Resultados 1 a 17 de 17

Tópico: Motos paradas por uso de bauleto lateral

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18

Motos paradas por uso de bauleto lateral

Comboio de motos big trail parados, multados e apreendidos no Paraná. Motivo? Os bauletos ultrapassaram na lateralidade o tamanho do guidão.

Pessoal, procede tal informação? É verídico?

comboio 1.jpg

comboio 2.jpg

resolução bauletos.jpg
    sou ninja

Data de Ingresso
    04/2012
    Moto
    R1200GSA
    Marca
    BMW
    Ano
    2018
    Uma vez fui parado na Anhanguera e o cara falou que meus baús laterais estavam de acordo com a lei, isso tem uns 6 anos, na época eu tinha uma vstrom com givi E21, aquele bem pequeno, até então eu nem sabia da tal lei, o policial foi gente boa e ficou batendo papo comigo, tbm era motociclista.

Data de Ingresso
    09/2013
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2010
    A má interpretação da lei. Isso é um absurdo
    Carlos Abrahão
    Sent by Windows Mobile 10
    Abraços,

Carlos Abrahão

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Fake. Essa portaria é para serviços de carga de mercadorias e pessoas.
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    08/2016
    Moto
    V Strom 1000 16/17
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016/2017
    Citação Postado originalmente por MJT Ver Post
    Exatamente. Fake total...

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Citação Postado originalmente por MJT Ver Post
    Bom demais saber que é fake.
    sou ninja

Data de Ingresso
    10/2013
    Moto
    NC 700x
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Embora essa seja fake, a uns 5 anos atrás eu conversei com um PRF a respeito. Ele disse que nada que seja transportado na moto poderia ser mais largo que o guidão. Se alguém puder esclarecer melhor.
    Thiago

Data de Ingresso
    06/2014
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2013
    Não lembro de ter lido nada à respeito. Mas recentemente limitaram as dimensões do guidão. Largura mínima 600 mm. Largura máxima 950 mm. Altura do guidão não pode ser superior ao ombro do condutor.

Lógico que não falaram se na largura máxima está considerado contra peso de guidão e ou protetor de mãos.

Portaria Número 38 de 28 de Fevereiro de 2018

Se a informação for correta, acho que algumas Big Trails terão que fazer uma plástica nos alforges.

Abraços Du.

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Clerecutzo Ver Post
    Embora essa seja fake, a uns 5 anos atrás eu conversei com um PRF a respeito. Ele disse que nada que seja transportado na moto poderia ser mais largo que o guidão. Se alguém puder esclarecer melhor.
    Realmente procede
    O limite lateral da moto não pode exceder a largura do guidão
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.
    "Moto: Uma paixão sem destino!"

Data de Ingresso
    09/2016
    Moto
    V Strom 1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016
    Resolução 356/10 CONTRAN

Do transporte de cargas (motofrete)Art. 8º As motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado demercadorias - motofrete - somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgãoexecutivo de trânsito do Estado e do Distrito Federal.Art. 9º Os dispositivos de transporte de cargas em motocicleta e motoneta poderão serdo tipo fechado (baú) ou aberto (grelha), alforjes, bolsas ou caixas laterais, desde que atendidas asdimensões máximas fixadas nesta Resolução e as especificações do fabricante do veículo notocante à instalação e ao peso máximo admissível.§ 1º Os alforjes, as bolsas ou caixas laterais devem atender aos seguintes limites máximosexternos:I - largura: não poderá exceder as dimensões máximas dos veículos, medida entre aextremidade do guidon ou alavancas de freio à embreagem, a que for maior, conformeespecificação do fabricante do veículo;II - comprimento: não poderá exceder a extremidade traseira do veículo; eIII - altura: não superior à altura do assento em seu limite superior.§ 2º O equipamento fechado (baú) deve atender aos seguintes limites máximos externos:I - largura: 60 (sessenta) cm, desde que não exceda a distância entre as extremidadesinternas dos espelhos retrovisores;II - comprimento: não poderá exceder a extremidade traseira do veículo; eIII - altura: não poderá exceder a 70 (setenta) cm de sua base central, medida apartir do assento do veículo.§ 3º O equipamento aberto (grelha) deve atender aos seguintes limites máximos externos:I - largura: 60 (sessenta) cm, desde que não exceda a distância entre as extremidadesinternas dos espelhos retrovisores;II - comprimento: não poderá exceder a extremidade traseira do veículo; e 4III - altura: a carga acomodada no dispositivo não poderá exceder a 40 (quarenta) cm de suabase central, medida a partir do assento do veículo.§ 4º No caso do equipamento tipo aberto (grelha), as dimensões da carga a ser transportadanão podem extrapolar a largura e comprimento da grelha.§ 5º Nos casos de montagem combinada dos dois tipos de equipamento, a caixa fechada(baú) não pode exceder as dimensões de largura e comprimento da grelha, admitida a altura doconjunto em até 70 cm da base do assento do veículo.§ 6º Os dispositivos de transporte, assim como as cargas, não poderão comprometer aeficiência dos espelhos retrovisores.Art. 10. As caixas especialmente projetadas para a acomodação de capacetes não estãosujeitas às prescrições desta Resolução, podendo exceder a extremidade traseira do veículo em até15 cm.Art.11. O equipamento do tipo fechado (baú) deve conter faixas retrorrefletivasconforme especificação no Anexo I desta Resolução, de maneira a favorecer a visualização doveículo durante sua utilização diurna e noturna.Art. 12. É proibido o transporte de combustíveis inflamáveis ou tóxicos, e de galõesnos veículos de que trata a Lei 12.009 de 29 de julho de 2009, com exceção de botijões de gáscom capacidade máxima de 13 kg e de galões contendo água mineral, com capacidade máxima de20 litros, desde que com auxílio de sidecar.Art. 13. O transporte de carga em sidecar ou semirreboques deverá obedecer aoslimites estabelecidos pelos fabricantes ou importadores dos veículos homologados peloDENATRAN, não podendo a altura da carga exceder o limite superior o assento da motocicleta emais de 40 (quarenta) cm.Parágrafo único. É vedado o uso simultâneo de sidecar e semirreboque.Art. 14. Aplicam-se as disposições deste capítulo ao transporte de carga nãoremunerado, com exceção do art. 8º.

Pelo que dá para entender, mesmo as motos que não estão fazendo motofrete tem que se enquadrar na Resolução

Data de Ingresso
    06/2014
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2013
    Não sou advogado, mas transporte remunerado de mercadorias, não pode ser feito com motos particulares e também não podem ser pilotadas por quem não tem carteira de motorista profissional

Se existir uma regra equivalente para transporte de bagagem pessoal. Baú em moto moderna nenhuma ( que eu me lembre ) vai respeitar o comprimento da moto.

Abraços Du.

Data de Ingresso
    09/2013
    Moto
    F 700 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    17
    Com essa lei ja eram os E 41, a moto vira uma dinossaura.
    Andar de moto é ver sua sombra voar sobre o asfalto.

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    V-Strom 650 XT
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016
    Estou indo pra Chapada dos Veadeiros agora no final do mês.
    Com os meus E41, como disse o @Michel Sjc ela fica uma dinossaura, tomara que não me venham com surpresas.

Data de Ingresso
    10/2013
    Moto
    NC 700x
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Du. Ver Post
    Não sou advogado, mas transporte remunerado de mercadorias, não pode ser feito com motos particulares e também não podem ser pilotadas por quem não tem carteira de motorista profissional

Se existir uma regra equivalente para transporte de bagagem pessoal. Baú em moto moderna nenhuma ( que eu me lembre ) vai respeitar o comprimento da moto.

Abraços Du.
    Tem uma outra normativa, mais antiga, que diz que em motos de passeio o baú característico para guardar capacete pode exceder o comprimento em até 15cm.

Resolução 219 de 11 de janeiro de 2007.

Enviado de meu SM-N910C usando o Tapatalk
    Última edição por Clerecutzo; 1 Semana Atrás às 12:17 AM.
    Thiago

Data de Ingresso
    06/2014
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2013
    15cm já ajuda, mesmo assim muitos vão passar apertado. Motos modernas, acaba o banco, colocam um farol traseiro mínimo de led e não tem mais nada.

Olhando fotos no Google, acho que até a Ultra Glide terá dificuldade.

Abraços Du.

Data de Ingresso
    09/2015
    Moto
    Tiger 800 XRx
    Marca
    Tryumph
    Ano
    2017/18
    Pessoal, boa tarde. Estive estudando a aquisição dos baús laterais da minha moto e diante de tanto desencontro de informações e após ler toda esta legislação do DENATRAN resolvi buscar mais informações o Detran de minha cidade. Eles não souberam afirmar se a legislação se restringia ao transporte remunerado de carga. Me indicaram buscar informação de um estudioso da legislação no INMETRO de minha cidade e esta pessoa também não soube afirmar e mostrar exatamente onde está escrito que nós (motociclistas particulares) não podemos exceder a largura do guidão. Resolvi então buscar em quem fiscaliza e na polícia militar consegui encontrar um soldado que está fazendo especialização em legislação e dele eu ouvi o seguinte: "o manual de sua moto e de todas as motos traz as dimensões permitidas para o veículo". Estes valores são os autorizados e cadastrados pelo fabricante do veículo, e é sobre estes valores de comprimento total e largura total que a fiscalização pode nos pegar. Ou seja se excedermos os valores que o fabricantes informa e recebe autorização para fabricar, estaremos sujeito a sermos retidos por termos modificado nossas motos e excedidos as dimensões autorizadas. Depois disso tentei ainda buscar e lincar todas as portarias/resoluções/deliberações do DENATRAN, mas sem ser advogado, ficou difícil concluir algo. Mas acredito que haja sim formas de sermos retidos em uma fiscalização.

Data de Ingresso
    09/2015
    Moto
    Tiger 800 XRx
    Marca
    Tryumph
    Ano
    2017/18
    Pessoal, boa tarde. Estive estudando a aquisição dos baús laterais da minha moto e diante de tanto desencontro de informações e após ler toda esta legislação do DENATRAN resolvi buscar mais informações o Detran de minha cidade. Eles não souberam afirmar se a legislação se restringia ao transporte remunerado de carga. Me indicaram buscar informação de um estudioso da legislação no INMETRO de minha cidade e esta pessoa também não soube afirmar e mostrar exatamente onde está escrito que nós (motociclistas particulares) não podemos exceder a largura do guidão. Resolvi então buscar em quem fiscaliza e na polícia militar consegui encontrar um soldado que está fazendo especialização em legislação e dele eu ouvi o seguinte: "o manual de sua moto e de todas as motos traz as dimensões permitidas para o veículo". Estes valores são os autorizados e cadastrados pelo fabricante do veículo, e é sobre estes valores de comprimento total e largura total que a fiscalização pode nos pegar. Ou seja se excedermos os valores que o fabricantes informa e recebe autorização para fabricar, estaremos sujeito a sermos retidos por termos modificado nossas motos e excedidos as dimensões autorizadas. Depois disso tentei ainda buscar e lincar todas as portarias/resoluções/deliberações do DENATRAN, mas sem ser advogado, ficou difícil concluir algo. Mas acredito que haja sim formas de sermos retidos em uma fiscalização.

Permissões de Postagem