Página 1 de 11 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 40 de 436

Tópico: Mais uma Viagem ao Atacama

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017

Mais uma Viagem ao Atacama

Viagem para o Atacama: Coleção de Informações

Depois de algum (muito) tempo de preparação, irei realizar a viagem que muitos amigos aqui do PTB já fizeram: irei com a minha esposa para o Deserto do Atacama no Chile de moto. Como vocês já devem imaginar, as pessoas que não andam de moto não conseguem entender por que nós fazemos essas coisas. Mas eu não preciso explicar as motivações para vocês aqui do portal.

Eu comecei o planejamento desta viagem imaginando que esta seria uma verdadeira expedição, um "projeto". Depois de ler os relatos dos amigos aqui do fórum ficou bem claro que não há nenhum mistério e que, na verdade, essa baita viagem nada mais é do que um conjunto de viagens convencionais, como aqueles bate-e-volta longos que fazemos nos finais de semana. Muita gente vai e volta para o Atacama sem muita preocupação ou preparação, e tudo corre bem. Eu já so mais conservador e prefiro viajar com um pouco mais de recursos, para que aquela coisinha à toa que venha acontecer na estrada não se torne uma dor de cabeça enorme, que venha até mesmo estragar a viagem.

A ideia deste post é servir de repositório para as informações que coletei aqui no portal, nos vídeos do Youtube, blogs, entrevistas e dicas que recebi pessoalmente dos colegas. No fim das contas, vou fazer chover no molhado. Todo o conteúdo deste post está facilmente disponível em vários lugares. Mas como o que abunda não prejudica, vamos lá.

Eu vou separar o post em diferentes seções, de modo que as informações fiquem mais organizadas. Assim, um eventual leitor pode pular direto para a parte de seu interesse, sem ter que ler todas as outras coisas sobre as quais já tenha conhecimento.

Apenas para esclarecer, os links que vocês irão encontrar abaixo são apena referências para os produtos e serviços que estou utilizando. Não há garantia de menor preço, compatibilidade com as suas necessidades ou sua moto e não tenho nada a ver com os vendedores e ou prestadores de serviço. Aconselho a fazer uma pesquisa sobre cada item, utilizando as listas abaixo como ponto de partida.

1. O itinerário
    Meu objetivo primordial é visitar o Atacama novamente. Eu já fui para lá, mas de avião. As cores, formas, animais, lagoas, montanhas, vegetação e céu foram tão marcantes que eu havia prometido para a minha esposa levá-la naquele lugar mágico novamente. E iremos fazer isso de moto.
    É claro que, numa viagem de moto, o destino é um detalhe. O que importa é o percurso e eu gostaria de fazer um bom proveito desses quase 10 mil km de passeio. Vou aproveitar a viagem para visitar um grande amigo em Santiago do Chile e isso definiu o sentido da rota: vou primeiro ao Atacama e depois desço para Santiago, pois esse meu amigo somente poderá me receber na segunda mentada da viagem. O mapa abaixo mostra o percurso que pretendo realizar na ida, incluindo as cidades onde devo pernoitar.

O trajeto da ida está bem estável. Estou com uma dúvida se pego a Ruta 89 desde o começo, na interseção com a Ruta 11 (como está no mapa), ou se chego na Ruta 89 através da Ruta 16, passando por Campo Largo. A diferença é o trecho de terra inicial da Ruta 89 entre a Ruta 11 e Gen. Pinedo (minha esposa está implorando para irmos pelo asfalto).

Já o mapa para a segunda metade da viagem está aqui.

O trajeto de Córdoba até a Serra do Rio do Rastro está um tanto nebuloso para mim ainda. Certamente eu não irei pousar em Santa Maria, mas sim numa cidadezinha de descentes de alemães que fica ali do lado. Eu esqueci o nome da cidade, mas assim que eu lembrar, eu atualizarei o post. Também não sei se investirei algum tempo na região dos cânions do Rio Grade do Sul. Não precisam me dizer que vale muito a pena! É justamente por isso que talvez eu reserve esse lugar para uma viagem específica, de modo que eu possa aproveitar a região de forma apropriada.

Já li vários relatos sobre as complicações em termos de tempo para cruzar a fronteira por Uruguaiana. Muitos recomendam fazer isso em São Borja. Mas se eu fizer isso, terei que dar uma volta razoável para chegar nesta cidade nos arredores de Santa Maria. Esse é um ponto ainda em aberto na minha agenda.

Bom, o resumo do itinerário até o momento, com os tempos para percorrer cada trecho e as respectivas distâncias estão na tabela abaixo.

