Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 41 a 58 de 58

Tópico: Como pilotar a moto na areia com garupa ??? Dicas !!!

Data de Ingresso
    03/2015
    Moto
    F800GS ADVENTURE
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Ótimos comentários e ensinamentos.

Antes de me aventura um pouco no off-road pesquisei bastante como domar a moto no areião e valeu a pena... Porém a prática é que faz toda a diferença... Esqueça o freio dianteiro, deveria ter um dispositivo para desligar esse. A calibragem baixa dos pneus também faz diferença... E acelere sempre... Quando tiver se desequilibrando acelere mais ainda... Kkkkkkkk Se cai levanta e tente outra vez...

E bora fazer rastro... Pilotar moto seja no off ou no on é show de bola... Inexplicável

Meus amigos no off-road evitem de para a moto em terrenos com inclinações acentuadas a probabilidade de tombo é de 99.9%

Abraço

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Pessoal vou desenterrar esse tópico, que aliás, contém ótimas dicas...

Quarta passada, fui junto com nosso amigo @Gustavo fazer uma parte da chamada 'Rota do Sol", um caminho um tanto longo na região de Itú - SP. Pois bem, em determinado momento em meio à um Eucaliptal tinha um imenso areião, daqueles idênticos ao que encontramos em Dunas... Entrei devagar, a roda dianteira afundou, a moto ficou totalmente instável e lá se foi o lindão aqui passar a escritura de um terreno... Tombo sem consequências físicas ou materiais, apenas o moral e o orgulho ficaram bem abalados... kkk

Considerando que sou um tanto perfeccionista e detesto comprar terrenos, estou estudando essa situação desde quarta feira (heheheheheh), lendo muito, assistindo vídeos e todas as outras coisas que um ex coxinha em treinamento faria... Cheguei à uma conclusão... a causa principal foi a FALTA DE VELOCIDADE!

Em baixíssima velocidade, estava sentado e os pés teimavam em sair da pedaleira, já que a traseira não parava de abanar... OK, assumo que fiz tudo errado, já que em teoria deveria ter passado em velocidade, em pé nas pedaleiras com o corpo para traz.

Porém tenho duas dúvidas...

1- Segurar o guidão firmemente ou suavemente? Quem decide o caminho? O Piloto (firmemente) ou a moto (suavemente)?

2- Qual a velocidade ideal para atravessar esses areiões?

Valeu pela ajuda pessoal!
    Maninho, se quer dica de como pilotar R 1200 no areiào, pergunte ao seu outro Maninho Homero. Ele pegou a manha da grandona na areia e tem andado bem com as F800gs (a melhor moto para andar nas dunas).

Quando fomos ao Vale do Catimbau, Homero foi deu show. Certa hora eu propus um swing e peguei a Jumenta para andar na areia. Foi tombo atrás de tombo. A vantagem de R1200 GS é que ela não tomba completamente né ? Paradoxalmente ela é mais fácil de levantar do que a F800 GS.

O moral da história é que para cada moto (leia-se "peso") tem uma janela de velocidade mágica que facilita a pilotagem. Ou seja, uma velocidade mínima, abaixo da qual a moto fica muito instável, e uma velocidade máxima que fica além do limite da prudência. Isso vai variar com o peso instalado na moto e a topologia do areial.

Garanto que quem anda de moto grande em areia anda em qualquer terreno.

É o domínio do coxinha sobre a natureza !!! É libertador.

Aqui no areião da praia aos pés da Cachoeira do Roncador na Chapada Diamantina (Bahia, eita terra boa)
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por bokomoko Ver Post
    Maninho, se quer dica de como pilotar R 1200 no areiào, pergunte ao seu outro Maninho Homero. Ele pegou a manha da grandona na areia e tem andado bem com as F800gs (a melhor moto para andar nas dunas).

Quando fomos ao Vale do Catimbau, Homero foi deu show. Certa hora eu propus um swing e peguei a Jumenta para andar na areia. Foi tombo atrás de tombo. A vantagem de R1200 GS é que ela não tomba completamente né ? Paradoxalmente ela é mais fácil de levantar do que a F800 GS.

O moral da história é que para cada moto (leia-se "peso") tem uma janela de velocidade mágica que facilita a pilotagem. Ou seja, uma velocidade mínima, abaixo da qual a moto fica muito instável, e uma velocidade máxima que fica além do limite da prudência. Isso vai variar com o peso instalado na moto e a topologia do areial.

Garanto que quem anda de moto grande em areia anda em qualquer terreno.

É o domínio do coxinha sobre a natureza !!! É libertador.

Aqui no areião da praia aos pés da Cachoeira do Roncador na Chapada Diamantina (Bahia, eita terra boa)
    Kkkkkkkk. É mais ou menos por aí mesmo! Levantar a R1200 não é difícil... o problema é que não gosto de cair! Kkkkkkk. Vou treinar mais , acelerar mais e deixar de ser coxinho-bunda-mole!

Bom saber que o Homero tem domado bem a moto... da pra saber que não é impossível!

Abraçao aos 2/3 restantes do menor moto-clube do mundo e feliz ano novo para todos nós!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Site - www.aventuraeliberdade.com.br
    Instagram - RROMAGNANI
    Canal Youtube - Aventura e Liberdade

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Andar na areia é muito bom, mas apenas depois q vc aprende kkkkkk

O pior do aprendizado da areia, em minha opiniao, nem é esquecer do freio dianteiro ou pensar na postura em pé com o corpo pra tras pra deixar a frente leve. O pior é vc se "re"condicionar q ao desequilibrar, em vez de tirar a mao, vc tem de fazer o contrario q sempre fez e acelerar. Isso é o mais dificil. Criar confiança q acelerando mais vc terá mais equilíbrio q acelerando menos.

Eu aprendi isto de uma maneira mais fácil. Foi em uma moto de trilha, alugada em um passeio de 3 dias, pelos lençois maranhenses e tendo o simpatico piloto de rally Dimas Matos como instrutor. Isso ja tem varios anos e tenho muita saudade de andar na areia novamente.

Abaixo um dos videos q fiz neste passeio

https://youtu.be/NVSSv_jhlxQ

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300
    http://trailbh.com.br

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por Dfpf Ver Post
    Eu aprendi isto de uma maneira mais fácil. Foi em uma moto de trilha, alugada em um passeio de 3 dias, pelos lençois maranhenses e tendo o simpatico piloto de rally Dimas Matos como instrutor. Isso ja tem varios anos e tenho muita saudade de andar na areia novamente.

Abaixo um dos videos q fiz neste passeio

https://youtu.be/NVSSv_jhlxQ
    Que passeio maravilhoso Dalton ! Conta mais para nós. Tem algum relato ? Dá as dicas aí. Que infraestrutura boa. Fala mais.
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Achei em meus arquivos um relato que fiz do passeio na época. Foi em 2011, mas pelo que sei continua existindo e agora com uma estrutura melhorada. Segue abaixo o relato

"Amigos e amigas. Abaixo meu depoimento sobre um passeio de moto que eu fiz aos lençóis maranhenses no final de semana passado. Saí de BH na quinta e retornei na segunda feira. A empresa que organiza chama Brasil Moto Tour e seu proprietário, Dimas Matos, é um experiente piloto de Rally, bicampeão do Rally dos setões e com algumas participações no Paris Dakar. Ele esteve presente em todo o passeio, tirando fotos e instruindo como pilotar na areia (é phoda andar na areia!!).
    O passeio é simplesmente espetacular. Vale cada centavo investido. O lugar é maravilhoso, as trilhas são ótimas, a organização é impecável.

A base do passeio é na cidade de Barreirinhas, onde é montada a mesma estrutura disponibilizadas aos pilotos de moto e carros que participam do Rally dos Sertões e Rally Paris Dakar. Tanto é que estes passeios são realizados até meados de dezembro e depois há a sua desmobilização para transporte da estrutura para a Argentina, onde ocorrerá a largada do Dakar 2012 no dia 1 de janeiro. A estrutura é composta por 3 caminhões e um ônibus. São 2 caminhões onde os participantes são acomodados e outro onde fica a oficina. Os caminhões de acomodação são divididos em 3 quartos com 2 treliches cada (beliche de 3 lugares), totalizando 18 lugares. Cada quarto com armários individuais para todos os participantes, frigobar e o mais importante, ar condicionado!!!! O problema foi que dormi em um quarto que o ronco de um dos participantes era maior que o barulho de uma das motos acelerando...Nem os providenciais protetores auriculares fornecidos pelo Dimas conseguem abafar o ronco noturno destas motos!!

No ônibus ficam acomodados os integrantes da organização. Neste ônibus há ainda uma cadeira mecânica de massagem que ajuda a recompor os músculos daqueles que voltam meio enjambrado das trilhas. Não fiz a massagem, mas quem fez achou excelente.

Existem ainda as barracas restaurante e a de equipamentos. Na restaurante existem duas grandes mesas onde eram servidas as refeições, que por sinal, eram saborosas e balanceadas. Nada com muito luxo, mas sempre belas refeições com um bom sabor. Ao lado do ônibus havia ainda um frízer vertical com cerveja, gatorede e refrigerante. Cada um se servia do que queria e anotava em uma prancheta para pagamento ao final do dia. A turma que fui não consegui bater o recorde de mais de 164 latinhas de cerveja. Mas ficamos em segundo lugar com 146 consumidas. Considerando que chegávamos ao final do dia todos quebrados e desidratados, tomar 146 latinhas foi uma grande proeza. Mas cerveja só de noite. Enquanto se pilota a organização não permite o consumo de bebida alcoólica. Eles estão certos.

Na barraca de equipamentos, em caixas de engradados, eram armazenados os equipamentos que seriam utilizados por cada um dos participantes. Tudo incluso no passeio. Diariamente sua caixa é colocada em frente a uma cadeira para que você possa se aprontar. Suas roupas, botas e demais equipamentos eram lavados diariamente ou trocados por outros limpos. Uma mordomia.

As motos fornecidas para o passeio eram mantidas lado a lado, ordenadas por sua numeração, e sempre milimetricamente alinhadas pelo competente mecanico do Dimas, o Jesus.

A rotina diária sempre muito bem estabelecida e planejada. Horários de início e termino do café da manhã, inicio da trilha, almoço, retorno da trilha, jantar e briefing. E pra surpresa de todos, tudo ocorria como planejado e sem qualquer stress.

Diferente dos anos anteriores, as motos agora são KTM 450 2011, e não mais Hondas. Nunca andei nas hondas CRFX 450 dos passeios anteriores, mas achei as KTMs excelentes ao propósito do passeio. Motorzão 450 cc com suspensão na medida certa. No segundo dia a moto que eu estava começou a embolar um pouco e com dificuldade de pegar. Foi só falar com o Dimas que o guia trocou de moto comigo e não tive o meu passeio prejudicado. Ao retornar a base ao final do passeio foi só avisar ao Jesus que no dia seguinte a lambreta já estava zero bala!!

1.jpg
    MOTOS ESTACIONADAS NAS BASE

A partir deste ano foi introduzido no passeio a figura do "SAMU". Nada mais que um Polaris 4x4 adaptado, que carrega 3 pessoas e mais duas motos em sua traseira. Sendo assim, aqueles que não se sentirem aptos a continuar no passeio, tem a possibilidade de encarretar suas motos e continuar no trajeto como co-piloto. Porém SAMU nos lembra acidente, e o que não queríamos era algum sinistro. Portanto nosso grupo o rebatizou de Caveirão!! Vendo os caras subindo as dunas com o Caveirão me lembrou muito as cenas do filme MAD MAX com Mel Gibson. E no nosso grupo o Caveirão recrutou muitos adeptos. Tinha dia que já na ida pra trilha tinha gente fazendo reserva no Caveirão para quando fossemos pegar uma trilha pesada de areião na volta.

2.jpg
    CAVEIRÃO NAS DUNAS

E falando em trilha, este foi um item que não faltou. No briefing do primeiro dia, dentre todas as detalhadas explicações sobre o terreno, tipo de pilotagem, programação, cuidados, regras e horários, foi nos dito as quilometragens médias que andaríamos a cada dia. Quando escutei o Dimas falar que no primeiro dia a trilha seria de aproximadamente 80 km fiquei decepcionado. Pensei assim: "Só 80km? Muito pouco...". Quando começamos a rodar em trilhas de areião solto, debaixo de um sol de quase 40 graus e vestidos com toda aquela necessária parafernalha (capacete, bota, joelheira, cotoveleira, protetor de coluna, meia, calça, óculos, luva, mochila de hidratação) eu fiquei desesperado. De longe não é o tipo de terreno que nós de BH temos costume de andar.

Na segunda parada do grupo, em uma travessia de rio, quando eu já estava quase morto, fui informado que já tínhamos andado cerca de 10 km, ou seja ainda faltavam 70. Sentei na sobra e fiquei pensando se conseguiria agüentar o restante do dia. Mas como já é o quarto ano do passeio, percebi que tudo isto já era esperado pela organização, fazendo com que o passeio tenha algumas paradas estratégicas que conseguem colocar todo mundo no prumo novamente. E foi o que aconteceu. Apenas alguns quilômetros adiante, paramos em um rio onde tinha um morador da região nos esperando com vário cocos. Cada um pegou o seu coco e entrou no rio com todos os equipamentos.

3.jpg
    NEUTRINHO PRA RECOLOCAR TODO MUNDO NA PROVA!!

Quinze minutos e várias fotos depois, já estávamos aptos a reassumir nossa posição em cima das motos. Mais adiante, quando o cansaço começou a voltar, nova parada em outro rio. Porém agora a organização nos esperava com uma bóia e um chapéu. Boia e chapéu pra trilha? Que nada!! O passeio agora era por alguns quilômetros rio abaixo sentados em uma bóia de caminhão. Mais embaixo uma pick-up nos esperava para nos levar de volta para onde deixamos as motos e os equipamentos.

4.jpg
    PASSEIO DE BOIA NO RIO FORMIGA

E voltamos pra trilha novamente. Os cuidados com os integrantes são tantos, que após as paradas para almoço em restaurantes na beira de rio ou da praia, a organização disponibilizava chinelos para todos e até o luxo de colchonetes para que todos deitassem sob a sombra e descansasse após o almoço.

5.jpg
    ALMOÇO ÀS MARGENS DO RIO PREGUIÇA

6.jpg
    DESCANSO NA PRAIA DE CABURÉ

E com o passar do tempo a gente vai pegando o jeito de andar na areia e a diversão toma lugar da tensão e do cansaço. E assim transcorreram todos os dias. Trilhas, paradas estratégicas, fotos, belos visuais, aceleradas em trilhas de areia, tombos, subidas em Dunas, laterais em dunas (pra mim a melhor parte!!) e diversão. Muita diversão.

7.jpg
    TRILHA ESTILO SERTÕES 2012

8.jpg
    QUIS RASPAR A PEDALEIRA NO CHÃO E RASPOU ATÉ A ORELHA!!

9.jpg
    ESSE AÍ “SE DESCOMBINOU” COM A MOTO!!

10.jpg
    DUPLA CAMPEÃ DO INDEPENDÊNCIA TREINANDO NA AREIA!!"

continua próximo post
    Última edição por Dfpf; 02/01/2017 às 05:12 PM.
    DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    continuando
    11.jpg
    COMO JÁ DIZIA DRUMMOND, NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM “TRONCO”, TINHA UM “TRONCO” NO MEIO DO CAMINHO

12.jpg
    CURVA DO TOMBO FEITA PELO GUIA JOCA

13.jpg
    INTEGRANTE DO GRUPO EXPLICANDO PORQUE SE CHAMA CURVA DO TOMBO!!

14.jpg
    ATOLADINHA BÁSICA

15.jpg
    LATERAL NA DUNAS – ESSE SOU EU!!!

16.jpg
    SUBINDO AS DUNAS

17.jpg

E foi assim que eu passei os meus últimos 4 dias. Dá até pra esquecer como é cansativo chegar a Barreirinhas. Mas valeu muito. Fui em um grupo onde eu não conhecia todos os integrantes, mas tenho certeza que voltei com mais alguns amigos."

DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Maravilha :)

E de fato, continuam na ativa !

Eis o link

http://www.brasilmototour.com.br/view_tour.asp?id=6
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    e caso queira assistir, tem mais alguns "longa metragens"

Porém o youtube tirou o som por conta das músicas que coloquei. na época as musicas eram liberadas, mas depois mudaram a politica e cortaram o som todo

video 2 dia

video 3 dia

video surfando nas Dunas

DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Maravilha :)

E de fato, continuam na ativa !

Eis o link

http://www.brasilmototour.com.br/view_tour.asp?id=6
    isso ai

e pelas fotos agora não é mais KTM nem Honda, é a Kawasaki. Provavelmente em função de seu preço bem mais barato q as concorrentes.
    DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300

Data de Ingresso
    03/2016
    Moto
    R1200 GS Adventure
    Marca
    BMW
    Ano
    2012
    Excelente este tópico! Várias aulas de pilotagem no areião! Os vídeos do americano de GS são muito bacanas e instrutivos. Para o quebra galho mais urgente ajudarão bastante. Agora o passeio da Mototour ... é pra profissas ... Eu certamente conseguiria cair mais que o Mário Paulista do primeiro vídeo e nem sei se chegaria ao final. Mas uma coisa é certa: é na prática que a gente aprende e os tombos de certa forma ajudam, pois dão experiência. Por isso, acho que o lance é perder o medo de tombar. Eu tb tenho a tendência a privilegiar o instinto de reduzir a velocidade em situação de risco. Esse para mim seria o maior desafio, pq se é pra cair, prefiro cair devagar. Mas no areião isso definitivamente não funciona e me impediria de seguir adiante. Sair da zona de conforto realmente não é fácil. Mas que vale a pena, ah se vale!

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Dalton, estou impressionado com o relato e com os vídeos! Que organização sensacional! Por sua culpa, novos pensamentos rondam minha cabeça! kkkkkkk
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    08/2012
    Moto
    F 800 GS
    Marca
    Dafra
    Ano
    2012
    Por sua culpa, novos pensamentos rondam minha cabeça! kkkkkkk
    Maninho, quando vocÊ for, avisa ! quem sabe sincronizamos.
    Bokomoko
    Manguetown - PE

"Apply Power !!"

Data de Ingresso
    01/2016
    Moto
    GS 800
    Marca
    BMW
    Ano
    2013
    Por sua culpa, novos pensamentos rondam minha cabeça! kkkkkkk
    Essa é uma das vantagens deste portal. Tem sempre um "culpado" nos incentivando com fotos e relatos de aventuras diversas.

Cada relato lido é uma semente plantada que vai florescer ao seu devido tempo

DALTON PALHARES
    BMW GS 800
    KTM 300

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Maninho, quando vocÊ for, avisa ! quem sabe sincronizamos.
    Certamente farei isso, mas ainda é "apenas uma ideia"!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    02/2014
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2015
    Citação Postado originalmente por Dfpf Ver Post
    Essa é uma das vantagens deste portal. Tem sempre um "culpado" nos incentivando com fotos e relatos de aventuras diversas.

Cada relato lido é uma semente plantada que vai florescer ao seu devido tempo

Falou tudo Dalton! Mas convenhamos... esse esquema é sensacional!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Boas curvas a todos
    Roberto

Instagram - RROMAGNANI

Data de Ingresso
    11/2014
    Moto
    NC 750X
    Marca
    Honda
    Ano
    2015
    Que show!!!
    Gostei muito do que li e vi!
    Nunca andei em areia, mas como pretendo ir para a Chapada dos Veadeiros (sem data marcada, por hora), estou em busca de informações e ensinamentos. Vai que pegue areia... já sei um pouco de teoria. Se cair, já saberei que só falta aplicar melhor o que tenho aprendido e praticar mais - caindo ou não. eheheh

Quilômetros de felicidade a todos!
    Milton Lopes - Itapetininga/SP
    Milton Lopes - Itapetininga/SP
    NC 750X
    CB 500F
    LEAD 100
    TDM 225
    DT 200R

Data de Ingresso
    05/2016
    Moto
    XT660
    Marca
    Yamaha
    Ano
    2016
    Eu com amigos 1° viajem com XT660R ainda por cima com as bengalas abaixada 35 mm me levaram numa estrada de areia da praia de Enseada a praia do Ervino em Santa Catarina 22 km de areião pensa no sufoco que passei não comprei muitos metros de areia por pura sorte e por andar em motos de trilhas nos finais de semana; mas como dizem andar na areia solta é problema, até meus amigos tochas compraram uns metros de areia pelo caminho, depois dessa coloquei a bengalas na altura normal(tira o maior peso da roda dianteira) e em outros passeios só alegria

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Permissões de Postagem