Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Dúvida: Topcase e o vento/vácuo

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    Tiger 800 XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016

Dúvida: Topcase e o vento/vácuo

Estou em dúvida se compro um baú topcase de 43 ou 50 litros. Não sei onde li ou se ouvi alguém comentar que a distância entre o piloto e o baú pode gerar algum tipo de vácuo ou algo assim que pode atrapalhar a estabilidade em velocidades mais altas. É verdade?

Se sim, faz muita diferença um de 50 para um de 43 litros?

De qualquer forma, qual o cuidado a tomar?

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Acho que tudo é possível e a resposta certamente será... DEPENDE!

Eu rodo com o topcase de 58litros e na Mca tive nenhum problema. Meu topspeed foi de pouco mais de 190km/h... Não faltava moto mas faltava piloto... Como não preciso provar nada para ninguém, encerrei a pequena esticada aos 195 aproximadamente, assim que a frente balançou um pouco, o suficiente para gerar uma pequena taquicardia! Kkk. Vale lembrar que estava com pneus 50/50 e bolha alta!

Sinceramente acho que vc. não terá nenhum problema em comprar o maior, desde que não queira andar a 300km/h!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    02/2016
    Moto
    TEX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Que o baú afeta o conjunto aerodinâmico, com ctz.
    Acabei de adquirir um trekker 42 e no manual está bem claro que a velocidade máxima deveria ser no máximo 120.
    Agora não acredito que existam diferenças significativas por conta desses 7 litros.
    Na verdade até preferia que fosse um pouco menor. Esses grandes quando cheios aumentam bem o centro de gravidade, o q faz mt diferença em baixa velocidade.

Abraços

Enviado de meu Pentium 100 usando ICQ

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Já percebi algumas vezes oscilação da tiger xcx com baú e pilotando solo a partir dos 160. Sem baú não oscila nunca.
    Agora com garupa e bau já andei a 210 e a moto fica sempre no trilho, acho que o que vc diz sobre o vácuo procede.

A bolha original da tiger é pequena, talvez seja este vácuo ai...

Meu baú é o v46.

De QQ maneira, fora estas esticadas de teste de alguns segundos, costumo sempre andar no limite da via qdo estou com baú...
    Última edição por Gustavo Teixeira; 23/07/2016 às 12:56 AM.

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    R1200 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2018
    Os baús provocam arrasto e pesam o extremo final da moto, alterando sua aerodinâmica e as reações da suspensão e, por consequência, a pilotagem.
    Não creio que chegue a formar vácuo - se isso ocorresse, provavelmente "puxaria" o piloto para trás e nunca ouvi relato nesse sentido. Todavia, alguma turbulência é provável, mas nada que afete a estabilidade da moto.
    Também não acredito que 43 ou 50 litros vão alterar substancialmente os efeitos citados e, como foi dito, tudo isso será proporcional à velocidade desenvolvida.
    Já rodei com bagagem nas malas laterais e top case originais da Triumph, que por si só não são tão pequenos e leves e, apesar de ser menos piloto que o Roberto - minha máxima foi 160 km/h - não percebi nenhuma alteração sensível na pilotagem.
    Enfim, coloca o baú que melhor te servir e tenha juízo !!
    Como sugestão final, fica a dica: nunca pilote mais rápido do que seu anjo da guarda pode voar.
    Boa sorte, bons ventos e boas estradas.
    Pilote sempre como se fosse a primeira e a última vez que você faz isso.
    O cuidado deve ser o do principiante e o prazer de pilotar deve ser o máximo, curtido a cada km rodado.

MCBDA - Brasília (DF)
    Nós fazemos poeira !!

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    Tiger 800 XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Blz, vou escolher o que me serve melhor então! Obrigado a todos pelas dicas!

Permissões de Postagem