Resultados 1 a 29 de 29

Tópico: Dl 650 - troca de óleo e filtro de óleo

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011

Dl 650 - troca de óleo e filtro de óleo

Faaala moçada !!!!

Minha DL 650 ja saiu da garantia e de agora em diante não vou mais fazer essas trocas na cc (87 $ no flitro de óleo é assalto !!!!)

Qual óleo é melhor? MOTUL 3000 (Mineral) ou 5100 (semi-sintetico) ??? Depende do uso, mais estrada ou mais cidade ??? Qual óleo é usado na moto pelas ccs ???

Qual filtro de óleo é mais recomendado ??? FRAM PH 6018 (nacional) ou K&N (importado) ??? JA pesquisei que esse importado tem uma porca na frente e facilita a sua retirada, não necessiltando daquela chave de filtro ! Mas no meu caso não vou fazer trocas em casa e gostaria de saber apenas sobre qualidade !!!

Bom, pra finalizar vou manter a troca de ambos a cada 3000 km (como fazia com minha "antiga" shadow 750).

Desde ja agradeço os esclarecimentos e espero que tbm possa ser útil aos outros !!!!
    Abs MAU MAU

DL 650 V-Strom 2011 - BLACK HORSE

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    Tiger 800 XC
    Marca
    Triumph
    Ano
    2012/2013
    Uma dica só se vaio fazer as trocas a cada 3000 km use o Motul 3000, esto dito pelo mecânico da concessionaria aqui de Ourinhos. SP

Data de Ingresso
    12/2011
    Moto
    V-Strom DL 650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011/2012
    Grande Mau Mau,

as concessionárias usam o Motul 3000, com trocas previstas (teoricamente) a cada 3.000Km, porém, eu não gosto de deixar chegar a essa kilometragem..... costumo trocar a cada 2000.... 2300km, no máximo.
    Porém, um outro óleo de excelente qualidade, é a linha de lubrificantes da Ipiranga para motos. Eu utilizava na minha Drag e, na minha humilde avaliação, era muito melhor que o motul. Senti que o câmbio fica muito mais macio nas trocas de marchas. Assim que a minha DL sair da garantia, vou passar a usar o óleo da Ipiranga pra sentir como a "menina" se comporta..rs.

Quanto ao filtro, ainda estou sofrendo com o "assalto" da cc....rs.

Espero ter ajudado.
    Grande abraço....
    Última edição por VG.ZUFFO; 18/01/2012 às 03:21 AM.
    --
    VG.ZUFFO
    Presidente do Viageiros Moto Turismo
    [SIZE=1]"Amizade não se mede em cilindradas"
    www.viageiros.org[/SIZE]

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Piraju - o que me foi dito é que se viajo muito o semi sintetico é o mais recomendado, mas no momento não estou muito nas estradas e vou de Motul 3000 mesmo.

VG.ZUFFO - Mais pra frente vou testar esse da Ipiranga mas como é minha primeira troca própria (fora da cc) vou de Motul 3000 mesmo até pra sentir o cÂmbio e me certificar se vai ficar com a mesma caracteristica do oleo que eles usaram (vai saber se não colocam outro tipo).
    Quanto a filtro de óleo, reparei que o original tem a tal porca na frente e não precisa de chave de filtro. Mas por incrivel que pareça fui lavar a moto e notei que meu filtro não tem a tal porca apesar de ter sido trocado somente na cc (olha eles me enrolando de novo).
    O filtro K&N importado é igual ao original (com porca) e consegui por 50 $, ja o FRAM sei que é mais barato e ja me falaram que a qualidade é a mesma !!!!
    Quanto a km de troca, como não tenho usado muito a nega penso em manter mesmo os 3000 km e depois que começar a viajar mais vou reduzir então pra 2000 km.

Por enquanto obrigado pela ajuda de ambos e depois que trocar posto por aki minhas impressões !!!
    Abs MAU MAU

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Bom pessoal, só pra concluir o assunto !!!
    Fiz a troca de óleo e no momento coloquei mesmo o Motul 3000 ( 17 $ L) e filtro de óleo Fram PH 6018 (26 $).
    Fui numa loja especializada em troca de oleo aonde faço manutenção do meu carro. Antes porem fui a três mêcânicas e os preços que me pediram só por causa so tipo de moto foi algo que considerei dora do normal !!
    Ja comecei a descobrir que a grife V-Strom encarece qualquer serviço a ser realizado mesmo que seja uma simples troca de óleoo e filtro !
    Abs MAU MAU

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Então moçada achei esse vídeo sobre troca de óleo da DL 650 e não sabia se criava novo tópico ou deixava por aki mesmo. Por isso caros Adms do PBT sintam-se a vontade de alterar ou mover para novo tópico caso julguem necessário !!!!! (Eu particularmente acho que aki fikou meio que escondido srssrs)

Só o que achei estranho nisso tudo foi que o DL do cara só levou 2.900 pra chegar no nível com a troca do filtro de óleo. Na minha só ficou no meio do nível com 3.400 l !!!

Será que exagerei ???? Mas olhando constantemente como faço, vejo o nível sempre correto !!!
    Última edição por MAU MAU; 22/02/2012 às 12:25 AM.
    Abs MAU MAU

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    NC 700X
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Mau mau, eu já li bastante a respeito e até agora não consegui chegar em uma conclusão, então lá vai minha novela:

No começo, trocas a cada 3.000 com motul 3000 na CC, na revisão de 9000 coloquei o Mobil MX q "equivale" ao motul 5100, se houve diferença foi imperceptivel, notei q o cambio ficou mais rispido, mas aí num sei se foi o oleo ou o km da moto mesmo.
    Com 12000 coloquei o motul 5100, nenhuma diferença.
    Agora na revisão de 15000 vou voltar ao motul 3000 ou equivalente porque achava q o cambio ficava mais suave e assim vai!!!!
    Ah optei pelo 5100 mais pelo fato das trocas poderem ser feitas a cada 5000 km, rodo de 500 a 600 km/semana, então trocar a cada 3000 vai ser um sa...., mas se a moto gostar mais do motul 3000, vou partir pra ele.

Com relação ao filtro de oleo, já coloquei um generico na CC e atualmente uso o Fran que pra mim é o melhor custo-benefício e nem cobraram a MO qdo levei ele pra trocar na revisão.

Bom era mais ou menos isso, depois da revisão de 15000 comento mais, abs, Ricardo.

Data de Ingresso
    04/2012
    Moto
    R1200GS
    Marca
    BMW
    Ano
    2009
    A minha tbm acabou a garantia no final do ano passado, sempre usei Motul 5100 e vou continuar usando mas agora vou fazer as trocas com intervalo de 5mil kms, o Primo da Official falou que o 5100 aguenta tranquilo esse intervalo.

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    NC 700X
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Oi povo, final de semana troquei o oleo e filtro da minha, coloquei o Lubrax essencial 4t ($ 11 cada e 28 do filtro). Deixei a noite inteira escorrendo pra sair todo oleo usado que era Motul 5100. Nossa como sai sujeira qdo se faz isso!
    A moto ficou mais suave e o cambio também, nada excepcional, mas nota-se a diferença. O tranco da primeira não mudou!

Abs, Ricardo.

Data de Ingresso
    09/2011
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2009
    Zuffo. To trocando o óleo da minha V. 650, fora da garantia. O filtro original na CC = R$ 94,00. O mesmo filtro da marca FRAM (marca conhecida, original de vários carros) = R$ 19,70. Vou usar o filtro fram

Abr.

Data de Ingresso
    03/2012
    Moto
    NC 700X
    Marca
    Honda
    Ano
    2013
    Hoje passei em um posto em botuca e o óleo lubrax essencial 4t SL está a 9,50/L e o filtro fram PH 6018 está a 18. Já deixei comprado para a próxima troca!