2. Acessórios para a moto
    A minha moto é uma Tiger 800 XCa, que já vem com uma série de penduricalhos e acessórios que julgo serem bastante úteis para esse tipo de passeio. Além disso, coloquei alguns acessórios e troquei outros. Os mais importantes eu vou listar a seguir.

a. Farol de neblina: esse item é bem importante, pois ajuda muito outros motoristas e pedestres a verem a moto. É comum as pessoas “olharem” para a moto, mas não “verem” a moto. Em locais onde há circulação de motos de baixa velocidade, é comum os demais motoristas menosprezarem nossa velocidade de deslocamento. Eles veem uma moto vindo, acham que ela está a 60 km/h e não têm dúvida em realizar uma ultrapassagem. O problema é que nós não andamos a 60 km/h, e isso pode ser problema. As luzes auxiliares chamam a atenção e a pessoa no outro sentido suspeita do que está vindo. Isso pode inibir ultrapassagens indevidas. É claro, as luzes auxiliares também ajudam muito na iluminação durante a noite, principalmente nas regiões próximas da moto e nas laterais. Isso pode ajudar o piloto a enxergar um animal ou pessoa no acostamento, permitindo reagir de forma adequada. Eu não pretendo circular com a moto de noite, mas se precisar por algum motivo, fico grato em saber que as luzes auxiliares estão ali.

b. Protetor de motor: esse é um daqueles itens para deixar a mente mais tranquila e aumentar a confiança. Em caso de tombos bobos, já sei que a parte debaixo do motor está protegida.

c. Protetor de carenagem: o protetor de motor da Tiger 800 XCx/XCa só protege o motor mesmo. As carenagens do tanque ficam expostas (na verdade, estas carenagens são os protetores do tanque e custam barato na Europa e EUA, mas aqui o preço é um absurdo) e qualquer queda pode danificá-las. Eu estou usando o protetor da Hepco&Becker, eu importei da Alemanha neste site.

d. Bolha com defletor: a bolha original da Tiger fazia com que o vento batesse na altura do meu pescoço (tenho 1,85m de altura), o que causava muito desconforto, além de inviabilizar a conversa com a minha esposa através do intercomunicador. Eu troquei a bolha original pela Airflow a GIVI e o resultado foi espetacular. Muito mais conforto na pilotagem, sem nenhum vento forte para incomodar, em qualquer velocidade. Isso também facilitou a operação do comunicador e da câmera que levo no capacete (o vento antes empurrava a minha mão).

e. Suporte para GPS: a XCa vem com um suporte de GPS na barra de direção, mas a posição deixa a tela muito exposta ao sol, o que dificulta a visualização. Eu já utilizava uma solução muito boa minha ex- Tiger XCx, que consiste em colocar o suporte da TEX antiga preso na barra da bolha, passando por cima do painel de instrumentos. A única adaptação necessária é colocar um anel de metal ao redor desta barra para aumentar um pouco a espessura. O resultado é perfeito: o GPS fica de frente para o piloto e apenas o sol bem atrás de você causa um reflexo que dificulta visualizar o percurso.

f. Pré-filtro de ar Unifilter: o pré-filtro de ar impede que grande parte da sujeira chegue até o filtro de papel. Como a troca de filtro na Tiger ocorre aos 20 mil km (o que eu acho muito, principalmente para quem anda na terra), eu coloquei o pré-filtro da Unifilter para evitar problemas. De fato, estou levando mais um de reserva, pois assim eu posso trocar depois de 5 mil km, sem ter que limpar e passar óleo no filtro na estrada.

g. Aquecedor de manoplas e de banco: são mimos a mais. Não sei se eu instalaria esses acessórios na moto, mas como ela já tem, eu agradeço.

h. Piloto automático: isso é algo muito bom. Treinei longos trechos de viagem em fins de semana e cheguei a fazer bate-e-volta de 900 km num dia. Ter o piloto automático na moto ajuda demais. A possibilidade de descansar o punho e o braço de vez em quando, além de liberar a mão para, por exemplo, ligar a câmera, é algo que eu considero muito útil em viagens mais longas. Sinceramente, eu não gosto daquelas soluções que prendem o acelerador, por achar muito inseguro. Eu já vi um aqui no fórum que desarma quando pressiona o freio dianteiro. Esse aí até que vai.

i. Pneus: depois de muito pesquisar, ponderar, ler e conversar com outras pessoas, optei pelos pneus Heidenau Scout K60, que comprei aqui na loja do portal. Aliás, fica aqui o agradecimento ao @Leon, que me ajudou muito no processo de compra. Os fatores que me levaram a escolher esses pneus foram durabilidade, desempenho no off-road e resistência das bandas laterais. Ainda não está claro o quanto vou andar na terra, por causa das restrições impostas pela minha esposa, mas eu não quero me ver limitado pela moto, caso surja a oportunidade de fazer uma aventura mais radical.

j. Câmaras: eu optei por colocar a câmara Michelin 4mm na roda dianteira, com vacina, pra reduzir virtualmente para zero as chances de ter o pneu dianteiro furado. Não existe câmara traseira grossa nas medidas da roda traseira da Tiger. Então, eu vou utilizar a câmara original mesmo, com vacina. A câmara dianteira original, que já está com a vacina, vai servir como reserva (vai ser precavido assim na casa do chapéu). Também comprei uma câmara traseira da Pirelli para servir como reserva.

