Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 40 de 43

Tópico: Aquaplanagem

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    MT-09
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016

Aquaplanagem

Pessoal, muito cuidado com a aquaplanagem.
    Eu vinha pilotando na chuva e cometi o erro de andar pelo trilho das rodas dos caminhões, ao invés de pelo centro da pista.
    A moto é uma MT-09 Tracer com pneus novos, pois a moto na época não tinha nem 1000 km.

Segue o vídeo, em 2 GoPro que uso, preste atenção no aumento de giro quando a moto perde tração.

https://youtu.be/vtjK_EmvtGI

Abraços

Enviado de meu SM-P555M usando Tapatalk

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    Tiger Explorer XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Este é realmente um excelente assunto. Pra mim é mais importante saber como evitar entrar em uma aquaplanagem do que saber o que fazer depois que entrar... de carro até dá pra sair mas de moto a coisa complica muito.
    Mais importante do que alcançar o objetivo é aprender as lições que o caminho até ele ensina.

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    R1200GS Premium+
    Marca
    BMW
    Ano
    2017
    Realmente fica bastante visível quando a rotação aumenta. Normalmente ando em velocidades mais baixas e cuidado triplicado com as poças.

Diogo Emanue Maia
    Enviado via Tapatalk Pro
    Diogo Emanuel Maia

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    XL 700VA TRANSALP
    Marca
    HONDA
    Ano
    2011
    Já levei alguns sustos com aquaplanagem... de endurecer em cima da moto. Um perigo!!!
    O negócio é, como o Diogo falou, aumentar o cuidado e reduzir a velocidade.
    Lembrando que na chuva, além da aquaplanagem, as pinturas do asfalto viram sabão. Facinho de cair.
    Gustavo K.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Baita balançada! Passei por isso na semana passada na Rod. Dos Bandeirantes! Caia um dilúvio e a pista parecia um rio... mesmo a 70 kms/h a moto aquaplanou... tem que ter cuidado mesmo!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2012
    Boa tarde a todos.
    Uma coisa que eu não entendo.
    Há alguns anos os pneus para motos tinham um desenho totalmente diferente do que vemos hoje. O pneu dianteiro, de todas as motos, tinha uns riscos longitudinais. Os pneus traseiros tinham desenhos diversos, mas todos eles com riscos formando "redes" que dariam vazão para a água, evitando a aquaplanagem.
    Hoje, muitos pneus são quase lisos, com uns poucos frisos que, me parecem, não darão vazão à água entre o asfalto e o pneu, provocando a aquaplanagem...
    Na minha moto estou com pneus Scorpion, que tem alguns frisos. Mas já vi modelos mais lisos ainda. A impressão que tenho é de que perderão todo o contato com o asfalto quando passarem por um lençol d'água... Alguém saberia explicar por que houve essa mudança no desenho dos pneus? Eu não entendi...

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    MT-09
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    O estranho, é que a Tracer tem controle de tração, que mesmo ativado aparentemente não atuou, pois a luz no painel que indica quando ele atua, não acendeu.

Data de Ingresso
    02/2015
    Moto
    NC750X
    Marca
    Honda
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por DioTA Ver Post
    Já levei alguns sustos com aquaplanagem... de endurecer em cima da moto. Um perigo!!!
    O negócio é, como o Diogo falou, aumentar o cuidado e reduzir a velocidade.
    Lembrando que na chuva, além da aquaplanagem, as pinturas do asfalto viram sabão. Facinho de cair.
    Esse é outro perigo. Tb já derrapei em pinturas de faixas. Evito passar por elas.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Legal seu alerta, porém vc estava andando a 130km/h na chuva......rsrsrsrs
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Oscar, vc está certo com relação aos pneus, o problema é que nunca olhamos ou nos são ditas pelos vendedores (embora eu ache que 99% deles não sabem) quais a reais especificações dos pneus e suas características principais. A quantidade de água que ele consegue expelir/tempo é bem importante e ninguém fala sobre isso!
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    NC700x
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Acredito que vc tbm excedeu um pouco na velocidade 130KM/H na chuva é bastante arriscado !!! Mesmo com controle de tração que de fato parece não ter atuado !!

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

Data de Ingresso
    09/2015
    Moto
    V-STROM 1000 ABS
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2016
    A tracer não tem controle de tração? Estava desligado ou não funcionou? Abçs, boa sorte e juízo, hehe

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    MT-09
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    Citação Postado originalmente por Roberto Reis Ver Post
    A tracer não tem controle de tração? Estava desligado ou não funcionou? Abçs, boa sorte e juízo, hehe

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
    Como falei uns posts acima, estava ligado sim, aliás não desligo nunca, mas não chegou a atuar.
    Quanto a velocidade, reconheço que me excedi, estava sozinho e com saudade de casa, além disso, essa estrada é uma reta só, quem já foi ao Chui sabe bem.