Abs, Ricardo.

Data de Ingresso
    06/2012
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2013

Talking Manual da J. Toledo é diferente do Internacional para tempo de troca...

Pessoal, na minha modesta opinião, o óleo recomendado no manual (Mobil MX 4T) é, de longe, o melhor custo / benefício para a DL650, conforme veremos a seguir, a começar pelo custo. Veremos que até temos óleos minerais mais baratos que o Mobil Super Moto 4T MX, mas a diferença de preço é pequena (-25%), enquanto mudar para um óleo sintético que supere as especificações de viscosidade, mas que tem a mesma performance API SL, irá trazer diferenças de custo de +50% a +300%.

Vejamos preços buscapé / google em 09/08/2012 sem frete para óleos compatíveis com a V-Strom:
    Mobil Super Moto 4T – mineral – 20W50 – API SF – R$ 14,99
    Mobil Super Moto 4T MX – semi sintético – 15W50 – API SL – R$ 19,90 (é o recomendado segundo o manual)
    Mobil 1 Racing 4T – 100% sintético – 15W50 – API SJ –R$ 54,90
    Passando aos Motul:
    Motul 3000 4T – mineral – 20W50 – API SG – R$ 21,99
    Mobil 5000 4T – semi sintético – 10W40 – API SJ – R$ 49,99
    Mobil 5100 4T – semi sintético – 15W50 – API SL – R$ 39,00
    Mobil 7100 4T – sintético – 10W40 – API SL – R$ 60,00

Segundo o manual do proprietário da moto marca J. Toledo modelo DL650 2012 / 2013 são aceitos óleos de base mineral e viscosidade 20W50, mas são recomendados semissintéticos com viscosidade 15W50. No caso do mineral o manual cita o Mobil Super Moto 4T, e do semi sintético Mobil Super Moto 4T MX.

Sem contar as recomendações de marca, o importante é usar um que atendas as especificações de viscosidade (SAE) e desempenho (API) constantes no manual. Vale comentar que o manual não faz menção ao uso de óleos totalmente sintéticos, mas assumindo que são tecnologicamente superiores aos semi e minerais, e que atendem às especificações de viscosidade e desempenho, é possível utilizá–los.

Segundo a tabela do manual, viscosidades SAE 20W50 são recomendadas para motores que operam acima de uma mínima de 0º Celsius de temperatura ambiente, 15W40 ou 15W50 operando a partir de 5º Celsius negativos ou acima, e 10W40 ou 10W50 aceitando até 10ºC negativos. Em resumo quanto menor a primeira dezena da especificação, melhor a viscosidade do óleo, ou seja, um 20W seria pior que um 10W. Percebemos ainda que melhor a viscosidade se traduz em melhor operação em diferentes temperaturas. Não que tenhamos temperaturas que se aproximem de -10ºC no Brasil, salvo algumas localidades ao sul do Brasil, mas certamente um óleo melhor irá proteger melhor seu motor desde a operação a frio.

Quanto à desempenho, os minerais SAE 20W50 são aceitos em performance API SF ou SG ou SH ou SJ, e os semi sintéticos 15W50 com performance SJ ou SL. Em geral quanto mais avançado no alfabeto melhor o óleo, ou seja, o SF é a mínima requerida pela DL650, e a SL seria a recomendada.
    TEMPO DE TROCA (a J.Toledo ataca novamente?!?!?!)

Vejam que a tabela de manutenção do manual da J. Toledo recomenda troca a cada 3000km tanto para óleo do motor quanto para o filtro de óleo do motor, sem distinção de tipo de óleo usado.

Comente-se que o manual da SUZUKI para a DL650, distribuído para os gringos e em inglês (Part No. 99011-27G62-03A), recomenda um 10W40 API SL e com troca do óleo a cada 5000km (bem melhor né...), e sem exigir troca de filtro em todas as trocas.

Seria porque o filtro custa R$ 80 na concessionária da J.Toledo que eles fazem o próprio manual por aqui?

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    Tiger 800 Road
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    Eu continuo achando que o melhor custo-benefício é o Lubrax essencial a R$9,50... esse óleo é excelente e tem custo honesto. vejam que ele classificado "API-SL".... enquanto o Mobil ainda é SF recomendado pela JT ... claro que eles tem um acordo $$$$$$$$$.

Um óleo pra receber essa classificação é submetido a vários testes no "API" nos EUA.

Agora como nós Brasileiros somos doutrinados desde de crianças que o melhor é o que custo absurdamente caro.. e a Motul descobriu isso.... ta aproveitando... se depender da minha moto eles não vendem um litrinho....

Abs Petrel

Data de Ingresso
    10/2011
    Moto
    Dl 650 V-Strom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Simples e direto

Quantos litros vaõ na troca de óleo da DL 650 sem trocar o filtro ?

Quantos litros vão na troca de óleo trocando o filtro ?
    Abs MAU MAU

Data de Ingresso
    07/2012
    Moto
    V-Strom DL650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2010
    Eu sigo exatamente o que recomenda o Manuel do Proprietário.
    As especificações do LAMBRETÃO são algo diferentes daquelas que constam do Manuel do Nooland.
    Só por questões de marketing da J.Toledo.
    Tenho aceito as sugestões das concessionárias quanto ao Motul 3000.
    Melhor preocupar-me mais com as pedras na estrada que com as pedras nos rins. Com as dores da saudade que com as dores reumáticas.

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011/2012
    bom! sou um cara novato no ramo de motociclista, mas uma coisa muito me intriga; porque nos automovel usamos uma troca de óleo e filtro não? bem entendo que uma moto que usa filtro de óleo e radiador de óleo pra refrigeração do mesmo poderia ultizar o mesmo procedimento, claro desde que não usa o motor da moto de maneira errada; estou largando muito próximo a cc pois acho um abuso os preços praticados, podem me dizer que uma moto cara merece um tratamento especial, mas sermos explorados pelas cc's não é bricadeira levando em conta que as vezes sacrificamos e economizamos para adquirir o veículo? uma informação básica é claro que um motor só danifica se rodar sem óleo, mas em si tratar de moto acho muito pouco uma troca de óleo com 3000 km; alguém já olhou o óleo tirado do motor após a troca? já viram a viscosidade do mesmo? então é uma questão de observação, só para terem uma ideia da coisa somos impulsionados ao consumismo dai então levados a ir pelo que o manual relata. Claro que após tudo o que eu falei, tem os que não concordam mas é um pensamento, talvés me possam perguntar se teria coragem de fazer em minha moto o que relato aqui, bem após a saida da garantia irei fazer uma esperiência com o km rodado; em uma cc já quizeram trocar até a pastilha de freio da moto falando que perderia a garantia da dl 650, gente é cumulo. Tenham um feliz ano novo.

Data de Ingresso
    10/2012
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Uma vez que a embreagem é junto com o cárter a troca do filtro é uma boa recomendação. Trocar o óleo com 3.000 km, aí já é uma piada. 5.000 km tá de bom tamanho.

Data de Ingresso
    10/2013
    Moto
    VStrom DL650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2010

Siga o Manual do proprietário!!!

Olá,
    Quero reabrir e atualizar este tema.
    Tive um problema na concessionária (moto com 25.000k), que colocou mais óleo do que o normal e o excedente saíu pelo respiro (fumaça no escapamento).
    À partir daí e passado o susto, passei a trocar o óleo em oficina mecânica e lendo muitos foruns sobre o assunto, migrei para o Mobil semi-sintético e com trocas perto dos 5.000km ( a moto já estava com 45.000k).
    Já com a primeira troca (Mobil), senti a embreagem mais mole, mas o motor mais barulhento do que o já normal.
    Relaxei na troca do filtro de ar e com os excessos de kilomentragens entre trocas, apareceu um problema no rolamento do virabrequim, que para reparar, tive que retificar o motor com 62.000k.
    Em uma primeira avaliação, foi levantado a hipótese da troca da campana da embreagem. Feito isto à um custo de R$ 340,00 (janeiro/13), apareceu o barulho no rolamento do virabrequim e se eu não reparasse, poderia ter o motor comprometido.
    Claro que recebi MUITOS conselhos de passar a moto para frente, mas isto seria impossível pelo tipo de pensamento que tenho e o meu apego pelo Tapete Voador que tantas satisfações me proporcionou e proporciona até hoje (17.000k c/ motor retificado).
    Uma vez aberto o motor, tive que trocar até o virabrequim e a brincadeira passou dos R$ 10.000,00.
    Percebi que relaxei na manutenção e isto para mim hoje, é um item de primeira linha.
    Mas tive um motivo para entrar nesta zona de conforto. As tantas informações em foruns e comentários diversos, de que a DL650 era inquebrável.
    Li sobre pessoas que rodaram mais de 20.000k sem revisão alguma. Li que troca de velas, só quando apresentar defeitos., etc.
    Minha querida, então, era inquebrável também...ledo engano!!!
    Depois da retífica, passei a usar novamente o Motul 3000 e depois dos 5.000k, o Motul 5100 com filtro original trocado a cada troca.
    O FRAM PH6018 que custa perto dos R$ 20,00 é muito inferior ao original e deve ser usado como paliativo (compare no visual), alem do filtro original facilitar a substituição (parafuso).
    Descobri que há um erro de projeto no motor da DL650 e que o único óleo que vira bem o motor é o Motul. Mas de um tempo para cá, as concessionárias Suzuki estão anunciando o Mobil.
    Descobri também que o manual, embora induza o proprietário ao gasto, reduz o gasto com defeitos, e no nosso manual, as trocas de óleo devem ser feitas à cada 3.000k, e mesmo que você use um óleo de 5.000k, troque com 3.000k.
    Sei que o óleo usado saí parecendo novo, mas a rotação, aquecimento, pressão, entre outros fatores, alteram a composição dentro do motor.
    Hoje conheço pessoas que tem DL650 com mais de 80.000k e estão cada dia melhores.
    Portanto, minha opinião para este quesito é: Motul 3000 ou 5100 e filtro original substituído a cada troca, e atenção especial ao filtro de ar.
    Resultado: Vida Longa às nossas Maravilhosas Motos!!!
    Hoje a DL está com quase 17.000k, mais mácia, mais silenciosa, mas consumindo mais (16k/l na cidade e 18k/l na estrada e antes fazia 23k/l na estrada).
    Uso gasolina comum, pneus 33 dianteiro e 41 traseiro, lubrifico a corrente a cada passeio ( média 300k), ou após chuva.
    Adoro ler matérias sobre moto e neste momento já estou conectado à mais de 4h no Portal...risos.
    Abs
    Kadu

Data de Ingresso
    12/2012
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2013
    Blz Kadu
    Agradeço suas informações pra poder fazer a manutenção correta da minha Strom
    Abraço!
    Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.
    "Moto: Uma paixão sem destino!"

Data de Ingresso
    06/2012
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por Kadu Ver Post
    Olá,
    Quero reabrir e atualizar este tema.
    Tive um problema na concessionária (moto com 25.000k), que colocou mais óleo do que o normal e o excedente saíu pelo respiro (fumaça no escapamento).
    À partir daí e passado o susto, passei a trocar o óleo em oficina mecânica e lendo muitos foruns sobre o assunto, migrei para o Mobil semi-sintético e com trocas perto dos 5.000km ( a moto já estava com 45.000k).
    Já com a primeira troca (Mobil), senti a embreagem mais mole, mas o motor mais barulhento do que o já normal.
    Relaxei na troca do filtro de ar e com os excessos de kilomentragens entre trocas, apareceu um problema no rolamento do virabrequim, que para reparar, tive que retificar o motor com 62.000k.
    Em uma primeira avaliação, foi levantado a hipótese da troca da campana da embreagem. Feito isto à um custo de R$ 340,00 (janeiro/13), apareceu o barulho no rolamento do virabrequim e se eu não reparasse, poderia ter o motor comprometido.
    Claro que recebi MUITOS conselhos de passar a moto para frente, mas isto seria impossível pelo tipo de pensamento que tenho e o meu apego pelo Tapete Voador que tantas satisfações me proporcionou e proporciona até hoje (17.000k c/ motor retificado).
    Uma vez aberto o motor, tive que trocar até o virabrequim e a brincadeira passou dos R$ 10.000,00.
    Percebi que relaxei na manutenção e isto para mim hoje, é um item de primeira linha.
    Mas tive um motivo para entrar nesta zona de conforto. As tantas informações em foruns e comentários diversos, de que a DL650 era inquebrável.
    Li sobre pessoas que rodaram mais de 20.000k sem revisão alguma. Li que troca de velas, só quando apresentar defeitos., etc.
    Minha querida, então, era inquebrável também...ledo engano!!!
    Depois da retífica, passei a usar novamente o Motul 3000 e depois dos 5.000k, o Motul 5100 com filtro original trocado a cada troca.
    O FRAM PH6018 que custa perto dos R$ 20,00 é muito inferior ao original e deve ser usado como paliativo (compare no visual), alem do filtro original facilitar a substituição (parafuso).
    Descobri que há um erro de projeto no motor da DL650 e que o único óleo que vira bem o motor é o Motul. Mas de um tempo para cá, as concessionárias Suzuki estão anunciando o Mobil.
    Descobri também que o manual, embora induza o proprietário ao gasto, reduz o gasto com defeitos, e no nosso manual, as trocas de óleo devem ser feitas à cada 3.000k, e mesmo que você use um óleo de 5.000k, troque com 3.000k.
    Sei que o óleo usado saí parecendo novo, mas a rotação, aquecimento, pressão, entre outros fatores, alteram a composição dentro do motor.
    Hoje conheço pessoas que tem DL650 com mais de 80.000k e estão cada dia melhores.
    Portanto, minha opinião para este quesito é: Motul 3000 ou 5100 e filtro original substituído a cada troca, e atenção especial ao filtro de ar.
    Resultado: Vida Longa às nossas Maravilhosas Motos!!!
    Hoje a DL está com quase 17.000k, mais mácia, mais silenciosa, mas consumindo mais (16k/l na cidade e 18k/l na estrada e antes fazia 23k/l na estrada).
    Uso gasolina comum, pneus 33 dianteiro e 41 traseiro, lubrifico a corrente a cada passeio ( média 300k), ou após chuva.
    Adoro ler matérias sobre moto e neste momento já estou conectado à mais de 4h no Portal...risos.
    Abs
    Kadu
    Oi Kadu

Não entendi qual é o problema com o filtro Fram... Ou com o projeto do motor da vstrom que só o Motul poderia amenizar. Qual o motul recomendado?

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Data de Ingresso
    12/2013
    Moto
    DL 650 Vstrom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Pessoal, alguém sabe me dizer se existe diferença entre os óleos abaixo? Caso exista, qual é o recomendado para a DL 650?:

Última edição por Anderson Lima; 31/03/2014 às 11:52 PM.

Data de Ingresso
    05/2014
    Moto
    DL650 V-STROM
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2013
    Desenterrando o tópico ...

Anderson, não sei te responder. Mas, não seria apenas uma questão de datas de fabricação das embalagens e consequente mudanças nos adesivos?

No manuel da DL 2013, recomenda-se tanto o MOBIL SUPERMOTO 4T 20W50 quanto o MOBIL SUPERMOTO 4T 15W50.

Qual vocês utilizam? Qual recomendam?

Quando ao filtro, na concessionária local, é oferecido o filtro original por 90 dilmas, e o paralelo TECFIL por 39,00 dilmas + 30 Dilmas de instalação para ambos.

Em termos de filtro paralelo, qual é melhor, Tecfil ou Fram ?
    "As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência." (Francis Bacon)

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    Tiger 800 Road
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    Na minha avaliação ambas as marcas são equivalentes, ambas fornecem para montadoras!!!!

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    08/2013
    Moto
    800xc tiger
    Marca
    triumph
    Ano
    2013/2013
    O que na verdade não da pra entender é a mesma moto ter recomendações diferentes em outros países. Esta moto no chile é recomendado a troca com 6.000 km, quanto que no Brasil vem a recomendação de 3.000 ai é pra acabar. Por qual o motivo somos trados como se fossemos endinheirados?

"O fracasso não é uma opção" (Gene Krantz, Apollo 13 Flight Director) "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, e eu não tenho certeza sobre o universo.". (Albert Einstein)

Data de Ingresso
    06/2012
    Moto
    V-Strom DL-650
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2013
    Citação Postado originalmente por menezes Ver Post
    O que na verdade não da pra entender é a mesma moto ter recomendações diferentes em outros países. Esta moto no chile é recomendado a troca com 6.000 km, quanto que no Brasil vem a recomendação de 3.000 ai é pra acabar. Por qual o motivo somos trados como se fossemos endinheirados?
    Aqui é o manual do J Toledo... Lá fora é o manual Suzuki.

A desculpa de sempre é sobre a adição de álcool na nossa gasolina...

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    11/2011
    Moto
    Tiger 800 Road
    Marca
    Triumph
    Ano
    2014
    A justificativa é esta...porém a verdade é pra aumentar o faturamento mesmo..

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Data de Ingresso
    12/2013
    Moto
    DL 650 Vstrom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Citação Postado originalmente por VINICIUS TEIXEIRA Ver Post
    Desenterrando o tópico ...

Anderson, não sei te responder. Mas, não seria apenas uma questão de datas de fabricação das embalagens e consequente mudanças nos adesivos?

No manuel da DL 2013, recomenda-se tanto o MOBIL SUPERMOTO 4T 20W50 quanto o MOBIL SUPERMOTO 4T 15W50.

Qual vocês utilizam? Qual recomendam?

Quando ao filtro, na concessionária local, é oferecido o filtro original por 90 dilmas, e o paralelo TECFIL por 39,00 dilmas + 30 Dilmas de instalação para ambos.

Em termos de filtro paralelo, qual é melhor, Tecfil ou Fram ?
    Fala Vinicius!! Blz!?

Eu uso o Motul 3000 e o filtro da Fram (PH6018), e eu mesmo faço a troca. Não tive problema algum até agora, porem sempre troco o filtro a cada troca de óleo. Na próxima troca vou substituir apenas o óleo... vou utilizar o Motul 5100 (40 Dilmas) pois com ele posso rodar maior quilometragem antes de fazer a troca. O filtro permanecerá o da Fram (30 Dilmas).

Abração!

Data de Ingresso
    08/2013
    Moto
    VSTROM 650
    Marca
    SUZUKI
    Ano
    2012
    Citação Postado originalmente por piraju Ver Post
    Uma dica só se vaio fazer as trocas a cada 3000 km use o Motul 3000, esto dito pelo mecânico da concessionaria aqui de Ourinhos. SP
    e se usar o motul 5100 pode trocar a cada 5000 km?

Viagem
    Pretendida:

Atacama - Chile: Janeiro/15

Data de Ingresso
    12/2013
    Moto
    DL 650 Vstrom
    Marca
    Suzuki
    Ano
    2011
    Citação Postado originalmente por FABRICIO Ver Post
    e se usar o motul 5100 pode trocar a cada 5000 km?
    Fala Fabricio,
    Eu estou usando o Motul 5100 para troca a cada 5000 km conforme recomendação do meu mecânico. Não tive problemas até o momento
    Abs

Permissões de Postagem