Resultados 1 a 29 de 29

Tópico: Problema com o "motor de partida" da tiguer 800xc

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    TIGER 800XC
    Marca
    TRIUMPH
    Ano
    2013

Unhappy Problema com o "motor de partida" da tiguer 800xc

Eu estou tendo problema com a partida da moto, na primeira ou seja quando esta fria pega, ai quando esquenta e paro em algum lugar, na hora de ligar já era só no tranco. Consultando na CC me falaram que pode ser o motor de partida e que o prejuízo pode sair por R$2.200 vai ser osso.
    Já troquei até a bateria pensando que podia ser isso, tipo bateria fraca mas esse não é o problema.
    Alguém tem alguma dica.

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    TIGER 800XC
    Marca
    TRIUMPH
    Ano
    2013
    Dah uma busca pois jah tem um tópico falando sobre esse problema... vai lhe ajudar!

Enviado do meu tijolophone S5
    "O que separa os homens dos meninos é apenas o preço dos seus brinquedos"

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    Fazer
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2006
    Acho que pode ser motor de partida mesmo, mas não pode condenar o motor de partida inteiro antes dos teste, pois pode ser só as buchas, induzido, automatico ou as escovas, ideal seria um bom mecanico que entenda de motores de partida e fazer uns testes, geralmente o automatico e as escovas são que mais dão problemas e pode haver similaridade entre as pecas com outras motos e o servico ficar mais em conta.
    CBR600F - FAZER 250

Hornet 600, Cg125 fan, Bros 150, Cg 125 titan,biz 125, biz100, XLX 350, CBX 750F, CBR450, Xl125, Vespa 200, RX180, RD135, RX125, RD125, Cg125,CG Biroca 125, Monark AVXS.

Avatar de + ORIENTAL DAS AMÉRICAS

Data de Ingresso
    02/2013
    Moto
    TIGER 800 XR
    Marca
    TRIUMPH
    Ano
    2017
    Maik isso aconteceu com minha moto agora em Julho e eu estava no deserto do atacama e pensei que fosse Bateria, fria ela pegava, mas quando esquentava só pegava empurrando, rodei mais de 8 mil km sofrendo até chegar em Curitiba onde descobri que era o motor de partida e mim cobraram 2.600 mais 400 de mão de obra e 7 dias para entregar a moto, o mecânico da triumph disse que era um defeito recorrente da tiger 800 e que já tinha trocado de algumas motos e que se a minha moto estivesse na garantia a triumph daria outro por ser defeito de fábrica, como minha moto não está mais na garantia, perguntei se podiam olhar apenas as escovas a resposta foi que a empresa não permitia e só vendia a peça inteira, voltei para o meu estado da Paraíba com a moto ligada direto das 5 hs da manhã até a noite quando parava para dormir e no outro dia a moto fria pegava, na hora de abastecer abria o tangue com a chave reserva, não dava nem para almoçar com a moto ligada direto...em João Pessoa o Meu Mecânico descobriu que era só as escovas e que a da moto intruder 250 cabia nela.

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    XL 700VA TRANSALP
    Marca
    HONDA
    Ano
    2011
    Excelente dica do ORIENTAL...

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    TIGER 800XC
    Marca
    TRIUMPH
    Ano
    2013
    Grande Oriental, essa dica foi a melhor, eu sou de São Paulo e estou a trabalho aqui no litoral do Paraná e com esse problema, nem estou saído de moto para desbravar as estradinhas da região para a moto não apagar e não ter ninguém para dar um empurrãozinho para ela pegar.
    Ontem no final e tarde não aguentei e sai rodei só uns 150km sem parar, nem pra bater fotos, imagino o seu drama com tantos km's rodando assim, foi guerreiro.
    Vou subir para SP na sexta e levar a moto no meu mecânico e passar a sua dica.
    Grande abraço.

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Bateria seria justamente o contrário, não pegaria fria mas pegaria quente. Põe as escovas da Intruder 250, pague barato e seja feliz!!
    sou ninja

Data de Ingresso
    09/2016
    Moto
    Tiger 800XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    A Policia Militar de Goiás comprou 60 modelos da Tiger 800 e 20% delas deu problema no motor de partida, o defeito parece muito com problema de bateria mas na verdade é a escovinha, só que se a pessoa continua insistindo na partida pode queimar o induzido também aí o conserto fica mais caro! Na concessionaria só arrumam trocando o motor inteiro que sai mais de R$ 2.600,00 mas procurando nas oficinas tem quem troque as escovinhas ou o induzido por até R$ 200,00, ou seja, fuja da concessionária se não estiver na garantia! Ahhh e das 60 motos quase 100% deram calo no rolamento da direção e estão acabando a embreagem precocemente pois o cabo "enforca" quando vc vira o guidom pra direita!

