Resultados 1 a 26 de 26

Tópico: Serra da Canastra em Maio

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012

Question Serra da Canastra em Maio

Olá amigos, estarei passando pela Serra da Canastra/MG e 03/05. Estarei viajando de V Strom 650, com pneus Michelin Anakee 3 e com garupa e gostaria de mais informações sobre a região, como:

1. Nível do off-road (difícil, médio, fácil ou vai que tá de boa!);
    2. Recomendação de hospedagem;
    3. Lugares que valem a pena conhecer;
    4. Recomendações de viagem ou dicas;
    5. Sugestão de rota;
    6. Clima (acredito que seja um período mais seco);

Pretendo dormir em São Roque de Minas e sair cedo pra conhecer a serra. A intenção é sair no mesmo dia após o almoço rumo a poços de caldas ou seguir para capitólio para mais uma noite.

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010
    Fui de carro então pra mim fica difícil analisar a dificuldade de ir de moto. A parque é enorme e 1 dia é muito pouco. O lugar mais bonito acredito que seja o mirante da casca danta. Por baixo a cachoeira é muito bonita também.

Outras opções seriam visitar cachoeiras pra banho, tem que ver a sua preferência. Próximo a cidade tem vários sítios produtores de queijo, que são excelentes.

Enviado de meu ASUS_X013D usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Suas duvidas me fez interessam também! Vou ficar de olho!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    06/2016
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Acompanhando também, umas da que quero fazer

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010
    Rodear o parque inteiro deve dar uns 200 km...lugar maravilhoso e perto do grandes centros sp bh rj...

Quando eu fui entrei por Delfinópolis, fui sentido Delfinópolis e depois para sao roque de minas...

Tirei poucas fotos, mas a cor da agua é muito boNita.

Recomendo as cachoeiras da Parida, Maria da Concebida e a casca danta. Mas sao bem longe uma das outras.P_20170729_165026.jpgP_20170729_111402.jpg

Data de Ingresso
    01/2017
    Moto
    Sertão
    Marca
    BmDafra
    Ano
    2012
    Fui em Capitólio e to planejando ir pra Canastra já faz um tempo. Tem todo tipo de estrada lá, desde estradão até trilha pesada. Em 1 dia não vai ver quase nada, são infinitas cachoeiras, nascente do São Francisco, mirantes, etc... Maio é seco e frio, deve ficar entre 10° e 20° por lá. Em Capitólio 1 dia também é muito pouco, tem os cânions, a represa, a usina, cachoeiras...
    "Adventure é o piloto, a moto que se vire"

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Olá pessoal, infelizmente não disponho de muito tempo pra conhecer, apenas 1 dia pra serra da canastra e mais 1 dia pra capitólio. Ainda vou para Poços de caldas, Campos do Jordão, Ouro preto, Tiradentes e BH. Ao final subo pra Brasília e Palmas, e por fim volto pra casa em Belém/PA.

Vou optar por rotas com offroad entre leve e moderado. Talvez pelo frio não tome banho nas cachoeiras, mas pare pra visitar e bater fotos. Achei o mapa no google e to montando um roteiro assim que concluído coloco aqui para conhecimento.

Link: http://www.serradacanastra.com.br/

Parque Nacional da Serra da Canastra-MG,mapa..jpg

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Pessoal, outra dúvida é o risco de assalto, como está em Minas o roubo de motos? Aqui no norte Bigtrail são poucas visadas.

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    XT 1200 Z Super Tenere DX
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por romabeckman Ver Post
    Pessoal, outra dúvida é o risco de assalto, como está em Minas o roubo de motos? Aqui no norte Bigtrail são poucas visadas.
    Quanto ao risco de roubo, nenhum lugar deste país está a salvo, mas nas cidades pelas quais você deve passar aqui nas Minas Gerais (Poços de Caldas, Ouro Preto, Tiradentes) te falo que rodo com muita tranquilidade. No caso de BH, ainda estamos bem longe da situação relatada pelo pessoal do Rio de Janeiro e São Paulo. Na maior parte das vezes o que se vê por aqui é o furto de motos, principalmente as menores, que não costumam ter dispositivos eletrônicos de segurança (chaves codificadas, por exemplo), quando estão estacionadas nas ruas. Roubo, a mão armada, deve acontecer, mas ouço falar pouco.

Fernando BH - MG

"A vida é simples: comer, dormir, andar de moto e fazer amigos."

