Resultados 1 a 30 de 30

Tópico: A falácia dos dólares em viagens

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18

A falácia dos dólares em viagens

Sei que o assunto é polêmico e, mesmo assim, não me furtarei do mesmo.

Abri esse tópico no intuito de ajudar novatos. Volta e meia vem aquele dizer: comprei dólares para levar.

Penso: perderam dinheiro...

Vamos lá: a lógica do raciocínio é que sempre que se troca dinheiro numa casa de câmbio se perde valor. Afinal de contas, casa de câmbio não é instituição filantrópica, eles vivem da compra e venda de moedas. Logo, isso tem um custo. Vamos dizer entre 15 e 20%.

Logo, se pegas teu suado Real e troca por dólar...lá vai perder 15% - 20%. Depois, de posse desses dólares, se vai trocar pela moeda local de certo país, digamos Argentina, lá se perde mais 15% - 20%. E assim se vai perdendo dinheiro.

Dica 1: Leve reais mesmo na carteira! Se precisar, troca-se em alguma casa de câmbio. Na América do Sul, devido nossa economia e grande população o Real é extremamente bem aceito em qualquer país. Se precisar é só trocar.

Dica 2: Saque direto. Essa, sem sombra de dúvidas, se torna a melhor opção para dinheiro em espécie. Porque? Custo mais baixo. Explicando: quando se saca em moeda corrente Nacional, se paga o IOF de 6,38% + uma tarifa do banco. Na última viagem a Argentina sacamos dinheiro. A taxa foi de 227,80 pesos argentinos o que davam exatos 27,80 reais. + o IOF claro.

* Fazendo a conta para saque R$ 1.000,00 dariam R$ 63,80 de IOF + R$ 27,80 de tarifa = R$ 91,60.
    * Fazendo a conta para trocar R$ 1.000,00 a mais baixa taxa, de uns 15% da casa de câmbio, ficaria tal custo en R$ 150,00.

Uma diferença de 60% a mais trocando dinheiro do que só sacando direto!!!!!!!!!

Dica 3: usar o cartão de crédito/débito. Mas isso seria tema de outro tópico para poder explicar sem alongar demais este tópico.

Alguns perguntarão: mas já tenho dólares em casa? Digo: OK! Se já tens de alguma outra viagem e sobrou, dá pra levar. Mas é perda monetária devido a realização de mais uma troca. Sempre que se troca se perde. Agora comprar dólares para levar é fria do ponto de vista financeiro e desnecessário do ponto de vista prático.
    Última edição por Eduardo Caborteiro; 08/03/2019 às 07:53 PM.
    sou ninja

Data de Ingresso
    05/2013
    Moto
    Vstrom 650 XT
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2018/2019
    Minha mais recente viagem (Argentina, Bolívia, Chile), levei dólares...
    Quem levou real, quando trocou, 1° conversão para o dolar, depois para a moeda local...
    Troca com dolar foi nuito mais vantajosa...
    Tem lugares que nem aceitam o câmbio com Real...
    Abcs..

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Perfeito Edu! Concordo integralmente! O saque no caixa eletrônico é cômodo, rapido, seguro e mais econômico sem dúvida!

Parabéns pela postagem!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010
    Citação Postado originalmente por Weber Ver Post
    Quem levou real, quando trocou, 1° conversão para o dolar, depois para a moeda local...
    Abcs..
    Também tive problemas com reais achando que usaria em qualquer estabelecimento, mesmo em Entre Rios que é do lado do Brasil teve 2 postos que não aceitavam reais. Um deles não aceitava nem cartão, se eu não tivesse moeda local ficaria na estrada sem combustível ou dependeria de algum local fazer o câmbio comigo as 11h da noite na beira da estrada. Depois de algumas negativas, para valores baixos eu nem perguntava mais sobre aceitação de reais. Tem outras situações como entradas de alguns parques nacionais, pedágios e pequenos estabelecimentos como um borracheiro só aceitam moedas locais. Os policiais aceitam qualquer moeda kkk
    Na hora de cotar o câmbio para alguns pagamentos maiores eu sempre perguntava sobre as cotações e em dólares quase sempre pagavam o valor cheio e em reais desvalorização (quando era aceito).
    Fiz algumas toras alternativas em que não cruzava muitos brasileiros, talvez aí minha diferença de percepção nas duas viagens que fiz.
    Não digo que financeiramente seja mais vantajoso o consumo em dólares, mas nas minhas viagens foi bem mais conveniente do que reais.
    O saque eu tentei fazer em um banco em Santa Rosa mas perdi tempo, não tinha habilitado essa função no cartão...pelo menos pra pequenas despesas acho legal ter a opção de pagar na moeda local.