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Excelente dica oriental! CC é osso mesmo, por isso é bom ter mecânico de confiança e está sempre ligados nos fóruns sobre isso. Quanto aos problemas relatados nas Tiger acho um absurdo uma moto dessas com tanto problemas, espero que tenham solucionado nos modelos de 2015 pra cá, pois é uma das motos que estão nos meus planos, mas assim fica difícil.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    DL 1000 A
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2017
    Com certeza na concessionária trocam por outro defeituoso. Primeiro foram os engasgos no motor, depois o barulho na suspensão, depois a pintura do motor que descascava, agora o motor de arranque. Triumph o mico inglês!!!

Data de Ingresso
    10/2016
    Moto
    Tiger 800 xc
    Marca
    Triumph
    Ano
    2012
    Obrigado pela dica amigo, a minha deu problema no motor de partida também, já está fora da garantida, fria ou quente quando aciono a partida só escuto um estalo mas o motor de partida sequer inicia o giro, meu mecânico está desmontando pra ver, tinha visto em outro post que as escovas da yes servem também, mas vou esperar desmontar pra ver se é isso mesmo. Obrigado

Data de Ingresso
    10/2016
    Moto
    Tiger 800 xc
    Marca
    Triumph
    Ano
    2012

Problema resolvido

Citação Postado originalmente por + ORIENTAL DAS AMÉRICAS Ver Post
    Maik isso aconteceu com minha moto agora em Julho e eu estava no deserto do atacama e pensei que fosse Bateria, fria ela pegava, mas quando esquentava só pegava empurrando, rodei mais de 8 mil km sofrendo até chegar em Curitiba onde descobri que era o motor de partida e mim cobraram 2.600 mais 400 de mão de obra e 7 dias para entregar a moto, o mecânico da triumph disse que era um defeito recorrente da tiger 800 e que já tinha trocado de algumas motos e que se a minha moto estivesse na garantia a triumph daria outro por ser defeito de fábrica, como minha moto não está mais na garantia, perguntei se podiam olhar apenas as escovas a resposta foi que a empresa não permitia e só vendia a peça inteira, voltei para o meu estado da Paraíba com a moto ligada direto das 5 hs da manhã até a noite quando parava para dormir e no outro dia a moto fria pegava, na hora de abastecer abria o tangue com a chave reserva, não dava nem para almoçar com a moto ligada direto...em João Pessoa o Meu Mecânico descobriu que era só as escovas e que a da moto intruder 250 cabia nela.

Oriental sua dica foi excelente, levei a um mecânico de confiança (Pedrão de Anápolis/GO) e dei a dica ele desmontou a moto e utilizou o jogo de escovas da suzuki Yes, hoje peguei a moto e está funcionando beleza, valor total gasto foi de R$ 180,00. Então podem seguir que vale a pena. Abraço a todos.

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2013
    Prezados

Tive o mesmo problema recentemente.

De manhã a moto pegava, para ir ao trabalho. Na hora do almoço sem problema, na volta também etc.

Se, porém, fosse menos de 20min entre desligar e ligar ela não pegava.

Acho uma sacanagem que a marca não divulgue esse tipo de situação amplamente entre os proprietários.

Aí a gente troca bateria e perde tempo, podendo saber logo do que se trata.

Logo uma marca com tantos anos de tradição e um modelo que se pretende ser rústico.

Uma pena.

Sei que nenhuma moto é inquebrável, por melhor que seja, mas quando o defeito é assim que se informe aos proprietários.

Graça à internet escapamos.

Abs a todos

Medeiros

Citação Postado originalmente por Klaus Kolbe Ver Post
    Eu estou tendo problema com a partida da moto, na primeira ou seja quando esta fria pega, ai quando esquenta e paro em algum lugar, na hora de ligar já era só no tranco. Consultando na CC me falaram que pode ser o motor de partida e que o prejuízo pode sair por R$2.200 vai ser osso.
    Já troquei até a bateria pensando que podia ser isso, tipo bateria fraca mas esse não é o problema.
    Alguém tem alguma dica.

Data de Ingresso
    02/2016
    Moto
    tiger 800 xc
    Marca
    triumph
    Ano
    2013
    boa noite eu tenho uma denuncia sobre uma marca de luxo de ambito muidial a Triumph, muito consumidores estao sem lesados ao adquiri uma moto desta marca tenho relatos de muitos proprietários do modelo tiger 800 inclusive pessoas de outros países que compraram am moto e o motor de partida simplesmente nao finciona, mandei, o problema é que TODAS AS MOTOS NO MUNDO INTEIRO saem do mesmo lugar e estão com defeito e marca não assume o problema e troca a peça durante a garantia mas não chama para o recall alegando que o problema não coloca em risco a vida do piloto e ocupantes, se o dono tiver a sorte de o problema apresentar no periodo de garantia ok, mas os donos come eu que nção rodam com a moto todos os dias e ficam na mão a minha moto só tem 30mil km e já parou um absurdo para uma marca premium e de luxo uma moto custa em torno de R$ 45,000.00.
    fui na concessionária e simplesmente viraram as costas , liguei no sac 0800 e me responderam com um e-mail dizendo que não estao interessados em dar a cortesia da peça, tenho relatos de outros proprietários que enfrentam o mesmo problema. por favor nos ajude não podemos ficar assim e RECENTEMENTE A POLÍCIA MILITAR DE SP COMPROU UM LOTE DE MOTOS DESRA MARCA será que vão ter problema em brave!!!!!???? custou milhoes de reais para os cofres públicos uma marca que vira as costas para todos!!!!
    att: joao propriOtário de uma moto que nao anda e custa caro marca de luxo??? ou lixo!!!?

Data de Ingresso
    02/2016
    Moto
    tiger 800 xc
    Marca
    triumph
    Ano
    2013
    entrei em contato com o sac 0800 essa foi a resposta:
    Prezado Sr.Jose João,bom dia.

Em relação a vossa solicitação informamos que não estamos aptos a fornecer a cortesia ao item em questão.
    A Triumph Motorcycles Brazil coloca-se a disposição para auxiliá-lo através do telefone 0800 727 2025 (de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, exceto feriados) ou pelo Fale Conosco (sac.triumph@europ-assistance.com.br).
    Atenciosamente,

Paula Santos
    SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente
    Tel. 0800 727 2025
    sac.triumph@europ-assistance.com.br
    Triumph Motocycles Brazil LTDA.

Data de Ingresso
    02/2016
    Moto
    tiger 800 xc
    Marca
    triumph
    Ano
    2013
    vamos entrar na justiça e acionar os órgãos de defesa do consumidor, a policia militar de sp acabou de comprar um lote que custou milhões de uma moto que nao pega simplesmente ela nao liga e nao anda imagina uma pane dessa numa favela e os policiais não podendo sair durante uma troca de tiros!!!!!????

Data de Ingresso
    06/2017
    Moto
    Tiger 800xc
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    Saudações galera!
    Realizei recentemente a troca das escovas da minha Tiger, apos ter os mesmos problemas aqui relatados.
    Meu mecânico, alem colocar as escovas da Intruder, ainda deu um pequeno passe no induzido (onde pega as escovas), tudo parecia perfeito... mas para minha surpresa, voltou a acontecer... Não sei oque fazer, uma vez que trocar a bateria seria o próximo passo, mas segundo o relato acima do Klaus Kolbe, não resolve o problema.

Data de Ingresso
    05/2016
    Moto
    tiger explorer 1200
    Marca
    triumph
    Ano
    2014
    Viu a fica da oficina especializada Vila Motos (+55(11)3333.4520)?

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014/2015
    Deixo aqui o relato da absurda situação envolvendo minha ex (graças a Deus) Tiger 800XC 14/15 com míseros 8600km. Vendi está Moto a qual tirei zero km na Triumph Floripa. Fiz todas as manutenções devidas na mesma CSS. Sempre tive motos. Tenho mais de 25 anos de motociclismo e após vende lá acreditando cegamente estar passando um ótimo produto para outro motociclista recebo uma surpresa após 1 semana. Motor de arranque pifado. O rapaz que comprou minha Moto apesar de não o conhece ló trabalha no mesmo local onde tirei meucarro. Isto de certa forma facilitou nosso entendimento e prontamente me comprometi a ressarci ló integralmente do prejuízo envolvido. Na CSS o conserto em questão mais de 5 mil reais. Por opção do mesmo e tendo consultado uma oficina com pessoal especializado em motos degrade cilindrada ele resolveu mandar para retificação do motor de arranque. Adquiriu bateria nova, mão de obra e o motor de arranque retificado em São Paulo total de uns 1.500 reais. Enfim está é a famosa Tiger 800 que brilha aos olhos mas que comparável a motos digamos comuns ficam é muito adesejar. Li diversos relatos sobre esta situação mas não achei que seria a próxima vítima. Triumph nunca mais... aliás nem se me pagarem quero outra.

