Postado originalmente por
msfazer
Putz... acho que depende muito..... Primeiro, vou definir VIAGEM. Viagem, pra mim, é quando você vai passar vários dias seguidos rodando de moto. Pode ser uma viagem de 20 mil km, que vc vai passar vários dias rodando 600-800km todos os dias, por uns 25-30 dias.... ou uma de 800 km que vc vai fazer em 8 dias, rodando 100km por dia.
Isso é diferente de fazer um passeio de 800km, onde vc sai de SP, vai tomar um sorvete no RJ e volta no mesmo dia....
Ou seja: no meu entender, VIAGEM envolve sair de um lugar, dormir em outro, dormir em outro.... até chegar a um destino... e depois voltar. Faz-se em vários dias e a distância é menos importante que o TEMPO que ela dura.
Definida a viagem, podemos debater o que é melhor ou não nesse cenário.
Como eu disse, a viagem passa por dormir num lugar, ter uma agenda para ser executada durante o dia: passeios, paradas pra fotos, abastecer, comer.... e chegar num outro lugar, onde vc provavelmente já reservou um hotel/hostel/camping/barraco....
Isso presume uma certa rigidez com horário. Dependendo da capacidade de limite de rodagem cada um, os gostos, entre outras variáveis, a convivência por vários dias pode ser estressante. Por exemplo, um dos pilotos não se importa de pilotar a noite, o não gosta, o outro detesta, um outro morre de medo.... Vamos pela estrada mais rápida, pela mais sinuosa, pela estrada de terra...?!
Enfim.... um grupo tem de ser muito coeso. E é difícil conseguir essa coesão em grupos muito grandes.
Dito tudo isso, evidenciando toda a minha chatice e ranzinzisse, rssss.... eu digo que prefiro viajar em no máximo 3 motos, com no máximo, 5 pessoas. Se for pra viajar em 5 pessoas em 3 motos... eu prefiro ir sozinho, rssss!
É um assunto complicado. Já fiz viagens sozinho e em grupos. As que mais me estressaram eram as com grupos grandes (mais de 3 motos, pra mim, é um grupo grande). Vc tem de ficar esperando 50 mil motos abastecerem, o fulaninho vestir luvas, o ciclaninho passar gel no cabelo, o beltraninho reclamando do frio.... e eu reclamando de todo mundo, kkkkk!
Mas como eu disse... prefiro a solidão do meu capacete ao stress de me render aos horários de um grupo confuso, rsss.
Abs!