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Olá pessoal, infelizmente não disponho de muito tempo pra conhecer, apenas 1 dia pra serra da canastra e mais 1 dia pra capitólio. Ainda vou para Poços de caldas, Campos do Jordão, Ouro preto, Tiradentes e BH. Ao final subo pra Brasília e Palmas, e por fim volto pra casa em Belém/PA.
    Não sei qual a ordem das cidades pela qual você vai optar. Considerando que você vá primeiro a Campos do Jordão (SP) para depois vir para Minas, sugiro que você, saindo de Campos do Jordão, vá a Poços de Caldas, depois Tirandentes, passando pela BR 267, via Machado, Varginha e Três Corações (cidade natal do Pelé), de onde se pega a Rodovia Fernão Dias (BR 381) até a saída para Lavras, seguindo até Tiradentes (se quiser passar por São João Del Rei, fica praticamente ao lado) via BR 265.

De Tiradentes você vai pela BR 383 até o encontro com a BR 040, a qual você deve pegar no sentido Belo Horizonte. Uns 5 km depois você deve pegar a rodovia que segue até Ouro Branco e de lá para Ouro Preto. Essa estrada é bem bonita e compõe um trecho da Estrada Real.

Se preferir, antes sair da BR 040 no sentido de Ouro Branco, você pode seguir mais uns 5 Km no sentido de BH (ainda pela BR 040) e ir até Congonhas, cidade histórica onde fica o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos e onde estão as estátuas dos profetas, esculpidas por Aleijadinho. Um passeio rápido e bem interessante. Se for a Congonhas, é só voltar um pouco na BR 040 e pegar a estrada para Ouro Branco e Ouro Preto.

De Ouro Preto a BH são cerca de 100 Km (BR 356), numa estrada que merece algum cuidado somente após Itabirito, na subida da serra, devido à grande quantidade de curvas.

Por fim, estou à disposição para ajudar no que puder. E assim que estiver por BH, querendo, entre em contato. Quem sabe não damos umas voltas pela cidade?
    Fernando BH - MG

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por FernandoBHz Ver Post
    Não sei qual a ordem das cidades pela qual você vai optar. Considerando que você vá primeiro a Campos do Jordão (SP) para depois vir para Minas, sugiro que você, saindo de Campos do Jordão, vá a Poços de Caldas, depois Tirandentes, passando pela BR 267, via Machado, Varginha e Três Corações (cidade natal do Pelé), de onde se pega a Rodovia Fernão Dias (BR 381) até a saída para Lavras, seguindo até Tiradentes (se quiser passar por São João Del Rei, fica praticamente ao lado) via BR 265.

De Tiradentes você vai pela BR 383 até o encontro com a BR 040, a qual você deve pegar no sentido Belo Horizonte. Uns 5 km depois você deve pegar a rodovia que segue até Ouro Branco e de lá para Ouro Preto. Essa estrada é bem bonita e compõe um trecho da Estrada Real.

Se preferir, antes sair da BR 040 no sentido de Ouro Branco, você pode seguir mais uns 5 Km no sentido de BH (ainda pela BR 040) e ir até Congonhas, cidade histórica onde fica o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos e onde estão as estátuas dos profetas, esculpidas por Aleijadinho. Um passeio rápido e bem interessante. Se for a Congonhas, é só voltar um pouco na BR 040 e pegar a estrada para Ouro Branco e Ouro Preto.

De Ouro Preto a BH são cerca de 100 Km (BR 356), numa estrada que merece algum cuidado somente após Itabirito, na subida da serra, devido à grande quantidade de curvas.

Por fim, estou à disposição para ajudar no que puder. E assim que estiver por BH, querendo, entre em contato. Quem sabe não damos umas voltas pela cidade?

Com certeza Fernando, agradeço as dicas e já adicionei na minha rota de viagem.

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    CB 500x
    Marca
    Honda
    Ano
    2014
    Me permitam um pequeno off topic.
    @FernandoBHz, estou indo para Capitólio, partindo de Governador Valadares. O trajeto do GPS recomenda que eu saia da BR 382 na altura de Nova Era, em direção à BR 120 e MG 434. É vantajoso faze esse percurso? Sabe em que condições estão as rodovias nessa região?
    Se possível, gostaria de dicas do trecho a partir de BH, pois é uma região completamente desconhecida por mim.
    ------------------------------------
    Vencer! Vencer! Vencer!

Anterior:
    Rebeca / Honda NX 400 Falcon (2007)
    Atual: Mônica / Honda CB 500x (2014)

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015

Serra da Canastra em Maio

Citação Postado originalmente por Alan Ver Post
    Me permitam um pequeno off topic.
    @FernandoBHz, estou indo para Capitólio, partindo de Governador Valadares. O trajeto do GPS recomenda que eu saia da BR 382 na altura de Nova Era, em direção à BR 120 e MG 434. É vantajoso faze esse percurso? Sabe em que condições estão as rodovias nessa região?
    Se possível, gostaria de dicas do trecho a partir de BH, pois é uma região completamente desconhecida por mim.
    Alan, verifiquei pelo Google Maps esse trajeto que o seu GPS indicou. Certamente o programa indicou o caminho mais curto. Por ele, você viria pela BR 381 de Valadares até Nova Era, onde pegaria a BR 120 e as MG´s 129 e 434, passando por Itabira e Bom Jesus do Amparo para, depois, retomar a BR 381 até Belo Horizonte. Confesso que não conheço esse trecho de Nova Era até a retomada da BR 381.

Mas, liguei para um conhecido que roda de vez em quando por lá e as informações que me passou dão conta de que é um trecho com muitas curvas, com pista simples e estreita. Segundo ele não vale a pena passar por lá, principalmente estando de moto, sendo mais vantajoso, por ser mais rápido, seguir pela BR 381 mesmo, apesar dela estar com tráfego meio complicado por causa das obras, com sistema "pare e siga" em alguns pontos. Mas de moto fica mais fácil passar pelas paralisações. Além disso, ele me informou que a maior parte das paralisações ocorre depois do trevo de acesso a Itabira (BR 381 / MG 434, no sentido BH), ou seja, você já teria percorrido uma boa parte entre Nova Era - João Monlevade - Trevo de Itabira.

Pois bem, chegando a BH pela BR 381 você acessará, logo depois da ponte sobre o Rio das Velhas, o Anel Rodoviário de Belo Horizonte.Você deve seguir por ele até a saída para São Paulo. A partir daí você deve seguir pela BR 381, só que agora no sentido São Paulo, passando pela refinaria da Petrobras e pela fábrica da Fiat. Antes de Betim, tome a pista mais à esquerda, para passar pelo contorno de Betim (mais rápido). No final dessa pista, mantenha-se à direita para tomar o acesso à BR 262,no sentido do Triângulo Mineiro.

Siga pela BR 262 até o trevo com a MG 050 próximo a Juatuba, onde você deverá entrar no sentido de Mateus Leme. Daí é só tocar em frente. Você passará por Mateus Leme, Itaúna, Divinópolis, Formiga, Piumhi e, finalmente, Capitólio. Nessa estrada, a partir de Itaúna, o trecho é pedagiado, apesar de ter pista simples em boa parte.

Na MG 050, entre a cidade de Capitólio e a Usina Hidrelétrica de Furnas (vale a pena dar uma passada por lá, pois você passa por cima da barragem, onde dá pra tirar umas belas fotos), há um restaurante chamado Restaurante do Turvo (http://www.restaurantedoturvo.com.br/home). Lá eu comi uma traíra recheada espetacular. É uma dica.

Através deste link você pode ver um vídeo que montei quando fiz um BV em 2015 com alguns amigos à região de Capitólio (https://youtu.be/G9KN91sNvvE). Nele, inclusive, aparece mais no final a nossa chegada ao restaurante, logo depois de passarmos por uma ponte.

Pelo Maps há uma outra alternativa, passando por Guanhães, Curvelo, Pompéu, e Bom Despacho. Esse trecho, principalmente antes de Curvelo, eu não conheço, logo não me arrisco opinar sobre ele.

Se puder ajudar em algo mais, estou à disposição.
    Última edição por FernandoBHz; 22/02/2018 às 03:34 PM.
    Fernando BH - MG

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    CB 500x
    Marca
    Honda
    Ano
    2014
    Não tenho nem com pedir mais.
    Valeu pelas dicas. Todas foram devidamente anotadas.
    Vencer! Vencer! Vencer!

Anterior:

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Não tenho nem com pedir mais.
    Valeu pelas dicas. Todas foram devidamente anotadas.
    À disposição.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Fernando BH - MG

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Outra dúvida sobre a rota, saindo de Araxá até São Roque de Minas no maps tenho a roda:

De Araxá até Tapira 48km pela BR148 asfalto e continua com mais 94km de Tapira pela BR148 de offroad até São Roque de Minas. Alguém realizou essa rota e é válido ir por esse caminho até São Roque de Minas?

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    GS 1200 Premiun
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Outra dúvida sobre a rota, saindo de Araxá até São Roque de Minas no maps tenho a roda:

De Araxá até Tapira 48km pela BR148 asfalto e continua com mais 94km de Tapira pela BR148 de offroad até São Roque de Minas. Alguém realizou essa rota e é válido ir por esse caminho até São Roque de Minas?
    Roma,
    Moro em Passos MG e já rodei bastante pela Serra. E digo, um dia é pouco. O que você pode fazer é chegar em São roque, pernoitar e saindo em direção a são José do barreiro e são João Batista do Glória após passar pela casca danta, da pra chegar a capitólio a tardezinha, após almoçar em uma pousada aconchegante. Estrada normal sem perrengue. Nesta época tem muito pó. É muito bonito..... Não deixe de fazer..... Se quiser ficar em Passos, me dá um alô... Sds

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010

Fiz esse caminho entre Tapira e Sao roque de noite. A navegação é um pouco complicada pois tem várias encruzilhadas, mas sem grandes dificuldades.

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Obrigado pelas dicas Marcos e Boca.

Infelizmente não disponho de muito tempo para serra da canastra, mas vou aproveitar o máximo que puder.

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Após as sugestões dos colegas cheguei a rota:

1. Sair de Araxá até Tapira;
    2. De Tapira seguir até a MG-341 e ir até São Roque de Minas, conhecer a fonte do rio São francisco e Garagem de Pedra;
    3. Me hospedo em São Roque;
    3. Dependendo do horário sigo no mesmo dia para São José do Barreiro e Casca Danta;
    4. No dia seguinte sigo para Capitólio (dependendo do preço faço o passeio de lancha) e almoço;
    5. Sigo para Passos ou São João Batista do Glória;

https://goo.gl/maps/28d6kn4YSbo

roteiro.jpg

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    CB 500x
    Marca
    Honda
    Ano
    2014
    Minha contribuição.
    Estive na região há duas semanas.
    Cheguei em Capitólio no fim da tarde. No dia seguinte, tive dificuldade em fechar passeios guiados (optei por não usar a moto).
    Acabei fazendo o passeio até a Serra da Canastra e... uau!
    A cachoeira Casca d'Anta é um espetáculo. Gastamos duas horas de Capitólio até a entrada do parque (mais 20 minutos de caminhada até a cachoeira).
    A maior parte do trajeto é asfaltada (Capitólio a Vargem Bonita). Há um percurso de aproximadamente 20km sem pavimentação, alternando terra e pequenos trechos arenosos. Não há muita dificuldade, mas a chuva altera dramaticamente o cenário.
    Maio é uma época de seca, mas os moradores da região relatam que esse ano tem chovido mais que a média.
    Agora sobre os passeios...
    Assim como você, também dispunha de pouco tempo para passeios. Fiquei dividido entre a nascente do São Francisco e a cachoeira. Não me arrependi de ter escolhido a Casca d'Anta! Também é essa a opinião dos moradores da região. A nascente possui um valor cultural inestimável, mas não é um passeio tão bonito. Além disso, caso você se depare com uma tromba d'água o passeio será cancelado. Já a cachoeira fica ainda mais espetacular.
    Por fim, e não menos importante, você só encontrará caixas eletrônicos em Piumhi (que está no seu trajeto). Programe-se.
    Vencer! Vencer! Vencer!

Anterior:

Data de Ingresso
    11/2015
    Moto
    Sertão
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Vá sem medo, qualquer aventura é diversão

Enviado do tongadamirongaDoKabuletê usando Tapatalk

Data de Ingresso
    01/2017
    Moto
    Sertão
    Marca
    BmDafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por generich Ver Post
    Esse é dos meus kkkk
    "Adventure é o piloto, a moto que se vire"

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    R1200GS Premium+
    Marca
    BMW
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por generich Ver Post

Enviado do tongadamirongaDoKabuletê usando Tapatalk
    Putz....
    Um belo desafio...

Diogo Emanuel Maia / Tapatalk Pro
    Diogo Emanuel Maia

Data de Ingresso
    10/2016
    Moto
    Tiger XRX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Nossa ! Onde é isso ?

Data de Ingresso
    11/2016
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Minha contribuição.
    Estive na região há duas semanas.
    Cheguei em Capitólio no fim da tarde. No dia seguinte, tive dificuldade em fechar passeios guiados (optei por não usar a moto).
    Acabei fazendo o passeio até a Serra da Canastra e... uau!
    A cachoeira Casca d'Anta é um espetáculo. Gastamos duas horas de Capitólio até a entrada do parque (mais 20 minutos de caminhada até a cachoeira).
    A maior parte do trajeto é asfaltada (Capitólio a Vargem Bonita). Há um percurso de aproximadamente 20km sem pavimentação, alternando terra e pequenos trechos arenosos. Não há muita dificuldade, mas a chuva altera dramaticamente o cenário.
    Maio é uma época de seca, mas os moradores da região relatam que esse ano tem chovido mais que a média.
    Agora sobre os passeios...
    Assim como você, também dispunha de pouco tempo para passeios. Fiquei dividido entre a nascente do São Francisco e a cachoeira. Não me arrependi de ter escolhido a Casca d'Anta! Também é essa a opinião dos moradores da região. A nascente possui um valor cultural inestimável, mas não é um passeio tão bonito. Além disso, caso você se depare com uma tromba d'água o passeio será cancelado. Já a cachoeira fica ainda mais espetacular.
    Por fim, e não menos importante, você só encontrará caixas eletrônicos em Piumhi (que está no seu trajeto). Programe-se.
    Obrigado pelas considerações, farei o possível para aproveitar Casca d'Anta e passeio pela Serra da Canastra.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem