Resultados 1 a 15 de 15

Tópico: OFF-ROAD: Top-case ou mochila estanque? Bauletos laterais ou alforges impermeáveis?

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012

OFF-ROAD: Top-case ou mochila estanque? Bauletos laterais ou alforges impermeáveis?

No uso on-road os top cases e bauletos laterais realmente facilitam a vida do motociclista, pois oferecem segurança através das trancas com chave e a praticidade de poder tirar e colocar os bauletos com rapidez, bem como também retirar as malas internas totalmente limpas quando tiver que entrar no hotel durante a viagem. Os bauletos e top cases sujos durante a viagem podem ficar tranquilamente presos e em segurança na sua moto no estacionamento do hotel, pousada ou camping.

Entretanto, no uso off-road, cada vez mais se usa a mochila estanque impermeável no lugar do top case e, no lugar dos bauletos laterais, os alforges resistentes à abrasão e também à prova d’água. Os motivos alegados por esta mudança de preferência no off-road são diferentes e variam de pessoa para pessoa.

Uma das justificativas mais comentadas diz respeito ao peso maior tanto do top case como dos bauletos. Todo peso extra que puder ser eliminado contribuirá para que a sua moto fique mais preparada para a sua aventura. Outra justificativa para esta tendência em usar os “soft bags” é que nas estradas de terra o top case sofrerá muita trepidação e poderá ter danos estruturais comprometendo o passeio e até mesmo o produto. No caso dos bauletos laterais muitos motociclistas de aventura alegam que, em caso de queda, ele poderá sofrer danos em sua fixação que o impeça de ser reposicionado novamente no suporte, colocando em risco a sequência da viagem.

É importante lembrar que os pilotos mais antigos e experientes nas aventuras fora de estrada sempre recomendam levar o mínimo possível. Em alguns passeios off-road apenas um “mochilão” estanque poderá ser o suficiente. Em viagens mais longas, pode ser que seja necessário levar também os alforges. Alguns exageram e acabam levando coisas demais que nem usarão na viagem. Outros preferem não abandonar o conforto e se arriscam no fora de estrada com top case e bauletos laterais.

E você? Qual é a sua preferência no off-road? O que você tem usado em suas aventuras no fora de estrada? Quais são as suas experiências? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Comente aqui, pois os demais colegas poderão dar dicas importantes.

OBSERVAÇÃO: Caso você ainda não tenha experiência no fora de estrada e queira fazer um curso de pilotagem off-road visite esta página (http://bigtrailsadventure.com.br/categoria/cursos/) ou entre em contato conosco através do WhatsApp: (21) 979-377-366.
    Herbert
    Administrador do Portal Bigtrails
    -----------------------------------------------

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Falando em viagens uso uma boa tática... coloco todos os documentos, dinheiro, notebook e equipamentos mais valiosos em uma mochila que vai dentro do topcase. Nas paradas, a mochila sempre vai comigo e o capacete e jaqueta ficam trançados.

Não tenho baús laterais, que considero um belo trambolho para ser guardado, então uso (só para viagens longas) alforges onde guardo coisas que pouco irei utilizar como o forro da jaqueta, compressor de ar, etc. para as roupas, uma mala estanque amarrada no banco do garupa e é esta mala que vai ao hotel comigo! Fica muito tranquilo essa configuração e pra mim funciona perfeitamente, principalmente pelo fato que viajo sem garupa!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Boa tática essa de guardar o mais importante no Top Case. Eu faço o mesmo, só que guardo na mala tanque.
    Herbert

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    No meu caso sempre usei alforges laterais e um bau traseiro grande

Os alforges laterais são para o caso de viajar em alta temporada e ter aquele bendito corredor de carros parados na estrada
    O que pra quem usa baús laterais, acaba “cozinhando” no sol por ter de ficar parado

O baú traseiro grande tem a utilidade de poder transportar tudo que precisa, sem se preocupar (ferramentas, camaras de ar, etc)
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.
    "Moto: Uma paixão sem destino!"

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    990 Adventure R
    Marca
    KTM
    Ano
    2010
    Nas viagens on road, uso o trio top case (Givi) + baús laterais (Hepco&Becker originais da KTM).
    Tento não cair na tentação de encher demais o top case, que é bem grande, pra não desestabilizar demais a moto, e os baús laterais que uso não são tão grandes, então praticamente não me atrapalham nos corredores.

Já nas viagens off road, vou de bolsa estanque amarrada sobre o banco. Na trip da Canastra nesse ano levei duas, mas durante a viagem, percebi que poderia ter levado só uma, pois trouxe de volta muita coisa que não precisei usar...
    Leandro Leal
    Member since 23/9/2011
    "A diversão começa onde o asfalto termina"

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    A minha esposa sempre viaja comigo, então ter os três baús é fundamental. Nas minhas viagens mais longas, que duram normalmente 25 dias, levo ainda uma bolsa impermeável sobre os baús. Meu top case não é tão grande assim (acho que são 42 litros) então acabo levando os laterais também, mesmo em viagens solo, que são raras. Nos BVs que faço pelas estradas de terra, eu levo apenas o top case, mas vou passar a considerar levar a bolsa impermeável no lugar.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Data de Ingresso
    10/2016
    Moto
    V-Strom 1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2017/18
    Atualmente uso top case da Givi de 47L e bolsa impermeável Givi de 40L
    Como viajo sempre sozinho tenho preferido não usar os alforges laterais.
    Tenho procurado me controlar pra levar somente o necessário.
    Vou tentar por em prática o uso de algumas peças de roupa descartável (cuecas, camisetas, meias ou seja peças de baixo custo), assim sobra espaço pra trazer bugingangas compradas durante a viagem.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Data de Ingresso
    09/2016
    Moto
    Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2014
    Super bacana essa discussão, amigos!
    O problema dos baús e malas laterais, particularmente, é o barulho que faz do plástico ao pilotar pela terra, sem falar que o top Case deixa a moto meio desbalanceada pra rodar!
    Quando a proposta é off, levo o mínimo e amarro sobre o banco traseiro, ou apenas alforges laterais mesmo.

Um sonho são aqueles produtos da Giant loop quais aparecem nas imagens acima!

Abraço.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    XT660R
    Marca
    YAMAHA
    Ano
    2013
    Pras viagens longas em geral eu uso um top Case givi 45L, 2 alforges 25L cada, e uma mala de tanque.
    Mas pra off road o top case bate muito mesmo e incomoda, além de sempre ficar aquela preocupação quanto à estrutura dele rachar em alguma parte. Da mesma forma, se tivesse bauletos laterais ficaria a preocupação de se cair quebrar o bauleto ou entortar o suporte, possivelmente até inviabilizando a viagem (ou tendo que enjambrar com uma silver tape).
    Eu não gosto de fazer off com medo de cair. Gosto de trilhar tranquilo sabendo que se cair levanto a moto e sigo viagem. Então, pra viagem longa com off forte, prefiro a mala estanque mesmo, com os alforges laterais.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    G650GS Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Algumas experiencias:

32 litros de gasolina extra:

Top case, galao 20 litros e bolsa givi 40 litros:

Bau, top case, e bolsa 80 litros:

Alforje, top case, e mochila 40 litros:

Top case + 2 mochilas ( no caso 1 era td d camping)

Minha preferencia:
    Top case + bolsa

www.fb.com/blogrobram

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Vini Tnr Ver Post
    (...) Um sonho são aqueles produtos da Giant loop quais aparecem nas imagens acima!
    Mosko também.
    Herbert

Data de Ingresso
    09/2016
    Moto
    Tiger 800 XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016/2016
    Eu só uso mala estanque! Queria um conjunto da Mosko, mas quando vi o preço desisti
    Matheus Corrêa - Limeira/SP
    Instagram - @ogrish_

"Assim me tornei louco.E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós."

Data de Ingresso
    08/2016
    Moto
    Tiger 800 XRX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Boa tarde,

eu usaria mochilas no off-road e deixaria os bauletos para o asfalto.

Se a viagem for mista aí dependerá de quantos quilômetros serão de off-road e se serão estradões ou trilhas mais travadas, cascalhos, buraqueira, etc.

abraço

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    De moto sempre viajo sozinho (a patroa não acompanha, só em pequenos passeios...rsrsrs...) e não curto malas laterais e baús.

Prefiro levar o mínimo possível de bagagem, principalmente no off.

Cabe numa bolsa Givi 40l e quando vou acampar levo a barraca, tudo no bagageiro e numa parte do banco...
    *** se tem 2 rodas, tô dentro !!! moto e bike (mtb, speed, cicloturismo)... *********

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    Tiger 800 XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Cada um com sua necessidade...

Como "não viajo" e faço, na realidade, somente incursões nas trilhas e estradas de terra entre trechos de asfalto, prefiro uma moto que esteja a mais despojada possível de coisa demais, "quase como uma moto trail". Mas, devo dizer que diferentemente de vocês ainda não ultrapassei 440 km num único dia (por conta de antiga fratura na coluna) e nunca dormi fora, é tudo no mesmo dia, então muda perspectiva...

Uso uma bolsa de tecido, dessas de capacete, ou às vezes um saco plástico de parede bem espessa e resistente (tipo essas lonas de construção). O impermeável só tem utilidade durante os 5 meses do ano em que realmente chove no entorno de BH e Minas, que são os meses de outubro a fevereiro. Ambos vão presos à base do bagageiro Givi ou do banco traseiro com uma redinha.

Levo neles e ou na mochila de hidratação/ferramentas e utilidades o essencial para:
    - quebrar o galho num tombo (zip-ties, ;
    - tentar vedar por pouco tempo um pneu furado;
    - óleo de corrente pequeno (pois o entra e sai de rios e lama e poeira vão deixando a relação seca ou feito esmeril;
    - manete de embreagem reserva;
    - ferramentas (algumas poucas adicionais às originais), vão sob o banco ou na mochilinha;
    - uma segunda luva no tempo chuvoso;
    - uma capa de chuva para a calça (às vezes dá preguiça por o forro interno e às vezes está quente demais para rodar com o forro interior original da calça). Já, as jaquetas são de cordura, impermeáveis e bem refrigeradas (para os trechos abertos...), e a verão tem um forro leve e compacto.
    - levo também a viseira reserva cristal (a que prefiro é fumê não muito escura, que costumo usar com frequência maior e principalmente no outono/inverno, quando o sol corre "deitado" na cara da gente);
    - passei recentemente a levar um kit básico e compacto de primeiros socorros,colírio e protetor solar (tenho que usar fator de proteção 70!);

Já pensei numa bolsa pequena de material similar ao alforge para ficar sobre o banco traseiro e também nessa bolsa impermeável da Givi (cara). Ainda estou pensando à respeito.
    Última edição por Pretti; 2 Dias Atrás às 08:27 PM.

Permissões de Postagem