Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: De G 650 GS para F 800 GS

Data de Ingresso
    08/2013
    Moto
    F800 gs
    Marca
    BMW
    Ano
    2015

De G 650 GS para F 800 GS

Alô turma!
    Ao mesmo tempo em que posto algumas fotos com minha Bmw F800 gs, aproveito para comentar sobre as diferenças entre essas duas motos da Bmw, que tive o prazer de pilotar durante algum tempo...

Fiquei com a monocilíndrica da BM de 2013 a 2016, quando comprei a minha atual moto F800.

No conjunto, a F800 gs é uma moto melhor (óbvio), mas há coisas que eu preferia na G650 Sertão:

Ergonomia... a 650 vestia melhor. Era um pouco mais baixa, o acento era mais baixo, o piloto fica mais protegido na carenagem, os punhos mais confortáveis e o guidão um pouco mais altos contribuíam para um conforto maior ao volante. É necessário dizer que tenho 1,77 (sou mediano).
    Os punhos da F800 são os que estão em todas as motos atuais da BMW... são piores em termos de pegada. São canetinhas fininhas... os da g650 eu achava mais anatômicos.

Economia... a minha Sertão fazia uns 23km/l de média, a F800 faz em torno de 17 km/l... Bom, tenho que informar sobre meu uso que é predominantemente na cidade. Quando vou ao trabalho dar aulas pego intenso congestionamento, quando volto não pego congestionamento, mas em compensação acabo enrolando um pouco o cabo. Fins de semana vou ao sítio e/ou à praia. Pego uns 30km de rodovia.

Comprimento e peso... embora eu considere a F800 gs uma moto leve para a cilindrada (comparando-a com a concorrência e com as trails de 650 cc) ela é mais alta e pesada que a G650. Isso dificulta na hora de fazer manobras curtas, estacionar, tirar do estacionamento e circular no meio do congestionamento. Para o meu uso é um pequeno problema!
    Percebi que o entre-eixos e o comprimento da F800 gs são características que potencializam essas dificuldades que mencionei, embora acredito que seja melhor para trechos longos. A Gs1200 pelo que li tem um entre-eixos menor que a F800 gs.

Nos demais aspectos a 800 é melhor. O desempenho, o comportamento e o ronco do motor não tem comparação com a monocilíndrica. A F800 gs é muito melhor, assim como também os freios, especialmente no que diz respeito ao acionamento do ABS. Em termos de segurança a F800 também dispõe de controle de tração, artifício técnico que minimiza acidentes em pisos escorregadios.

A F800 gs não esquenta como a G650 e, além de não esquentar tanto, a ventoinha joga o vento na canela, ao invés da coxa. É bem menos desconfortável. O painel da F800 é também muito melhor... aliás, o da G650 era realmente um ponto fraco na minha opinião...

A suspensão invertida da F é um diferencial positivo, mas que não percebi como uma grande vantagem em relação à 650. O banco (apesar das reclamações generalizadas no caso da F800 - o meu não é o confort) não achei pior do que o da 650. Aliás, curiosidade, a esposa preferiu o da F800gs...

Bom essas informações que passei são as que considero relevantes para comentar aqui, e acredito que sejam úteis para os companheiros de duas rodas que pensam em pegar uma dessas duas motos que comentei.

Vou colar umas fotos aqui em baixo.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por Osvaldo; 29/03/2018 às 04:30 PM.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Ótima comparação Osvaldo! Retamente ajudará muito os futuros pretendentes das motos citadas!

Nunca andei da G e dei apenas uma pequena volta na F e tive a impressão de ser bem alta mesmo, mas acredito que é questão de costume! Aproveite bem a moto!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Tenho uma F800 Trophy e andei um pouco em uma Sertão.

Quando andei com a Sertão, foi em um trecho de estrada asfaltada, e o que notei foi a vibração bem maior na Sertão.

O que já era esperado, já que é uma monocilindrica...

O entre-eixos e o peso maior da F800 privilegiam o uso em estrada, deixando-a mais confortável em comparação com a Sertão, que é mais maneável e leve para o off e manobras.
    *** se tem 2 rodas, tô dentro !!! moto e bike (mtb, speed, cicloturismo)... *********

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem