Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: Balanceamento com microesferas

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017

Balanceamento com microesferas

Pessoal, há um tempo atrás eu perguntei aqui se alguém conhecia o balanceamento com microesferas e não tivemos nenhum comentário concreto sobe o assunto.
    Passou-se um ano e fui colocar os Heidenaus na minha TEX e resolvi me informar melhor sobre o assunto.

O balanceamento por microesferas consiste em utilizar pequenas esferas de metal revestidas com silicone dentro do pneu. O princípio básico consiste na lei de ação e reação. Quando a roda esta desbalanceada, a força exercida na posição contrária do peso que causa o desbalanceamento força as microesferas a se aglotinarem nesta posição. Os vídeos abaixo ilustram este efeito.

https://youtu.be/qtZ4fDg1kSg?t=3m51s

https://youtu.be/T9uV7UI5lvs?t=23s

Esta abordagem é relativamente comum em balanceamento de máquinas pesadas e caminhões, mas não é tão comum em carros e motos.
    Nas minhas leituras, ficou claro que esta técnica é bastante usada no exterior e a CounterAct é uma das empresas mais famosas e, aqui no Brasil, ela é representada pela Micres.

Descobri que tinha uma loja autorizada a revender este produto em Pouso Alegre e resolvi arriscar. Fui até lá e dei uma olhada no produto.

Decidi arriscar e testar as microesferas. A primeira coisa que temos que ficar atentos é na quantidade a ser instalada em cada pneu. Essa informação está no verso da embalagem.

O cuidado se refere ao tipo de pneu. O Heidenau é um pneu dual sport. As dimensões dos pneus da TEX são:

Dianteiro: 120/70/R19 60V
    Traseiro: 170/60/R17 72V

Olhando para a tabela na embalagem, fica claro que, para o Heidenau, são necessários dois frascos na dianteira e três na traseira. O rapaz que estava fazendo o serviço iria colocar 2 na frente e 2 atrás. Tive que insistir para que ele seguisse a recomendação. Outro cuidado que se deve ter é com os pesos de chumbo na roda. O manual do produto diz que estes pesos devem ser removidos. O rapaz já ia deixar os pesos na rodas...

Bom, montados os pneus, total do serviço de R$90,00 pagos, saí com a moto e fui testar a inovação. No começo, a moto parecia uma cabrita, mas ao atingir os 70km/h, estabilizou e ficou perfeita. A força eletrostática faz o seu papel e mantém as esferas no lugar, mesmo depois da moto parada por muito tempo. O Heidenau é um pneu que vibra um pouco aos 30 e aos 60 km/h (bastante aos 30, um pouco aos 60). Fora isso, a moto ficou muito macia. Rodei 1000 km com estes pneus e, até agora, estão funcionando muito bem.

Mas porque usar as microesferas, e não os pesos de chumbo? A principal vantagem está no fato das esferas se reposicionarem no caso do ponto de peso desbalanceado mudar. Isso significa que o pneu ficará balanceado sempre, independente do desgaste e das alterações na geometria do conjunto (claro, dentro do limite da massa das microesferas).

E quais as desvantagens? A primeira é que esse sistema é incompatível com a vacina. Isso é um problema para quem usa pneus com câmaras. A segunda... eu ainda não sei...

Mas tem gente que teve experiência ruim com as microesferas, como no vídeo abaixo:

https://youtu.be/yxAZ5_MQHBg?t=45s

Mas como eu descrevi acima, tem que ficar em cima para ter certeza de que os instaladores estão fazendo a coisa certa. Pode ser que, no caso dele, o problema tenha sido instalação, e não as microesferas. Eu estou gostando 👍

Data de Ingresso
    10/2016
    Moto
    Tiger 800 XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    16/17
    Luciano, eu já tive uma boa experiência com essas microesferas em um veículo 4x4. Eu nunca tive problemas, rodei cerca de 70.000 km com essas microesferas.
    Um outro caso em que elas se reposicionam é quando o pneu tem muito barro acumulado entre os gomos, que pode alterar o balanceamento.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Desculpem minha ignorância, mas se a moto vibra em baixas velocidades para depois estabilizar, não é melhor balancear de forma tradicional?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Desculpem minha ignorância, mas se a moto vibra em baixas velocidades para depois estabilizar, não é melhor balancear de forma tradicional?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
    Roberto, ela só vibra logo após a instalação.
    Depois que você rodou um pouco, as esferas se posicionam nos pontos de contra massa e a eletrostática às mantém no lugar.
    Elas só mudam de posição de novo se houver alguma força mais forte, como por exemplo, a mudança do local da massa de desbalanciamento.
    Neste aspecto, o balanceamento por micro esferas é melhor, pois ele é adaptativo.
    A minha moto ficou parada 3 semanas enquanto eu viajava.
    Saí com ela e não vibrou nada, a não ser a já esperada trepidação do Heidenau.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Interessante Luciano... pensei que sempre vibrava em baixas velocidades!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por LLM Ver Post
    E quais as desvantagens? A primeira é que esse sistema é incompatível com a vacina. Isso é um problema para quem usa pneus com câmaras. A segunda... eu ainda não sei...
    A vacina funciona como balanceador por um princípio semelhante as microesferas
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por bokomoko Ver Post
    A vacina funciona como balanceador por um princípio semelhante as microesferas
    Sim, mas a vacina escorre e só atua corretamente com a moto com alguma velocidade. As microesferas ficam posicionadas corretamente por causa do efeito eletrostático e funcionam mesmo em velocidades baixas.

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Quanto tempo andando a 70km/h até estabilizar?
    sou ninja

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por Eduardo Caborteiro Ver Post
    Quanto tempo andando a 70km/h até estabilizar?
    Não mais do que uns pouco minutos, Eduardo. Depois disso, não percebi trepidações ou vibrações, a não ser aquelas típicas do pneu que estou usando.

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Gostei dessas esferas tchê.
    sou ninja

Data de Ingresso
    10/2012
    Moto
    DL 1000 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2007
    Muito interessante.
    acompanhando
    (Ò.ó)“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”
    Diego Ehmke
    Jaraguá do Sul, SC
    Minha EX Black/Green
    A Big Black

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    990 Adventure R
    Marca
    KTM
    Ano
    2010
    Já havia lido sobre as microesferas e achei muito interessante, pena não serem compatíveis com as vacinas.

Obrigado por compartilhar a experiência!
    Leandro Leal
    Member since 23/9/2011
    "A diversão começa onde o asfalto termina"

Permissões de Postagem