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por AlessandroIbama Ver Post
    Deixo aqui o relato da absurda situação envolvendo minha ex (graças a Deus) Tiger 800XC 14/15 com míseros 8600km. Vendi está Moto a qual tirei zero km na Triumph Floripa. Fiz todas as manutenções devidas na mesma CSS. Sempre tive motos. Tenho mais de 25 anos de motociclismo e após vende lá acreditando cegamente estar passando um ótimo produto para outro motociclista recebo uma surpresa após 1 semana. Motor de arranque pifado. O rapaz que comprou minha Moto apesar de não o conhece ló trabalha no mesmo local onde tirei meucarro. Isto de certa forma facilitou nosso entendimento e prontamente me comprometi a ressarci ló integralmente do prejuízo envolvido. Na CSS o conserto em questão mais de 5 mil reais. Por opção do mesmo e tendo consultado uma oficina com pessoal especializado em motos degrade cilindrada ele resolveu mandar para retificação do motor de arranque. Adquiriu bateria nova, mão de obra e o motor de arranque retificado em São Paulo total de uns 1.500 reais. Enfim está é a famosa Tiger 800 que brilha aos olhos mas que comparável a motos digamos comuns ficam é muito adesejar. Li diversos relatos sobre esta situação mas não achei que seria a próxima vítima. Triumph nunca mais... aliás nem se me pagarem quero outra.
    Ixi Alessandro, não sabia que as 800 tinham esse problema
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.
    "Moto: Uma paixão sem destino!"

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013

Problema com o "motor de partida" da tiguer 800xc

Não sei se isso pode ser extrapolado, mas essa CC Triumph de Fpolis é o rascunho do inferno na Terra. Tem um usuário com uma novinha que vaza óleo pelas juntas do motor há meses tentando solução, e teve que tentar uma solução por vias judiciais. A moto era zero km......
    Última edição por MJT; 27/11/2017 às 04:06 PM. Razão: err
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014/2015
    Pior que rapaz que ficou minha Tiger foi indagado pelo mecânico que fez o reparo da Moto quanto a possibilidade de eu ter abusado da Moto, a feito pegar no tranco ou coisas assim!! Kkkkkkkkk. Não tenho grana para rasgar. Sou pai de duas crianças pequenas, tenho responsabilidade a altura e cuidei desta Moto impecavelmente. Me serviu diariamente (2a a 6a feiras) com somente dois impulsos no start (ligar para ir ao trabalho e ligar para retornar para casa é só). Uma única viagem de 1300km entre Florianópolis e Uberlândia e na volta a danada voltou dentro de um furgão. Todas... digo TODAS as revisões na mesma CSS (por tempo). Com 8 mil e poucos km mais de 3 trocas de óleo e filtro. Ou seja extrapolei no cuidado e uso e me ferrei. Na real se está Moto estivesse comigo acionária com toda certeza a Justiça para requerer danis tanto material quanto moral afinal é claro e evidente que se trata de vicio oculto. Enfim está marca não passa de pura ilusão pra não dizer enganação. A CSS em si não me faltou com a devida atenção. Liguei lá e me informaram dos diálogos com o comprador da Moto estudo mais. O caos está na detentora da marca aqui no Brasil. Não tem respeito pelo consumidor e mer cia um boicote total. Aliás espero que este relato chegue a eles de preferência chegue a matriz. E rezem para não serem as próximas vítimas. Se eu tivesse grana sobrando colocaria um motor de arranque zero para o cara que me comprou pois ninguém merece em 15 dias ver seu sonho virar um pesadelo. Mas na boa ele optou pelo reparo do motor de arranque em São Paulo além de adquirir uma bateria nova e mais do que justamente me responsabilizei pelo ocorrido. É minha cara como fica???? Aos olhos dos outros parecer que empurrei o abacaxi para outro. Phoda. Irritado ao último nível com esta estória. E repito TRIUMPH NEM SE ME PAGAREM TODO DINHEIRO DO MUNDO QUERO OUTRA...aliás com todo dinheiro do mundo compraria varias igual e mandava jogar num triturador de metal pra sucata.

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014/2015
    Infelizmente não to conseguindo postar a foto do estado em que ficou o motor de partida literalmente carbonizado. meu e-mail: alessandro.queiroz.ibama@gmail.com caso alguém queira ver o estado mando as fotos!!!
    Última edição por AlessandroIbama; 27/11/2017 às 06:05 PM.