Bom, isso aí é o que está instalado na moto. Vamos ver agora algumas coisas que estou levando em caso de problemas.

3. Itens de manutenção e prevenção.
    Além dos acessórios que instalei na moto, estou levando mais algumas coisas que servirão para realizar a manutenção da moto ao longo do percurso, e também que poderão ser úteis em caso de pequenas panes ou problemas.

a. Motul C4: para lubrificação da corrente: estou levando um tubo, que espero que seja suficiente para a viagem. Estou na dúvida se arrumo um segundo já e uma vez, mas estou dependendo de espaço na mala lateral que estou dedicando para a moto.

b. Escova para limpeza da corrente.

c. WD-40: para tudo!

d. 500ml de querosene.

e. 500 ml de Motul Motocool.

f. 500 ml de óleo Castrol Racing 10W40.

g. Filtro de óleo: embora eu vá fazer a revisão de 10 mil km antes da viagem, eu pretendo trocar o óleo da moto em Santiago. Como já tenho o filtro original aqui em casa, vou levá-lo para essa troca intermediária.

h. Dois tubos de reparadores de pneu Motul.

i. Compressor de ar: eu removi a capa plástica.

j. Adaptador de tomada DIN para tomada de acendedor de cigarro convencional

k. 2 carregadores DIN – USB

l. Pré-filtro de ar: esse é o de reserva.

m. Kit de ferramentas: com chaves de fenda, Philips, aquelas pontas todas que só o @Tmachado sabe os nomes, kit de chave de boca, kit de ferramentas original da moto.

n. Lanterna de cabeça

o. Galão de gasolina No-spill de 5 litros: para o caso de precisar daqueles kms extras de autonomia durante a viagem.

p. Chave reserva da moto.

q. Cordas, elásticos, enforca-gatos, arame e fitas adesivas.

r. Luvas para mecânicos.

4. Navegação
    Eu já mencionei o suporte para o GPS. Para a navegação em si eu utilizo o excelente Multilaser GP040, que custa pouco comparado com as marcas premiums, mas funcional espetacularmente bem. Ele vem com um navegador simples, porém muito completo, da Sygic. Esse navegador original possui os mapas do Brasil, Chile e Argentina. Eu usei o programa original algumas vezes, sem nenhum problema. Coloquei o IGO Primo com os mapas da TOMTOM e HERE para a América Latina e também instalei o Garmin XT com os mapas do TrackSource e do Projeto Mapear. Além disso, eu tenho o Sygic no meu telefone com os mapas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Não estou considerando levar mapas de papel, a não ser os mapas do roteiro que fiz no Maps. Já mapeei todos os trechos que irei rodar em princípio e salvei as rotas no dispositivo.

5. Acessórios para piloto e garupa
    Estes são os itens tornam as coisas mais confortáveis para piloto e garupa durante a viagem.

a. Capacete com viseira solar interna: ajuda muito, principalmente para quem usa óculos de grau.

b. Intercomunicador: essencial para uma boa comunicação, ouvir o GPS e também para músicas. Eu uso o Sena 20s e acho esse aparelho fantástico. A qualidade do som é muito boa, o alcance entre as unidades é enorme e o intercomunicador se conecta com o GPS, dois telefones e com a outra unidade do intercomunicador, sem problema algum. O controle e seleção da parafernália toda não é muito intuitivo, mas depois de algum tempo, pega-se o jeito, ou não...

c. Banco de baterias com saída USB: caso precise carregar o celular, intercomunicador ou câmera em lugar sem energia.

6. Equipamento de segurança para piloto e garupa.
    Aqui nós utilizamos todos os itens de praxe. Luvas, jaqueta e calça de cordura para verão, forros das jaquetas, segunda pele para verão, protetor de coluna, luvas impermeáveis, botas impermeáveis.
    Além disso, nós temos o Spot Gen3 no plano básico e os seguros da GEOS para piloto e garupa.

7. Documentação
    Aqui, novamente o que é de praxe:

a. Passaporte: eu sempre viajo com o passaporte para o exterior. Nunca se sabe quando será necessário ir para algum canto qualquer...

b. RG: vai que eu perco o passaporte.

c. Carteira de motorista.

d. Carta-verde: seguro para terceiros equivalente ao nosso DPVAT necessário para rodar na Argentina. Estou usando o Plano A por recomendação do corretor.

e. SOAPEX: seguro para terceiros equivalente ao nosso DPVAT necessário para rodar no Chile.

f. Documento da moto em meu nome, já com os comprovantes de pagamento de IPVA e DPVAT 2017: cuidado com os casos em que a moto esta em nome de terceiros ou de instituições financeiras. É necessária uma autorização por escrito, reconhecida pelas autoridades competentes dos países em que você irá passar. Pesquise mais sobre o assunto se você estiver nesta situação.

g. Seguro saúde internacional: válido pelo período da viagem em solo estrangeiro.

h. Comprovantes do seguro da GEOS.

8. Aquisição de imagem

Eu sou tão apaixonado por fotografia quanto sou por motociclismo. Então, vou levar um conjunto que é uma boa relação de compromisso entre peso e qualidade de imagem. A minha lista é a seguinte:

a. Nikon D5100:com as lentes prmárias de 14mm, 35mm e 50mm e zooms dee 18-55mm e 55-200mm com bateria extra.

b. Olympus TG-4, que a minha esposa vai usar para tirar fotos na moto.

c. Firefly 6s: essa vai no meu capacete. Tenho que fazer um parênteses sobre esta camerazinha. Eu fiquei realmente impressionado com a qualidade do vídeo que essa coisinha é capaz de fazer. O sistema de estabilização de imagem funciona muito bem e eu consigo capturar imagens com excelente qualidade, sem trepidação e ótima resolução. Para aqueles interessados em comprar uma câmera que produza resultados de imagem de alta qualidade a um custo relativamente baixo, esta é uma excelente opção.

9. Malas
    Para levar toda essa tralha eu vou utilizar o top case e os baús laterais. O top case possui 35 litros de capacidade. As malas laterais possuem 62 litros de capacidade conjunta. O galão de combustível vai ser transportado sobre a mala lateral esquerda e uma pequena maleta de mão contendo as capas de chuvas, chinelos e outras coisas que não precisam de proteção de água, vai ser acondicionada sobre a mala direita. Por fim, vou usar uma mala de tanque da Tutto que também vira uma mochila. Há um detalhe aqui: é importante proteger o tanque para que essa mala não cause marcas no verniz da pintura (causei essas marcas ao usar essa mala na minha ex XCx). O segredo é limpar bem o tanque e cobri-lo com aquela película de PVC usada para embalar mantimentos. Eu também uso uma toalha de microfibra entre o tanque a mala, por cima deste plástico, para reduzir o atrito. Não tive mais problemas com essa abordagem.

Até o momento, é isso aí. Irei atualizar o post à medida que eu vá lembrando mais detalhes.
    Espero que as informações sejam úteis.
    Última edição por LLM; 09/12/2016 às 07:57 AM.

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Tudo nos trinques Luciano, tanto a moto, quanto a preparação e arrumação das coisas, muito bem detalhado. Imagino que o maior "problema" agora seja a ansiedade até a data da partida.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Pois é @generich, mas eu estou fazendo tudo com calma e, como mencionei, não é nenhuma empolpeia de Gilgamesh...
    Acredito que o fator tempo ajude bastante a relaxar e curtir o passeio. Seria complicado ter que fazer isso sob pressão do tempo, pois se uma coisa der errado, o nível de estresse sob demais.

Agora estou esperando o dia chegar, procurando saber se tem mais alguma atração pelo caminho e pegando as dicas mais recentes com os colegas já experientes aqui do portal.

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Excelente planejamento, parabéns!
    fiz trajeto semelhante com minha mulher ano passado.
    Tenho umas dúvidas. Por quê levar os reparos da Motul se já tem vacinas nos pneus?
    Pode trocar a escova, querosene por um tubo de Motul C1.
    O fluído refrigerante e o óleo 10W 40 vc encontra em qualquer lugar, basta inspecionar estes ítens com frequencia sem precisar levar reserva. Tudo isso vai de liberar peso e espaço na bagagem!
    Não percebi quando é que vocês irão, contudo vão passar por regiões de grande altitude e clima imprevisível, e lí que levarão roupas e segunda pele de verão. Reveja isso pois nas alturas dos Andes um dia com chuva a 4000 metros de altura faz frio para caramba!
    Fica aí minha contribuição.
    Tenha uma ótima viagem!
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    R1200GS Premium+
    Marca
    BMW
    Ano
    2017
    LLM muito útil seu checklist e certamente será uma referência para futuros viajantes.
    Sucesso na sua jornada e não esqueça de nos contemplar com as fotos!

Abs

Diogo Emanue Maia
    Enviado via Tapatalk Pro
    Diogo Emanuel Maia

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por MJT Ver Post
    Excelente planejamento, parabéns!
    fiz trajeto semelhante com minha mulher ano passado.
    Tenho umas dúvidas. Por quê levar os reparos da Motul se já tem vacinas nos pneus?
    Pode trocar a escova, querosene por um tubo de Motul C1.
    O fluído refrigerante e o óleo 10W 40 vc encontra em qualquer lugar, basta inspecionar estes ítens com frequencia sem precisar levar reserva. Tudo isso vai de liberar peso e espaço na bagagem!
    Não percebi quando é que vocês irão, contudo vão passar por regiões de grande altitude e clima imprevisível, e lí que levarão roupas e segunda pele de verão. Reveja isso pois nas alturas dos Andes um dia com chuva a 4000 metros de altura faz frio para caramba!
    Fica aí minha contribuição.
    Tenha uma ótima viagem!
    Valeu MJT. Estou levando a segunda pele para inverno também, além dos forros de inverno para as jaquetas e calças. Também estou levando meias de inverno e as luvas impermeáveis também são bem quentes.

O motul C1 foi a minha primeira escolha para limpeza de corrente, mas percebi que no caso de areia ou barro, precisa usar bastante produto para fazer uma limpeza adequada, alémde ter que passar um pano. Consegui um resultado muito bom e rápido usando essa escova e querosene.

Você está certíssimo com relação ao líquido de arrefecimento e óleo. A minha precaução aqui é apenas no vaso de haver um vazamento na estrada e eu ter esses líquidos para aguentar chegar num ponto onde o reparo possa ser feito. Sem dúvida, é excesso de cuidado da minha parte, que poderá ser revisto até o dia da viagem.

O mesmo vale para os reparos de pneus Motul. O Eduardo aqui do portal é um ferrenho defensor de rodas sem câmara e me fez uns relatos assustadores. Fiquei um pouco paranoico com essa questão é resolvi me precaver.

Valeu mesmo pela ajuda e sugestões.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por diogomail Ver Post
    LLM muito útil seu checklist e certamente será uma referência para futuros viajantes.
    Sucesso na sua jornada e não esqueça de nos contemplar com as fotos!

Abs

Diogo Emanue Maia
    Enviado via Tapatalk Pro
    Obrigado Diogo. Pode deixar que irei deixar vocês a par da viagem, a medida em que ela for se desenrolando.

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    XL 700VA TRANSALP
    Marca
    HONDA
    Ano
    2011
    Desde já desejo uma boa viagem pra vcs!
    É muito bom ter um tópico tão detalhado sobre uma aventura desta.
    Também fico no aguardo de fotos kkkk
    Gustavo K.

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    @LLM, sou seu fã cara, isso sim é planejamento! Desde já te desejo uma excelente e divertida viagem.

Um Grande Abraço parceiro!

via tapatalk!
    Única forma eficiente de combater o crime é não incentivá-lo, peças "usadas"? eu passo

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    @DioTA e @TMachado, obrigado pela força!

Data de Ingresso
    08/2016
    Moto
    V Strom 1000 16/17
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016/2017
    Parabéns pela aventura vindoura e pelo planejamento e descrição por item do seu check list, com certeza vai servir pra muita gente

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    F800 GS Adventure
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Excelente roteiro, além de impecável preparação!

Estamos planejando uma também, e tanto o roteiro como as dicas estão sendo valiosas...

Parabéns!

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    G650GS Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Troque os liquidos para limpeza da corrente por spray limpa correntes da Putoline, é otimo e da para limpar varias vezes.
    Eu "acho" q sua esposa vai sentir muito o trepidar do heudenau, é muito trecho de asfalto, para usar um pneu com caracteristicas para o fora de estrada. Alem da trepidacao, barulho, ele vai aumentar o consumo.
    Hoje o melhor pneu para big trail no asfalto é o pirelli trail II.

www.fb.com/blogrobram

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    @robram, hoje eu rodo com Karoo 3 e a trepidação/vibração/ruído não incomodam nenhum um pouco. Por tudo o que eu li, o Heidenau é semelhante, e até mesmo um pouco melhor que o Karoo. Certamente não terei problemas com ele.
    Eu até considerei ir com os Battlewing originais que tenho ainda novos aqui, mas quero me aventurar por trechos off, quando possível. Por exemplo, por recomendação do Roberto e do Spina, já inclui a Ruta 52 na descida para Mendonza no roteiro. Outros trechos assim certamente aparecerão. Então o Heidenau vai ser útil.
    Quanto ao spray para limpeza, vou procurar o Putoline. Gosto muito dos produtos da marca. Obrigado pela dica!

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    A câmara grossa traseira 4mm vc encontra no Varella Motos em pira, da marca heidenau, instalei na minha em ambas as rodas. Mantive as Bridgestone originais como reserva.

Qto aos pneus, fez bem em usar os 50/50, estou de mitas e07 e a diferença é absurda no no off principalmente num ritmo mais forte. Não percebo vibração nenhuma mas o ruído de caminhão é bem perceptível rs, mas com áudio no capa não se ouve nada.

Tbem sou adepto do querosene e um pano velho + escova limpa correntes Xing ling, fica limpa em minutos. Só aboli o motul c4 pois na terra gruda muita sujeira e é chato p remover, não testei o c3 ainda...

Obrigado por compartilhar sua pesquisa e boa viagem!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Gustavo Teixeira Ver Post
    A câmara grossa traseira 4mm vc encontra no Varella Motos em pira, da marca heidenau, instalei na minha em ambas as rodas. Mantive as Bridgestone originais como reserva.

Qto aos pneus, fez bem em usar os 50/50, estou de mitas e07 e a diferença é absurda no no off principalmente num ritmo mais forte. Não percebo vibração nenhuma mas o ruído de caminhão é bem perceptível rs, mas com áudio no capa não se ouve nada.

Tbem sou adepto do querosene e um pano velho + escova limpa correntes Xing ling, fica limpa em minutos. Só aboli o motul c4 pois na terra gruda muita sujeira e é chato p remover, não testei o c3 ainda...

Obrigado por compartilhar sua pesquisa e boa viagem!!

Eu não conhecia essa câmara Gustavo. Você comprou na loja física? Eu só encontrei a Rinald para R17 no site do Varella, mas que é muito fina.
    Seria uma tranquilidade a mais ter uma de 4mm na traseira.

Quanto aos pneus, estou bem seguro da escolha. Fiquei entre o E07 e o K60 e só optei pelo último pela conveniência de comprar junto com o Spot numa mesma loja.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Sim, foi na loja em Piracicaba, o Caio Varella está no nosso grupo do zap, qq coisa pergunta p ele por lá.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Gustavo Teixeira Ver Post
    Sim, foi na loja em Piracicaba, o Caio Varella está no nosso grupo do zap, qq coisa pergunta p ele por lá.

Ótimo! Vou montar os pneus no próximo sábado, então se ele me mandar por Sedex, chega para mim a tempo.
    Muito obrigado pela ótima dica.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    O Heidenau vibra muito mais que o Karoo em baixíssimas velocidades... usei os dois e posso dizer que rodando são muito semelhantes.

Impliquei bastante com o Alemão a 10/20 kms/h onde a moto fica parecendo uma Harley! Kkkk. Na estrada é muito bom!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    O Heidenau vibra muito mais que o Karoo em baixíssimas velocidades... usei os dois e posso dizer que rodando são muito semelhantes.

Impliquei bastante com o Alemão a 10/20 kms/h onde a moto fica parecendo uma Harley! Kkkk. Na estrada é muito bom!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Valeu Roberto. Sea descrição dos pneus foram importantes para a minha escolha.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Pessoal, esqueci de mencionar o kit de primeiros socorros obrigatório na Argentina. A minha idéia inicial era montar um comentário. os itens obrigatórios, mas li diversos relatos de policiais implicando com os kits montados. Então, irei comprar um tão logo entre em território argentino. Me parece que esses kits são vendidos em qualquer posto.
    Alguém poderia confirmar se é fácil assim de encontrar?

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    Tiger 800
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    Estou indo para o atacama agora dia 16 (na próxima sexta feira) ouvi dizer que não é fácil de achar em qualquer lugar na Argentina não. .. Então comprei este aqui do link....

http://produto.mercadolivre.com.br/M...riginal-vw-_JM

Baratinho e vem completo.....

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk
    FAÇA!!!!! POIS A VIDA PASSA........

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Aproveitando o papo de pneus, como é o comportamento do mitas E07 no asfalto e com relação ao consumo?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Explorer 1200
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Achei que esse kit era somente para automóveis.
    Alguém tem mais detalhes sobre esse item ?
    Estamos planejando uma viagem ao Atacama em fevereiro/2017 e essa é uma informação importante.
    Desde já agradeço o auxílio.
    Abraço a todos.
    Pilote sempre como se fosse a primeira e a última vez que você faz isso.
    O cuidado deve ser o do principiante e o prazer de pilotar deve ser o máximo, curtido a cada km rodado.

MCBDA - Bras*lia (DF)
    Nós fazemos poeira !!

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Aproveitando o papo de pneus, como é o comportamento do mitas E07 no asfalto e com relação ao consumo?

Atualizei o post sobre pneus com minhas impressões sobre o E07

http://portalbigtrails.com.br/forum/...ad.php?t=12196

Consumo subiu mas não sei precisar quanto pois toquei a bolha, que tbem prejudica.

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    Tiger 800
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Achei que esse kit era somente para automóveis.
    Alguém tem mais detalhes sobre esse item ?
    Estamos planejando uma viagem ao Atacama em fevereiro/2017 e essa é uma informação importante.
    Desde já agradeço o auxílio.
    Abraço a todos.
    Pois é. .. A polícia Argentina tbm exige para motocicletas... e a história e a seguinte.... Dizem que se acha o kit em qualquer posto de combustível na Argentina.... Mas chegando lá não é tão fácil assim... Aí vc já está rodando nas estradas dos Hermanos sem o tal kit... Aí a polícia te para e te mete o ferro..... Então é melhor não arriscar ... O certo é levar o tal kit daqui da terra Boa mesmo..... Me corrijam se estiver errado quem já passou por isso ...

Última edição por LuizMelita; 12/12/2016 às 08:42 AM.

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    É a primeira vez que ouço falar deste kit. Já rodei por lá ano passado e nunca pediram! É algo novo?

MJT - Marcio

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    Tiger 800
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    É a primeira vez que ouço falar deste kit. Já rodei por lá ano passado e nunca pediram! É algo novo?

Então. . Alguns dizem que é obrigatório e outros dizem que não. .. Então não custa nada levar de precaução. .. .Para evitar transtornos. ...

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Versys Taurer 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2013
    Saudações Camaradas,

Para agregar aqui meu humilde conhecimento e aproveitando a expertise deste planejamento. O que me diz sobre hospedagem:
    Proposta é fazer reservas via booking ou outros sites ou ...

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Sempre planejo e pesquiso 3 hotéis nas prováveis cidades que vou parar. Assim na noite anterior reservo o hotel para dia seguinte pelo booking. Se houver imprevistos não tenho que me preocupar com reservas "em cascata ". Para mim funciona legal. É claro que se for um super feriado tem que levar isso em conta!

MJT - Marcio

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Doug Ver Post
    Saudações Camaradas,

Para agregar aqui meu humilde conhecimento e aproveitando a expertise deste planejamento. O que me diz sobre hospedagem:
    Proposta é fazer reservas via booking ou outros sites ou ...
    Quando viajei fiz exatamente isso! Se a cuidado tinha hotel da rede Ibis, este era sempre a primeira opção (razoavelmente baratos e idênticos em todo o mundo). Se não tinha, Booking.com!

A dica do MJT é valiosa! Reservar um dia antes evita que um pequeno problema de um dia cause consequências em cascata! Nunca fiz isso, mas na próxima viagem farei exatamente assim!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Sempre planejo e pesquiso 3 hotéis nas prováveis cidades que vou parar. Assim na noite anterior reservo o hotel para dia seguinte pelo booking. Se houver imprevistos não tenho que me preocupar com reservas "em cascata ". Para mim funciona legal. É claro que se for um super feriado tem que levar isso em conta!

Perfeito! Ótima dica!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    10/2013
    Moto
    XL 700V Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Realmente, uma ótima ideia!
    No Abandones Tus Sueños
    Veja meus v*deos em:
    http://www.youtube.com/user/Calabria260 ... _as=public

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Acho muito legal estas trocas de experiências, cada o Rromagnani sempre posta coisas legais, assim como outros colegas, isso não tem preço!
    Abraço a todos!

MJT - Marcio

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Acho muito legal estas trocas de experiências, cada o Rromagnani sempre posta coisas legais, assim como outros colegas, isso não tem preço!
    Abraço a todos!

Essa é a graça do Portal! O compartilhamento de experiências vai enriquecer (só no conhecimento infelizmente) a todos!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Versys Taurer 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2013
    Camaradas, vamos tomando nota.
    A viagem mais longe que fiz foi Curitiba x Buenos Aires contornando o Uruguai.
    Sim, no máximo dois dias a frente para reserva.
    Fato que podem concordar é que da uma mão de obra danada chegar em uma cidade e ainda ir procurando hotel.
    Vale a dica de já ter umas duas ou trés opções de hotel. Planejamento
    Uma boa organização como o pessoal vem compartilhando aqui não tem preço.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    A moto está calçada para a aventura.

O pneu traseiro me deu um susto. O rapaz montou e ao balancear a roda ficava "pulando" um pouco. O montador me disse que o aro estava empenado. Eu refutei essa hipótese veementemente, uma vez que tanto o aro quanto os raios da Tiger são absurdamente fortes. E eu nunca sequer peguei um buraco com ela. Aí o rapaz falou que era o pneu, cuja marca ele nunca tinha ouvido falar. Expliquei para ele o que era Heidenau e que ainda estou para ver o dia em que um pneu alemão venha "torto". Eu pedi para ele desmontar e montar de novo.
    Dito e feito. Na segunda montagem, o pneu ficou perfeito. Nem sequer pediu peso no balanceamento, o que me deixou ainda desconfiado, mas eu estava do lado da máquina quando ele fez o procedimento.
    No dianteiro não teve galho, mas precisou de peso para dar balanceamento. Estou com a câmara de 4mm na frente e a normal atrás.

Achei o rodar deste pneu mais áspero que o Karoo. A vibração em torno dos 30 km/h é notória! Sinto também uma vibração muito, mas muito menor em torno dos 60 km/h e dos 90km/h (não passei de 100 com esses pneus ainda por causa da cera). Então, parece que há uma ressonância em múltiplos de 30km/h, mas nada que incomode (a não ser a 30km/h, onde a vibração é mais intensa ). Ainda não consigo avaliar os pneus, mas a primeira impressão é que o Karoo é mais confortável. Usei as pressões recomendadas no one neste primeiro teste. Vou tentar reduzir 2 libras e aviso o resultado.

Deu certo usar a câmara original dianteira como reserva. Ela já está na mala lateral com as demais coisas da moto.

O rapaz que montou os pneus para mim se enrolou um pouco para colocar o freio traseiro no lugar. Agora me parece que o pedal está um pouco alto. Já chequei e o freio não está pegando no disco. E tudo parece estar alinhado e bem preso.
    Mas na segunda eu vou fazer a revisão dos 10mil km e vou pedir para o pessoal da concessionária de São José dos Campos darem uma olhada no serviço do rapaz, só para desencargo.

Também verifiquei que o fluido de freio traseiro está um pouco acima do mínimo e vou também aproveitar a ida na concessionária para completar. As pastilhas traseiras parecem estarem boas ainda, mas estou levando um par das potenza, caso precise trocar pelo caminho. As dianteiras ainda têm muito o que rodar.

O cabo de aço que liga as malas laterais estourou num teste de carga no off road que fiz recentemente. Liguei para a concessionária e o preço do cabo é de 160,00 e tem que encomendar da Inglaterra. Esse cabo possui 2,5mm de espessura, então eu comprei um cabo de embreagem de fusca, que tem 3mm, e levei num rapaz que trabalha direitinho aqui em Santa Rita, chamado Claudiano. Ele me cobrou 5 reais para passar o cabo no qual eu havia pago 12,00. Achei um absurdo o que ele me cobrou e paguei 20,00 para ele. Afinal, o resultado ficou melhor do que o original.

Depois irei postar as minhas considerações sobre a concessionária de São José dos Campos, que é nova e ainda não li nada sobre a qualidade do trabalho deles. Só espero que seja melhor do que o pessoal técnico de Campinas...

As coisas estão caminhando bem para que a viagem seja tranquila .

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    Tiger Explorer XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Que legal LLM!!! Essa viagem é demais!!! Fiz esta viagem em janeiro de 2015 e a única dica que te dou é calcule bem os trechos perto da Cordilheira e do Deserto para não passar da 17:30h na estrada pois o clima muda bruscamente e aí a coisa complica muito. Fora isso é só relaxar que a viagem é ótima. Com certeza já leu tudo sobre os passeios em SPA mas caso tenha alguma dúvida pode perguntar.
    Detalhe: também fui na minha Tiger 800 xc antiga
    grande abraço e ótima viagem!!!!
    Mais importante do que alcançar o objetivo é aprender as lições que o caminho até ele ensina.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Luciano, eu já havia reportado essa vibração intensa em baixíssima velocidade, aliás, foi isso que me fez avaliar negativamente os k60! Comparado com o Karoo ele é muuuuuito mais duro e sim, a moto fica mais "áspera" como vc. reportou. Entretanto, para uma viagem dessa distancia o Karoo dificilmente aguentaria e os Heidenau serão mais que suficientes!

A viagem será ótima, tenho,certeza disso!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    @Neander Carvalho, excelente dica! Estou planejando sempre parar de rodar antes das 14h. Sua dica da temperatura em função do horário foi muito boa. Obrigado pelo o alerta. Quanto aos passeios, se você diversos sugestões, serão muito bem vindas.

@Rromagnani, realmente eu já estava consciente da vibração graças ao seu relato e lembro me que você chegou até mesmo a colocar os Anakee 3 de volta na sua moto por causa deste efeito. O que eu poderei é que nos próximos dias eu estarei normalmente em velocidades bem maiores do 30km/h, então isso não deve ser um problema para a viagem. Eu só rodei 25 km com este pneu, então não tenho uma opinião claramente formada. Mas a minha primeira impressão foi "onde estão os meus Karoos ".
    Mas certamente os Karoos não dariam conta do recado. troquei com 9mil km e o traseiro não rodava nem mais 1000km. O dianteiro ainda dá para uns 5mil km, eu acho. Trouxe os usados para casa e pretendo terminar de usar o dianteiro depois da viagem.

Página 1 de 11 12345 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem