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Tópico: As vantagens de fazer o contra-esterço na hora de uma curva

  1. #1
    Avatar de Herbert

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    As vantagens de fazer o contra-esterço na hora de uma curva

    Ao fazer uma curva, em velocidade relativamente alta numa estrada, você força o guidão da moto para o lado de "dentro" ou para o lado de "fora da curva"? Essa é uma pergunta clássica sobre curvas.



    Para ler a matéria completa clique neste link!
    Herbert
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  2. #2
    Avatar de Herbert

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    Numa viagem o Leon aplicou esta técnica e diz que realmente funciona. Como eu estava com problemas na minha manopla do acelerador fazendo com que eu tivesse que "enrolar" o cabo para não perder a velocidade (é sério mesmo), eu não consegui aplicar esta dica. Mas o Leon disse que funciona mesmo!

    Detalhe: esta viagem foi há alguns meses atrás e até hj eu ainda não arrumei o problema na minha manopla, rsrsr...
    Herbert
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  3. #3
    Avatar de Leon

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    Quem nunca fez pode fazer! Muito bom para curvas em alta velocidade!

  4. #4
    Avatar de VitãoRJ

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    Citação Postado originalmente por Herbert Ver Post
    ...

    Detalhe: esta viagem foi há alguns meses atrás e até hj eu ainda não arrumei o problema na minha manopla, rsrsr...
    Se precisar de uma força com a manopla é só falar Herbert!




    A respeito da técnica, esta já faz parte da minha condução e tomo como fundamental. Ideal para desviar de obstáculos como boeiros e buracos. Muito boa nas situações em que o carona joga contra na curva, contra-esterçando a moto não tem jeito, ela deita mesmo! Mas gostoso mesmo é estar mais perto do asfalto e conseguir controlar bem as curvas de alta e baixa velocidade sem sustos.

  5. #5
    Avatar de Leandro Leal

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  6. #6
    Avatar de gervasio.castro

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    Desde a época que fazia trilha eu uso esta técnica.
    Só tem um detalhe, tem de ser usada com suavidade, pois força e movimentos bruscos não combinam e podem te levar ao chão.
    A técnica dever ser bem treinada e, em conjunto com uma entrada correta na curva funciona e dá muita segurança. Depois de um tempo fica automático e vc. faz sem perceber.
    Tem motociclista que prefere puxar o guidão, eu sempre prefuro empurrar. Mas que é legal é....

  7. #7
    Avatar de Sir Camelot

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    Na cidade ajuda bastante e na estrada é uma maravilha, não cansa e dá uma segurança danada.

    Eu aprendi numa estrada que era bastante sinuosa e estava bem tranquila, assim fazendo varias vezes deu pra fixar a técnica. :D
    http://i250.photobucket.com/albums/gg250/brunocamelo/asssircamelot.jpg

  8. #8
    Avatar de Fabiano Mosqueira

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    Como o Gervásio, usei muito quanto tinha minha Agrale Ex 27.5, a famosa "Xuxa", em trilhas aqui na Serra da Cantareira e Trilha do Verde. Hoje ando mais maneiro, e uso a técnica só na minha motomodelo de controle remoto. rs rs rs

  9. #9
    Avatar de leonardo13

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    Eu numca consegui usar isso, vou comprar uma moto de trilha para tentar ainda, com a minha nem arrisco, porque sei se cair, apenas uma quedinha besta mesmo, vai ser no minimo 1000 reais de preju, então melhor não !!!Mas ja fiz bastante com bike, acho que é mais facil fazer pelo peso, agora com motos o cuidado e a tecnica tem que ser perfeita !!Se não... é chão na certa, e venha preju...

  10. #10
    Avatar de Sir Camelot

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    leonardo13

    Acho que voce exagerou um pouco, não precisa comprar uma moto e nem voce vai cair se fizer.

    Voce pode tentar aos poucos. Vá pra algum lugar livre, sem carros, faça a motoca andar a uns 40 km/h e tente girar o guidom de leve, voce vai ver que ela vai pro lado contrário. Continure treinando e aos poucos vai ver como é mais facil fazer curvas e masi seguro livrar de obstáculos.
    http://i250.photobucket.com/albums/gg250/brunocamelo/asssircamelot.jpg

  11. #11
    Avatar de VitãoRJ

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    Leonardo, não estamos falando de derrapagem controlada com o uso do contra-esterço, estamos falando do uso do contra-esterço na condução da moto, sem execução de manobras ou freagens bruscas como no estilo Supermotard.

    Você usa a técnica e nem sabe, acredite!

  12. #12
    Avatar de Leon

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    Sem chance de queda Leonardo! Vai tentando devagarinho na curva que vai ver o resultado, o movimento é bem delicado mesmo....vá testando.

  13. #13
    Avatar de gervasio.castro

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    Quer treinar ?
    Pega uma Bike e num lugar tranquilo pratique com ela.
    A primeira vista parece complicado, pois parece que estamos desafiando a física, mas é o contrário. Para vc. ter uma ideia, depois de um tempo seu cerebro naturalmente faz vc. usar. Talves vc. já use, sem perceber.

  14. #14
    Avatar de leonardo13

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    Ok entendi o que vcs estão falando, mas realmente eu entedi algo mais radical Hahaha
    Na verdade vou simplificar, vcs estão se referindo a contra esterço assim:


    Mas eu estava me referindo a isso (um pouco mais radical e sempre fazia na Bike):

    Relamente exagerei sim, mas voltando ao assunto do topico uso o contra esterço normalmente sim, pois conheci gente que dizia esse mesmo nome (contra esterço) para fazer isso em altas velocidades, no drift... que por sinal é muito usado !!!

    O contra esterço sempre uso aqui no transito de são paulo, muito util para abaixar a suspesão na hora de curva e deixar a moto mais firme no chão, certo !!!! HAHAHA E nem preciso cair realmente....
    Última edição por leonardo13; 18/11/2011 às 10:58 PM.

  15. #15
    Avatar de Dr. Cristiano BSB

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    Caras, quando comecei a ler sobre contra-esterço, fiquei assustado. Mas fui começar a treinar e... descobri que sempre usava!!! Quando vou trocar de faixa, uso sem saber. Nas curvas, uso sem saber. É instintivo. Está numa faixa, em linha reta, só com a mão direita no volante. Vc quer mudar para a faixa da esquerda, você puxa ou empurra no guidão no lado direito? Aposto que todo mundo que não sabe na próxima voltinha já vai estar sabendo. Gasta uma ínfima energia corporal, ao contrário de "jogar o corpo" todo para o lado esquerdo...

  16. #16
    Avatar de Leon

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    É isso ai Leonardo, o que estamos falando é o do primeiro vídeo, nada radical.

  17. #17
    Avatar de Sir Camelot

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    O segundo é animal demais!!!
    http://i250.photobucket.com/albums/gg250/brunocamelo/asssircamelot.jpg

  18. #18
    Avatar de leonardo13

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    Sir camelot, por isso não arrisco fazer isso com minha moto hahahah !!!

  19. #19
    Avatar de Sir Camelot

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    Tenho vontade de dar umas voltas num brinquedo desse.
    http://i250.photobucket.com/albums/gg250/brunocamelo/asssircamelot.jpg

  20. #20
    Avatar de Bruno

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    Muito legal isso ai, eu tmb não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto até eu ter lido em outro fórum e visto o primeiro video, comecei a tentar praticar e tal foi como o VitãoRJ falou.
    Já me safei utilizando a técnica, foi no primeiro dia q troquei o guidão da Tornado coloquei um Fat Bar ele era mais longo no começo da um diferença na pilotagem e eu esta indo trabalhar por uma via "rápida" que na verdade não é rsrs, eu estava em um velocidade meio elevada e quando deitei a moto para fazer uma curvinha ja deu aquela diferença pelo guidão e eu vi que ia dar reto no meio fio e na placa depois ai me veio como reflexo utilizar essa técnica para tirar a moto do centro de equilíbrio, podendo corrigir esse erro.
    Muito bom.

  21. #21
    Avatar de VitãoRJ

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    Eu uso full time, só não funciona em manobras curtas onde olhar para onde se deseja ir ainda é a melhor técnica. Experimentem realizar a curva olhando para o fim dela ou passar por um corredor olhando para o mais distante possível nele, notarão que o cerébro sabe lhe dar melhor com situações em que se usa a técnica, podem acreditar.

    Depois que fiz o curso de pilotagem de segurança da Honda sinto muito mais estabilidade nas curvas e deito sem dó, as vezes me sinto o Valentino rsrsrs. Uma coisa que não dão atenção também é a centralização da massa na curva, ajuda muuito! Quando entrar na curva abra a perna para dentro da curva e notará uma sensação de confiança, em curvas curtas tirar o pé da pedaleira e jogar para frente e dentro da curva também ajuda muito...

    Enfim, vale muito a pena se inteirar sobre as técnicas de pilotagem que até o youtube lhe ensina.

  22. #22
    Avatar de Guto_MG

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    Procedimento muito usado em pilotagem na terra!!

  23. #23
    Avatar de Sir Camelot

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    Pratiquei bastante no fim de semana. :D
    http://i250.photobucket.com/albums/gg250/brunocamelo/asssircamelot.jpg

  24. #24
    Avatar de Leon

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    É outra coisa, né Bruno.....a moto vai deitando sem esforço algum....

  25. #25
    Avatar de Bruno

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    Leon.
    Sim, é outra coisa utiliza-lá.

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