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    R1200GS Premium+
    Marca
    BMW
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por AlessandroIbama Ver Post
    Pior que rapaz que ficou minha Tiger foi indagado pelo mecânico que fez o reparo da Moto quanto a possibilidade de eu ter abusado da Moto, a feito pegar no tranco ou coisas assim!! Kkkkkkkkk. Não tenho grana para rasgar. Sou pai de duas crianças pequenas, tenho responsabilidade a altura e cuidei desta Moto impecavelmente. Me serviu diariamente (2a a 6a feiras) com somente dois impulsos no start (ligar para ir ao trabalho e ligar para retornar para casa é só). Uma única viagem de 1300km entre Florianópolis e Uberlândia e na volta a danada voltou dentro de um furgão. Todas... digo TODAS as revisões na mesma CSS (por tempo). Com 8 mil e poucos km mais de 3 trocas de óleo e filtro. Ou seja extrapolei no cuidado e uso e me ferrei. Na real se está Moto estivesse comigo acionária com toda certeza a Justiça para requerer danis tanto material quanto moral afinal é claro e evidente que se trata de vicio oculto. Enfim está marca não passa de pura ilusão pra não dizer enganação. A CSS em si não me faltou com a devida atenção. Liguei lá e me informaram dos diálogos com o comprador da Moto estudo mais. O caos está na detentora da marca aqui no Brasil. Não tem respeito pelo consumidor e mer cia um boicote total. Aliás espero que este relato chegue a eles de preferência chegue a matriz. E rezem para não serem as próximas vítimas. Se eu tivesse grana sobrando colocaria um motor de arranque zero para o cara que me comprou pois ninguém merece em 15 dias ver seu sonho virar um pesadelo. Mas na boa ele optou pelo reparo do motor de arranque em São Paulo além de adquirir uma bateria nova e mais do que justamente me responsabilizei pelo ocorrido. É minha cara como fica???? Aos olhos dos outros parecer que empurrei o abacaxi para outro. Phoda. Irritado ao último nível com esta estória. E repito TRIUMPH NEM SE ME PAGAREM TODO DINHEIRO DO MUNDO QUERO OUTRA...aliás com todo dinheiro do mundo compraria varias igual e mandava jogar num triturador de metal pra sucata.
    Amigo toda máquina está sujeita a problemas, bem verdade que controles ineficientes de qualidade pioram tudo, mas espero que consiga resolver tudo da melhor forma possivel. Já tive uma Tiger 800XC e achei a moto maravilhosa. Zero problemas. Também tenho amigos que já possuem a três anos e também zero problemas.
    Confesso que li muitos relatos de problemas aqui no fórum e até pensava se estávamos falando da mesma moto.
    Hoje já estou em outra marca mas a tiger, graças a Deus, me deixou ótimas recordações.
    Abraços

Diogo Emanuel Maia | Tapatalk Pro
    Diogo Emanuel Maia

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014/2015
    Concordo que toda máquina está sujeita a problemas. Mas um bem durável de mais de 40 mil reais com menos de 3 anos sendo extremamente bem cuidado ter um motor de arranque que só a peça original custa algo em torno de R$4.500 fora a mão de obra é pra ferrar com a razoabilidade de qualquer cristão. Guardado as devidas proporções, será que um Bugatti Chyron estragaria um componente sequer em pouco tempo? Até pode mas ao se pensar ué são fabricados poucas unidades acho que deveriam ser imunes a problemas. Agora no Brasil querem fazer volume de venda e são porcos no controle de qualidade da nisso: Tiger que nunca da problema é Tiger que só da problema. E vai continuar assim por aqui, afinal estas montadoras sabem que poucos reclamam. É lucro sempre líquido e certo.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Muito ruim essa situação... junto com o bem compramos um sonho, um desejo... quando o bem adquirido não corresponde às expectativas é realmente lamentável!

Sempre falei que máquinas são falíveis, seja a marca que for, mas concordo com sua total indignação! Vi um senhor que comprou uma Ducati Multistrada 1200 Enduro e vira e mexe volta de guincho para a cc... tb está indignado e com razão!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Moto é japa...
    sou ninja

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014/2015
    Citação Postado originalmente por Eduardo Caborteiro Ver Post
    Moto é japa...
    O sonho virou pesadelo...moto agora, nem alemã, nem austríaca, nem japa, nem nada. De qualquer forma bons ventos a todos!!!

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Eduardo Caborteiro Ver Post
    Moto é japa...
    Isso não passa de ilusão.
    Infelizmente, 100% de motos produzidas em massa sem problemas é algo que não existe.

O caso do motor de arranque das T800 2013/2014 é bem conhecido. Por sorte, a solução é relativamente simples e o kit de reparo de escovas da Yes 125 pode ser usado para arrumar o motor de arranque.

Mas isso não era para acontecer. Felizmente, parece que o problema foi solucionado nas 2015 em diante.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Permissões de Postagem