Enviado de meu ASUS_X013D usando o Tapatalk

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    V-Strom 650 XT
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2016
    Não fiz muitas viagens fora do país.
    Fiz apenas duas.

Em ambas levei real e fiz câmbio em moeda local na primeira cidade no país de destino.

O cambio é muito mais vantajoso em Rio Branco no Uruguai do que em Jaguarão, por exemplo.

Lembro que o dólar aqui em Ctba era 3,47 e em Rio Branco Uruguai era 3,26.
    Lembro que com 1 real eu compraria 6,6 pesos uruguaios aqui em Ctba, em Rio Branco com 1 real comprei 8,8 pesos.

Agora, essa situação que o Weber relatou de fazer cambio de real => dólar => moeda local me preocupou.

@Eduardo, como foi tua experiência região de Salta/SPA etc com reais , conseguiu fazer câmbio direto de real para moeda local?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Abraços,
    Marcello Ravagnani Birolli

Data de Ingresso
    10/2012
    Moto
    Xt1200Z Super Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2014
    eu usei cartão, quando fui pro Uruguai,
    alguns países dão desconto de IVA se você for estrangeiro,
    pagando no cartão esse desconto é automático, muitas vezes o desconto passa do valor do IOF,
    levamos alguns pesos uruguaios para caso de emergência ter alguma coisa , mas sempre demos preferencia para o cartão.
    (Ò.ó)“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”
    Diego Ehmke
    Jaraguá do Sul, SC
    O MastodonTe

EX Big Black ,EX Black/Green

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por boca Ver Post
    Também tive problemas com reais achando que usaria em qualquer estabelecimento, mesmo em Entre Rios que é do lado do Brasil teve 2 postos que não aceitavam reais. Um deles não aceitava nem cartão, se eu não tivesse moeda local ficaria na estrada sem combustível ou dependeria de algum local fazer o câmbio comigo as 11h da noite na beira da estrada. Depois de algumas negativas, para valores baixos eu nem perguntava mais sobre aceitação de reais. Tem outras situações como entradas de alguns parques nacionais, pedágios e pequenos estabelecimentos como um borracheiro só aceitam moedas locais. Os policiais aceitam qualquer moeda kkk
    Na hora de cotar o câmbio para alguns pagamentos maiores eu sempre perguntava sobre as cotações e em dólares quase sempre pagavam o valor cheio e em reais desvalorização (quando era aceito).
    Fiz algumas toras alternativas em que não cruzava muitos brasileiros, talvez aí minha diferença de percepção nas duas viagens que fiz.
    Não digo que financeiramente seja mais vantajoso o consumo em dólares, mas nas minhas viagens foi bem mais conveniente do que reais.
    O saque eu tentei fazer em um banco em Santa Rosa mas perdi tempo, não tinha habilitado essa função no cartão...pelo menos pra pequenas despesas acho legal ter a opção de pagar na moeda local.

Ter moeda local é fundamental.
    O Eduardo não disse para usar reais na Argentina. Isso não funciona. O que ele disse foi para levar reais e trocar por pesos na Argentina. Isso sim funciona bem.
    Na minha última viagem eu levei um pouco de dólares e euros que eu já tinha, e muitos reais. Não teve muita diferença no final das contas. E em todas as casas de câmbio que eu fui, mesmo em cidadezinhas minúsculas, reais eram aceitos normalmente.

Enviado de meu AGM X2 usando o Tapatalk

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010
    Citação Postado originalmente por LLM Ver Post
    O Eduardo não disse para usar reais na Argentina. Isso não funciona. O que ele disse foi para levar reais e trocar por pesos na Argentina. Isso sim funciona bem.
    Na minha última viagem eu levei um pouco de dólares e euros que eu já tinha, e muitos reais. Não teve muita diferença no final das contas. E em todas as casas de câmbio que eu fui, mesmo em cidadezinhas minúsculas, reais eram aceitos normalmente.

Enviado de meu AGM X2 usando o Tapatalk
    Ele disse que o real é extremamente bem aceito, mas não foi a minha experiência. Por isso dei alguns exemplos de situações em que só a moeda local era aceita. De todas as trocas de moedas que fiz a pior foi comprar pesos aqui no Brasil, mas comprei bem pouco, tipo uns 200 reais pra ter na carteira. Hoje faria essa primeira troca após passar a fronteira. Com certeza a cotação é melhor.
    Casa de câmbio te explora também. Lembro que quando estava no Chile a cotação real/peso era 1 pra 166 e pra comprar estava 1 pra 182, quase 10% de perda. Parecido com o que perdemos aqui comprando dólar. Pra quem consegue comprar em reais direto no estabelecimento pagando a cotação cheia sem dúvida é a melhor opção. Outra opção pra perder menos são as casas de câmbio não oficiais, nela consegui trocar dólares no valor exato da cotação, mas não sei se se corre o risco de pegar moeda falsa, etc...troquei em um fundo de quintal....

Data de Ingresso
    09/2013
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2012
    Bom dia.

A experiência que tive no trajeto para o Ushuaia é que em muitos estabelecimentos na Argentina já tinham até o preço em dólar. Já no Chile não tive essa percepção tão clara. Como não gosto de correr riscos, trabalho em projetos kkkkk, levei além do dólar, os pesos argentino e chileno, além de alguns reais e cartões.
    Em Bariloche não tive uma conversão muito favorável, com certeza naquele momento valeria a pena sacar no caixa, e pagar taxa e o IOF.

Sinceramente, são tantos os preparativos e as preocupações numa viagem longa, que não sairia do Brasil sem nenhum peso, no caso do Chile e a Argentina, acho que vale o ditado, "seguro morreu de velho" kkkkk

A propósito, na europa o dólar praticamente não é aceito nos estabelecimentos, pelo menos, por onde passei.
    Carlos Abrahão
    Sent by Windows Mobile 10
    Abraços,

Carlos Abrahão

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Exatamente isso! Escrevi muito na pressa e acho que muitos não entenderam. Devo ter me expressado mal então.

É extremamente aceito para tocas em casa de câmbio ora bolas. Da onde que vão aceitar reais em comércios, pedágios e afins? Muito difícil. Vocês, se fossem comerciantes, no Brasil aceitariam pesos??? não né?
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Citação Postado originalmente por mbravagnani Ver Post
    Agora, essa situação que o Weber relatou de fazer cambio de real => dólar => moeda local me preocupou.
    Também não entendi. Era só pegar os reais e trocar em uma casa de câmbio na fronteira por moeda local.

Citação Postado originalmente por mbravagnani Ver Post
    @Eduardo, como foi tua experiência região de Salta/SPA etc com reais , conseguiu fazer câmbio direto de real para moeda local?
    Tranquilo. Salta é grande e tem várias casa de câmbio. SPA também tem muitas casas de câmbio, mas o câmbio do chileno não é nada bom. Tomava 20% sempre. Deveria ter sacado direto, mas ainda não tinha me dado conta disso. O pior foi trocar os pesos chilenos que sobraram depois na Argentina. Nenhuma casa de câmbio aceitou peso chileno para peso argentino!! Tive de trocar no Brasil e perdi uns 30%!! Ninguém queria também!
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Ele disse que o real é extremamente bem aceito, mas não foi a minha experiência.Por isso dei alguns exemplos de situações em que só a moeda local era aceita.
    Para casa de câmbio né amigão. Tu não queres que "el kiosko de María" aceite reais para comprar uma água mineral né? Nem que pedágio aceite e etc..

ÓBVIO que tem que ter moeda local e, a premissa desse tópico foi: como conseguir moeda local com o menor custo. Eis que chega-se a comclusão que o dólar é a PIOR forma de se conseguir, visto as inúmeras perdas até se chegar ao dólar e, que trabalhamos e percebemos nossos rendimentos em Reias. Logo troca para dólar (perda), que troca para moeda local...
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Casa de câmbio te explora também. Lembro que quando estava no Chile a cotação real/peso era 1 pra 166 e pra comprar estava 1 pra 182, quase 10% de perda. Parecido com o que perdemos aqui comprando dólar.
    Eis o cerne da questão. Evitar perdas demasiadas! Troca por dólar...troca por pesos... = perda ... perda ...

Sacar se perde menos. Se é para perder que se perca só uma vez.

Outra opção pra perder menos são as casas de câmbio não oficiais, nela consegui trocar dólares no valor exato da cotação, mas não sei se se corre o risco de pegar moeda falsa, etc...troquei em um fundo de quintal...
    Já fiz isso também! Troquei com um velho de pochete em Rivera certa vez. Nem desci da moto! Entreguei mil reais pro velho e peguei o equivalente em pesos uruguaios certa vez. Foi rápido e vantajoso. Em tempo: o "cambista" era indicação da polícia, hahahaha
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    O saque eu tentei fazer em um banco em Santa Rosa mas perdi tempo, não tinha habilitado essa função no cartão...
    Não posso acreditar que tu esqueceste de habilitar o cartão...
    sou ninja

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010
    Citação Postado originalmente por Eduardo Caborteiro Ver Post
    Não posso acreditar que tu esqueceste de habilitar o cartão...
    Habilitei pra compras e imaginei que estaria disponível para saques. Perdi um bom tempo no banco tentando entender e acabei trocando dólar numa casa de câmbio de fundo de quintal...
    De qualquer forma acho que no saque deve-se pagar alguma tarifa para o banco além do imposto. Pra valores baixos não deve compensar, mas aí tem que fazer conta.
    O dólar hoje na confidence câmbio esta 4,07 já com iof contra 3,87 da cotação oficial. Ta longe de 20% de diferença e comigo foi aceito em 90% dos hotéis, restaurantes e postos de gasolina onde foram a maior parte dos meus gastos. Não tem segunda conversão pois pagava em dólares, se cobrassem o valor da cotação.

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010
    Argentino gosta de dólar por conta do histórico de crises cambiais como a que ocorreu recentemente. Pra eles é um porto seguro.

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    O saque na moeda local foi alternativa que usei bastante pela conveniência, pela segurança de não ficar carregando um monte de dinheiro, e pagamentos com cartão de credito para descontos do IVA que pode chegar a 18%. Um pouco de moeda forte, dolar é uma segurança.
    Gente, ninguém viaja para ganhar dinheiro, em viagem se gasta dinheiro. Impostos e perdas cambiais haverão sempre, prefiro não correr risco de perder, ser assaltado ou perder tempo em busca de taxas de cambio etc. Afinal estou viajando para me divertir. É esse o propósito não é?
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010
    Citação Postado originalmente por MJT Ver Post
    O saque na moeda local foi alternativa que usei bastante pela conveniência, pela segurança de não ficar carregando um monte de dinheiro, e pagamentos com cartão de credito para descontos do IVA que pode chegar a 18%. Um pouco de moeda forte, dolar é uma segurança.
    Gente, ninguém viaja para ganhar dinheiro, em viagem se gasta dinheiro. Impostos e perdas cambiais haverão sempre, prefiro não correr risco de perder, ser assaltado ou perder tempo em busca de taxas de cambio etc. Afinal estou viajando para me divertir. É esse o propósito não é?
    Conseguiu desconto de IVA na maioria dos hotéis? Talvez por conta da minha dificuldade de diálogo eu percebia que a maioria dos atendentes se fazia de desentendido. De mais de 30 pernoites devo ter conseguido o desconto nuns 4 ou 5 hotéis...

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Conseguiu desconto de IVA na maioria dos hotéis? Talvez por conta da minha dificuldade de diálogo eu percebia que a maioria dos atendentes se fazia de desentendido. De mais de 30 pernoites devo ter conseguido o desconto nuns 4 ou 5 hotéis...
    Se consegue em todos mas tem que pedir. Eles se fazem de loucos mesmo para não conceder o desconto! Tem que perguntar? Ya hay descunto de IVA acá? Donda está, no veo... Ligeirinho refazem a NF porque é lei.
    Última edição por Eduardo Caborteiro; 09/03/2019 às 11:59 AM.
    sou ninja

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    O melhor é falar na chegada, e insistir. Muitos tentam não conceder, acho que conseguem desviar esse valor.
    Porém se vc usou uma oferta do booking por exemplo, o que vale é o valor da tarifa contratada via booking. Sempre tem umas "pegadinhas"....
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    O saque na moeda local foi alternativa que usei bastante pela conveniência, pela segurança de não ficar carregando um monte de dinheiro, e pagamentos com cartão de credito para descontos do IVA que pode chegar a 18%.
    Melhor opção sempre!

Sim é. Mas como tu disseste se é para se divertir, nada melhor que usar do expediente acima. Menos dinheirama para levar, segurança e praticidade. Saque em moeda local, pgto com cartão crédito (desconto IVA) e um troco no bolso por segurança.

Isso de gastar é relativo, eu penso que estou investindo em lazer e cultura.

Logo, a ideia foi de não "gastar" de forma desnecessária para "gastar" de forma necessária. Exemplo: não perder dinheiro em excessivas trocas cambiais para sobrar para restaurantes, hotéis e etc. Muitos contam o suado dinheirinho e juntam o ano todo para poder realizar o sonho de uma viagem nas férias.
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    O melhor é falar na chegada, e insistir. Muitos tentam não conceder, acho que conseguem desviar esse valor.
    Eles lançam o desconto na NF e embolsam o valor limpinho. Esse é o desvio. Não te entregam a NF. Simples não? Mas basta cuidar a NF e o troco e logo isso se desfaz.
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Argentino gosta de dólar por conta do histórico de crises cambiais como a que ocorreu recentemente. Pra eles é um porto seguro.
    Argentino gosta mais de dólar do que da mulher. Nunca vi coisa igual.
    sou ninja

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Não disse gastar, disse gasta-se dinheiro..... só isso!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    De qualquer forma acho que no saque deve-se pagar alguma tarifa para o banco além do imposto. Pra valores baixos não deve compensar, mas aí tem que fazer conta.
    Realmente boca, para valores baixos não vale a pena não.

Eis a conta:

Reais x peso argentino (1x10 para facilitar)

Saque:

valor a sacar R$ 2.000,00
    valor tarifa banco R$ 27,80
    valor IOF (6,38%) R$ 127,60
    valor sacado R$ 1.844,60 ou AR$ 184.460,00

Câmbio:

taxa casa R$ 200,00 (aproximadamente 10%)
    valor sacado: R$ 1.772,20 ou AR$ 177.220,00

Logo: 1.844,60 - 1.772,20 = R$ 72,40 ou AR$ 724,00.

Desculpem, sou contador, vivo calculando tudo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O fato é que além de mais seguro e mais cômodo, como bem disse o MJT, ainda se torna mais rápido e prático o saque puro e simples.
    sou ninja

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010

Eis a conta:

Saque:

Câmbio:

O fato é que além de mais seguro e mais cômodo, como bem disse o MJT, ainda se torna mais rápido e prático o saque puro e simples.
    Essa taxa da casa parece bem inflados, daria quase 4,40 atualmente. Não sei se tem casa cobrando tudo isso...

Data de Ingresso
    05/2013
    Moto
    Vstrom 650 XT
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2018/2019
    Citação Postado originalmente por Weber Ver Post
    Abcs..
    Boa tarde...
    A título de esclarecimento:
    A narativa acima aconteceu em casas de câmbio em Uyuni (não aceitaram reais) e em San Pedro (real/dólar/peso) e não em "el kiosko de María" ...
    Abcs..

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017

A falácia dos dólares em viagens

Eis a conta:

Saque:

Câmbio:

IOF de casa de câmbio no Brasil é de 1,10%.
    6,38% é para as operações de crédito.

Esses 10% de taxa também me parece meio exagerado. Diversas casas de câmbio cobram um valor fixo de conversão (o Banco Safra cobrava US$5,00 há um tempo atrás), independente do valor trocado.
    Última edição por LLM; 10/03/2019 às 12:30 AM.

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    D-Tracker
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2010
    O dólar ontem na casa de câmbio estava 4,07 contra 3,87 da cotação oficial. Cerca de 5% de ágil. No fundo o Banco Central com sua mão fraternal regula o mercado de uma forma que deixa ao gosto do freguês a forma de consumo...

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    IOF de casa de câmbio no Brasil é de 1,10%.
    6,38% é para as operações de crédito.

Esses 10% de taxa também me parece meio exagerado. Diversas casas de câmbio cobram um valor fixo de conversão (o Banco Safra cobrava US$5,00 há um tempo atrás), independente do valor trocado.
    O "taxa" seria o percentual de ganho na verdade LLM.
    sou ninja

Permissões de Postagem