Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: EEL: Monumento Rodoviário da Serra das Araras

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012

EEL: Monumento Rodoviário da Serra das Araras

Recentemente "EEL" Eu Estive Lá
    Oxalá este Post inspire outros motociclistas que também passem por lá.
    Quem sabe assim se muitos passarem a falar a respeito do lugar algo seja feito para que aquele lugar não se acabe!!
    O lugar é Rota obrigatória para milhares de motoristas e centenas de Motociclistas que passam por lá diariamente,
    porem muitos poucos param lá.

Vamos ao caso e as fotos.

Monumento Rodoviário da Serra das Araras /
    Conhecido também como: Farol da Serra das Araras

Há mais de vinte anos numa viagem de Moto, quando pela primeira vez passei pela serra das Araras a caminho do Rio de Janeiro entre uma curva e outra avistei o grande Monumento cravado bem no meio da serra e paralelo a uma das mais mais importante estradas do Brasil, a Via Dutra.
    Me recordo que naquele momento me perguntei; que monumento será este? e embalado pela descida da serra não tive oportunidade de parar e assim o tempo passou e eu acabei por me esquecer daquele espetacular monumento.
    Recentemente há dois ou três anos atrás eu estava pesquisando sobre Marco Históricos das estradas do Brasil quando sem querer me deparo como titulo " Monumento Belvedere da Serra das Araras" ao ler de imediato num lapso de segundo me recordei daquela viagem e da pequena história que acabei de contar.
    Daquele dia em diante já sabedor da triste história do Monumento, conhecido também como Farol da Serra das Araras prometi para mim mesmo que um dia eu voltaria para a Serra das Araras exclusivamente para conhecer pessoalmente resquícios daquela história. E assim se deu, e há poucos dias Eu Estive Lá e em fotos eu conto o que triste eu pude ver.

O Monumento Rodoviário Belvedere, que fica na Serra das Araras, em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro, está abandonado. Ele começou a ser construído em 1928, quando Washington Luiz era o presidente do Brasil. O objetivo era marcar o início da era rodoviária e ser um símbolo da integração nacional. A inauguração aconteceu oito anos depois, já no governo Getúlio Vargas.

No espaço havia um lago, jardins, estacionamento e um restaurante, desativado em 1978. De lá para cá, o espaço parou de receber visitas. O prédio de dois andares abriga também um farol. Na base dele, estão painéis atribuídos ao famoso artista plástico brasileiro, Cândido Portinari, que aos poucos estão se desfazendo.

Voltando a área externa, é possível admirar os belíssimos painéis que adornam as laterais do monumento. São oito cenas que apresentam a evolução do transporte através do tempo, desde um índio abrindo caminho na mata até um carro da década de 30, passando por liteira, carruagem e carro de bois. Muitos dos painéis estão bem deteriorados, com pequenas rachaduras ou outras maiores que vão de ponta a ponta da obra, além de alguns pedaços faltando no painel da carruagem. Se houver demora na recuperação a obra artística poderá perder-se para sempre.

o Monumento Rodoviário é de longe um dos que mais causam indignação por seu estado de conservação. É daqueles exemplos claros de desrespeito a história do Brasil e à nossa memória. E também uma evidente mostra do despreparo de autoridades e da concessionária local que deixam de lucrar um valor considerável em turismo, além de tirar do cidadão e contribuinte o direito de contemplar a vista maravilhosa e única que o local possui.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Revoltante essa história Saulo... acho incrível o total descaso governamental com nossa história.... parabéns pela visita e obrigado por compartilhar conosco!

Ps- vou colocar na lista de locais para visitar!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Parabéns irmão! Realmente passamos por lá várias vezes e sequer sabia que existia.

Data de Ingresso
    04/2017
    Moto
    Tenere 250
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    Parabéns pelo relato e pelas fotos, muito interessante.
    Achei estranho um dos painéis em um monumento que exalta o transporte rodoviário mostrar um carro destruindo a natureza passando sobre uma ave, provavelmente uma crítica do artista.
    Sobre preservação, bem as autoridades gostam de construir; manter não gera tanta propina e a concessionária já lucra muito mais que o suficiente com pedágios. Triste realidade brasileira...

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Data de Ingresso
    06/2013
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Revoltante essa história Saulo... acho incrível o total descaso governamental com nossa história.... parabéns pela visita e obrigado por compartilhar conosco!

Ps- vou colocar na lista de locais para visitar!
    Coloque na lista sim! Acho que o lugar merece a visita de todos nós.

É preciso leis severas para se punir o desrespeito ao patrimônio histórico nacional. Como é possível permitir que uma empresa lucre com pedágios sem tomar uma atitude para recuperar um local tão importante ? Fica à Nova Dutra a pergunta para ser respondida.

Fonte:
    http://www.saopauloantiga.com.br/monumento-rodoviario/

Citação Postado originalmente por Marcelão Ver Post
    Parabéns irmão! Realmente passamos por lá várias vezes e sequer sabia que existia.
    O lugar é relativamente fácil de ser encontrado, está entre o km 225 e 226 da Dutra sentido São Paulo Rio. Para os que vieram do Rio há um retorno nas proximidades que da acesso ao monumento.

Citação Postado originalmente por RuiC Ver Post
    Parabéns pelo relato e pelas fotos, muito interessante.
    Achei estranho um dos painéis em um monumento que exalta o transporte rodoviário mostrar um carro destruindo a natureza passando sobre uma ave, provavelmente uma crítica do artista.
    Sobre preservação, bem as autoridades gostam de construir; manter não gera tanta propina e a concessionária já lucra muito mais que o suficiente com pedágios. Triste realidade brasileira...
    O que mais revolta é o fato que, apesar das grandes arrecadações de pedágio, nada foi feito pela concessionária Nova Dutra, que devolveu o local histórico à União sem qualquer reparo ou recuperação.

Fonte:
    http://www.saopauloantiga.com.br/monumento-rodoviario/

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    XTZ250 Lander
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2007
    Obrigado por compartilhar a história do local.
    Passei inúmeras vezes por este monumento e nunca parei
    Com certeza o visitarei na próxima vez.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Data de Ingresso
    12/2013
    Moto
    DL 650 V-STROM
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2017/2018
    Valeu por compartilhar!

Mais é aquele negócio né; onde não da pra político ganha, não se mexe

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    Boulevard M800
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016
    O lugar é lindo! Uma pena que nosso país não tenha o hábito de preservar sua história(há exceções). Dinheiro e história se perdendo.

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

Permissões de Postagem