagem