Resultados 1 a 23 de 23

Tópico: Revisão dos 30 mil km + cardan

Data de Ingresso
    03/2016
    Moto
    GS 800 ADVENTURE
    Marca
    BMW
    Ano
    2014

Revisão dos 30 mil km + cardan

Viajei a Recife (de onde sou) saindo de Paulo Afonso(onde moro) para a revisão dos 30mil KM da GSA 2016, agora com 27mil km, na oficina PTP, do motociclista e jovem mecanico Pedro, localizada em Recife e que vem se transformando no boca a boca num excelente local alternativo para a revisão das variadas marcas.
    Ele trabalha sempre consultando os manuais técnicos e seguindo rigorosamente as recomendações da marca, usa trava química em tudo, marcando tudo que foi torqueado conforme manual.
    Oficina organizada, localizada nos fundos de uma clínica médica no centro do Recife, sem placas ou propagandas, sendo bem organizada e trabalhando com horário agendado.
    Iniciado o serviço pela parte que nos gera mais tensão, o Cardan... Ainda bem que aos 27 mil km está em perfeito estado, coifas tambem íntegras, mas nenhum resquício de graxa, totalmente seco, sendo realmente providencial o serviço nesse momento exato, reforcando mais uma vez que esse assunto de cardan esta mais do que batido, ou seja ao contrario do que sempre ouvi nas concessionarias tem que mandar abrir sim...
    Deu um pouquinho de trabalho para sair mas sem grandes sustos. Feito a limpeza e lubrificação e reinstalação com muito cuidado. Depois seguiu-se o restante da revisão, onde trocou-se o trivial, usado Motul 5x40 e filtro Hiflo de óleo e de ar e trocado também as pastilhas de freio traseira que estavam no limite mais o fluido de freio. Coloquei um par das SBS, única disponível, e gostei do produto. Feito limpeza cuidadosa das pinças de freio e ficaram zeradas. Pastilhas dianteiras ainda estão boas. Passado Scanner e verificado as velas que deixei para trocar qdo as mesmas chegarem, também estão em falta.
    O que estou notando de negativo é que o pneu traseiro da Avon que coloquei há 4 mil km atrás já me parece estar gastando muito rápido, mas espero que seja só impressão...
    Serviço iniciado as 10:30 e terminado as 16h, hora de subir na mamute e voltar para casa, trânsito chato na saída de Recife depois mais 450km viajando tranquilamente a noite, estrada que sempre rodo costumeiramente, bem sinalizada, parando para almoçar as 18h.
    A moto rodou bem até em casa, viajem excelente, prazerosa, com pouco movimento, cheguando a Paulo Afonso as 22:30 com sensação de dever cumprido e aliviado por tirar uma tonelada da cabeça com a melhor noticia: O CARDAN ESTA NOVO. kkkkkkkkk
    Custo envolvendo todo o serviço mais troca das pastilhas, óleo, filtros, óleo do cardan, scanner e fluido de freio 1000 reais. Achei justo pelo trabalho e qualidade do serviço, além do mais se não fosse feito lá teria que ir até PIU em SP, há mais de 2mil km daqui...
    Fica a dica da PTP GARAGE em Recife para quem mora aqui no NORDESTE ou esteja viajando por essas bandas.
    #ptpgarage

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
    Última edição por Mpaegle; 3 Semanas Atrás às 11:18 PM.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Muito bom!

Acompanhar a revisão é ótimo, da para saber em detalhes como andam nossos brinquedos!

O cardã tb me preocupa mas com manutenção vai longe!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Cardã é sempre um fantasma que fica nos assombrando...

Se um dia trocar de moto, vou voltar para corrente.

Enviado de meu AGM X2 usando o Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por LLM Ver Post
    Cardã é sempre um fantasma que fica nos assombrando...

Se um dia trocar de moto, vou voltar para corrente.

Mais ou menos... a substituição do cardã a base de troca sai aproximadamente 2k (no Piu).

Um jogo completo de relação custa aproximadamente 1k e dura por volta de 30k kms...

No fim, mesmo se tiver que trocar o cardã, vai sair no lucro!

Não vou dizer que não terei outra moto com corrente, mas minha preferência continua sendo o cardã!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Meu problema com o cardã é que não fica evidente o que está acontecendo lá dentro.
    Sem mão de obra especializada, é complicado ficar abrindo para fazer as intervenções necessárias. Para quem não está perto de um bom mecânico, que é o meu caso, a situação complica.
    Isso sem falar nos casos em que os supostos bons mecânicos fazem cacas das bravas... Temos diversos relatos disso.
    Corrente está tudo ali à vista, fácil de remediar mesmo nos casos de negligência.
    No pior cenário de estourar uma corrente, um rebite resolve tudo. No pior cenário de estourar um cardã... Não gosto nem de pensar no assunto.

Quanto a durabilidade da relação, isso varia muito. Na minha T800 XCa, com 30 mil km, a relação estava como nova. Duraria fácil mais 20 mil km. Mas eu cuidava muito bem dela.

Data de Ingresso
    01/2017
    Moto
    Sertão
    Marca
    BmDafra
    Ano
    2012
    Ótimo relato. Só uma dúvida, essa manutenção no cardã não dá pra fazer em casa? pelas fotos acima e pelas fotos do Piu parece mais simples que lubrificar uma caixa de direção, por exemplo... tem algum segredo ou ferramenta especial?
    "Adventure é o piloto, a moto que se vire"

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    F800GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Samuel Singulano Ver Post
    Ótimo relato. Só uma dúvida, essa manutenção no cardã não dá pra fazer em casa? pelas fotos acima e pelas fotos do Piu parece mais simples que lubrificar uma caixa de direção, por exemplo... tem algum segredo ou ferramenta especial?
    Acredito ser mais uma questão de ferramentas corretas, torquímetro se necessário e um pouco de habilidade, é um conjunto mecanico simples. E no caso as graxas específicas adequadas.
    Se tiver mais que 50, um elevador ajuda um monte.......
    Rsrsrs

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    MJT - Marcio

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Citação Postado originalmente por MJT Ver Post
    Acredito ser mais uma questão de ferramentas corretas, torquímetro se necessário e um pouco de habilidade, é um conjunto mecânico simples. E no caso as graxas específicas adequadas.
    Exatamente. Eu acrescentaria uma bela garagem nessa descrição.
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    R1150GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2001
    Samuel, o cardã em si apenas requer (requer...de acordo com teu uso...) uma verificação e lubrificação das estrias e eixos estriados, tanto os fixos quanto deslizante, além da verificação das cruzetas.

Coisa simples e já que está aberto, uma limpeza interna no tunel do braço oscilante vai bem também. De quebra você já inspeciona dois retentores, o da transmissão e o do "final drive" (não sei o termo em português, mas sei que não é um diferencial).

Para acessar e poder fazer estes serviços há necessidade de jeito, local e provavelmente de ferramentas específicas, dependendo do modelo da moto. Na minha, uma R1150GS, precisei fazer uma ferramenta para travar o pino do rolamento enquanto se aplica o torque final na trava deste pino. Nada demais, apenas copiei a ferramenta própria da BMW.

Segredos? Apenas a aplicação da graxa correta, alinhamento das cruzetas (segundo Haynes), critério na verificação das folgas e desgastes e torque correto nos pinos dos rolamentos cônicos (no caso da minha moto).

Um Grande Abraço!

Via Tapatalk!
    Última edição por TMachado; 3 Semanas Atrás às 08:03 PM.
    Única forma eficiente de combater o crime é não incentivá-lo, peças "usadas"? eu passo

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Citação Postado originalmente por TMachado Ver Post

Segredos? Apenas a aplicação da graxa correta, alinhamento das cruzetas (segundo Haynes), critério na verificação das folgas e desgastes e torque correto nos pinos dos rolamentos cônicos (no caso da minha moto).
    Essa lista já é um mar de dor de cabeça na mãos de mexânicos...
    Os caras não conseguem alinha roda, quanto mais cruzeta...
    Usam retentores errados com silicone...
    Imagina falar para trocar um rolamento!

Por isso que mão de obra qualificada e séria tem que ser valorizada. Caras bons nos polpam muito dinheiro e dor de cabeça.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Essa lista já é um mar de dor de cabeça na mãos de mexânicos...
    Os caras não conseguem alinha roda, quanto mais cruzeta...
    Usam retentores errados com silicone...
    Imagina falar para trocar um rolamento!

Por isso que mão de obra qualificada e séria tem que ser valorizada. Caras bons nos polpam muito dinheiro e dor de cabeça.

Também penso assim...

Lendo o post do Thiagão pude concluir que os R$ 200 cobrados pelo Piu foram muito bem gastos!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Também penso assim...

Lendo o post do Thiagão pude concluir que os R$ 200 cobrados pelo Piu foram muito bem gastos!

Foi barato até. Ainda mais se contar que manutenção mal feita pode render um acidente.
    sou ninja

Data de Ingresso
    01/2017
    Moto
    Sertão
    Marca
    BmDafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por TMachado Ver Post
    Samuel, o cardã em si apenas requer (requer...de acordo com teu uso...) uma verificação e lubrificação das estrias e eixos estriados, tanto os fixos quanto deslizante, além da verificação das cruzetas.

Coisa simples e já que está aberto, uma limpeza interna no tunel do braço oscilante vai bem também. De quebra você já inspeciona dois retentores, o da transmissão e o do "final drive" (não sei o termo em português, mas sei que não é um diferencial).

Para acessar e poder fazer estes serviços há necessidade de jeito, local e provavelmente de ferramentas específicas, dependendo do modelo da moto. Na minha, uma R1150GS, precisei fazer uma ferramenta para travar o pino do rolamento enquanto se aplica o torque final na trava deste pino. Nada demais, apenas copiei a ferramenta própria da BMW.

Um Grande Abraço!
    Muito grato pela explicação! Apesar dos demais acharem dor de cabeça eu vejo como uma diversão considerável. Não sou mecânico nem quero ser, mas gosto de aprender e mexer, tenho tempo e espaço, mexo na minha moto e ajudo alguns amigos, ferramentas estou sempre adquirindo ou fazendo. Valorizo mão de obra qualificada mas infelizmente aonde moro não confio em nenhum mecânico mais do que em mim mesmo, eu até tentei alguns mas sempre fiquei insatisfeito de alguma forma. Prefiro estudar o manual, assistir alguns vídeos e aprender fazendo. Mas o cardã é mera curiosidade, sempre me pareceu um bicho de sete cabeças justamente pela falta de informação. Depois dessa acho que até cogitaria uma moto com este sistema. Tenho o dvd/manual da Bmw, depois vou estudar melhor o procedimento todo de algumas 1150 e 1200... vlw, abraço!

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL 650 A V-Strom
    Marca
    Zuzuki
    Ano
    17/18
    Samuel, tem muitas R1100 e 1150 GS a venda com só uns 120 mil km. Tudo ainda arrefecidas a ar e made in Germany. E de barbada!

Acho que para teu perfil possa valer a pena pensar em algo assim.
    sou ninja

Data de Ingresso
    03/2016
    Moto
    R1200 GS Exclusive
    Marca
    Bmw
    Ano
    2017

Revisão dos 30 mil km + cardan

Eu faço a minha em casa. Cada vez que troco o óleo aproveito e faço uma limpeza nele, verifico as cruzetas e coloco graxa molecote com molibdênio nas engrenagens superior e inferior. Hoje um serviço desse leva em torno de 30-40 min. Pra fechar as xs demora um pouquinho. Deve-se tomar cuidado com a graça e não sujar a coifa pois ela se deteriora. Nas vedações deve-se usar a graxa específica. Nas dúvidas uso manual haynes que é bem completo.

Minha maior preocupação é com a segurança de montar tudo certo, pois sou meio desastrado e desatencioso. Então no dia seguinte faço toda a conferencia com um torquimetro.

Eu tb tinha muito receio do cardã mas hoje vejo que ele não assusta mais pois estou fazendo as devidas limpezas e manutenções....que faço como hobby e com ferramentas de boa qualidade.

Mecanico só levo para caso muito especifico. Na ultima vez levei na suzuki pra balancear as rodas e o mecanico fazia tanta força que as bochechas tremiam e achei que ia morrer la......torquimetro la acho que nunca viram......então a cada vez vou aprimorando mais. Nesse intervalo, existe o aprendizado e fiz algumas coisas erradas também nesse processo.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
    Última edição por Marcelo DC; 1 Semana Atrás às 02:41 PM.
    Marcelo DC

R1200 GS Tenere 250 GSX1250FA XJ6 SP CB300R CG150ES GS500 SAHARA 350

Data de Ingresso
    01/2017
    Moto
    Sertão
    Marca
    BmDafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Marcelo DC Ver Post
    Eu faço a minha em casa. Cada vez que troco o oleo aproveito e faço uma limpeza nele, veridico cruzetas e coloco graxa molixote com molibdênio nas engrenagens superior e inferior. Hoje um serviço desse leva em torno de 30-40 min. Pra fechar as xs demora um pouquinho. Deve-se tomar cuidado com a graça e não sujar a coifa pois ela se deteriora e nas vedacoes dela deve-se usar a geaxa específica. Nas dúvidas uso manual haynes que é bem completo.
    Bacana, o monstro do cardã já não existe mais.

Data de Ingresso
    08/2015
    Moto
    Tiger Explorer XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    Bacana, o monstro do cardã já não existe mais.
    Para alguns...
    para mim, ele continua lá, à espreita...

Data de Ingresso
    03/2016
    Moto
    R1200 GS Exclusive
    Marca
    Bmw
    Ano
    2017
    Para alguns...

...... esse fica geralmente nos aros .......

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Marcelo DC

R1200 GS Tenere 250 GSX1250FA XJ6 SP CB300R CG150ES GS500 SAHARA 350

Data de Ingresso
    01/2017
    Moto
    Sertão
    Marca
    BmDafra
    Ano
    2012
    kkkkkkkkkkkk
    Sem medo, hoje mesmo lubrifiquei a corrente e devo continuar nessa um bom tempo ainda.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Para alguns...

Kkkkkkkkk. Isso dá até medo!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    01/2014
    Moto
    n
    Marca
    n
    Ano
    1900
    Bom Dia a todos.
    Uma dúvida: e o cardã da Yamaha XTZ 1200 Super Tenere? Nos foruns dela não se fala em manutenção do cardã. Alguém sabe dizer?

Data de Ingresso
    01/2017
    Moto
    Sertão
    Marca
    BmDafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por clovis Ver Post
    Bom Dia a todos.
    Uma dúvida: e o cardã da Yamaha XTZ 1200 Super Tenere? Nos foruns dela não se fala em manutenção do cardã. Alguém sabe dizer?
    https://drive.google.com/file/d/0B6g...RMenZXMkU/view

O manual de serviço fala pra trocar o óleo a cada 20k e conferir a folga...

Data de Ingresso
    01/2014
    Moto
    n
    Marca
    n
    Ano
    1900
    Obrigado Samuel.

Permissões de Postagem