Enviado do meu SM-G930F

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por MJT Ver Post
    Legal seu alerta, porém vc estava andando a 130km/h na chuva......rsrsrsrs
    Bem lembrado rsrs

Numa situação assim a moto iria aquaplanar mesmo, independente dos pneus em uso, dada a velocidade. Agora quanto ao controle de tração...

Data de Ingresso
    07/2016
    Moto
    Tiger 800 XR
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016/2017
    Agora eu fiquei confuso... O certo não seria andar exatamente no trilho dos pneus dos carros, onde teoricamente tem menos água?

[]'s
    Walter

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    R1200GS Premium+
    Marca
    BMW
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por wguerra Ver Post
    Agora eu fiquei confuso... O certo não seria andar exatamente no trilho dos pneus dos carros, onde teoricamente tem menos água?

[]'s
    Walter
    Normalmente nos trilhos o terreno tem mais desnível por conta do peso dos veículos e tende a acumular mais água.

Diogo Emanue Maia
    Enviado via Tapatalk Pro
    Diogo Emanuel Maia

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    MT-09
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    Exato, nos trilhos fica um sulco na rodovia,. Em algumas com pista simples. E muito tráfego de caminhões.

Enviado do meu SM-G930F

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    ST 1200 DX
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Não leve a mal, mas andar nesta velocidade na chuva é correr risco desnecessário. No caso do controle de tração acredito que não percebeu a atuação por ter desacelerado a moto no momento da perda da tração. A atuação seria mais sentida se estivesse mantido em aceleração. No caso de andar no trilho dos pneus ou no centro da pista existem dois aspectos a analisar. Em caso de pista em mau estado com sulcos é perigoso mesmo, mas no centro também é. É o local em que recebe mais óleo vazado dos motores e nas primeiras chuvas, quando ainda o asfalto não foi "lavado" fica bem escorregadio. Enfim nunca devemos abusar na chuva (ou mesmo fora dela). Abraços.

Enio

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    MT-09
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    Aceito toda crítica quanto a velocidade, mesmo tendo 40 anos de pilotagem em moto, sei que a confiança é inimiga da segurança.

Enviado do meu SM-G930F

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por et. Ver Post
    Não leve a mal, mas andar nesta velocidade na chuva é correr risco desnecessário. No caso do controle de tração acredito que não percebeu a atuação por ter desacelerado a moto no momento da perda da tração. A atuação seria mais sentida se estivesse mantido em aceleração. No caso de andar no trilho dos pneus ou no centro da pista existem dois aspectos a analisar. Em caso de pista em mau estado com sulcos é perigoso mesmo, mas no centro também é. É o local em que recebe mais óleo vazado dos motores e nas primeiras chuvas, quando ainda o asfalto não foi "lavado" fica bem escorregadio. Enfim nunca devemos abusar na chuva (ou mesmo fora dela). Abraços.

Enio
    Entendi...
    Se a temporada de chuva ja começou ha muito tempo, ande no meio da pista
    Se a chuva é apos longa estiagem, ande no trilho.
    Em ambos os casos, com cautela e baixa velocidade

Bom topico

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300
    http://trailbh.com.br

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    NC700X
    Marca
    Honda
    Ano
    2014
    Caramba! Já peguei muita chuva de moto mas nunca sofri aquaplanagem e achava que pelo fato do pneu ser mais fino que de carro a probabilidade era pequena de aquaplanagem. Mas pelo relato de vocês acho que tive sorte. Sou cuidadoso, diria de maneira mais direta:cagão. Mas sigo a mesma regra. Com pista boa e trilha, vou na trilha, senão, vou mais pelo meio mas um pouco para esquerda.

Enviado de meu Sony Xperia

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    MT-09
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    Uma outra coisa, como a maioria do pessoal aqui usa moto com pneu tipo biscoito ou com SULCOS mais profundos, acho que esse tipo de aquaplanagem não ocorre com esse tipo de pneu, ou é mais raro.

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    A questão mais crítica é a falta de especificação no asfalto das rodovias brasileiras, já rodei a 140 com muita chuva sem problemas e já rodei a 60 e aquaplanou, tudo depende da porosidade do asfalto e pneus utilizados.

Esta maior porosidade/granularidade da superfície tbem aumentaria a segurança, com uma maior aderência dos pneus e evitaria enchentes, pois permite que o solo absorva a água.

