Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: É o fim da customização

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    DL 1000 A
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2017

É o fim da customização

Portaria # 159 do Denatran de Julho de 2017 entra em vigor dia 1 de Setembro de 2017 da um balde de água fria na customização de motos. E atenção big trailzeiros , modificações em retrovisores , guidão ( altura e largura ) , bancos também estão agora regulados. Cuidado ao ser parado em blitz pois é mais uma pra tomarem o seu dinheiro.

Data de Ingresso
    12/2013
    Moto
    DL 650 V-STROM
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2017/2018
    Complicado né, vamos ver o que vai dar.

Data de Ingresso
    09/2015
    Moto
    DL v strom 650 xt
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016/17
    O cara não ver novidade boa, só ruim
    Irmandade, Igualdade e Humildade.

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Não vi ainda, mas com certeza será só mais uma forma de arrecadação.

Data de Ingresso
    01/2015
    Moto
    R 1200 GSA
    Marca
    BMW
    Ano
    2009
    Realmente absurda a portaria, e dará motivo a muita discussão.
    Bastava ser rigoroso com a questão dos escapes abertos, e já teriam feito algo realmente importante e com resultado factível.
    É o Brasil.
    A. Castro
    Vila Mariana, São Paulo, SP

"C++, R, Python, TensorFlow, Scikit, IoT... e Varadero XL1000."

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    Olá pessoal, com todo o respeito, li a tal resolução e todas suas citações.

Bem, achei as mudanças e as poucas alterações racionais e importantes (se bem que importante mesmo é fiscalizar...).

Também percebi que há Muita opinião mal interpretada deste conjunto de resoluções. Por isto, além de não argumentar, recomendado que leiam "com os próprios olhos", como diria minha avó.

Um Grande Abraço!

Via Tapatalk!
    Única forma eficiente de combater o crime é não incentivá-lo, peças "usadas"? eu passo

Data de Ingresso
    02/2017
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2015
    Sempre foi proibido,agora estão aceitando as customizações desde que esteja dentro de um padrão e regularizada na documento.

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2014

Cuidado: Textão abaixo !

Acabei de ler a portaria por completo, e não há nenhum motivo de preocupação, exceto para o pessoal que curte motos custom.
    Lá vai os pontos que interessam para o pessoal das BigTrails :

# 60
    Alteração de espelhos retrovisores, guidão, de componentes do sistema de suspensão e assento (alteração dos pontos de fixação originais).(Observação 7 e 8)

Observação 7:
    Quando da alteração de espelhos retrovisores deverá ser observado, os requisitos técnicos estabelecidos na
    Resolução Contran n 682, de 25 de julho de 2017 (PDF) e suas sucedâneas. ## Anexo a resolução (PDF)

Não entendi muito bem os termos técnicos do anexo (na verdade nem me esforcei pra entender), mas basicamente fala que você não pode ter um espelho retrovisor menor que certo tamanho, com vidros de diâmetro inferior a 2,5mm, alterar a sua posição para uma distância inferior a 280mm do centro de direção, e outras qualidades sobre a reflexão do material. Basicamente, não troque o retrovisor da sua Bigtrail por um com espelho menor, nem altere a posição de fixação dele muito pra dentro ou pra fora do guidão e você não terá problemas.

Observação 8:
    Quando da alteração do guidão deverá ser observado : Largura: Mínima de 600mmm e máxima de 950mmm (figura 1) e Altura: Máxima limitada ao ombro do condutor quando o mesmo estiver em posição de condução da motocicleta ( figura 2).

Basta ter um guidão dentro dessas medidas e não terá problemas. Não sei nem se tem como pilotar uma bigtrail com guidão menor que 600mm, e a versys que tem um guidão bem largo, fica com apenas 84 cm. Sobre a altura, também deve passar longe das nossas preocupações. Tenho 1,85 e para o guidão da minha versys ficar da altura do meu ombro,preciso levantar ele no mínimo uns 30 centímetros.

Sobre a modificação do sistema de suspensão e assentos:
    A portaria fala apenas na alteração dos pontos de fixação originais.

Ou seja, não há nenhum problema em alterar a espuma ou altura do assento, desde que você não modifique o local de instalação ou a fixação dele na motocicleta. Também não fala que não se pode trocar as molas das suspensões por modelos mais altos ou mais baixos.

Sistema de sinalização/iluminação

Resolução nº 681/17 (PDF) #Anexo (rar)

Para quem tem faróis auxiliares, vai precisar sim do CSV. E mais, existe toda uma magia negra e cálculos matemáticos para a instalação correta dos faróis auxiliares, ou seja: MESMO COM CSV, SE O POLICIAL QUISER TE MULTAR, ELE VAI TE MULTAR.

Bônus:
    Para cabeçudos, agora capacetes importados tamanhos 64 não precisam mais do selo do inmetro.

Façam o favor de ler as resoluções, pois posso ter interpretado algo errado.
    Se cometi algum equívoco, por favor, me corrijam nos comentários.

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    R 1200 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Rafael, parabéns pela dedicação ao tema, mtos falam muuuito besteira sem se preocupar em estudar o tema. Lendo seus comentários fica evidente q não é uma lei q venha para tomar nosso dinheiro, e sim para regular modificações nas moto caso, e que influenciam na segurança. Até a questão dos faróis auxiliares, já vi mtos instalados inadequadamente e que cegam quem está na mão contrária, não há outra maneira q não vistoriar e autorizar.

Mais uma vez, meus parabéns.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk
    Leandro Perez
    Ribeirão Preto/SP
    R 1200 GS

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    @Rafaeu,

Via Tapatalk!
    Única forma eficiente de combater o crime é não incentivá-lo, peças "usadas"? eu passo

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    DL 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012/2013
    Rafaeu, explicou e deixou bem claro.
    Obrigado.

Data de Ingresso
    06/2014
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por leandroperez50 Ver Post
    Rafael, parabéns pela dedicação ao tema, mtos falam muuuito besteira sem se preocupar em estudar o tema. Lendo seus comentários fica evidente q não é uma lei q venha para tomar nosso dinheiro, e sim para regular modificações nas moto caso, e que influenciam na segurança. Até a questão dos faróis auxiliares, já vi mtos instalados inadequadamente e que cegam quem está na mão contrária, não há outra maneira q não vistoriar e autorizar.

Mais uma vez, meus parabéns.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk
    Como tudo na vida pode ser usado de forma maldosa.

Instala faróis auxiliares, regulariza no documento, depois troca as lâmpadas por 100 watts. É nem o policial vai ter como prender a moto.

Outra questão é a arrecadatória. Pouco provável que seja fácil ou barato regularizar.

Poder público tem usado tantas formas criativas para arrecadar, que está bem difícil acreditar que só pensaram na segurança do trânsito.

Abraços Du

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Pelo que pesquisaram por aqui, a brincadeira CSVcusta uns R$500,00!
    MJT - Marcio

Permissões de Postagem