Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 40 de 58

Tópico: Como pilotar a moto na areia com garupa ??? Dicas !!!

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013

Como pilotar a moto na areia com garupa ??? Dicas !!!

Olá meus companheiros, eu tenho essa dúvida sobre como pilotar a moto com garupa na areia !!! Já vi vários videos no youtube sobre técnicas no off-road, porém em nenhum deles tinha um garupa, era sempre sozinho !!!

Falo isso pois costumo viajar com minha noiva e as vezes pegamos areia pelo caminho, aí ele fica morrendo de medo pois a moto balança muito na traseira sem falar que a dianteira também fica muito instável ... pois é meus amigos, alguém que já fez curso de off ou tem experiência poderia me ajudar !!!

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Eduardo Pitta Ver Post
    Olá meus companheiros, eu tenho essa dúvida sobre como pilotar a moto com garupa na areia !!! Já vi vários videos no youtube sobre técnicas no off-road, porém em nenhum deles tinha um garupa, era sempre sozinho !!!Falo isso pois costumo viajar com minha noiva e as vezes pegamos areia pelo caminho, aí ele fica morrendo de medo pois a moto balança muito na traseira sem falar que a dianteira também fica muito instável ... pois é meus amigos, alguém que já fez curso de off ou tem experiência poderia me ajudar !!!
    Não existe solução fácil para pilotar com garupa no areião. A dica fundamental é o piloto ficar em pé, olhar para média distância a frente, deixar a moto escolher o melhor caminho, braços relaxados e direção leve, esterçando o mínimo e dá-lhe gás. Acelere sempre. Nas curvas, acelere também !! isso é fundamental. Se você desacelerar, você cai. A areia funciona como um freio pemanentemente acionado e quando você alivia no gás a moto para. Não pode cortar nunca o acelerador, a não ser que você queira parar, sempre em linha reta.Pratique bastante em voo solo para adquirir confiança. O garupa vai funcionar como "bagagem", aumentando o peso e dificultando as manobras. Tenha isso em mente. Ela vai ter que se segurar no bagageiro, no quadro, pois você vai estar em é. Ela vai ter uma visão privilegiada de uma certa parte da sua anatomia. Se você for parente do Hulk causar torcicolo no pescoço da sua amada. Mas faz parte da emoção, né mesmo ? Evite ao máximo colocar os pés no chão. Pé no chão em areia só atrapalha e causa acidente. A exceção é quando você está fazendo uma curva em alta velocidade, sentado e acelerando, a la moto cross. Evite fazer isso com garupa. De resto é sempre em pé.
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    990 Adventure
    Marca
    KTM
    Ano
    2006
    Off com garupa é tenso... Areião então, nem se fala!

Mas o Boko resumiu bem a teoria, agora é só treinar pra fazer virar prática! rsrs
    Leandro Leal
    Member since 23/9/2011
    "A diversão começa onde o asfalto termina"

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Agora é só por em prática !!!

Por acaso alguém sabe se aqui em recife tem curso para off road ???

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    990 Adventure
    Marca
    KTM
    Ano
    2006
    Cola com o Bokomoko, Eduardo!

Sabe tudo de offroad... ;-)
    Leandro Leal
    Member since 23/9/2011

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Leandro Leal Ver Post
    Cola com o Bokomoko, Eduardo!

Sabe tudo de offroad... ;-)
    Vou fazer isso leando leal !!! Esse final de semana já estamos marcando um passeio num off road ... vai ser meu primeiro, espero que seja light !!! kkkkkkkk

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    990 Adventure
    Marca
    KTM
    Ano
    2006
    Bem, se é o seu primeiro, certamente ele vai pegar leve contigo... Vai relaxado e confia!

Parafraseando o Tavão, amigo aqui do Rio: Só cai quem anda. Moto guardada não ganha terreno!

Abraços e bom passeio!
    Leandro Leal
    Member since 23/9/2011

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    XTZ 250 Ténéré
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2012
    Acho que é melhor a mulher ir em pé junto, abraçada com você.

Já fiz isso em estrada de terra esburacada com a namorada e funcionou melhor do que irmos sentados.

Data de Ingresso
    08/2013
    Moto
    800xc tiger
    Marca
    triumph
    Ano
    2013/2013
    Areia fofa amigo, não tem bom. ou to passa no pau, ou e chão na certa.

"O fracasso não é uma opção" (Gene Krantz, Apollo 13 Flight Director) "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, e eu não tenho certeza sobre o universo.". (Albert Einstein)

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Leandro Leal Ver Post
    Bem, se é o seu primeiro, certamente ele vai pegar leve contigo... Vai relaxado e confia!

Parafraseando o Tavão, amigo aqui do Rio: Só cai quem anda. Moto guardada não ganha terreno!

Abraços e bom passeio!
    Espero que ele pegue leve sim !!!

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por menezes Ver Post
    Areia fofa amigo, não tem bom. ou to passa no pau, ou e chão na certa.
    Ainda não tenho confiança de passar na tora ... preciso ir devagar, senão eu caiu parceiro, espero um dia pilotar igual ao Jean Azevedo !!! kkkkkkkkkkk

Data de Ingresso
    08/2013
    Moto
    800xc tiger
    Marca
    triumph
    Ano
    2013/2013
    Ainda não tenho confiança de passar na tora ... preciso ir devagar, senão eu caiu parceiro, espero um dia pilotar igual ao Jean Azevedo !!! kkkkkkkkkkk
    Eduardo, coloca na tua cabeça que você está sem freio dianteiro, esqueça ele, não pode andar muito devagar, a roda dianteira trava se você andar muito devagar, ela fica como se você estivesse acionando o freio. Só posso te falar que o tempo e o treno leva você a perfeição, mas no caso nunca atingiras a perfeição.

"O fracasso não é uma opção" (Gene Krantz, Apollo 13 Flight Director) "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, e eu não tenho certeza sobre o universo.". (Albert Einstein)

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    O Menezes tá certo.

Na areia o truque é acelerar. Isso não significa ter uma velocidade alta. Mas manter a moto em aceleração o tempo todo porque a areia está freando a moto. Você tem que descobrir o grau de aceleração.

Outra coisa é não por o pé no chão, não "baixar o trem de pouso".
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Beleza pessoal !!!

Já diz o ditado, ''só perde pênalti quem bate'' só cai de moto quem anda !!!

Eu faço parte dos motociclistas que já conheceu o asfalto com a própria pele ... o detalhe que foi em uma curva com areia (derrapei com a roda dianteira), deve ser esse meu trauma com areia !!!

Mas melhorei bastante após fazer um curso aqui na Honda em Recife, eles deram várias dicas sobre como pilotar em condições adversas !!!

Salve, salve e vamos que vamos !!!

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Já peguei areião com a esposa na garupa, e me sinto mais seguro estando sentado, mantendo a moto o mais reto possível, engatado na segunda marcha, mantendo uma aceleração leve constante (entre 2000 e 3000 rpm), e com os dois pés esticados (tenho 1,87m e consigo apoiar os pés no chão com os joelhos dobrados)
    Caso derrape de traseira, uso o pé do mesmo lado que a moto começa a deitar e dou um impulso pra voltar a ficar reta (bato o pé no chão mesmo, com a mesma força que a moto se inclinou)
    Já fiz isso várias vezes e nunca caí com a esposa na garupa
    (Exceto quando é lama, daí não dá tempo de corrigir a inclinação)

Recomendo que vc primeiro treine sozinho em areias mais fofas, pratique bastante pra saber o tempo certo de corrigir a hora que a moto deitar.
    E cada moto vai inclinar de um jeito diferente, de acordo com a espessura do pneu, peso da moto, profundidade da areia.

E o mais importante: (eu sempre fiz isso e deu certo)
    Se for fazer um off com a esposa, faça um reconhecimento do trajeto alguns dias antes
    Assim vc não passa nenhum susto, e vai estar preparado pros trechos que exigirem mais habilidade

Espero ter ajudado
    Um abraço!
    Última edição por Baddan; 17/07/2014 às 07:58 PM.
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.
    "Moto: Uma paixão sem destino!"

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Baddan, valeu pelas dicas, irei seguir seus conselhos, afinal quem está na garupa (minha noiva) não tem nada haver com a história e pode cair, por isso tenho que passar total confiança para ela !!!

Valeu baddan !!!!

Data de Ingresso
    07/2012
    Moto
    Tiger 800XC/Té 250
    Marca
    Triumph/Yamaha
    Ano
    2013/2011
    Olá Eduardo,
    Todas as dicas acima são muito importantes, mas lembre-se que é somente na prática que achará a sua melhor forma de pilotar seu modelo de moto sozinho ou garupa ou bagagem.
    Uma boa dica é andar algumas vezes na areia sozinho para entender a dinâmica da sua pilotagem antes de levar a sua garupa.
    Tente explicar para sua garupa que tombos e escorregões fazem parte de um passeio de moto na areia e muitas fezes também é isso que fazem as boas histórias que teremos para contar depois de passeios nesse tipo de terreno.
    Abraços,
    Luiz Silva
    VIAGEIROS Moto Turismo

'Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar
    agora e fazer um novo fim.' (Chico Xavier)

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    F800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Luiz Silva Ver Post
    Olá Eduardo,
    Todas as dicas acima são muito importantes, mas lembre-se que é somente na prática que achará a sua melhor forma de pilotar seu modelo de moto sozinho ou garupa ou bagagem.
    Uma boa dica é andar algumas vezes na areia sozinho para entender a dinâmica da sua pilotagem antes de levar a sua garupa.
    Tente explicar para sua garupa que tombos e escorregões fazem parte de um passeio de moto na areia e muitas fezes também é isso que fazem as boas histórias que teremos para contar depois de passeios nesse tipo de terreno.
    Abraços,
    Exatamente Luiz, lembro q eu estava na colônia Witmarsum (Palmeira PR), e acabei errando o caminho
    Fui parar perto de um curral, numa trilha com lama e... algumas fezes de vaca
    Não teve jeito, foi só atravessar e a moto derrapou no bosteiro!

Depois q caímos e as vacas olhando do lado... ficamos sentados e rindo de tudo

Faz parte e são momentos inesquecíveis até mesmo pra aproximar os casais, pois andar a 2 nada mais é do que confiança e descoberta
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.
    "Moto: Uma paixão sem destino!"

Data de Ingresso
    07/2012
    Moto
    Tiger 800XC/Té 250
    Marca
    Triumph/Yamaha
    Ano
    2013/2011
    Citação Postado originalmente por Baddan Ver Post
    Exatamente Luiz, lembro q eu estava na colônia Witmarsum (Palmeira PR), e acabei errando o caminho

Faz parte e são momentos inesquecíveis até mesmo pra aproximar os casais, pois andar a 2 nada mais é do que confiança e descoberta
    Baddan,
    Rachei de rir só em imaginas a cena, muito bom...
    Cara, andar de moto no off road, independentemente de estar de bagagem ou garupa ou sozinho ou até o tipo da moto, a cada viagem é uma nova história, mesmo que você já conheça o caminho.
    Luiz Silva
    VIAGEIROS Moto Turismo

'Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar
    agora e fazer um novo fim.' (Chico Xavier)

Data de Ingresso
    04/2014
    Moto
    Xl 1000 varadero
    Marca
    Honda
    Ano
    2008
    Entendo perfeitamente o que sente o Eduardo.
    Eu também tenho o maior medo de cair levando minha esposa. Já estou programando fazer um curso de pilotagem em terreno de terra lama ou areia,
    Em 38 anos de moto só cai duas vezes uma com minha esposa e estava parado e a outra eu sozinho quase parado ambas as vezes na areia.Odeio estrada sem asfalto.
    E tem mais um complicador a minha moto é uma VARADERO quando aquele mamute começa tombar nem o hulk segura.mas eu amo assim mesmo minha motona.

Data de Ingresso
    03/2014
    Moto
    DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    11/11
    Citação Postado originalmente por Luiz Silva Ver Post
    Olá Eduardo,
    Abraços,
    Citação Postado originalmente por Baddan Ver Post

kkkkkkkkkkkkkkk
    Ri muito aqui.
    Baddan, nesse caso foi "muitas fezes" literalmente, kkk.

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Todo mundo aqui tem história pra contar !!!

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    V-Strom XT 650 ABS
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2017
    Pitta, lembra da praia do coqueiro solitário, que você foi com o Bokomoko e Homero?!
    Pois é, fui com minha esposa na garupa. kkkk
    Isso, graças ao Boko, que tinha me dito que era uma estradinha bem light.

Como diria um certo apresentador de TV: "loucura, loucura, loucura!" kkkk \o/

Bom, não recomendo um off como o desse passeio acima com garupa! Sem falar que a minha moto não está com pneu apropriado para areia (terra)... Anakee 3. :) Alguns terrenos comprados... mas chegamos na ilha!!! \o/

Mas que foi divertido, foi! kkk
    HUGO FALCÃO | Fotografia & Motociclismo
    Y o u t u b e | I n s t a g r a m | F l i c k r

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    V-Strom XT 650 ABS
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2017
    Ahhh, detalhe... das sete motos, o único com garupa era o lindão aqui! kkk
    Por isso a compra dos terrenos, dois com o aval da patroa. kkk

Data de Ingresso
    04/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2011
    Comprar terreno faz parte

Enviado do meu telefone, que é uma bosta

Lenilson Marcenal
    GS F800

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Segundo o censo que acabei de fazer, de nosso grupo local dos AdF (Amigos do Falcão) alguns amigos ainda não passaram pela iniciação

- Gian
    - Eduardo
    - Alexandre
    - Brunão (esse fugiu para Minas Gerais !!!! Para escapar da iniciação)
    - Casagrande
    - Emerson Bueno
    - Robson
    - Luciano
    - Diego
    - João Guerra
    - Tárcio

Que eu me lembre
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    04/2013
    Moto
    R 1200 GS Adventure
    Marca
    BMW
    Ano
    2011/2011
    [QUOTE=Eduardo Pitta;131404]Todo mundo aqui tem história pra contar !!![/QUO

Edu, todas as dicas dias ai pra cima são boas, mas antes de entrar em qualquer terreno arenoso, murche os pneus em ateh 30% de sua libragem, dai sim, vc tem uma garantia de estabilidade maior e por em pratica as demais dicas. Murchas os pneus, serve para qq tipo de pneu.
    MOTO DE MOTOCICLISTA NÃO PINGA ÓLEO, DEMARCA TERRITÓRIO...

Data de Ingresso
    07/2014
    Moto
    XRE 300
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Valeu pela dica policecolt !!!

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    V-Strom XT 650 ABS
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2017
    Boko, essa aqui ficou a sua cara mesmo! kkkk

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por policecolt Ver Post
    Todo mundo aqui tem história pra contar !!!

Edu, todas as dicas dias ai pra cima são boas, mas antes de entrar em qualquer terreno arenoso, murche os pneus em ateh 30% de sua libragem, dai sim, vc tem uma garantia de estabilidade maior e por em pratica as demais dicas. Murchas os pneus, serve para qq tipo de pneu.
    Dica valiosíssima ! E foi seguida pelo Pitta :)
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Hugo Falcão Ver Post
    Boko, essa aqui ficou a sua cara mesmo! kkkk

Essa foto é um clássico :)

Mas pense bem :) já levamos SuperTénéré para a trilha, V-Strom, Ténéré 66, Ténéré 250, XRE 300, XT 660, F 800 GS (com garupa). Só tá faltando transalp :)

ahhh,, e Versys

CAMELOT !! Cadê você ?
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    V-Strom XT 650 ABS
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2017
    Isso mesmo Boko! :)
    Vamos levar o povo mole para conhecer o coqueiro solitário.

Se bem que, depois de nos conhecer, o coqueiro nunca mais foi solitário. Sempre recebe alguma visita de nossos amigos! :D
    Abração!

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    verdade

Cara, semana passada tava uma crowd danada lá :) Acho que o acesso foi facilitado. Pense numa feira !
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Pessoal vou desenterrar esse tópico, que aliás, contém ótimas dicas...

Quarta passada, fui junto com nosso amigo @Gustavo fazer uma parte da chamada 'Rota do Sol", um caminho um tanto longo na região de Itú - SP. Pois bem, em determinado momento em meio à um Eucaliptal tinha um imenso areião, daqueles idênticos ao que encontramos em Dunas... Entrei devagar, a roda dianteira afundou, a moto ficou totalmente instável e lá se foi o lindão aqui passar a escritura de um terreno... Tombo sem consequências físicas ou materiais, apenas o moral e o orgulho ficaram bem abalados... kkk

Considerando que sou um tanto perfeccionista e detesto comprar terrenos, estou estudando essa situação desde quarta feira (heheheheheh), lendo muito, assistindo vídeos e todas as outras coisas que um ex coxinha em treinamento faria... Cheguei à uma conclusão... a causa principal foi a FALTA DE VELOCIDADE!

Em baixíssima velocidade, estava sentado e os pés teimavam em sair da pedaleira, já que a traseira não parava de abanar... OK, assumo que fiz tudo errado, já que em teoria deveria ter passado em velocidade, em pé nas pedaleiras com o corpo para traz.

Porém tenho duas dúvidas...

1- Segurar o guidão firmemente ou suavemente? Quem decide o caminho? O Piloto (firmemente) ou a moto (suavemente)?

2- Qual a velocidade ideal para atravessar esses areiões?

Valeu pela ajuda pessoal!
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Como passei ileso (pelo menos na areia certo rs), posso responder:

Segure o guidão bem de leve deixando ele oscilar um pouco.
    Não brigue com a moto, ela vai ganhar e te mandar p chão rs, aliás quase acertei um ciclista que vinha no sentido oposto, vc não ouviu mas gritei p ele sair da frente pq eu não ia desviar kkk.

Jogue o peso na rota traseira e acelere muito a cada um segundo, principalmente qdo a roda dianteira teimar em oscilar. E é claro desligar o tcs!!

Estas dicas peguei neste vídeo que achei excelente:

https://youtu.be/UgFdwApthls

Aqui p desatolar:
    https://youtu.be/um4zQbGMMfk

Se alguém tiver mais alguma dica compartilhem pois a região aqui está parecendo o Saara...

Bons treinos rs

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
    Última edição por Gustavo Teixeira; 31/12/2016 às 01:52 AM.

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Kkkkkkk. Gritou para o ciclista? Coitado levou o maior susto!

Quanto à areia sempre achei exatamente isso... frente "bamba", mas vi um dos inúmeros vídeos no oráculo moderno e o cidadão aconselhava segurar firmemente o guidão, dai a pergunta!

Na teoria tudo é muito fácil, na prática é bem diferente e quebrar a barreira do medo exige certa persistência!

Valeu Gustavo e logo logo vamos "treinar" mais um pouco! Kkkk

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    05/2015
    Moto
    Tiger XCX
    Marca
    Triumph
    Ano
    2015
    Falando em persistência lembrei desse vídeo, depois de muitos tombos ele conseguiu pegar o jeito rs.

https://youtu.be/pjsk_lTOh64

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Muito bons esses vídeos! Os dois primeiros são bem técnicos e este último... bom, o coitado aprendeu na prática! Kkkk

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    07/2016
    Moto
    Tiger 800 XR
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016/2017
    Eu também tenho uma vontade danada de aprender a andar na areia de verdade, mas ainda sou muito ruim!

Vou ver esses vídeos pra ver se eu crio coragem de ir pra praia treinar! :)

[]'s
    Walter

Sent from my iPhone using Tapatalk

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    Tiger 800 XCx
    Marca
    Triumph
    Ano
    2016
    Kkkk o bom é que tombos na areia dificilmente causam danos físicos, seja em nós ou nas motocas.

Além de acelerar acrescento o que aprendi no dia que fui nesse areião da minha foto do perfil: esquecer que existe embreagem. O duro e que só depois de cair umas 10 vezes que o **** meu amigo que ja e experiente me falou! Rs

Em alguns momentos que a moto perdia força e corria o risco de apagar eu apertava a embreagem para não apagar e aí que ela apagava mesmo (na hora que eu soltava tava presa na areia), o correto é acelerar ainda mais.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem