Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 40 de 67

Tópico: Viajar Sozinho ou em Grupo - Vantagens e Desvantagens

Data de Ingresso
    11/2012
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012

Viajar Sozinho ou em Grupo - Vantagens e Desvantagens

Amigos de roda!
    Estou criando este post para colher opiniões e relatos sobre viajar sozinho ou em grupo.
    Como você prefere e por que? Sabemos que ambas as formas tem suas vantagens e desvantagens.
    Eu sempre fui meio independente, ou seja Ermitão mesmo, isto é, se não tinha parceiro ia somente eu. Recentemente realizei uma Expedição só com minha garupatroa. Atravessamos locais relativamente perigosos e, se algo desse errado, estariamos à propria sorte.
    Em 2011 também realizei uma Expedição solo em pleno inverno. Foi maravilhoso, pois meditei muito e conheci um pouco mais dos meus limites.
    Porém, quero ler a opiniões de voces! E então, sozinho ou em grupo? Por que?

Abraços a todos!
    André Luiz

Data de Ingresso
    12/2011
    Moto
    xt1200z térnura
    Marca
    yamaha
    Ano
    2012
    Andre serei a primeira a responder......adoro viajar sozinha faço meus próprios horários minha rotina paro onde quando quero me dou muito bem comigo mesma..incrível....ja fiz várias viagens solo...apesar de gostar não creio ser muito seguro qdo estou sozinha não me arrisco em conhecer lugares mais afastados ou de difícil acesso....qdo estou só exploro melhor minha paradas...faço amizades conversos com pessoas novas e isso eu amo....gosto de viajar sem muita programação faz meu gênero..

por outro lado sinto falta de uma pessoa que tb goste de viajar e trocar idéias..uma viagem a dois....trocar a experiência do sentimento no momento em que ele ocorre pois depois por fotos e contando nunca será a mesma coisa....mas se não tem essa pessoa conto pra mim mesma e me divirto sozinha um dia quem sabe poderei fazer uma viagem com uma pessoa assim...bem humorada que topa qq coisa dia e horário ...sempre levando as coisas que deram certo e as que tb não deram com humor e paciência....é difícil pois qdo saiu saiu para curtir para descontrair e não quero do meu lado uma pessoa que só reclama e só fica brava e mal humurada a cada pequeno acontecimento...vc até desanima...e enquanto isso não acontece prefiro as viagens solo ou em grupo....ahhh em grupo é tudibão pessoas de várias regiões com características diferentes tem sempre algo a ensinar....e adoro aprender....adoro ri junto com as pessoas isso torna a viagem mais leve e prazerosa pronto no final gosto de todo tipo de viagem...porque pra mim o imprtante é viajar...sempre.....

essa viagem foi solo e curti muito uma semana.......
    https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/10004071_592453040849267_1573997856_n.jpg

Data de Ingresso
    07/2012
    Moto
    F 800 GS Trophy
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Em viagens aqui pela região sempre viajamos sozinhos eu e a garupatroa, mas em viagens mais distantes prefiro sempre uma cia, não curto muito a solidão, gosto de trocar experiências e rodar com pessoas que tem o mesmo estilo de pilotagem que o meu, não pode ser aquele roda presa que para toda hora nem o maluco que esta sempre no limite, tem que saber dosar as coisas e encontrar alguém que saiba dosar como você é complicado. Agora em lugares inóspitos não teria coragem de rodar sozinho por segurança em uma queda você ficaria refém da própria sorte.
    Vou contar uma historinha que aconteceu com agente no Chile, estavamos num posto chegaram 5 motos 2 DL650 1 Transalp 1 DL1000 e 1 BMW 1200 adventure, trocando ideia os caras perguntaram pra onde agente iria eu disse que estavamos indo pelo Paso de Agua Negra 4 deles ficaram interessados trocamos ideia os caras ficaram loucos pra ir, pois ja tinham ouvido falar e tinham vontade de enfrentar virei pra eles e disse vamos junto ja estamos em 3 um ajudando o outro não tem erro, interessante que o da BMW nem nos comprimetou e nem deu bola para o que estavamos falando deve ser por causa das nossas motinhas então começou o maior B.O. os caras queriam ir com agente e o d BM não vixii mo rolo o da BM disse que não iria colocar a moto del de 90.000 nessas quebradas que se os caras quisessem colocar a deles de 25.000 poderia colocar que ele iria embora sozinhos caras muito gente boa disseram agente veio junto vamos voltar junto.
    Eu perguntei pra um dos caras por que eles tinham trazido um cara como esse eles disseram que combinaram a viagem e o cara entrou no bonde ou seja tem que ver tudo ate situação financeira de cada um para uma viagem.

"Quem pilota uma Big Trail pode ate negar, mas esta sempre atrás do mau caminho"

Data de Ingresso
    07/2012
    Moto
    F 800 GS Trophy
    Marca
    BMW
    Ano
    2013

"Quem pilota uma Big Trail pode ate negar, mas esta sempre atrás do mau caminho"

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Não tenho muita experiência em longas viagens, mas nas pequenas, prefiro andar só. Como disse a karla, me dou muito bem comigo mesmo! Sou muito chato e mandão, logo arrumar um bom parceiro não seria fácil! A única pessoa que seria excelente parceiro (o cunhado-irmão) ainda não tem moto... Por enquanto, vou sozinho!

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Gustavo_Lemos Ver Post

Gustavo, esta foto é incrível!

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    03/2013
    Moto
    990 Adventure
    Marca
    KTM
    Ano
    2011/2013
    Eu procuro sempre estar em companhia para dividir as experiências, as conversas, os perrengues e até a segurança. Sozinho tenho a impressão de ficar na solidão e como sempre tive o costume de viajar em grupo, pode ser uma visão errônea.
    Agora final de Abril vou poder experimentar a sensação de viajar sozinho em uma viagem mais longa. Vou ao Atacama e por enquanto sem medo, estou encarando como um desafio e tenho em mente as palavras da Karla cps. Tive apenas uma experiência de viajar sozinho por 04 dias na Europa, você até se vira mais do que estando em grupo.
    Ainda prefiro companhia mas se não for possível, Born to be wild.
    Viajar de carro você curte a paisagem, de moto você faz parte dela!

Data de Ingresso
    12/2011
    Moto
    xt1200z térnura
    Marca
    yamaha
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por tdarcie Ver Post
    Eu procuro sempre estar em companhia para dividir as experiências, as conversas, os perrengues e até a segurança. Sozinho tenho a impressão de ficar na solidão e como sempre tive o costume de viajar em grupo, pode ser uma visão errônea.
    Agora final de Abril vou poder experimentar a sensação de viajar sozinho em uma viagem mais longa. Vou ao Atacama e por enquanto sem medo, estou encarando como um desafio e tenho em mente as palavras da Karla cps. Tive apenas uma experiência de viajar sozinho por 04 dias na Europa, você até se vira mais do que estando em grupo.
    Ainda prefiro companhia mas se não for possível, Born to be wild.

depois de ter ido pro Atacama com a deliciosa cia do meu irmão...nos damos super bem...hoje posso te dizer faria a viagem sozinha tranquilo vai com força e Fé..
    https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/10004071_592453040849267_1573997856_n.jpg

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    9R
    Marca
    John Deere
    Ano
    xxxx
    Essa seria a minha resposta:

Citação Postado originalmente por karla cps Ver Post
    Andre serei a primeira a responder......adoro viajar sozinha faço meus próprios horários minha rotina paro onde quando quero me dou muito bem comigo mesma..incrível....ja fiz várias viagens solo...apesar de gostar não creio ser muito seguro qdo estou sozinha não me arrisco em conhecer lugares mais afastados ou de difícil acesso....qdo estou só exploro melhor minha paradas...faço amizades conversos com pessoas novas e isso eu amo....gosto de viajar sem muita programação faz meu gênero..

por outro lado sinto falta de uma pessoa que tb goste de viajar e trocar idéias..uma viagem a dois....trocar a experiência do sentimento no momento em que ele ocorre pois depois por fotos e contando nunca será a mesma coisa....mas se não tem essa pessoa conto pra mim mesma e me divirto sozinha um dia quem sabe poderei fazer uma viagem com uma pessoa assim...bem humorada que topa qq coisa dia e horário ...sempre levando as coisas que deram certo e as que tb não deram com humor e paciência....é difícil pois qdo saiu saiu para curtir para descontrair e não quero do meu lado uma pessoa que só reclama e só fica brava e mal humurada a cada pequeno acontecimento...vc até desanima...e enquanto isso não acontece prefiro as viagens solo ou em grupo....ahhh em grupo é tudibão pessoas de várias regiões com características diferentes tem sempre algo a ensinar....e adoro aprender....adoro ri junto com as pessoas isso torna a viagem mais leve e prazerosa pronto no final gosto de todo tipo de viagem...porque pra mim o imprtante é viajar...sempre..... [...]

Com a única diferença é que mesmo sozinho me arrisco em desbravar (risco controlado). E também que gosto de planejar a viagem, os locais do roteiro etc... mas sempre deixo uma margem bem grande de flexibilidade para não estressar e acabar tornando o prazer em obrigação.

Por fim, a experiência tem mostrado que quanto maior for o percurso, menor deve ser o grupo.

Muitos dias (mais de 10)? Sequência de dias com muitos km? Situações de estresse (calor, trânsito, estradas ruins)? se juntar muitas coisas assim numa viagem o melhor é dupla ou, no máximo, trio.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2014
    Bom, ainda não tenho experiência em longas viagens, somente em curtos trajetos e descidas do interior ao litoral paulista... Isso, daqui pra frente vai mudar, planejo viajar mais e em longos trajetos.

Mas no geral, gosto de cia... Sou um cara fácil e gosto de estar entre amigos trocando risadas e experiências, porém se estiver só com garupatroa ou sozinho o passeio continua e bora curtir os horizontes!!!
    “Só quem anda de moto sabe porque é que o cachorro põe a cabeça pra fora quando anda de carro..." .

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    F 800 GS Trophy
    Marca
    BMW
    Ano
    2017
    Já fiz viagens com amigos e foi ótimo, e também já fiz viagens com amigos e foi péssimo ! Já aconteceu comigo de um companheiro de viagem não querer ir à praia (estávamos e Porto Seguro) porque a moto dele ia ficar na poeira...... Já viajei com malucos que iam no limite o tempo todo, e com roda presa, que não passava de 100km....
    Acho que tudo depende do espírito com o qual a gente encara a viagem. Mas uma coisa é certa: tem que ser amigo. Senão, dá galho.
    Ultimamente, faço pequenas viagens sozinho ou com a garupatroa, e também com o meu irmão, e não tenho tido problemas.
    Estou começando a planejar uma viagem pelo Atacama e outra a Ushuaia, mas já fiz a opção por ir em grupo. Só falta ajustar as agendas com os amigos que também querem ir.

Data de Ingresso
    08/2013
    Moto
    800xc tiger
    Marca
    triumph
    Ano
    2013/2013
    Eu estou preste a fazer uma longa viagem, devo ir até macho, no peru, tinha sido planejada com grupo, só que a estrada está alagada em um trecho entre Porto Velho e Rio Branco. Os amigos que iriam estão desistindo pelo fato das motos serem raley, e não encaram lama, estou propenso a ir sozinho, adoro andar só, no máximo com a garupatroa, quando estou só pela manhã bem cedo e ver o sol nascer poder parar no acostamento de uma rodovia e poder aplaudir o sol, meus amigos não tem preço. Sinto algo indescritível, se você está em grupo, alguns colegas querem chegar ao destino sem aproveitar o que o momento lhe oferece.

"O fracasso não é uma opção" (Gene Krantz, Apollo 13 Flight Director) "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, e eu não tenho certeza sobre o universo.". (Albert Einstein)

Data de Ingresso
    10/2013
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2012
    Nos curtos trajetos que tenho feito 200-400 km tenho observado que fico menos tenso sozinho.
    A viagem mais longa (1600km no total) foi em grupo, mas não posso dizer que tenha gostado.

Enviado de dispositivo móvel.

Data de Ingresso
    10/2012
    Moto
    ST 1200
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2013
    Fala André!
    Como você bem colocou, sozinho ou em grupo tem suas vantagens e desvantagens.
    Em grupo se tem que ter em mente que vai andar mais devagar (ou rápido), fazer mais paradas (ou menos) do que se está acostumado e assim por diante.
    Ou seja: a gente precisa fazer o mesmo exercício de quando decide morar em condomínio: o de não tomar decisões sozinho. O benefício é a segurança, a camaradagem nas horas difíceis, outra cabeça te ajudando a não fazer bobagem e o melhor de tudo é a cia de quem nos faz bem.
    Sozinho você tem a liberdade nua e crua, de fazer tudo o que lhe vier à cabeça, curtir a aventura, a velocidade... e vai arcar com as consequências disso também.
    Eu viajo bastante sozinho por causa do trabalho, que geralmente me faz ralar nos fins de semana e me deixa folgas durante.
    Resumindo? De qualquer jeito é bom demais!

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    990 Adventure
    Marca
    KTM
    Ano
    2006
    Concordo com tudo o que já foi muito bem colocado pelos amigos... Adoro viajar sozinho, mas com um pequeno grupo homogêneo, dá quase no mesmo.
    Já um grupo muito grande é quase impossível ser homogêneo, então não dá pra ser muito rígido como horários, paradas, velocidade, etc.
    Diria que vai muito da ocasião, tem horas que é legal estar sozinho, em outras horas, é legal ter alguém vivendo aquele(s) momento(s) contigo, como bem disse a Karlinha.
    Mas independente de estar solo ou em grupo, o mais importante pra mim é nunca se aborrecer com os imprevistos que, com certeza, vão surgir.
    Quem me conhece e já andou comigo, sabe que não perco a esportiva nunca, seja por um pneu furado, seja por uma moto quebrada, etc. Costumo dizer que se for pra me aborrecer, fico no trabalho, onde recebo pelos aborrecimentos.

Abraços,
    Leandro Leal
    Member since 23/9/2011
    "A diversão começa onde o asfalto termina"

Data de Ingresso
    08/2013
    Moto
    Triunph Explorer 1200
    Marca
    Triunph
    Ano
    2013
    Fiz uma viagem a Machu Pichu com um amigo de Minas e foi maravilhoso. Temos a mesma tocada, motos semelhantes, o cara não é de estressar ( é mineiro kkk) gostamos de dar uma parada rápida a cada 150 km e uma parada maior no terceiro pit stop. Enfim, a viagem foi um show e o cara é dez. Mas numa outra viagem a Santiago que fizemos ( eu e mais 2 ) depois de 3 dias os 2 brigavam pra tudo até para definir em qual restaurante iríamos jantar. Eu não esquento pra nada quando estou de férias. Procuro ser o mais light possível. Mas também fiz uma viagem solo até Ushuaia e foi divina, apesar de andar vários trechos com outros motociclistas que a gente acaba encontrando pelas estradas. Andava no meu ritmo, parava quando queria, acordava a hora que queria, ficava mais ou menos tempo nos destinos, enfim, a viagem foi muito proveitosa e adorei. Portanto, o melhor é ir com 2 ou no máximo 3 amigos que voce conheça bem e tenha afinidade , porque se não tiver, é melhor ir sozinho. Agora solo ou acompanhado, viajar é sempre muito bom. GOTO

Data de Ingresso
    12/2011
    Moto
    TE610
    Marca
    Husqvarna
    Ano
    2008
    Putz... acho que depende muito..... Primeiro, vou definir VIAGEM. Viagem, pra mim, é quando você vai passar vários dias seguidos rodando de moto. Pode ser uma viagem de 20 mil km, que vc vai passar vários dias rodando 600-800km todos os dias, por uns 25-30 dias.... ou uma de 800 km que vc vai fazer em 8 dias, rodando 100km por dia.
    Isso é diferente de fazer um passeio de 800km, onde vc sai de SP, vai tomar um sorvete no RJ e volta no mesmo dia....

Ou seja: no meu entender, VIAGEM envolve sair de um lugar, dormir em outro, dormir em outro.... até chegar a um destino... e depois voltar. Faz-se em vários dias e a distância é menos importante que o TEMPO que ela dura.

Definida a viagem, podemos debater o que é melhor ou não nesse cenário.
    Como eu disse, a viagem passa por dormir num lugar, ter uma agenda para ser executada durante o dia: passeios, paradas pra fotos, abastecer, comer.... e chegar num outro lugar, onde vc provavelmente já reservou um hotel/hostel/camping/barraco....

Isso presume uma certa rigidez com horário. Dependendo da capacidade de limite de rodagem cada um, os gostos, entre outras variáveis, a convivência por vários dias pode ser estressante. Por exemplo, um dos pilotos não se importa de pilotar a noite, o não gosta, o outro detesta, um outro morre de medo.... Vamos pela estrada mais rápida, pela mais sinuosa, pela estrada de terra...?!

Enfim.... um grupo tem de ser muito coeso. E é difícil conseguir essa coesão em grupos muito grandes.

Dito tudo isso, evidenciando toda a minha chatice e ranzinzisse, rssss.... eu digo que prefiro viajar em no máximo 3 motos, com no máximo, 5 pessoas. Se for pra viajar em 5 pessoas em 3 motos... eu prefiro ir sozinho, rssss!

É um assunto complicado. Já fiz viagens sozinho e em grupos. As que mais me estressaram eram as com grupos grandes (mais de 3 motos, pra mim, é um grupo grande). Vc tem de ficar esperando 50 mil motos abastecerem, o fulaninho vestir luvas, o ciclaninho passar gel no cabelo, o beltraninho reclamando do frio.... e eu reclamando de todo mundo, kkkkk!

Mas como eu disse... prefiro a solidão do meu capacete ao stress de me render aos horários de um grupo confuso, rsss.

Abs!

Data de Ingresso
    07/2012
    Moto
    Tiger 800XC/Té 250
    Marca
    Triumph/Yamaha
    Ano
    2013/2011
    Creio que num longa viagem (mais de 3 dias de ida), o ideal é, no máximo, 3 motos, ou sozinho.

Meu conselho, evite fazer um viagem longa com quem não tenha viajado pelo menos um vez.
    Só ficar na teoria não funciona, tem que cair na estrada junto.

Digo isso porque é difícil organizar tempo, dinheiro, equipamentos e moto para realizar o sonho de uma longa viagem e depois de tudo isso, por causa de um parceiro mal-humorado, despreparado ou fora de sintonia com o que você planejou, estragar a viagem.
    Em alguns casos o "mala" pode ser você mesmo, que também não se entrosou com os companheiros.

Por isso acredito que viagens anteriores já teriam servido para ajustar as diferenças e picuinhas.

Viajar sozinho tem a vantagem de fazer tudo no seu tempo e vontade, mas também tira um pouco do prazer em dividir as conquistas, paisagens e problemas.
    Até porque, quem vai tirar as suas fotos? rsrsrs
    Além do que, a solução dos problemas fica mais difícil quando se está sozinho.

É por tudo isso que fazemos viagens curtas com os amigos.
    É o tempo e a convivência que indicam o caminho de uma parceria "ponta firma"para uma viagem longa.
    Luiz Silva
    VIAGEIROS Moto Turismo

'Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar
    agora e fazer um novo fim.' (Chico Xavier)

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    ST 1.2
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Fala, André. Bão?
    Eu sempre viajei e viajo muito sozinho. Pelas peculiaridades do meu trabalho, as datas livres aparecem, muitas vezes, de um dia para o outro, e isto inviabiliza fechar um grupo. Mas na verdade você nunca está sozinho. Em janeiro sai rumo a SRR e em Floripa, chegando ao hotel, encontrei duas pessoas da melhor qualidade e acabamos fazendo uma boa amizade que dura até hoje.
    Porém, viajar sozinho requer uma avaliação muito mais criteriosa do roteiro a ser seguido, planejamento deste distâncias, pontos de apoio e equipamentos de segurança e reparos que devem compor a bagagem.
    Com ou sem companhia, eu acho que viajar de moto é algo que faz você se liberar das amarras e ficar sorridente debaixo do capacete.
    "A gente não faz amigos, reconhece-os." Vinicius de Moraes

Data de Ingresso
    09/2012
    Moto
    Versys 650
    Marca
    Kawasaki
    Ano
    2012
    [QUOTE=Goto;110559.... Portanto, o melhor é ir com 2 ou no máximo 3 amigos que voce conheça bem e tenha afinidade , porque se não tiver, é melhor ir sozinho. Agora solo ou acompanhado, viajar é sempre muito bom. GOTO[/QUOTE]

Também não fiz ainda, a minha viagem mais longa, mas concordo com o Goto, até para viagens mais curtas. Tem que escolher amigos que tenham afinidade.

Viajo muito sozinho, até por questão de disponibilidade de tempo, e me dou muito bem. Adoro ir para a faixa da direita, diminuir a velocidade (quando isso for possível, com segurança e atenção) e curtir a paisagem. Se algo chamar mais a atenção, paro e curto.

Agora, se tem uma coisa que me deixa irritado, é viajar com alguém que insiste em querer ficar emparelhado com você. Se algo acontecer, vão os dois para o chão. Quando isso ocorre com insistência, paro e desenho para entender.

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    O melhor é viajar em dupla.

TOdas as vantagens de viajar sozinho sem as desvantagens de ter que conciliar 328 opiniões diferentes.

Prefira um dupla mais baixo e mais magro do que você. Em caso de divergência de roteiro ou coisa parecida, você baixa a *****da. Comigo funciona bem demais.

Detalhe, o dupla não pode ser baixo demais senão num serve para levantar a moto quando você cai e fica embaixo dela.
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    04/2013
    Moto
    V-Stron DL-650 A
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por bokomoko Ver Post

TOdas as vantagens de viajar sozinho sem as desvantagens de ter que conciliar 328 opiniões diferentes.

Prefira um dupla mais baixo e mais magro do que você. Em caso de divergência de roteiro ou coisa parecida, você baixa a *****da. Comigo funciona bem demais.

Detalhe, o dupla não pode ser baixo demais senão num serve para levantar a moto quando você cai e fica embaixo dela.
    MUITO BOA, a melhor até agora!

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por bokomoko Ver Post

Kkkkkkkkk. Perfeito! Certamente se o outro motociclista tiver mais de 1.90 e for faixa preta de qualquer coisa, a opinião dele vai prevalecer! Kkk

Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2013
    Moto
    800xc tiger
    Marca
    triumph
    Ano
    2013/2013
    Citação Postado originalmente por msfazer Ver Post
    Putz... acho que depende muito..... Primeiro, vou definir VIAGEM. Viagem, pra mim, é quando você vai passar vários dias seguidos rodando de moto. Pode ser uma viagem de 20 mil km, que vc vai passar vários dias rodando 600-800km todos os dias, por uns 25-30 dias.... ou uma de 800 km que vc vai fazer em 8 dias, rodando 100km por dia.
    Isso é diferente de fazer um passeio de 800km, onde vc sai de SP, vai tomar um sorvete no RJ e volta no mesmo dia....

Ou seja: no meu entender, VIAGEM envolve sair de um lugar, dormir em outro, dormir em outro.... até chegar a um destino... e depois voltar. Faz-se em vários dias e a distância é menos importante que o TEMPO que ela dura.

Definida a viagem, podemos debater o que é melhor ou não nesse cenário.
    Como eu disse, a viagem passa por dormir num lugar, ter uma agenda para ser executada durante o dia: passeios, paradas pra fotos, abastecer, comer.... e chegar num outro lugar, onde vc provavelmente já reservou um hotel/hostel/camping/barraco....

Isso presume uma certa rigidez com horário. Dependendo da capacidade de limite de rodagem cada um, os gostos, entre outras variáveis, a convivência por vários dias pode ser estressante. Por exemplo, um dos pilotos não se importa de pilotar a noite, o não gosta, o outro detesta, um outro morre de medo.... Vamos pela estrada mais rápida, pela mais sinuosa, pela estrada de terra...?!

Enfim.... um grupo tem de ser muito coeso. E é difícil conseguir essa coesão em grupos muito grandes.

Dito tudo isso, evidenciando toda a minha chatice e ranzinzisse, rssss.... eu digo que prefiro viajar em no máximo 3 motos, com no máximo, 5 pessoas. Se for pra viajar em 5 pessoas em 3 motos... eu prefiro ir sozinho, rssss!

É um assunto complicado. Já fiz viagens sozinho e em grupos. As que mais me estressaram eram as com grupos grandes (mais de 3 motos, pra mim, é um grupo grande). Vc tem de ficar esperando 50 mil motos abastecerem, o fulaninho vestir luvas, o ciclaninho passar gel no cabelo, o beltraninho reclamando do frio.... e eu reclamando de todo mundo, kkkkk!

Mas como eu disse... prefiro a solidão do meu capacete ao stress de me render aos horários de um grupo confuso, rsss.

Abs!
    To junto. Penso parecido também. Pra mim ta definido.

"O fracasso não é uma opção" (Gene Krantz, Apollo 13 Flight Director) "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, e eu não tenho certeza sobre o universo.". (Albert Einstein)

Data de Ingresso
    11/2012
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2012
    Li todas as respostas até agora e percebo que todos pensamos relativamente iguais! Uma viagem em grupo depende de um bom entrosamento entre os componentes, deve existir uma sintonia de vontades e, também, financeira, ou seja, o que tem mais deve acompanhar o que tem menos.
    Uma cara que gosta de fazer piadas de tudo (como eu) deve se conter por que, certamente, vai existir no grupo alguém mais estressado e voce não vai querer jogar uma amisade fora por causa de uma piada na estrada.
    Uma viagem em grupo, voce deve as vezes abrir mão de algumas aspirações em prol da coletividade. O espirito de corpo ( e não de porco) deve imperar sempre. Camaradagem é a palavra.
    Viagem solo: é bom pra limpar a mente, testar coragem e limites. Eu recomendo
    Viagem com a patroa na garupa: é uma Lua de Mel que vira uma tempestade, depois vem a calmaria, depois tempestade de novo e por fim calmaria novamente. Mas recomendo e muito!

Para quem quer viajar e não encontra parceiro, vá sozinho mesmo! Prepare um bom equipamento de sobrevivência e seja feliz!
    Quero ler mais respostas e opiniões da galera!
    André Luiz

Data de Ingresso
    11/2013
    Moto
    800 XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2017
    As opiniões são muito parecidas. Interessante isso.
    Acredito que caminhos aventureiros e com poucos recursos devem ser evitados se você estiver sozinho, mesmo que com garupa. A experiência de trilha demonstra que estar sozinho, ou em uma só moto, em uma emergência pode ser fatal.
    Se o caminho oferece recursos suficientes para garantir sua segurança, ok, pode optar em viajar solo.
    Gosto muito de falar sozinho dentro do meu capacete, mas não arrisco fazer isso sem segurança.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Data de Ingresso
    06/2012
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    Fui em uma turma de 5 até o Atacama e voltei solo, pois tinha receio de fazer o Paso de San Francisco, e que acabou se confirmando em um acidente de um dos integrantes. Não sei se faria uma viagem deste tipo solo novamente, pois em caso de pane ou acidente pode ser muito ruim. Prefiro um grupo de no máximo 5 e no mínimo 3 motos.
    Se meus filhos viverem 100 anos, quero viver 100 anos menos 01 dia, para que nunca tenha de viver sem eles.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2014
    Citação Postado originalmente por CiroDF Ver Post
    Já fiz viagens com amigos e foi ótimo, e também já fiz viagens com amigos e foi péssimo ! Já aconteceu comigo de um companheiro de viagem não querer ir à praia (estávamos e Porto Seguro) porque a moto dele ia ficar na poeira...... Já viajei com malucos que iam no limite o tempo todo, e com roda presa, que não passava de 100km....
    Acho que tudo depende do espírito com o qual a gente encara a viagem. Mas uma coisa é certa: tem que ser amigo. Senão, dá galho.
    Ultimamente, faço pequenas viagens sozinho ou com a garupatroa, e também com o meu irmão, e não tenho tido problemas.
    Estou começando a planejar uma viagem pelo Atacama e outra a Ushuaia, mas já fiz a opção por ir em grupo. Só falta ajustar as agendas com os amigos que também querem ir.
    Bem por ai, prefiro viajar com a esposa na garupa mesmo e vamos indo, as vezes outras motos junto fica bom pela segurança que te passa e a bagunça sempre é maior porém , como vc disse, tem que haver uma maior paciência e tolerancia de todos, pra mim o que pega mesmo é qdo começam a enrolar na estrada e as vezes o objetivo é o passeio mas chegar não dá pra passar meia hora em cada parada de posto......kkkkkkk

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Acho q a viagem em grupo só é bom quando todos têm o mesmo ritmo:
    -Os que gostam de parar e curtir a viagem andam juntos
    -Os que têm mais pressa de chegar no destino também
    -E os que andam de Harley
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.
    "Moto: Uma paixão sem destino!"

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    XTZ 250 Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2011
    Eu fui pra Machu Picchu somente eu e a Patroa, fizemos a estrada de la muerte e voltemos pelo Brasil.
    Detalhe sem GPS e sem ferramenta alguma rsrsrsr.
    De São Borja até S.P. Atacama fiz com 2 amigos que encontrei em São Borja.

Sozinho vc para a hora que quer sem se preocupar, quer tirar foto de uma paisagem ou de uma placa vc para e tira.
    Em grupo já é mais complicado.

Sozinho vc aproveita a viagem
    Em grupo vc aproveita o passeio/destino
    Em dupla vc aproveita ambos.

Abraços.

Data de Ingresso
    02/2013
    Moto
    XT1200Z
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2014
    Eu só viajo sozinho (algumas vezes com a namorada), pois acho mais legal ter um momento só meu. Também não curto muito andar em grupo, pois tenho déficit de atenção e pra eu jogar alguém no chão não custa muito. Outro dia mesmo fui dar uma volta com um grupo grande de Multistrada e mesmo puxando o grupo, toda hora eu ficava tenso olhando o retrovisor. Pra mim não dá, além de eu nunca manter uma velocidade constante. Horas estou beirando 200 km/h, outras sequelado a 80 km/h. Isso irritaria muito quem estiver comigo.

Outro ponto é que viagem em grupo o pessoal tem que se conhecer bem. Esse lance de conhecer mais ou menos pela internet e já sair pra uma viagem internacional não é pra mim. Já encontrei muitos grupos pelas estradas e em muitos deles havia desarmonia por causa da má atitude de algum ou alguns participantes. Eu amo viajar em moto, não abro mão de ter meu próprio tempo (viajo muito a noite) e poder contemplar o que gosto. Pra quem diz que não se viaja a noite de moto, tente sair pela manhã cedo fora do Brasil no inverno pra ver se dá. É melhor sair depois das 11 da manhã e pilotar até meia noite se necessário.

Quanto aos problemas que podem surgir, como problemas mecânicos por exemplo, eu nunca os tive (e olha que já viajei no total por mais de 12 meses fora do Brasil), dessa forma ainda não vejo os benefícios em ter mais pessoas.

Alguns falam da solidão... Eu nunca a tive, até porque quando vc está sozinho, muito mais pessoas aparecem pra puxar papo e coisas acontecem. Além de muitas vezes conhecer um pessoal na estrada e todos seguirem juntos por um tempo. Pra mim é mais tranquilo, pois não me gera nenhuma obrigação de continuar em grupo.

Quem sabe um dia eu viajo em grupo, só questão de encontrar pessoas com afinidade e que andem distantes de mim na estrada

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    11/11
    Citação Postado originalmente por Baddan Ver Post
    Acho q a viagem em grupo só é bom quando todos têm o mesmo ritmo:
    -Os que gostam de parar e curtir a viagem andam juntos
    -Os que têm mais pressa de chegar no destino também
    -E os que andam de Harley
    Kkkkkkkk
    Boa, Baddan.

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    XT 1200Z DX
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2015
    Vou ser sincero, já fui mais fã de viajar em grupo, agora não sei se por causa da idade, rsrs, não estou tendo tanta paciência assim. Como foi dito tem as suas vantagens no quesito de segurança, socorro, e suas desvantagens como no ritmo de tocada, parada, etc...

Data de Ingresso
    04/2016
    Moto
    LD 150
    Marca
    Lambretta
    Ano
    1958
    É uma pergunta difícil de responder. Porém o sozinho é muito melhor.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Data de Ingresso
    12/2015
    Moto
    Explorer 1200
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Penso que tudo é uma questão de afinidade. O problema é que se torna bastante difícil conseguir formar um grupo grande com a mesma sintonia.
    Fiz viagem internacional com 14 pessoas que se conheciam antes de viajar, mas mesmo assim foi difícil conciliar 2 semanas de convivência.
    Minha última viagem longa - 8 dias - fiz apenas com um amigo. Excelente trip.
    A conclusão que chego é a seguinte - grupo pequeno - 2 a 4 motos, no máximo - e pessoas bem sintonizadas, com interesses comuns.
    Avalio como importante também estabelecer previamente o roteiro e detalhes da viagem, mas deixar bastante espaço para as "adaptações". Quando tudo está muito "travado", a chance de stress aumenta.
    Pilote sempre como se fosse a primeira e a última vez que você faz isso.
    O cuidado deve ser o do principiante e o prazer de pilotar deve ser o máximo, curtido a cada km rodado.

MCBDA - Bras*lia (DF)
    Nós fazemos poeira !!

Data de Ingresso
    10/2013
    Moto
    XL 700V Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Penso que tudo é uma questão de afinidade. O problema é que se torna bastante difícil conseguir formar um grupo grande com a mesma sintonia.
    Fiz viagem internacional com 14 pessoas que se conheciam antes de viajar, mas mesmo assim foi difícil conciliar 2 semanas de convivência.
    Minha última viagem longa - 8 dias - fiz apenas com um amigo. Excelente trip.
    A conclusão que chego é a seguinte - grupo pequeno - 2 a 4 motos, no máximo - e pessoas bem sintonizadas, com interesses comuns.
    Avalio como importante também estabelecer previamente o roteiro e detalhes da viagem, mas deixar bastante espaço para as "adaptações". Quando tudo está muito "travado", a chance de stress aumenta.
    É isto mesmo.
    Fiz uma viagem com mais quatro motos, sem garupa, por 32 dias e 14.400 km e houve vários momentos de conflitos de interesses e opiniões.

Tem suas vantagens do tipo companheirismo e ajuda mútua mas acredito que o melhor seria apenas duas motos.

Também já fiz viagem solo.
    É excelente do ponto de vista de liberdade de escolhas mas bate uma certa insegurança para casos de acidentes ou outros imprevistos.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
    No Abandones Tus Sueños
    Veja meus v*deos em:
    http://www.youtube.com/user/Calabria260 ... _as=public

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Agora bem mais experiente do quando emiti a primeira opinião, mantenho minha linha de pensamento... PREFIRO RODAR SOZINHO! Sem stress, sem preocupação, sem regras! Nas duas grandes viagens que fiz fui solo e foi sensacional!

O único momento do dia em que gostaria de ter mais alguém junto era na hora do jantar e só!

Como disse sou chato e me dou muito bem comigo mesmo! Kkkk

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    10/2013
    Moto
    XL 700V Transalp
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Agora bem mais experiente do quando emiti a primeira opinião, mantenho minha linha de pensamento... PREFIRO RODAR SOZINHO! Sem stress, sem preocupação, sem regras! Nas duas grandes viagens que fiz fui solo e foi sensacional!

O único momento do dia em que gostaria de ter mais alguém junto era na hora do jantar e só!

Como disse sou chato e me dou muito bem comigo mesmo! Kkkk

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Kkkkk.
    Talvez desse certo comigo.
    Tenho perfil semelhante......rsrsrs.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
    No Abandones Tus Sueños
    Veja meus v*deos em:
    http://www.youtube.com/user/Calabria260 ... _as=public

Data de Ingresso
    10/2013
    Moto
    V-Strom 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Geralmente minhas viagens sempre é com garupatroa, porém a primeira viagem longa para Ushuaia foi em cinco amigos, acho importante e gosto também viajar com cia, porém também acho um pouco complicado, mas apesar de toda experiencia achei que foi muito boa, tudo deu certo, mas hoje se for fazer outra longa viagem seria mais um ou dois, pois acho mais fácil em dar certo.
    Passeios próximos muitas as vezes prefiro ir com a garupa somente, pois as minhas viagens sempre é bem de boa, pois quando saio para viajar, saio para curtir e não tirar a mãe da forca, mas acho legal ser acompanhado sim para compartilhar as alegrias.

Data de Ingresso
    05/2016
    Moto
    BMW GS1200
    Marca
    BMW
    Ano
    2016
    Eu também prefiro viajar sozinho, é mais tranquilo e adoro ficar na companhia dos meus pensamentos ! Coloco o intercomunicador com uma boa música e os Kms vão sendo devorados... Faço meus horários e paro onde quiser, quando quiser !

Em termos de "perrengues", acredito fielmente que uma boa revisão da moto antes de pegar estrada evita os problemas mecânicos, a questão da segurança é tentar rodar até a luz do sol, a noite as coisas geralmente pioram ! Uma das coias mais maneiras é encontrar outros motociclistas pelas estradas e ir tocando o bonde por um tempo!

Boas road trips !

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem