Resultados 1 a 25 de 25

Tópico: Centro de Gravidade das motos

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2016

Centro de Gravidade das motos

Caros colegas,

Alguém já viu alguma tabela informativa com a ALTURA do CENTRO DE GRAVIDADE de diversas motos?

Já vi informações sobre a distribuição de peso dianteira x traseira em sites da Ducati, por exemplo. Mas será que existe esse tipo de informação sobre o CG das BMW, DUCATI, TRIUMPH, KTM e etc?

Obrigado a quem puder ajudar

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    Olá Paulo,

Normalmente este tipo de informação está limitada aos projetistas, uma vez que pouco informa ou importa a qualquer outro público...

Se sua ideia é comparar motos por este critério, seria como a piada do advogado no balão, pedindo ajuda ao engenheiro.

Quanto à distribuição de massa entre as rodas, considere 50/50%, ou algo muito próximo disso em 95% das motos comerciais.

Um Grande Abraço!

Via Tapatalk!
    Única forma eficiente de combater o crime é não incentivá-lo, peças "usadas"? eu passo

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2012
    Eu não definiria o modelo em função disso e acredito que não seja essa a intenção do amigo Paulo. Por outro lado, eu também considero o centro de gravidade uma informação muito interessante.

Os fabricantes começam a divulgar mais informações à medida que o público tem e demonstra interesse.

Por exemplo, aqui no Brasil os fabricantes divulgam o peso do veículo drenado, o torque máximo e a potência máxima. Eu acho mais interessante a relação peso/potência no modelo europeu que é HPs por tonelada. Acho Interessante um mapa do torque e da potência em relação às rpm.

Mas se nós consumidores não mostrarmos quais informações nós queremos, os fabricantes não vão divulgar. Simples assim.

Enviado de meu ASUS_X008DB usando Tapatalk

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2016

Centro de Gravidade das motos

Tenho uma GS800 que é considerada uma moto alta. Mesmo com os meus 1,81 m levo alguns sustos com ela.

Pilotei no fim de semana passado uma outra moto com características semelhantes à GS. Uma Ducat/Cagiva Grand Canyon 900.

Para minha surpresa, apesar de tão ou mais alta que minha GS, essa Ducati não me deu nenhum susto. Mesmo fazendo um off-road leve com ela, coisa que volta e meia acontece com a GS800.

Observei que a diferença está na altura do CG das duas motos. A Grand Canyon tem um Centro de Gravidade bem mais baixo que a GS, Por isso, mesmo em algumas inclinações laterais maiores e com o pé sem estar completamente plantado no chão, ela não ameaça cair, como faz a GS 800 com frequência.

Notei que o grande problema da GS não é propriamente a sua altura, mas sim o CG alto. Tanto isso é verdade que ela tem o tanque de combustível posicionado abaixo do assento. Certamente o colocaram ali para tentar reduzir o problema.

Por isso gostaria de saber se consigo achar algum comparativo sobre esse quesito em algum lugar.

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Todas as motos com vocação mais trail (aro 21 na dianteira, maior distância do solo, grande curso das suspensões, etc...) tem um cg mais elevado do que as motos de outros segmentos, com aro menor e mais baixas..

Tive uma Suzuki DL650 2010 antes da F800 e no momento que andei na F800 notei a diferença e a facilidade com que a F800 "manobra" mais fácil do que a DL.

Acho que essa maior maneabilidade é devida exatamente ao tanque embaixo do banco, diferença notada principalmente quando o tanque está cheio.

Apesar da menor altura e da distância do solo menor da DL, achei o cg da F800 mais baixo do que o da DL.
    *** se tem 2 rodas, tô dentro !!! moto e bike (mtb, speed, cicloturismo)... *********

Data de Ingresso
    08/2014
    Moto
    XLX 350
    Marca
    Honda
    Ano
    1991
    Concordo com os colegas. Não sou engenheiro mecânico, mas vou dar meu pitaco.
    Quanto mais informações tivermos, melhor, mas ao mesmo tempo, não vejo como fator principal.
    A dirigibilidade ou agilidade da moto, depende também de outros fatores como, peso, altura do assento, ângulo rake, Trail, etc, ou seja a geometria tbm faz diferença. Não vamos esquecer do piloto, se ficar sentado é um jeito, em pé é outro, o CG (moto + piloto) se altera.

Fonte:
    http://www.motonline.com.br/noticia/...como-funciona/
    Última edição por Ricardo Capela; 19/09/2017 às 08:35 PM. Razão: Fonte
    Ricardo Capela

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    GS 1200 Premiun
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Bom dia Paulo,
    Achei seu questionamento muito interessante. Eu mesmo deixei de comprar uma super tenere por achar o CG muito alto. Me incomodava ao fazer curvas em baixa velocidade. Ao contrário da GS 1200 que tenho. Que faz curvas em muito baixa velocidade com incrível facilidade e comodidade.
    É realmente um ponto a se considerar ao comprar uma moto. Sds a todos.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    Citação Postado originalmente por Ricardo Capela Ver Post
    ...
    A dirigibilidade ou agilidade da moto, depende também de outros fatores como, peso, altura do assento, ângulo rake, Trail, etc, ou seja a geometria tbm faz diferença...
    Olá Ricardo,

Este é meu ponto, o centro de gravidade por si só não quer dizer muita coisa na maneabilidade de uma moto. Creio inclusive que fatores ergonômicos interfiram na impressão deste ponto ao pilotar ou manobrar. Se fosse o único, ou mais relevante critério, as chopper seriam líderes neste quesito.

Tenho certeza que as impressões dos colegas são válidas e reais, apenas penso que se deram pelo conjunto das configurações geométricas e ergonômicas dos diferentes modelos.

A parte boa, é que se tratando de big trails e similares, não temos uma quantidade tão grande de modelos que não justifique andar em algumas delas (se não todas da mesma categoria). Inclusive isso pode ser uma ótima desculpa.

A quem interessar, há muito sobre o assunto nos repositórios acadêmicos, mas além de complexa, achei as leituras bem fragmentadas.

Por fim, creio que toda informação é válida e útil, se não para podermos utilizar, para podermos refletir sobre o motivo da divulgação.

Um Grande Abraço!

Via Tapatalk!
    Única forma eficiente de combater o crime é não incentivá-lo, peças "usadas"? eu passo

Data de Ingresso
    08/2014
    Moto
    XLX 350
    Marca
    Honda
    Ano
    1991
    Citação Postado originalmente por TMachado Ver Post
    Olá Ricardo,

Este é meu ponto, o centro de gravidade por si só não quer dizer muita coisa na maneabilidade de uma moto. Creio inclusive que fatores ergonômicos interfiram na impressão deste ponto ao pilotar ou manobrar. Se fosse o único, ou mais relevante critério, as chopper seriam líderes neste quesito.

Tenho certeza que as impressões dos colegas são válidas e reais, apenas penso que se deram pelo conjunto das configurações geométricas e ergonômicas dos diferentes modelos.

A parte boa, é que se tratando de big trails e similares, não temos uma quantidade tão grande de modelos que não justifique andar em algumas delas (se não todas da mesma categoria). Inclusive isso pode ser uma ótima desculpa.

A quem interessar, há muito sobre o assunto nos repositórios acadêmicos, mas além de complexa, achei as leituras bem fragmentadas.

Por fim, creio que toda informação é válida e útil, se não para podermos utilizar, para podermos refletir sobre o motivo da divulgação.

Um Grande Abraço!

Via Tapatalk!
    Olá,
    Concordo 100%.
    Quanto mais informações, melhor. Mas não tem jeito, tem que andar na moto.
    As vezes o camarada faz o teste, gosta, tem o dinheiro (a parte mais difícil), mas não compra pq a moto é feia, kkk.
    Abraços
    Última edição por Ricardo Capela; 13/09/2017 às 07:16 AM.
    Ricardo Capela

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Não pretendo classificar motos apenas pela altura do CG, não sei de onde vcs tiraram isso.

Quero apenas saber se há esse dado em algum lugar.

Achei a Ducati/Cagiva Grand Canyon 900 mais maleável para minha altura e atribui isso à menor altura de seu CG. Só isso!

Gostaria apenas de confirmar tal fato, caso houvesse essa informação disponível em algum lugar.

Ele me ajudaria em algumas análises ...

Obrigado

Data de Ingresso
    07/2017
    Moto
    Tornado
    Marca
    Honda
    Ano
    2005
    Boa noite pessoal
    Estive pensando aqui sobre a altura das Big Trails e observei que muitos são relativamente baixas, em outro tópico vi que a Vstrom raspa em algumas lombadas, isso com garupa.

Atualmente tenho uma CB500 ano 2003 é a guerreira do dia a dia uma Tornado 2005 estava inclusão a trocar a CB500 em uma Vstrom 2008 mas após ver a altura dela em relação ao solo me desanimei.

A Tornado acho ótima e estive pensando em trocar a CB500 mas a dúvida real e qual das BT teria a mesma distância do solo que a Tornado? Agradeço desde já toda a ajuda.

Obs: Desculpem as redundâncias.

Data de Ingresso
    04/2015
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    A título de curiosidade, não deve ter centro de gravidade, mas pode ser que se interessem por esse site:
    http://cycle-ergo.com

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por gpsilveira Ver Post
    A título de curiosidade, não deve ter centro de gravidade, mas pode ser que se interessem por esse site:
    http://cycle-ergo.com

Bacana, hein!

Sent from my SM-T530NU using Tapatalk

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Citação Postado originalmente por maverickint Ver Post
    Boa noite pessoal
    Estive pensando aqui sobre a altura das Big Trails e observei que muitos são relativamente baixas, em outro tópico vi que a Vstrom raspa em algumas lombadas, isso com garupa.

Atualmente tenho uma CB500 ano 2003 é a guerreira do dia a dia uma Tornado 2005 estava inclusão a trocar a CB500 em uma Vstrom 2008 mas após ver a altura dela em relação ao solo me desanimei.

A Tornado acho ótima e estive pensando em trocar a CB500 mas a dúvida real e qual das BT teria a mesma distância do solo que a Tornado? Agradeço desde já toda a ajuda.

Obs: Desculpem as redundâncias.
    Há muitas BT bem altas, que não raspam nunca.

As BMW, por exemplo, são bem altas. Geralmente se reclama do excesso de altura delas. Raramente de rasparem em lombadas.

Não são motos para baixinhos!

Data de Ingresso
    07/2017
    Moto
    Tornado
    Marca
    Honda
    Ano
    2005
    Vlwwww PauloRod
    Acredito que só tem as BMW e a Triumph no quesito de não raspar, serem altas como a véia guerreira Tornado.
    O que me deixa triste e que essas o valor é muito elevado para o meu bolso (rsrsrs).

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2012
    Vlwwww PauloRod
    Acredito que só tem as BMW e a Triumph no quesito de não raspar, serem altas como a véia guerreira Tornado.
    O que me deixa triste e que essas o valor é muito elevado para o meu bolso (rsrsrs).
    Paulo, a altura em relação ao solo foi um dos quesitos na escolha da minha moto. Fiquei com a Transalp em detrimento à vstrom em função disso.

Mas hoje já percebo que houve um certo exagero, pois eu ando sempre sozinho e faço off mas não pesado.

Um amigo com uma vstrom 1000 ano 2004 faz tudo que eu faço e nunca teve dificuldades.

Pense bem no seu uso, converse com proprietários de outras motos que tem um uso parecido com o seu, senão não adianta.

Tem muita gente que fica depreciando alguns modelos, mas que tem parâmetros completamente diferentes dos nossos.

E lembre que nada substitui um bom test ride.

Abraço e bons ventos!

Data de Ingresso
    07/2017
    Moto
    Tornado
    Marca
    Honda
    Ano
    2005
    Obrigado LéoF_TQ
    O que me deixa a dúvida maior e sair da CB500 clássica e pegar uma BT com a mesma distância do solo.
    Vi uma Vstrom 2008 já tinha quase fechado com o dono mas além de conversar com um usuário daqui sobre a moto vi realmente que era baixa. Daí acabei desistindo do negócio em relação a altura da moto.
    Acho muito bonita a Vstrom clássica ao meu ver muito mais bonita que a nova, mas a altura do solo me desanimou.
    Essa o rapaz iria ficar com minha moto e eu iria voltar uma grana.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Hoje andei 110km de terra numa CB250F Twister e a motinha foi valente o tempo todo. Então, a DL650 aguenta muito bem um passeio por estradas de terra. Se for para fazer trilha é subir parede, esquece. Como o amigo disse aí em cima, BT é para passear.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2016
    Moto
    990 Adventure
    Marca
    KTM
    Ano
    2010
    BT para passear? Depende da BT e de quem a conduz ... Deem uma olhada nos vídeos da turma da casa Ogro no YouTube... Eu não encaro...

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    Tiger 800 XRX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Obrigado LéoF_TQ
    O que me deixa a dúvida maior e sair da CB500 clássica e pegar uma BT com a mesma distância do solo.
    Vi uma Vstrom 2008 já tinha quase fechado com o dono mas além de conversar com um usuário daqui sobre a moto vi realmente que era baixa. Daí acabei desistindo do negócio em relação a altura da moto.
    Acho muito bonita a Vstrom clássica ao meu ver muito mais bonita que a nova, mas a altura do solo me desanimou.
    Essa o rapaz iria ficar com minha moto e eu iria voltar uma grana.
    Caro Maverickint, a questão da distância do solo e CG é só mais uma, como já comentado.
    Sugiro que responda a outras perguntas: Vai andar com garupa? Predomínio em estradas ou terra? Gosta de tecnologia? Quer pagar quanto? (Tipo Casas Bahia) e lembre-se de fazer o bendito test drive, ajuda muito. São muitas opções, boa sorte!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
     Bom passeio!

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Murara Ver Post
    BT para passear? Depende da BT e de quem a conduz ... Deem uma olhada nos vídeos da turma da casa Ogro no YouTube... Eu não encaro...

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
    Faltou dizer que a definição era para mim
    Também não encaro isso não...

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Data de Ingresso
    07/2017
    Moto
    Tornado
    Marca
    Honda
    Ano
    2005
    Bom dia Leo@,CelesteXRX
    No quesito do CG não tenho problema quanto a isso.
    Sim uso misto e com a garupatroa.
    Para mim tendo ABS já seria uma ótima opção, mas até hj graças a Deus só tenho usado motos sem.
    Estava pensando em uma na faixa dos 20 a 25 mil.

Foi isso que aconteceu fui fazer o teste na Vstrom 1000 ano 2008 mas me desanimou a altura do solo, gostei muito da moto (mesmo sem ABS).

É continuar na procura pois os valores das BMW e Triumph infelizmente não tenho, pois além do valor das motos as manutenções são bem caras.

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2012
    Bom dia Leo@,CelesteXRX
    No quesito do CG não tenho problema quanto a isso.
    Sim uso misto e com a garupatroa.
    Para mim tendo ABS já seria uma ótima opção, mas até hj graças a Deus só tenho usado motos sem.
    Estava pensando em uma na faixa dos 20 a 25 mil.

Foi isso que aconteceu fui fazer o teste na Vstrom 1000 ano 2008 mas me desanimou a altura do solo, gostei muito da moto (mesmo sem ABS).

É continuar na procura pois os valores das BMW e Triumph infelizmente não tenho, pois além do valor das motos as manutenções são bem caras.
    A vstrom 650 é um pouco mais alta do que a 1000. Por esse valor você consegue uma 2011—2013 com ABS.

A Transalp com ABS custa mais ou menos a mesma coisa.

E dentro desse valor sempre existe a opção da xt660 e tenere660. São altas, aguentam qualquer coisa é são baratas de manter. O único porém é o motor monocilindrico que tem um comportamento diferente. Nesse grupo a GS 650 tb é bacana.

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Vai atrás de uma Transalp com ABS então.
    sou ninja

Data de Ingresso
    07/2017
    Moto
    Tornado
    Marca
    Honda
    Ano
    2005
    Obrigado a todos.
    Vou dar uma pesquisada então na DL 650 é a Transalp com ABS e encontrar alguém que aceite uma CB500 ano 2003.

Permissões de Postagem