Mas não há interesse público em criar tais normas, como sempre... Inclusive já existe opção nacional, similar a já utilizada na Europa por exemplo, onde as estradas sugam toda a água superficial.

https://www.usp.br/agen/?p=19876

Enquanto isso não vira realidade e temos que conviver com estes rios na pista é bom ficar de olho no asfalto e reduzir caso haja acúmulo de água e optar por um pneu que escoe melhor esta água.

Para ajudar temos trechos de asfalto que são piche puro, muito escorregadios mesmo no seco e totalmente impermeáveis.

A alteração do perfil dos pneus creio que se deva devido a evolução do pavimento asfáltico e a necessidade de uma maior aderência no seco, porém esta evolução ainda está longe de chegar em nossas estradas.

Normalmente os fabricantes disponibilizam um gráfico que mostra a performance do pneu no seco/molhado, como abaixo, para guiar o consumidor na melhor opção p seu perfil e condições de rodagem:

Quanto ao tcs, existem sistemas com regulagens em diversos níveis de atuação.
    Qdo o sistema tem somente um nível de atuação, o fabricante decide um ponto que não afete muito o desempenho e que não comprometa a estabilidade.

Por exemplo, na tiger costumo deixar o tcs direto no modo offroad pois em modo road, ao passar mais rápido em lombadas o tcs corta o motor qdo a roda traseira levanta.
    O modo off é menos intrusivo e permite um giro maior dá roda traseira em relação a dianteira.

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Gustavo Teixeira Ver Post
    A questão mais crítica é a falta de especificação no asfalto das rodovias brasileiras, já rodei a 140 com muita chuva sem problemas e já rodei a 60 e aquaplanou, tudo depende da porosidade do asfalto e pneus utilizados.
    Discordo completamente. A questão mais crítica é a velocidade no momento da chuva. Andar a 120/130 km/h numa estrada sob forte chuva é dar muita chance a acidente. Inclusive foi reconhecida como tal pelo piloto de forma explícita.

Francamente, especificação de asfalto é algo virtualmente impossível de verificar. Imagina, antes de cada viagem verificar se cada pedaço de 100 metros da rodovia está dentro de uma especificação técnica virtualmente além da capacidade de avaliação da maioria dos pilotos típicos.

Observe que por mais especificação rigorosa técnica criada existe um limite de absorção/drenagem de água que qualquer pista/solo tem. Tem tanta variável aí envolvida que a "especificação técnica do asfalto" é uma variável virtualmente nula. Volume de precipitação, tipo de solo, topologia da pista, estado de manutenção, volume de tráfego no trecho afetado pela chuva, temperatura da água, dos pneus, peso da moto, tipo de pneu, estilo da moto e o principal: velocidade em que a moto vinha. Acho que ainda consigo pensar em mais 328 outros fatores mais relevantes do que "a questão mais crítica da especificação do asfalto".
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    NC700X
    Marca
    Honda
    Ano
    2014
    Concordo com o boko. São inúmeras as variáveis sobre as quais não temos controle. Creio que o melhor é reduzir em 20 a 25% a velocidade padrão de pista seca, deitar menos nas curvas, contorná-las de maneira suave, velocidade e tração constantes e frear, quando preciso, com muita suavidade na manete do freio dianteiro.

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    MT-09
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    Acho que todos já vimos esse vídeo, me parece que ilustra bem esse tópico.

https://www.youtube.com/shared?ci=C_IWSFMabB0
    Enviado do meu SM-G930F

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Qdo falei sobre especificação do asfalto não me referi ao usuário e sim aos responsáveis pela implantação do asfalto, pois no Brasil não temos normas relativas a porosidade/aderência do mesmo.
    Quem já andou em terras européias sabe que mesmo com chuva, neve, etc a aderência e porosidade do asfalto por lá é muito superior, é isso que eu estava me referindo.
    Já andei a 160 em rodovias italianas com muita chuva e não vi uma poça sequer pois o asfalto absorvia tudo.
    Qto a verificação é simples, basta ver se o asfalto está brilhante e tem pocas, o asfalto poroso é opaco.
    De qualquer maneira não ando a mais de 100 por aqui na chuva... Mas como disse já aquaplanei a 60kph então o limite seguro depende da quantidade de água.

O pior de tudo não é aquaplanagem mas a falta de aderência do asfalto, mas como sempre por aqui é mais fácil culpar o usuário por imprudência do que investir em asfalto mais seguro. Qtas mortes poderiam ser evitadas?

