Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 40 de 53

Tópico: Moto Clube ou Moto Grupo?

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012

Moto Clube ou Moto Grupo?

Moto Clube ou Moto Grupo? Como surgiram? Existe diferença entre eles? Se existe, qual é?

Vamos discutir um pouco sobre o assunto? A idéia é proporcionar aqui neste tópico mais informações sobre o tema para o conhecimento de todos os membros do fórum. Apesar de sermos um fórum voltado para o estilo Bigtrails, acreditamos que não devam existir barreiras entre os diferentes estilços de motos, bem como de MC e MG. Vale a pena conhecer sobre cada um deles.

Atenção! Para divulgar o seu MC ou MG abra um novo tópico em Moto Clubes e Moto Grupos, mantendo assim o presente tópico somente para discussão e conhecimento dos MC e MG, ok? Ajude-nos para organizar os assuntos dentro do fórum. Conto com o apoio de todos.

Moderadores, help me in this matter!

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Bom, aí vai a minha primeira contribuição. É claro que se trata de um texto que pesquisei na web, mas acho que vale a pena a leitura.

-------------------------

COMO COMEÇARAM OS MOTO CLUBES

Moto clube ao contrário do que os leigos e desenformados pensam não é um grupo de motociclistas que se reúnem para lazer e seus integrantes usam nas costas um brasão por estética! Moto clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição. Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube das centenas de grupos populares que existem. Podemos citar como exemplo os 'caçadores de troféus', ou seja, grupos ou pessoas que vestem colete e um brasão qualquer nas costas sem saber seu real significado apenas para conseguir lembranças em eventos.

INFORMAÇÃO HISTÓRICA DO SURGIMENTO:

A história do surgimento dos Moto Clubes é de certa forma complexa, pesquisando você encontra informações que associam o surgimento, em parte, ao final da guerra onde ex-militares e pilotos no pós-guerra teriam feito da moto o veículo de busca de adrenalina formando diversos grupos como Pissed de Bastardos, 13 Rebels e os Yellow Jackets, esses da Califórnia.

Nessa época já usavam identificação do grupo e mais tarde foram desenvolvendo os escudos (brasões) que passaram a defender e adaptavam as regras da hierarquia militar em uma irmandade formada por cargos eletivos das associações. Sabemos que muito antes disto os motociclistas já haviam percebido as vantagens de andar em grupo e já existiam associações que eram entidades sociais de pessoas que andavam de motos.

No Brasil a primeira associação fundada em 1927 foi o Moto Club do Brasil sediado na Rua Ceará do Estado do Rio de Janeiro, alguns anos depois, mais precisamente em 1932 surgiu o Motoclub de Campos. No exterior, nesta época (década de trinta) estavam surgindo moto clubes com tendências mais rígidas e muitos acontecimentos vieram a expor a imagem do motociclista ao ridículo principalmente pela imprensa sensacionalista da época que acusava os motociclistas de arruaceiros, desordeiros e outros pormenores e, mais tarde, algumas produções de Hollywood serviram para incentivar verdadeiros predadores a criarem moto clubes e constituírem verdadeiras gangues, o que fez da década de 50, uma página negra na história do motociclismo.

Aí está o porque do motociclista ainda nos dias de hoje ser muitas vezes taxado como mau elemento, mas isso está mudando, pena que ainda somos confundidos com motoqueiros que aparecem em nossos encontros fazendo arruaças como
    estouro de escapamento ( tirinho), borrachão e etc , ou até mesmo promovem encontros que são na verdade feiras comerciais e nada a têm a ver com nossos princípios.

Mais tarde, já na década de 60 as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Plaisley, Roustabout e Steve McQueen com A Grande Fuga, uma série de filmes que chegou ao seu auge com Easy Riders. Finalmente
    inicia-se a mudança da imagem do motociclista com o início da fase romântica do motociclismo, que perdurou até o final da década de 70.

Este período fixou o motociclista como ícone de liberdade e resistência para o sistema . No Brasil nessa época surgiu em São Paulo-SP o Zapata MC (1963) e já no final da década ,no Rio de Janeiro o Balaios MC (1969) grupo este que já seguia os novos padrões internacionais e o princípio de irmandade.

A partir da década de 70 viu-se a implantação de diversos moto clubes pelo mundo, a maioria já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade. No Brasil a popularização iniciou-se na década de 90, quando diversos fatores já contribuíam como a disseminação de marcas de motos pelo mundo e a liberação da importação pelo governo do presidente Collor.

Hoje muita coisa anda desvirtuada, moto clubes são criados a revelia por pessoas que desconhecem a história e sequer sabem o significado de um brasão e muito menos seguem o princípio de irmandade. Os moto clubes autênticos são forçados a criar campanhas para evitar abusos e coibir arruaceiros em seus eventos, em contrapartida a cada dia são criados novos eventos que nada têm a ver com as tradições, na verdade são eventos que enriquecem empresários que aproveitam da popularidade para atrair admiradores de motos, já que os motociclistas autênticos passam longe...

ALGUMAS DEFINIÇÕES:

MC: Sigla de abreviatura de Moto Clube, em inglês: Motorcycle Club. ou
    MG de moto grupo Moto clube ou Motoclube: No Brasil a forma correta é Moto Clube separado,
    em inglês seria Motorcycle Club. Essa regra só não é válida para nomes próprios como 'Motoclub de Campos'.

Pela ordem, os cinco moto clubes nacionais mais antigos:

• 1927 - Moto Clube do Brasil

• 1932 - Motoclub de Campos

• 1947 - MC de Petrópolis (Fundado em 13 de Março de 1947, registrado em 15 de Maio de 1951).

• 1963 - Zapata M.C.

• 1969 - Balaios M.C.

Obs: É importante ressaltar que a ordem acima apenas cita as agremiações mais antigas que
    usavam ou ainda usam o Termo 'Moto Clube'. Lembramos no entanto que desconhecemos seus propósitos sendo importante ressaltar que existem outras agremiações na qual não podemos precisar as datas, mas que também existiram como Piratininga MC e Centauro MC.

O MAIOR DO MUNDO E O MAIOR DO BRASIL:

No Mundo: Hell Angels (EUA - Fundado em 1948 em San Bernardino).

No Brasil: Abutres MC - Raça em Extinção (Fundado em 1989, sede nacional em São Paulo-SP).

Texto de: Robson Guerreiro
    Presidente do Guerreiros de São Jorge Moto Grupo
    Rio das Ostras - RJ

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Posso colocar mais lenha nesta discussão? Vejam duas respostas que eu encontrei na web para a pergunta deste tópico:

"Perai ! Os dois não são iguais? Não! MotoClube tem estatuto, presidente, regras e obrigaçoes. MotoGrupo não tem tudo isso, é mais relax, nao tem tanta obrigaçoes e tal."

"A vida já tem regras demais..."

E então? O que dizem os senhores?

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    A pé...
    Marca
    vai ser Yamaha
    Ano
    2013
    Fiz parte de Moto Clube desde antes de me inserir no motociclismo como condutor. Posso dizer que de fato a burocracia tira o foco do principal motivo que todos estão ali: a moto. Muitas vezes se perde mais tempo discutindo e elaborando um estatuto ou regimentos do que elaborando passeios ou até mesmo falando de moto.

Em muitos casos os membros de Moto Clube estão ali por gostar de ANDAR DE MOTO e não por GOSTAR DE MOTO. Digo isso pois sim, há diferença. Se você gosta de moto vai sempre buscar informações sobre e até mesmo se atrever à uma de mecânico, nem que seja para instalar simples acessórios na moto. Existe uma "categoria" que foi criada na brincadeira mas hoje cabe perfeitamente em alguns motociclistas, o termo "Coxinha". Normalmente este está mais preocupado com os cromados do que com o prazer de andar de moto, estes vivem a própria vaidade e pensam mais nos acessórios como itens de aparência do que real funcionalidade.

O resultado de anos em Moto Clube foram boas viagens, estas em maioria curtas, algumas vezes intermináveis devido ao "passo lento" e às paradas demasiadas e eventos comerciais tomando conta do meio motociclístico.

Por afim acho que aquele que sonha "entrar em um Moto Clube", não o faça, você está começando errado. O Moto Clube perde seu propósito a partir do momento que preocupa-se mais em angariar fundos para um evento e conseguir mais membros e/ou burocracia do que de fato elaborar viagens. Minha experiência me fez ver que em um simples fórum se fala mais de motos e viagens do que em uma reunião de Moto Clube.

Espero que todos tenham entendido este relato como sendo baseado em minha própria experiência, do meu ponto de vista e opinião e de nenhuma forma tenho a intenção de generalizar.

Abraço!
    Última edição por VitãoRJ; 04/11/2011 às 10:11 PM.

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    ST 1.2
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Sempre fui avesso a este tipo de grupos. Acho que andar de moto é liberdade, instinto e sentimento. É estar ao lado de pessoas bacanas que você escolhe (diferente de cunhado). O que o Vitão falou é pura verdade, alguns esquecem de andar de moto para discutir bobagens e cada vez mais me afasto destes caras, até na estrada. Obviamente, existem vários MCs que possuem o ideal de liberdade e são sérios. Quando voltava da Serra do Rio do Rastro, sozinho, encontrei um grupo destes "catarinas" legais de um MC bacana. Conversamos um pouco e eles disseram: "moto boa é aquele que não fica parada". Verdade absoluta.
    Outro dia, um colega falou para eu me cadastras no portal das pessoas que têm a mesma moto que eu. É bastante seletivo bla bla bla. Seleção? Quanto muito a do Brasil, e não tá lá estas coisas.
    Legal foi me cadastrar aqui. Podemos falar de moto, coisas para elas, relacionamentos de forma franca e aberta.
    Livre! Acho que é isto.
    Como sempre digo, esta é minha opinião.
    Última edição por Fabiano Mosqueira; 04/11/2011 às 10:42 PM.

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    DL Vstrom 1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2008
    Concordo em parte com o Vitão, mas discordo em parte também. Há motoclubes e MOTOCLUBES.
    O verdadeiro motoclube não tolhe voce dos seus desejos, mas ajuda voce a te-los. O problema é o mesmo de um grupo de amigos que se reune e resilve andar de moto. Quando são somente aqueles que voce conhece a anos a coisa flui. De repente começa a crescer e aparecem pessoas que pensam e agem diferente.. ai descamba.
    Já fiz parte de um motoclube onde a intenção era sentar num boteco aos domingos, tomar umas e conversar fiado.

Fundei um que possui somente 6 membros, todos com o mesmo pensamento e que gostam de moto e gostam de pilotar uma moto numa estrada. Aí vem um estatuto para garantir que algumas coisas que a maioria não quer não aconteça.

O dia que um motoclube tirar o seu prazer com relação a motos, perde o seu sentido.

Que um motoclube faz diferença numa estrada, ah faz. Além de propiciar desconto em seguradoras, um certo respeito de caminhoneiros. de policiais, ah tem.

Mas o desejo e o gostar de motos não pode estar atrelado a pertencer a um motoclube.

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    TRANSALP
    Marca
    Honda
    Ano
    .
    Citação Postado originalmente por VitãoRJ Ver Post
    ... a burocracia tira o foco do principal motivo que todos estão ali: a moto. Muitas vezes se perde mais tempo discutindo e elaborando um estatuto ou regimentos do que elaborando passeios ou até mesmo falando de moto."
    Citação Postado originalmente por VitãoRJ Ver Post

"Em muitos casos os membros de Moto Clube estão ali por gostar de ANDAR DE MOTO e não por GOSTAR DE MOTO."

"...foram boas viagens, estas em maioria curtas,algumas vezes intermináveis devido ao "passo lento" e às paradas demasiadas e eventos comerciais tomando conta do meio motociclístico."

Vitão...meu pensamento a respeito é muito parecido ao seu. Pode até haver excessões,mas é também o que sinto.Já tentei, mas não consigo. Acho que andarei só com a minha companheira mesmo...até achar a galera sem regras ou estatutos, claro né!!
    Última edição por Rici; 04/11/2011 às 11:14 PM.

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Nobres

Eu tenho uma importante coisa a dizer: eu sou privilegiado aqui, pois aprendo muito com todos vcs! Obrigado por compartilharem as suas experiências e opiniões. Se puderem, eu agradeço se alguém conseguir responder se há diferenças entre MC e MG, bem como explicar esta diferença.

Ah! Gostei e ri muito com as seguintes frases do Fabiano Mosqueira:

"É estar ao lado de pessoas bacanas que você escolhe (diferente de cunhado)."

"Outro dia, um colega falou para eu me cadastras no portal das pessoas que têm a mesma moto que eu. É bastante seletivo bla bla bla. Seleção? Quanto muito a do Brasil, e não tá lá estas coisas."

Valeu! Bom humor faz a diferença nesta vida!

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    xtz
    Marca
    yamaha
    Ano
    97
    Assunto complicado para conversa por escrito. Muitas vezes o q se le nao eh o q escrevemos.
    Última edição por LARAYOL; 18/11/2011 às 09:07 PM.

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    A pé...
    Marca
    vai ser Yamaha
    Ano
    2013
    Com certeza Rayol, é importante que cada um leia ciente de que trata-se da experiência do membro em específico. Não se pode generalizar.

Abraço!

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    XL 700V Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2011
    Nunca fui de moto clube, mas não tenho nada contra. O que me incomoda na maioria dos relatos que escuto de amigos que pertencem a estes grupos são as regras. Esse é um dos motivos de nunca ter entrado. Tenho muitas regras na vida a cumprir, desde trabalho até com as filhas. Impor regras, obedecer regras........ No lazer me obrigo a não tê-las de forma nenhuma. Vamos viajar? Que seja de forma completamente democrática. Não gosto das palavras líder, chefe ou presidente...pelo menos não nos momentos de lazer.

Este é um dos motivos para ter feito boa parte das minhas viagens longas sozinho. Todavia me surpreendi positivamente com o grupo que foi a Três Rios. Além dos excelentes papos, o pessoal conseguiu uma excelente forma de viajar juntos, com respeito e segurança, sem que pra isso alguém tivesse que dizer as regras antes do início do jogo!

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Ok. Mas até agora ninguém respondeu a perguta:

"Moto Clube ou Moto Grupo? Existe diferença entre eles? Se existe, qual é?"

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    er6-n
    Marca
    kawasaki
    Ano
    2010
    Caro Leon, no passeio a Três Rios houve a feliz coincidência de reunir um grupo seleto de pessoas que compartilham a mesma filosofia “ respeito e companheirismo” sem duvida acho que este grupo será o embrião de um modelo , bom modelo a ser seguido em futuras viagens do Big Trial

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    er6-n
    Marca
    kawasaki
    Ano
    2010
    Moto grupo é só um punhado de motociclistas que se reúne , já moto club é realmente uma entidade registrada com estatuto, sede, diretória, balanço, financeiro etc , mal comparando pelada em futebol ou um jogo de uma competição federada

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Valeu Frank. Acho que é uma excelente explicação. Mas, acredito eu, o MG apesar de ser algo bem mais simples do que um MC deve tb ter umas regrinhas básicas e simples, não é? Deve ser algo bem básico mesmo, o básico do basicão. Estou certo?

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    er6-n
    Marca
    kawasaki
    Ano
    2010
    Como dize moto club tem estatudo (regras) é uma entidade documentada com deveres e obrigações , já nos moto grupos não há regras o que vale e só o prazer de se reunir com os amigos e andar de moto e ter bom sensos , amizade, companheirismo e solidariedade ai e só combinar como não se perder uns dos outros e etc

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por frankfp Ver Post
    (...) nos moto grupos não há regras o que vale e só o prazer de se reunir com os amigos e andar de moto e ter bom sensos , amizade, companheirismo e solidariedade ai e só combinar como não se perder uns dos outros e etc
    Rsrsrs... Gostei desta parte de "combinar como não se perder uns dos outros". Acho que o Vitão tb deve ter gostado, rs. Rapaz... mas por falar nisso eu fiquei preocupado quando soube que um ficou para trás. Temos que combinar isso melhor no próximo passeio.

Frank, mas voltando ao assunto das diferenças entre o MC e MG, então... pelo o que eu estou entendo, o MG é algo similiar ao que nós estamos fazendo, é isso? Algo informal e sem regras mas, como vc mesmo disse, com o básico objetivo de "andar de moto e ter bom senso, amizade, companheirismo e solidariedade". Hummm... acho que agora eu estou entendendo melhor a parada!

Lembrando o que eu vi lá na Casa do Alemão onde nos encontramos para este passeio, deduzo que a única coisa mais padronizada que estes MG fazem é ter um patch colado no colete/jaqueta. Algo tb muito básico, mas pelo que pude notar eles adotam sim uma identidade visual com o patch escrito MG.

Assim sendo, pelo o que eu estou captando da idéia do MG, além desta identidade visual no colete, o resto fica subentendido apenas em uma frase sem a necessidade de papéis e mais papéis e regras. Legal... Então eu posso concluir que, apesar de ser algo parecido, na prática a existência e até mesmo a vivência da galera de MC é bem diferente do que rola num MG. Interessante.

Desta forma, eu posso presumir que é bem possível que os MGs surgiram a partir de pessoas que não queriam todas as regras de um MC mas queriam ter esta identidade e prazer de fazer parte de um grupo sem todas as exigências e regras dos MC e com o simples propósito de "andar de moto e ter bom senso, amizade, companheirismo e solidariedade". Ok. Acho que isso agora está mais claro para mim.

Frank, valeu pelas explicações!

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    A pé...
    Marca
    vai ser Yamaha
    Ano
    2013
    Sem dúvida Herbert, de fato é essa a diferença mas muitas vezes alguns começam como MG e viram MC sem que esta nomenclatura seja modificada. Se formos interpretar ao pé da letra é bem como o Frank mencionou: um é "amador" e o outro "profissional".

Pelo visto eu já sou o "perdido" da galera rsrsrsrs.
    Última edição por VitãoRJ; 06/11/2011 às 09:23 PM.

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    XL 700V Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2011
    É isso ai, Frank! O grupo foi fantástico mesmo, espero outras, muitas, viagens!!!!

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    TRANSALP
    Marca
    Honda
    Ano
    .
    Quando num encontro fechado de motociclistas, vê-se aos arredores tendas com suas bandeiras ou faixas,estes seriam os MCs?
    Quando em outros cantos ou espalhados,mas com o mesmo propósito de estarem ali,sem tendas ou brasões,estes seriam os MGs?
    No final somos todos apaixonados pelas máquinas, loucos para pegarmos uma estrada, fazer amigos e jogar conversa fora...vai cê bão lá longe sô!!!!

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Por enquanto uma Mirage 250
    Marca
    Kasinsky
    Ano
    2011
    Bom, eu penso que todos nós precisamos de regras, sejam escritas ou não. Sei que já existem regras no trânsito, no trabalho, no condomínio, na faculdade e em todo o resto, mas isto apenas demonstra que o ser humano precisa estar "controlado".
    Acredito que a melhor regra é o bom senso, mas quando esta falta, que venha o artigo 1º, do estatuto X.
    [SIZE=2]www.portal.clubenx.com.br
    Administrador - Porto Alegre/RS
    [/SIZE]

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    DL Vstrom 1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2008
    Falou tudo...

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    XT660R
    Marca
    YAMAHA
    Ano
    2005
    Faço parte do Moto Clube Bodes do Asfalto e do Moto Grupo Clube XT600 e estou muito feliz nos dois, pois nada conflita com as minhas regras pessoais. Quando surge algum conflito o bom senso resolve.

O dia que o bom senso não for suficiente, vou dar um grande adeus pois de regra a nossa vida já está muito cheia!!!!

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Sahara
    Marca
    Honda
    Ano
    1998
    Olá a todos.

Faço parte do Fox Moto Grupo de Fortaleza e também do Brazil Rider's.

Sou cadastrado no Clube XT600 e já fiz alguns passeios com a turma de Fortaleza do CXT.

Enfim... Amo estar sobre duas rodas, acompanhado de bons amigos.

A definição de moto-clube ou moto-grupo é o que menos importa, quando o importante é estar com pessoas boas, curtindo o que melhor há nesse mundo: andar de moto, fazendo cada vez mais amigos...
    Émerson Costa
    Fox Moto Grupo
    Brazil Rider's
    Fortaleza - CE

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Sou cadastrado tbm no Brazil Riders e participo de varios outros foruns assim como ja participei de motogrupos........
    O que na realidade estraga tudo isso é o pessoal começar a achar que manda em vc e começar a te exigir coisas ou atitudes.....quando chega nisso to fora !!!!!!!!!!

Se tiver que andar em grupo ou usar algum símbolo será por prazer e não obrigação......afinal de contas pra motocar pode-se ir sozinho e se esta num grupo deve ser por pura curtição !!!!!!!!!!!!!!!!
    Abs MAU MAU

DL 650 V-Strom 2011 - BLACK HORSE

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    XT 660R
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2009
    Pelo que li todo mundo no portal tem uma certa vivência, pois as opiniões postadas foram feitas com bastante bom senso, o importante é a gente gostar andar de moto, gostar de moto e gostar de gente, rs!!! Parece simples, mas não é tão simples assim, pois o ser humano é um paradoxo ambulante, ou uma "metamorfose ambulante", como disse o Raul Seixas. Como membro de um MC, o Falcões, e de MGs, (Clube XT600, Brazil Riders e agora o Portal Big Trails), aprendi a respeitar a opinião dos outros e a não me meter em disputas pessoais, coisa que rola em qualquer ambiente.

É engraçado, mas observei que tem gente que precisa estar em MCs que têm regulamento rígido, pois assim ficam sob controle, e agem de maneira civilizada. Pessoalmente, não sou a favor de muitas regras, pois isso é o nosso hobby, não uma obrigação. Mas sem dúvida, quanto mais nos organizarmos, maior a pressão pra sermos levados à sério pelos políticos, que insistem em criar projetos de lei que vão contra nossos interesses, como o fim da garupa em SP...

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Kike

Como dizia aquela gíria muito antiga, "falou e disse!". Concordo contigo. Vc é um cara esperto, das antigas mesmo. Só tem cara de ser o mais novo (ficou no formol), rsrsr. É bom ter vc por aqui com a sua experiência e Kms de estrada. Valeu! Vamos combinar um dia destes de ir até Búzios ou Cabo Frio, ok? Abraços.

Data de Ingresso
    12/2011
    Moto
    TE610
    Marca
    Husqvarna
    Ano
    2008
    Bom, minhas opiniões são sempre críticas e ranzinzas... nesse ponto elas se acentuam, hahahaha.

Já toquei em banda de Moto Clube. Eu não era do moto clube, apenas tocava guitarra na banda. O último evento que toquei com os caras foi em São Vicente, no aniversário de um MC bastante conhecido. Vou evitar nomes aqui pra ninguém se magoar....

Os caras queria que eu, num baita calor que faz em S. Vicente, usasse um colete do MC. Eu não quis por conta do calor. "Mas a banda é do MC! Tem que usar o colete!"
    Beleza, sou o feliz ex-guitarrista dessa banda.

A diferença é que o MC se perde nas próprias regras. Tem um estatuto pra preservar a "liberdade". Nem vou entrar em discussões semânticas sobre o que é LIBERDADE.

Um moto grupo normalmente é mais restrito ainda. PORTAL DAS BIG TRAILS, CLUBE DA XT.... HONDA CBR BRASIL.... por aí vai.
    Reune pessoas cujo único interesse em comum é motocicleta. Mais do que isso: Uma motocicleta específica, de um fabricante específico. Se a sua CBR for uma 450, o cara da 600RR não te aceita pq a tua é velha e não anda nada... E vc é pobre.

Acho que nos MC's valoriza-se demais o MC. E nos MG's - salvo raras exceções, valoriza-se demais as motocicletas.
    Esquecemos que compramos as motos para fazer turismo.

Abs!

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    MSFazer

Você leu o que vem após a minha assinatura? "Andar de motos e fazer amigos". Acho que isso é o mais importante. É claro que eu sou fá de carteirinha das big trails, mas isso, no entendimento meu e do Leon (criadores do PB), não impede e nunca impedirá que pessoas que tenham motos menores, sejam elas trails ou não, se cadastrem por aqui e interajam com a galera de igual para igual. Inclusive um dos ganhadores do último sorteio tinha uma biz (ou algo similar). Não gosto e não concordo com preconceitos. Acho que qualquer grupo, seja um MC, MG, Fórum ou até mesmo uma panelinha de amigos que focar muito em regras além do necessário correrá o risco de perder a essência do motociclismo, que é a liberdade e o espírito de companheirismo.

Eu não conheço muito sobre MC e MG, mas ainda pretendo me enturmar mais e conhecer melhor alguns deles. Quem sabe até entre em algum moto clube para entender melhor como tudo funciona. Mas se deixarmos de lado esta "essência" da vida sobre duas rodas, aí tudo ficará comprometido.

Acho que este filme fala um pouco mais sobre esta "essência" que não pode faltar em qualquer grupo de amantes das duas rodas:

Adoro a mensagem deste filme! Creio que nunca devemos nos afastar do básico. As vezes grandes empresas, organizações e grupos morrem de melhorias. Que este fórum não entre para estas estatísticas!

Ah! Quando organizarmos eventos presenciais todas as motos poderão estacionar no mesmo pátio, rsrsr. Pode ser que para bater algumas fotos formemos alguns grupos, mas não haverá estacionamento só para um tipo de motos, rsrs...

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    XL 1000V Varadero
    Marca
    Honda
    Ano
    2007
    O negócio e fazer amigos, se divertir e principalmente andar de moto, não importa o estilo.

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Apoiado !!!!
    Abs MAU MAU

Data de Ingresso
    12/2011
    Moto
    TE610
    Marca
    Husqvarna
    Ano
    2008
    Herbert, tomei a liberdade de destacar algumas partes do seu texto:

Citação Postado originalmente por Herbert Ver Post
    Você leu o que vem após a minha assinatura? "Andar de motos e fazer amigos". Acho que isso é o mais importante.

Cara, é como eu penso. Qdo pego uma estrada, eu faço isso com amigos, não com "motociclistas".

Citação Postado originalmente por Herbert Ver Post
    É claro que eu sou fá de carteirinha das big trails, mas isso não impede e nunca impedirá que pessoas que tenham motos menores, sejam elas trails ou não, se cadastrem por aqui e interajam com a galera de igual para igual. Inclusive um dos ganhadores do último sorteio tinha uma biz (ou algo similar). Não gosto e não concordo com preconceitos. Acho que qualquer grupo, seja um MC, MG, Fórum ou até mesmo uma panelinha de amigos que focar muito em regras além do necessário correrá o risco de perder a essência do motociclismo, que é a liberdade e o espírito de companheirismo.

...

Quem sabe até entre em algum moto clube para entender melhor como tudo funciona.

...

Antes de pegar a minha BMW, eu estava só com minha guerreirinha do dia a dia, minha Ténéré 250 e estava pesquisando sobre qual moto comprar. Mas antes de imobilizar uma quantia de capital em um bem de baixa liquidez como é uma motocicleta grande, a gente sempre pesquisa um pouco, né?!

Enfim....

Tentei me associar num grupo de big trails, os caras têm um site e um grupo de e-mails no yahoo. Não me lembro o nome dos caras. Eles te pedem um cadastro, onde constam informações pessoais e sobre a sua moto. Coloquei lá a minha Té250.

Resposta: Fui recusado! Só poderia me associar se eu tivesse uma big trail! A pessoa que respondeu até foi educada, falou que as regras não haviam sido criadas por ele e etc. Mas sei lá q tipo de prazer vc pode ter se associando com um grupo de pessoas que vai te rejeitar se vc usar uma roupa diferente, tiver uma moto diferente.....

Tem uns MC's que não basta o cara ter uma Harley. Só alguns modelos específicos são aceitos!Quer dizer... vc só é amiguinho do cara que gosta do power ranger da mesma cor que vc gosta! E aí vc vai ver o nome do MC é uma coisa do tipo "ÁGUIAS DA LIBERDADE", "RAÇA LIBERTA"....

Faz-me rir!

Por favor, sem ofensas, nem sei se existem motoclubes com esses nomes, ok?! Só coloquei esses nomes aí como exemplo!!!

Eu costumo me aproximar muito lentamente dessas paradas. Já tive uma parca experiência com esse lance de motoclube e não foi uma experiência o que seja obrigatória alguém passar.

Abs!

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    XT 660Z Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Já tive experiência em motoclube e, aliás, ainda tenho... estou participando de um de Recife, apesar de morar em Maceió. Mas são todos amigos meus que considero muito, independente de motoclube! Mas participei de um outro, de proporções, digo até sem medo de errar, internacionais. Passei uns seis meses com o pessoal. Fui levado até eles por um amigo de faculdade. Decidi sair porque não me identifiquei com o estilo de vida deles. Gosto pessoal mesmo, nada mais.

Pra mim, o mais importante é a amizade, o convívio, a irmandade entre motociclistas, independente de vestirem uma porcaria de um colete ou não! Pra mim o que vale é o que está dentro do colete, a figura humana, o ser pensante!!! Se bem que tem uns que nem pensam muito! kkk \o/

Conheço muita gente de motoclube que se acha melhor que outros apenas por vestirem um colete! O camarada se acha o bonzão, tem um discurso que mais parece ser um super piloto e, na hora que você o vê na estrada ou no dia-a-dia na cidade, o cara não passa de um "motoqueiro" (pra mim, moto + maloqueiro = motoqueiro. Maloqueiro aqui no nordeste é um mal elemento! kkk), infringindo leis de trânsito, esquecendo que existem pessoas que não têm a menor culpa dele ser um cavalo sobre rodas e que são ameaçadas por ele, na sua maneira de pilotar e agir.

Então, pra mim, o motoclube é uma "desculpa" pra reunir os amigos, independente de cilindrada, de duas ou quatro rodas... eu quero é encontrar com a turma toda pra jogar conversa fora, trocar idéias, confraternizar... Se um dia eu não estiver no motoclube, a diferença é que não estarei de colete, mas continuarei com a amizade de todos, assim espero. Não é o colete com um brasão que me faz amigo deles. E se eles pensam o contrário, azar o deles! :)

Motoclube, motogrupo enfim, o que importa é a turma, a amizade que existe ali dentro, a oportunidade de viajar em grupo e fazer novas amizades sempre, curtindo as viagens, passeios, rolés... para mim, antes de mais nada, motociclismo é estilo de vida! É você ser um pouco mais despojado, aceitando dormir em barracas de camping, em pousadas bem fuleiras, curtindo a vida em contato com a natureza, levando chuva e lama na cara, com a liberdade que uma moto proporciona podendo nos levar em locais onde carros não chegam, é ter o espírito de companheirismo com motociclistas nas estradas, os quais nem conhecemos direitoou sequer já vimos em algum momento da vida.

Então, meu estilo de vida é esse! :)
    Porque "o que a gente leva dessa vida, é a vida que a gente leva!"

Grande abraço a todos! ;)
    Última edição por Hugo Falcão; 12/01/2012 às 01:50 PM.
    Falcão Sobre Rodas... viajando de moto e curtindo o mundo,
    porque o que a gente leva dessa vida, é a vida que a gente leva!

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    VstromDL-1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2006
    Me permitam colocar um ponto quanto ao pessoal da lista BigTrail do Yahoo . Eu conheço superficialmente algumas pessoas do grupo aqui no RJ embora nunca tenha pego estrada com eles e participei de alguns dos encontros para bater papo ( eu tinha uma Tenere 600 a epoca ) . Já os encontrei na estrada e constatei que o ritmo que eles imprimem é forte e talvez ai resida o fator limitador para não aceitarem motos de baixa e media cilindrada . Sem preconceito , quem já andou em estrada com motos potentes acompanhando motos menores sabe que é muito desconfortavel . Uma coisa é bater papo em um bar e outra encarar uma Dutra , Ayrton Senna , BR-040 mantendo media de 90 Km/h com uma mto que so se sente "confortavel" acima de 100 Km/h .

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    NX4 Falcon
    Marca
    Honda
    Ano
    2008

Smile

a algum tempo atras cerca de 1 ou 2 anos, assim que peguei minha moto, meu primo tentou se cadastrar com sua tornado em um grupo acredito ser o mesmo pela logo que vi, a resposta que ele recebeu foi no minimo mau educada. mas fazer oque.

Eu acho que se você sai com pessoas que tem motos menores sabe que eles não conseguiram manter uma velocidade elevada, e não esperá-las acho eu que é muita falta de respeito, é preferível então nem convidá-las mas não existe a possibilidade de ser mau educado.

no meu caso eu gosto de passear e viajar em um velocidade segura entre 90 a 110 km/h e que eu possa aproveitar o trajeto com tranquilidade vendo a paisagem e tudo mais e não estressado por manter uma velocidade elevada.

No caminho de cascavel a medianeira fomos em 3 falcons como sempre vou de ferrolho conversei com o ponteiro para mantermos uma velocidade nunca acima de 110 Km/h.

E caso algum dia se quiserem correr a mais que isso boa viagem, vou continuar em meu ritmo e quando eu chegar nos encontramos.
    [SIZE=6]www.motoestrada.com[/SIZE]

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    VstromDL-1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2006
    Eu concordo com voce e não gosto de velocidades elevadas mas respeito se os caras querem andar . Por isso não me juntei ao grupo pois o ritmo deles é muito forte para mim . Mas o que eu digo não é da media não . Uma 250 a 110 Km/h ja esta quase no final de giro enquanto uma 1000 ta embolando e pedindo marcha mais baixa .

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Isso que o vulcanico citou é verdade.............mas sempre digo que se tem pequena no grupo temos que esperar e de preferencia mante-los na frente para que ditem o ritmo !!!!

Para passeios curtos ta tudo ok !!! MAs numa viajem realmente fica dificil "esperar" pelas menores, então mesmo sendo um grupo sem fazer distinção de motores, dividimos em dois blocos (maiores e menores) e deixamos o povo resolver aonde quer ir !!!

Isso faz com que todos possam viajar confortaveis e cada grupo busca rodar da melhor forma.

Cito ainda que minha média de velocidade é a da estrada e só ultrapasso em casos raros, porém numa serra ou caminho com muitas subidas as pequenas misturadas com as grandes realmente seguram o grupo !
    Abs MAU MAU

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    VstromDL-1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2006
    Pelo que vi podemos pegar estrada juntos Mau Mau , pois pensamos do mesmo jeito hehehe

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Opa !!!!!!!!!!!! É só combinar !!!!!!
    Costumo dizer que quero curtir o passeio e não imitar a MotoGp !!!
    Abs MAU MAU

Data de Ingresso
    01/2012
    Moto
    VstromDL-1000
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2006
    Um amigo diz que o pessoal da velocidade é a turma do "hein" . Voce diz : Viu aquela paisagem bonita la atras ? O cara passou varado e responde : hein ?
    Voce diz : Viu aquelas meninas bonitas naquela casa ao lado da estrada ? O cara passou varado e diz : hein?
    Voce diz : OLHA A OBRA NA PISTA . O cara diz : heiiiiiiiiiiiiiiiiiin! ! !

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem