Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: experiência recente

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    TRANSALP XL700VA
    Marca
    HONDA
    Ano
    2014

experiência recente

Prezados motociclistas. Fiz uma recente viagem (12 a 26/10/18) à Argentina e Chile, com o seguinte roteiro:
    Curitiba - São Borja (cruzamos a fronteira aqui) - Rosário - Mendoza - Los Vilos (Chi) - Copiapó - Antofagasta - San Pedro de Atacama - San Salvador de Jujui - Dionísio Cerqueira - Curitiba = 7.600km.

Relato agora algumas experiências.
    1. Cartão de crédito - na Argentina o cartão de um dos amigos com quem eu viajava não passava nos postos de combustível, apesar de aceitarem a bandeira (o seu irmão foi pagando); já nas lojas e mercados passava. O mesmo aconteceu comigo no Chile. Portanto, fica a sugestão de levarem dois cartões/bandeiras ou uma boa reserva de dinheiro local para abastecer.
    2. Carta Verde / Soapex - já na entrada da Argentina, na aduana, um policial nos abordou para ver a Carta Verde, mas só isso - tranquilo; pensamos em fazer o Soapex (para o Chile) em Mendoza, mas tivemos dificuldade para promover o pagamento através da internet. Assim arriscamos e fomos ao Chile sem o mesmo. Em momento algum nos foi solicitado, mas é bom não arriscar, até mesmo porque, se houver um acidente pode haver complicações.
    3. Polícia/corrupção - NADA! Graças a Deus acho que isso ficou na história (e perceba que passamos pelo "terrível" chaco); mas também procuramos respeitar todas as sinalizações e velocidades. Só fomos parados na última barreira antes de chegarmos ao Brasil, mas só para averiguação normal. Agora uns motociclistas brasileiros experientes, que voltavam para o Brasil, até pensaram em cortar pelo Paraguai, mas devido à corrupção ainda existente lá, preferiram fazer uns 100km a mais indo até Foz do Iguaçu.
    4. Estradas - SHOW! Na Argentina tem estrada (ruta 14) onde havia a possibilidade de andar até a 130 km/h... mas como tinha muito vento, o consumo subia muito da minha Transalp, então resolvemos manter 110-120. Somente no retorno, de San Salvador de Jujui a Monte Quemado, antes dessa cidade há um trecho péssimo de 40km, onde se anda muito devagar e desviando uma infinidade de buracos, às vezes tendo que ir ao acostamento do sentido contrário. Se estiver chovendo deve ser um inferno.
    5. Quase todos os postos e hotéis aceitam cartão, mas no norte da Argentina há alguns postos que aceitam só "efetivo" (em dinheiro), assim como algumas cabañas (Arg/Chi).
    6. As tomadas de energia na Argentina são diferentes, necessitando de adaptador específico para carregar celular e etc. É fácil achar no mercado livre.
    7. Tenha paciência na aduana Chilena - que zona! Tem-se que passar por 3 ou 4 guichês, diversos formulários para preencher e nem os agentes estavam se entendendo, além da estupidez de alguns.
    8. Um argentino motociclista nos alertou que na cidade argentina de Concórdia (onde pretendíamos passar a noite) é preciso tomar cuidado: ao parar no sinaleiro, ficar atento se alguém se aproximar a pé, pois pode ser um assaltante - ele vêem moto carregada a percebem a possibilidade de pegar dinheiro ou equipamentos; ele disse que se isso ocorrer, fure o sinal, pois é melhor pagar uma multa do que ser assaltado.
    9. Tanque de combustível extra: apesar de haver postos de combustível sempre dentro da autonomia - ao menos no roteiro que fizemos - é bom levar um tanque de combustível extra pois pode-se errar um caminho e aí pode complicar. Levei um de 5 litros e seria o suficiente.
    10. Não compramos chip internacional e acabei vendo que foi uma economia boba. A moto de um dos amigos estragou e se não fosse um argentino em um local de turismo, passaríamos aperto. Conseguimos um resgate para nos levar até San Salvador de Jujui, onde consertamos a moto.
    11. Não usamos aparelho de GPS, somente o google maps no celular somado a fone de ouvido (bluetooth), cuidando para baixar o mapa do roteiro no hotel/wifi.
    Por fim, o argentino é um povo muito amigável, já o chileno é mais fechado mas sempre prestativo. Sempre puxe conversa com um sorriso, pois sempre se aprende alguma coisa sobre o roteiro, ou ao menos se tem o prazer de conhecer outra cultura.
    Qualquer dúvida, coloco-me à disposição para algum esclarecimento.
    Boas estradas.
    A fonte da juventude: uma moto, uma boa companhia e kms de estrada

Data de Ingresso
    07/2012
    Moto
    NC 750X
    Marca
    Honda
    Ano
    2018
    Estive recentemente no norte da Argentina, corroboro com suas dicas. Apenas acrescentaria no item 11, de por segurança baixar um app de navegação que já tenha mapas baixado (utilizo o Navigator - grátis).
    Vídeos de passeios/viagens: http://www.youtube.com/luizalvescorrea

Motocronologia:
    Yamaha TT 125, Ciclomotor Monark, Yamaha DT 180R, Yamaha DT 200R, Honda CBR 450 SR, Honda Twister, aposentadoria motociclística... saída da aposentadoria: Yamaha Neo, BMW G650GS e atual Suzuki Vstrom 2015/16

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Perfeito Pebra... eu só não arriscaria ir ao Chile sem o Soapex... economia boba que pode gerar imensos transtornos.

Sobre o Chip de celular, a Claro tem o pacote Américas e é campeão... vc usa como se estivesse no Brasil pagando só o plano! Funciona perfeitamente.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Legal o relato. Nunca tive problemas com a polícia no Chile e na Argentina. Fui multado na Argentina, mas estava errado e minha ultrapassagem inofensiva em local proibido foi registrado em vídeo...

Sobre o uso do celular no exterior, eu uso uma opção chamada de FlexiROAM. Isso é um adesivo que é colocado sobre o seu chip convencional. Aí é só baixa o aplicativo para computar entre o seu chip e o FlexiROAM. No próprio aplicativo pode-se comprar créditos. Existem planos para o mundo todo. O bom é que não precisa mudar o chip e a mesma solução funciona em todos os países sem precisar trocar nada.

Enviado de meu AGM X2 usando o Tapatalk

Data de Ingresso
    10/2012
    Moto
    R1200 GSA
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por LLM Ver Post

Sobre o uso do celular no exterior, eu uso uma opção chamada de FlexiROAM. Isso é um adesivo que é colocado sobre o seu chip convencional. Aí é só baixa o aplicativo para computar entre o seu chip e o FlexiROAM. No próprio aplicativo pode-se comprar créditos. Existem planos para o mundo todo.
    Ótima dica. Vou experimentar.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Citação Postado originalmente por Pebra Ver Post
    7. Tenha paciência na aduana Chilena - que zona! Tem-se que passar por 3 ou 4 guichês, diversos formulários para preencher e nem os agentes estavam se entendendo, além da estupidez de alguns.
    Normal, é bem assim mesmo. Não gostamos nem um pouco do povo chileno, quanto mais se anda por lá mais se decepciona. Inclusive em San Pedro de Atacama. Já o Argentino é bem diferente.
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Citação Postado originalmente por Pebra Ver Post
    Por fim, o argentino é um povo muito amigável, já o chileno é mais fechado mas sempre prestativo.
    Sempre prestativo ATÉ te vender algo (produto ou serviço). Depois que ele pega teu dinheiro é tchau.

* Péssimos informantes mesmo nos destinos turísticos. Falam muito rápido não fazendo questão alguma de se fazerem atendidos.

* Experimenta pagar 1.000 (mil) pesos com uma nota de 20.000 (vinte mil). Ele fecha a cara por ter que te dar troco.

* Não te explica que não pode beber na rua que os carabineros te multam. Fui comprar uma long neck e o vendedor me xingou dizendo que ali não se abre cerveja. Saí sem entender. Abrir tive que "empinar" a garrafa, pois brasileiros me avisaram que na rua não se pode beber.

Não a toa os brasileiros estão tomando conta das agencias de turismo por lá, porque o chinelo não trata bem turista algum. Até os argentinos, que ali fazem fronteira, não gostam de viajar pelo Chile. Muitos me afirmaram isso. Preferem o Brasil e até mesmo o Uruguai.
    sou ninja

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    R 1200 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por LLM Ver Post
    Legal o relato. Nunca tive problemas com a polícia no Chile e na Argentina. Fui multado na Argentina, mas estava errado e minha ultrapassagem inofensiva em local proibido foi registrado em vídeo...

Sobre o uso do celular no exterior, eu uso uma opção chamada de FlexiROAM. Isso é um adesivo que é colocado sobre o seu chip convencional. Aí é só baixa o aplicativo para computar entre o seu chip e o FlexiROAM. No próprio aplicativo pode-se comprar créditos. Existem planos para o mundo todo. O bom é que não precisa mudar o chip e a mesma solução funciona em todos os países sem precisar trocar nada.

Enviado de meu AGM X2 usando o Tapatalk
    Correndo AGORA pra pesquisar mais a respeito..... Fui

Leandro Perez
    Leandro Perez
    Ribeirão Preto/SP
    R 1200 GS

Data de Ingresso
    07/2013
    Moto
    TRANSALP XL700VA
    Marca
    HONDA
    Ano
    2014
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Perfeito Pebra... eu só não arriscaria ir ao Chile sem o Soapex... economia boba que pode gerar imensos transtornos.

Sobre o Chip de celular, a Claro tem o pacote Américas e é campeão... vc usa como se estivesse no Brasil pagando só o plano! Funciona perfeitamente.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    salve companheiro. Não foi por economia....
    A fonte da juventude: uma moto, uma boa companhia e kms de estrada

Permissões de Postagem