Última edição por Gustavo Teixeira; 10/01/2017 às 11:46 AM.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por luizhenriquejp Ver Post
    Concordo com o boko. São inúmeras as variáveis sobre as quais não temos controle. Creio que o melhor é reduzir em 20 a 25% a velocidade padrão de pista seca, deitar menos nas curvas, contorná-las de maneira suave, velocidade e tração constantes e frear, quando preciso, com muita suavidade na manete do freio dianteiro.

Uma vez li em um artigo escrito por um motociclista extremamente experiente que deve-se pilotar a moto como se não tivesse freios! É exatamente isso!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Já perceberam que fazemos parte de um grupo que tem a palavra "trail" no nome e a preocupação é a "questão mais crítica é a falta de especificação no asfalto" ??

Num deixa de ser interessante.

E sim, a maioria dos acidentes de moto são culpa do piloto.

Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Como citou o que publiquei vou responder rs...

Primeiramente dos meus últimos 1500kms , 1200 foram no off, inclusive com nosso amigo Rromagnani, então estou pouco me lixando p asfalto ser liso, áspero, etc kkk, contanto q me leve p terra.

Mas que nosso asfalto é uma porcaria não tenho dúvidas rs e foi essa a msg q quis passar. Desculpem se ofendi alguém que trabalha na área mas é a minha opinião...

Concordo que a maioria dos acidentes são culpa do piloto (nunca disse o oposto), mas a nossa infraestrutura tem a sua parcela.

Na reportagem abaixo, somente um exemplo, e ainda falam do abuso de velocidade dos condutores, piada... se houvesse drenagem correta este tipo de acidente não aconteceria.

https://youtu.be/oXKYNXbiaxc

Bons kms a todos, sejam eles empoeirados ou encharcados

Última edição por Gustavo Teixeira; 11/01/2017 às 12:19 AM.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Como citou o que publiquei vou responder rs...

Primeiramente dos meus últimos 1500kms , 1200 foram no off, inclusive com nosso amigo Rromagnani, então estou pouco me lixando p asfalto ser liso, áspero, etc kkk, contanto q me leve p terra.

Mas que nosso asfalto é uma porcaria não tenho dúvidas rs e foi essa a msg q quis passar. Desculpem se ofendi alguém que trabalha na área mas é a minha opinião...

Concordo que a maioria dos acidentes são culpa do piloto (nunca disse o oposto), mas a nossa infraestrutura tem a sua parcela.

Bons kms a todos, sejam eles empoeirados ou encharcados

Tá inspirado hein... kkkkk. Sim o Gustavo testemunhou a compra do terreno arenoso do Caminho do Sol! Kkkkkkkk. Aliás, meu ombro não ficou legal... acho que vou ter que ir ao médico!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    E eu com a costela doendo uma semana por tentar segurar a moto na lama RS.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Kkkk. Estamos velhos! Kkkkk

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    R 1200 GS LC Sport Plus
    Marca
    BMW
    Ano
    2014
    Já andei diversas vezes na chuva entre Rio e SP , o importante é respeitar seus limites , agora andar a 130km na água nunca. Até porque se precisar de desviar ou parar e chão na certa . Mesmo assim , foi válido o alerta !!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Voltando ao assunto coxinha rs mas este é o tema do topico não? Aquaplanagem...

Segue um post com uma "tese de doutorado" confirmando tudo que falei anteriormente, sobre a relação aquaplanagem x rugosidade da via x segurança, a falta de normas e fiscalização no Brasil, já adotadas nos Usa e Europa.

http://wm1.com.br/tecnologia/asfalto...uro-diz-estudo

Link da tese: http://www.teses.usp.br/teses/dispon...4825/pt-br.php p quem quiser se aprofundar no assunto... PDF no final da pagina

O texto é riquíssimo em conteúdo e inclusive explica o fenômeno da aquaplanagem sob a abordagem científica, e como os fatores mensuráveis da textura do asfalto e drenagem afetam severamente esta aquaplanagem (pág.17)

Na pág.64 temos que o asfalto mais usado no br (CA) é o que tem menor atrito com maior efeito de aquaplanagem, com o aumento de velocidade, enquanto que no asfalto drenante este atrito não é tão deteriorado com o aumento de velocidade devido a retirada da água da superfície, como constatei na prática e citei anteriormente.

O idade do asfalto tbem afeta muito a aderência pois com o tempo eliminam-se as rugosidades.

Na conclusão observa-se a quantidade de variações que temos de asfalto, até na mesma rodovia!! Com trechos muito bons e outros horríveis devido a falta de manutenção, controle e fiscalização.

Boa leitura.
    Última edição por Gustavo Teixeira; 11/01/2017 às 04:16 AM.

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    Tiger 800 XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Sensacional o tópico, tema interessante!

Fiquei curioso com a falta de acionamento do TTC, você chegou a testar ele em outras ocasiões? Existe modo de chuva na sua moto, se sim, ele estava ativado?

Abraço e boas estradas, sempre, e, mais calma na velocidade em situações como essa..rsrs

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    MT-09
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    Voltando ao assunto coxinha rs mas este é o tema do topico não? Aquaplanagem...

Segue um post com uma "tese de doutorado" confirmando tudo que falei anteriormente, sobre a relação aquaplanagem x rugosidade da via x segurança, a falta de normas e fiscalização no Brasil, já adotadas nos Usa e Europa.

http://wm1.com.br/tecnologia/asfalto...uro-diz-estudo

Link da tese: http://www.teses.usp.br/teses/dispon...4825/pt-br.php p quem quiser se aprofundar no assunto... PDF no final da pagina

O texto é riquíssimo em conteúdo e inclusive explica o fenômeno da aquaplanagem sob a abordagem científica, e como os fatores mensuráveis da textura do asfalto e drenagem afetam severamente esta aquaplanagem (pág.17)

Na pág.64 temos que o asfalto mais usado no br (CA) é o que tem menor atrito com maior efeito de aquaplanagem, com o aumento de velocidade, enquanto que no asfalto drenante este atrito não é tão deteriorado com o aumento de velocidade devido a retirada da água da superfície, como constatei na prática e citei anteriormente.

O idade do asfalto tbem afeta muito a aderência pois com o tempo eliminam-se as rugosidades.

Na conclusão observa-se a quantidade de variações que temos de asfalto, até na mesma rodovia!! Com trechos muito bons e outros horríveis devido a falta de manutenção, controle e fiscalização.

Boa leitura.
    Sim, ele funciona muito bem, inclusive na areia. Creio que como desacelerei rápido, ele não teve tempo de atuar.

Sobre a qualidade do asfalto, esse trecho era extremamente preto e liso, ao contrário do resto da rodovia.
    Citação Postado originalmente por ErnaniJoppert Ver Post
    Sensacional o tópico, tema interessante!

Fiquei curioso com a falta de acionamento do TTC, você chegou a testar ele em outras ocasiões? Existe modo de chuva na sua moto, se sim, ele estava ativado?

Abraço e boas estradas, sempre, e, mais calma na velocidade em situações como essa..rsrs

Enviado do meu SM-G930F

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    As estradas brasileiras sao ridículas mesmo. Um somatório de incompetência e corrupção fazem elas serem assim. A cada 10 pontes q passamos, 4 tem sua entrada igual uma rampa de lançamento. Na chuva, o asfalto, quando não empoça, parece um espelho de tao liso. Curvas com inclinações contrarias tem a rodo. Mato na frente de sinalização não falta, isso quando se tem sinalização. Especificações de pisos não cumpridos pelos empreiteiros sao burlados com mesada para os fiscais de obra e órgãos fiscalizadores. E se tudo isto não bastasse, temos nós, os usuários, que não respeitamos a via, a velocidade e as sinalizações.
    DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300
    http://trailbh.com.br

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Certamente o asfalto pelo qual trafegamos é muito ruim, mas não temos muito o que fazer sobre o assunto, a não ser reclamar. Estou certo de que não irei ver a questão da qualidade daquilo que é oferecido pelo estado resolvida no meu tempo de vida. O que nos resta fazer é garantir os parâmetros de segurança que estejam sobre nossa responsabilidade. Não rode com pneus que tenham atingido o TWI. Já vi relatos aqui no portal de gente rodando com os pneus no arame. Observe a pressão dos pneus regularmente. Reduza a velocidade, for God's sake (a saudade de casa foi usada como justificativa para o abuso, mas já imaginou a saudades que seus filhos sentirão de você se, além do tempo da viagem, eles tiverem que esperar o tempo que você vai passar no hospital?) . E por último, tente votar direito ;-).

Ja com relação aos pneus, eu tenho a impressão que o risco de aquaplanagem com pneus mistos é menor justamente por causa das ranhuras e gomos, mas não estou 100% certo disso. É isso mesmo?
    Obrigado ao OP por compartilhar o vídeo.

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    ST 1200 DX
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por LLM Ver Post
    Ja com relação aos pneus, eu tenho a impressão que o risco de aquaplanagem com pneus mistos é menor justamente por causa das ranhuras e gomos, mas não estou 100% certo disso. É isso mesmo?
    Obrigado ao OP por compartilhar o vídeo.

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk
    Não li nada a respeito mas acredito que os mistos escoam melhor a água.

Enio
    ET.

XT 1200 DX 2015

DM Projeto Tracksource

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem